Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 04:39:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Conversor chaveado tipo buck  (Lida 16182 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #15 : 12 de Novembro de 2011, as 16:10:08 »

Oi Kem

O Layout está aqui:

www.nartlof.com/handmades/regulador.zip

Criei o layout já com o retificador em ponte. É só ligar os dois terminais do transformador de qualquer voltagem que a coisa sai funcionando. Se for tipo 12+12, é só ligar os dois extremos, dando 24V. A saída será sempre estável.

O layout pode ser feito em fenolite ou em placa universal como o que eu construí para testar:




O choque que eu usei foi retirado de uma lâmpada econômica. Antes de fazer a placa, veja em que terminais está conectado o enrolamento do seu indutor. Eles variam de um para outro.

Também usei um diodo Schottky para 3A, pois tinha um sobrando na minha sucata. Como os terminais servem de dissipador para este tipo de componente, deixei o excesso enrolado.

Ainda não coloquei dissipador no MJE13007, mas é bom por. O MJE13005 também pode ser usado.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 12 de Novembro de 2011, as 16:12:00 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #16 : 12 de Novembro de 2011, as 17:02:08 »

Eduardo, me expressei mal na duvida sobre a alimentação dos filamentos. Minha duvida não é sobre a alimentação em serie, mas a alimentação direta dos filamentos por uma fonte chaveada dessas que são vendidas por ai (com certeza Made in China). Minha preocupação é ruido.
Muito legal o layout... Assim que sair o elevador de tensão da pra colocar tudo numa placa só...
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 167
-Recebido: 7



« Responder #17 : 12 de Novembro de 2011, as 18:01:48 »

Muito legal o projeto Eduardo parabéns, mas para fins práticos não deveríamos evitar trilhas com ângulos de 90° e utilizarmos ângulos de 45°, para evitar a captação de ruído, capacitâncias e/ou indutâncias parasitas ou outros problemas na fonte. Lembrando apenas que algumas dessas lampadas econômicas mais baratas começam a inserir ruídos na própria rede, quando os capacitores começam a se deteriorar (secar).
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #18 : 13 de Novembro de 2011, as 06:34:03 »

Oi Kem

Alimente seus filamentos com 6,3V. Fica mais fácil e seguro que tentar adaptar.

Ivan, o circuito trabalha com frequência entre 30kHz e 120kHz. Nessa faixa qualquer placa serve. Quando entra em eletrônica digital com muitos MHz, daí sim precisa de trilhas a 45 ou até arrendodadas. O circuito funcionou estável e sem ruídos em uma protoboard. Mesmo na plaquinha universal está funcionando estável e sem ruídor.

O que gera ruído nas lâmpadas econômicas é a mão fechada do dono da casa que não quer gastar numa lâmpada melhorzinha e compra qualquer porcaria sem selo do IMETRO. Cheesy

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 167
-Recebido: 7



« Responder #19 : 13 de Novembro de 2011, as 12:26:49 »

Sim  Bravo, mas o que eu me referia era a questão de inserir ruído no amplificador valvulado, porque sabemos o quanto é crítico a questão de captação de ruídos. Então não haveria problema do regulador chaveado para alimentar os filamentos. Já montei um dobrador de tensão com o TL494 conforme o application notes (no caso ele eleva a tensão da bateria de 12v para 24v) que no meu caso era para alimentar uma interface analógica; que funcionou sem problemas, e conversando com um antigo chefe meu ele falou que o filho dele já tinha usado o mesmo projeto com o TL494 para a fonte de um amplificador automotivo.  Legal!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #20 : 13 de Novembro de 2011, as 12:44:31 »

Oi Kem
Alimente seus filamentos com 6,3V. Fica mais fácil e seguro que tentar adaptar.
Eduardo
Mas mesmo que com 6V... Se eu usar uma fonte chaveada direto nos filamentos... Dessas que vende no ML... O resultado vai ser bom?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #21 : 13 de Novembro de 2011, as 17:22:31 »

Mas mesmo que com 6V... Se eu usar uma fonte chaveada direto nos filamentos... Dessas que vende no ML... O resultado vai ser bom?

Vai funcionar se você fizer direito! Tem um faciculo inteiro no Curso Monitor sobre ligação de filamentos em série e em paralelo. Leia e, se tiver dúvidas, a gente conversa.

Ivan, sem dúvida o chaveador vai inserir ruído. Toda fonte insere. Mas o ruído dele é da ordem de 100mV e numa frequência fora do limite audível.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
agtsouza
Visitante
« Responder #22 : 15 de Novembro de 2011, as 21:23:20 »

Oi Agtsouza

O objetivo desde circuito é justamente fugir dos integrados e criar dispositivos que usem partes que as pessoas possam encontrar com facilidade a sua volta. Eu usei um intutor e transistores que tirei de uma lâmpada fluorescente compacta. Neste circuito o valor do indutor não altera a qualidade do resultado. O circuito é robusto. Qualquer valor entre 220uH e 4,7mH funciona. Eu testei.

Em circuitos com integrados, a robustez de funcionamento é sacrificada em pró de uma eficiência mais alta. O indutor precisa ser de um tipo específico. Os integrados não são fáceis de achar no comércio e saem de produção em 3 ou 4 anos.

Outro ponto é que com um circuito simples fica mais fácil de se entender os princípios de funcionamento dessa modalidade de fonte. Com integrados a coisa vira caixa preta. O circuito é didatico.

Mas me diga, você já montou algum circuito com esses integrados?

Abraços

Eduardo

Eduardo,

Montar não montei, mas onde trabalho empresa que desenvolve produtos para automação industrial me deparo com fontes que utilizam esses CI's. Já arrumei várias... Claro que arrumar não é projetar, mas analisando o ckt eletrônico da fonte e os sintômas apresentados por ela, acabamos adquirindo algum conhecimento...
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal