Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 05:14:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hora de desenvolver nosso proprio Alto Falante  (Lida 157637 vezes)
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #30 : 25 de Novembro de 2011, as 17:13:13 »

Então Bossman, sei que falanes de guitarra usam cones fundos, frisados, de celulose e suspensão seca.
Os cones são de kapton de 38.50
As bobinas são de Alnico (liga de Aluminio, niquel e cobalto)

Isso eu achei.

Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #31 : 25 de Novembro de 2011, as 17:22:49 »

Outra coisa que deve ser levada em conta é a sensibilidade do falante. Não adianta a gente fazer uma coisa que dê 70dB/W, que até falante de microssistem vai soar melhor.

Francamente eu nunca parei para pensar a fundo na encrenca de fazer um falante, mas agora estou me dando conta do tamanho da minha ignorância sobre o assunto.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #32 : 25 de Novembro de 2011, as 17:36:19 »

Esse é um detalhe que sempre tive curiosidade...
O que faz um falante ter maior ou menor sensibilidade?!? O que faz um ter 70dB/W e outro ter 100dB/W?
Imagino que a parte que tem maior importancia nisso seja a bobina, mas o que nela faz isso? Vamos achar aqui no Brasil bobinas que deem ao menos 95dB/W?
Acho que quanto a carcaça, pensar em aço ou aluminio por enquanto é besteira... E mandar faze-las uma loucura...
O molde pra uma coisa dessas é MUITO caro. Para um cone a mesma coisa (o molde de um cone deve custar de 10 a 15 mil dilmas). Mas depois fabricar é muito barato.
Acho que a intenção aqui podia ser chegar a uma "receita" de falante bom para que nós possamos faze-los para nós mesmo. Se alguém se enveredar na parte comercial, otimo também, desde que mantenha o forum informado de qualquer melhoria...
Esses novik antigos, e outras marcas nacionais (selenium, etc) que se dão bem com guitarra... Usam que materiais? Será que os achamos aqui no Brasil?
Eduardo... pior é que falantes tem basicamente só 3 peças (cone, carcaça e bobina)... sabendo quais são, fica facil... O dificil é saber... Smiley



-----
Então Bossman, sei que falanes de guitarra usam cones fundos, frisados, de celulose e suspensão seca.
Os cones são de kapton de 38.50
As bobinas são de Alnico (liga de Aluminio, niquel e cobalto)

Isso eu achei.


Os imãs são de alnico né?!? Não as bobinas...
« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, as 17:38:46 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #33 : 25 de Novembro de 2011, as 18:04:58 »

Então Bossman, sei que falanes de guitarra usam cones fundos, frisados, de celulose e suspensão seca.
Os cones são de kapton de 38.50
As bobinas são de Alnico (liga de Aluminio, niquel e cobalto)

Isso eu achei.


E são feitos de um "papelão" bastante fino que faz ele ser fácil de ser movimentado pela aranha. Aí é que mora nosso problema os que achamos aqui no país são feitos de um papelão mais pesado que acaba não servindo pra falantes de guitarra.

-----
Esse é um detalhe que sempre tive curiosidade...
O que faz um falante ter maior ou menor sensibilidade?!? O que faz um ter 70dB/W e outro ter 100dB/W?
Imagino que a parte que tem maior importancia nisso seja a bobina, mas o que nela faz isso? Vamos achar aqui no Brasil bobinas que deem ao menos 95dB/W?

O que determina bastante disso é o Gap (espaço) entre a bobina e o núcleo do falante quanto menor o gap mais sensível o falante será... Fora outras coisinhas como maleabilidade da aranha e peso do papelão do cone.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, as 18:07:57 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #34 : 25 de Novembro de 2011, as 18:28:05 »

Do pouco que sei, falantes vintage de baixa potência é que usam magneto de alnico. Eles tem aquele famoso "chime". Acho-os muito interessantes para um som 'blueseiro" e timbres mais antigos tipo VOX AC-15 e AC-30 do século passado.

Mas creio que a galera do hard rock e metal vá preferir falantes com magneto cerâmico.
Eu gosto dos dois...rs

Alguns falantes para baixo estão usando imã de neodimio, parecem ser mais hi-fi, é o que eles atestam em suas propagandas...

Um tipo de cone que está fazendo um certo sucesso é o feito de cânhamo, o hemp cone. Eu já os vi serem vendidos no Ebay e não achei tão caros.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #35 : 25 de Novembro de 2011, as 23:22:49 »

   E se não gostar do som do "cânhamo" dá pra fazer outra coisa com ele  Cool
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Romildo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6


A vida é bela


« Responder #36 : 26 de Novembro de 2011, as 00:17:24 »

Agora to gostando do tópico.

Respondendo ao amigo Kem. Eu errei ao dizer que a Bobina seria de alnico, quando o correto seria o magneto.

Acredito que mesmo entre os falantes de nome existam "receitas diferentes do bolo". penso que isso é como aqueles vinhos franceses que tem que ser de uma determinada região pra ter aquele sabor especifico.

É exatamente o que quero propor discussões levantadas pelo Kem que citou a questão dos dB/W. Isso é importante. Mas como chegaríamos a esses fatores com nossos produtos? como fazer nosso produto?

Quanto as marcas de nome como Selenium e Novik, eu acredito que os mesmos tem seus produtos nacionais, senão amigos, com certeza, o preço seria outro.

Minha intenção nao é desestimular a contrução de um novo falante, mas é promover uma pesquisa pra chegarmos a um denominador comum que pelo satisfaça uma gama maior do publico handmade

Só relembrando a citação do Kem " O falante é constituido basicamente de tres peças: Cone, Carcaça e bobina
Registrado

todos aprendem, uns + outros -, mas todos aprendem
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #37 : 26 de Novembro de 2011, as 07:32:53 »

O que determina bastante disso é o Gap (espaço) entre a bobina e o núcleo do falante quanto menor o gap mais sensível o falante será...

Isso faz muito sentido. Quanto mais estreito for o gap, mais intenso será o campo. E como o funcionamento do alto falante depende da iteração entre o campo da bobina e do magneto, haverá mais força para empurrar a bobina.

Daí já vem o primeiro problema. Quanto mais estreito for o gap, mais precisa deve ser a montagem. Mas acho que este é um caminho a seguir.

Quanto aos magnetos de AlNiCo, a grande vantagem deles é o campo forte em relação ao volume. AlNiCo foi o material magnetico mais nobre até a chegada dos imãs de terras raras, como o Neodimio-Ferro-Boro. Não há critério técnico que diga que o campo de AlNiCo seja melhor que o campo de outro imã mais moderno.

No Curso Monitor eles falam inclusive de alto-falantes com eletro-imã! Na época não havia material para os magnetos com força suficiente e barato o bastante. Então usava-se o campo gerado pelo choque de filtro como imã para o alto-falante do rádio! Nunca tive a chance de ouvir um desses, mas é uma ideia luminosa! Ou seria magnética?

Abrços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #38 : 26 de Novembro de 2011, as 09:15:28 »

Pra quem quiser conhecer a "Ferrari" dos alto-falantes, vejam esse site:

http://www.feastrex.com/materials.html

São falantes feitos com cone de papel de seda japonês e magnetos especiais (além dos coil fields, que o Eduardo citou) e alguns usam bobinas de fio de cobre com secção quadrada.  Custam uma pequena fortuma cada.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #39 : 26 de Novembro de 2011, as 11:10:38 »

Há algum tempo encontrei este artigo e espero que possa ser de alguma ajuda no site dos Weber:

http://www.webervst.com/sptalk.html
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #40 : 26 de Novembro de 2011, as 11:36:49 »

Bom, de acordo com o link do Alex, o cone de papel é viavel... Não sei qual o cone usado atualmente, mas pela descrição, o cone sintetico (kapton) é mais pesado, e bom para ser utilizado em aplis solid-state com muita potencia.
Quanto ao imã, essa eu imaginava... O alnico tem um timbre mais vintage. Mas o ceramico é mais facil de se usar, e mais forte. O alnico, assim como acontece nos captadores, desmagnetiza com o tempo, se tornando menos eficiente, e dando um som com mais compressão...
Alguém ja testou falantes similares com alnico e ceramico? Muita diferença mesmo? O ceramico é mais facil... O alnico corre o risco de termos que magnetiza-lo pelo que li...
Sobre o cover de aluminio... os caras falam bem... Dissipa o calor do bobina com mais facilidade, acrescenta agudos...
Tem mais coisa mas leio depois com calma...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #41 : 26 de Novembro de 2011, as 11:47:53 »

Kem,

Uma coisa: segundo o artigo o Alnico desmagnetiza um pouco após a sua magnetização e se estabiliza, parecendo permanecer assim muitos e muitos anos, centenas, ao que parece. Quando se referem à tal compressão, é um efeito momentâneo durante o uso do falante. não sei da acudidade das informações, mas sempre achei a Weber uma empresa séria...

Minha experiência com falantes de alnico e cerâmicos é um pouco parecida com a da maioria, apesar de limitada. Tenho apenas dois falantes de alnico: um Jensen de rádio de 8 polegadas e um Eminence fora de linha de 12 polegadas. O Jensen é meio fuleirinho, tem ótima resposta de agudos e pouco grave. O Eminence tem um som bem redondo, sem sobras de graves ou de agudos, mas não fica muito interessante com distorção hi-gain, não do jeito que a maioria curte.

Uma coisa é certa, magnetos de Alnico dificilmente são encontrados em falantes de alta potência, mesmo os fabricados atualmente dificilmente passam dos 60 Watts. O que possuo da Eminence é de 20 Watts. Creio que a fabricação de caixas com 4 ou mais falantes começou por conta dos falantes da época não acomodarem a potência dos amps que foram surgindo. Mas posso estar enganado...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #42 : 26 de Novembro de 2011, as 11:58:22 »

Alex... isso ele diz na parte da construção. Mas alnico é mais sucetivel a desmagnetizar do que o ceramico...
Fora que comprando o imã, a gente não sabe se ele veio 100% (ou 98% como diz o artigo) magnetizado.
O ceramico é certeza...
Eu acho que se a gente vai tentar uma "receita" de falante, tem que eliminar variaveis...
Você acha que usando imã ceramico não é possivel um falante bom?
Eu dei uma passada faz uns 15 dias numa loja que reforma e vende peças para reforma de falantes... O que notei é que a menor bobina que eles tem para um falantes de 12" é de 150W... É é bem pequena (diametro), menor que de muito falante de guitarra de 50W...
Acho que o mais dificil vai ser achar um conjunto bobina/imã decente....
O cone pelo que li nesse link que você passou pode ser o de papel sem problemas.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #43 : 26 de Novembro de 2011, as 12:50:50 »

       Tenho esse falante do link parado aqui, pois não to tendo tempo pra nada ultimamente.

       Moro perto do Romildo e me proponho a cedê-lo para os testes.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1440.msg23019#msg23019
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #44 : 26 de Novembro de 2011, as 13:10:01 »

Kem, se der uma repassada no que escrevi poderá notar que eu não fecho nenhuma possibilidade, mas vejo claramente que Alnico seria uma solução mais cara e menos flexível que cerâmico.

Outra coisa: gosto muito de muitos falantes de magneto cerâmico, na verdade 80% de todos que já testei eram assim. Só que por conta de outros fatores, há falantes cerâmicos excelentes e outros podres.

Quanto à questão do papel, você está se referindo ao material da bobina ou do cone?
« Última modificação: 26 de Novembro de 2011, as 13:12:02 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal