Hora de desenvolver nosso proprio Alto Falante

Started by Romildo, 25 de November de 2011, as 02:26:44

Previous topic - Next topic

kem

DIY Freak
Po... para...
O cara usa carcaça de plastico e diz que ta patenteada? Essa carcaça é a mais vagabunda que tem no mercado...
I don't want to die young...
I want to diode!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Ele disse que era patenteada, não a melhor...rs.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

zekkez

Guest
Patenteada ?

Será que puseram na patente, deram descarga e o troço não desceu, transformando-se, assim, em parte de um alto falante ?   :D

felix

Guest

Jupterra

Guest
Realmente, concordo com o Felix.
O imã (e seu conjunto) são de uma dimensão pequena.
Reformando falantes, percebi que "quanto maior o conjunto de imantação; melhor é  a resposta do som".

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
As dimensões desse conjunto tem algo a ver com a potência, ou não?
Pagão e feliz!!

felix

Guest
Nem sempre, a potência máxima é definida mais pelo enrolamento mesmo.
Tem falantes com carcaça e conjunto magnético enormes de 25W e outros com um conjunto magnético pequeno com 200W.
Mas com certeza um conjunto magnético maior responde melhor aos graves que um conjunto magnético menor de mesmo material.

A experiência me diz que esse falante ai deve soar bem nasal, bem na linha de woofers para carros e de caixas para voz "falada".

Mas pode ser uma alternativa de baixo custo aos Selenium, só testando para saber.

Tiarlei Crist

Guest

newziN

Guest
Quanto ao tamanho do imã do Jensen MOD, acho que nesse quesito ele tentou puxar como característica do próprio falante Jensen "ORIGINAL", pois os mesmo tem o imã pequeno (pelo menos a maioria que conheço). 

fconde

*
Iniciante
Texto apagado por conter internetês. Leia as regras.
Não é permitido o uso de internetês. Preste mais atenção ao escrever as mensagens.

Bom meu texto foi apagado por internetês?!?!? Apesar de não lembrar do texto com exatidão, não tenho o habito e não me recordo de ter usados tais termos. Apesar disso irei reescreve-lo de maneira mais formal... Aos moderadores peço desculpas, e como defesa, alego que não sou um usuário ativo e tal regra é relativamente nova(02/12/2013) portanto não tinha o conhecimento.

Meu comentário foi referente ao fato do auto-falante vendido no Mercado Livre como uma "versão" nacional dos Jensen MOD.

Foi comentado aqui a qualidade do mesmo referente aos materiais usados e suas consequências para o resultado final do som. Baseado nos comentários dos colegas acima gostaria de tirar algumas dúvidas:

O fato do auto-falante ter sua carcaça de plástico não possibilitaria o uso de um imã menor, já que o rendimento deste imã de dimensões pequenas, comummente usado em "woofers para carros e para caixas de voz "falada"", não se aproximaria ao rendimento de imãs maiores nessa configuração pelo simples fato de não perder atração magnética para a uma carcaça de metal de maior qualidade, como foi dito?

Eu recentemente adquiri um The 100Buck pela Crow Guitar que veio equipado com um auto-falante de 8", como achei que ele não respondia bem procurei opções na web e encontrei esse modelo com preço atraente e com uma proposta interessante. Infelizmente ainda não posso tecer comentários devidamente balisados sobre o amplificador ou o Auto-falante por não ter dedicado tempo suficiente com o conjunto para ter uma opinião formada e também não ter um parâmetro de comparação. Mas minhas primeiras impressões foram:

1 - O som ficou mais definido e dinâmico comparado ao auto-falante anterior, talvez por esse ter uma maior sensibilidade.
2 - Num primeiro instante achei o som sem graves, mas se levar em consideração que o alto-falante em questão é de 50W e o meu amplificador ser de apenas 2w, pode ser que falte "força" para empurrar o cone e dar os grave.

felix

Guest
Posso afirmar com 100% de certeza que eles usaram um imã menor para ficar mais barato.
Conjuntos magnéticos maiores custam muito caro aqui no Brasil, então eles optaram por usar o que temos de mais abundante no mercado, carcaça de plástico e imã de woofer vocal.

Para comparação com os originais (não confundir com os Jensen de Alnico, os de alnico eram de menor potência e o próprio formado do conjunto magnético cria um campo com características diferentes do conjunto cerâmico padrão):

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Só a título de esclarecimento: essa nova JENSEN nada tem a ver com a JENSEN original que equipava os amplificadores da FENDER hoje considerados vintage! O nome foi comprado por essa compania.

http://www.jensentone.com/history_jensen

Eles afirmam que produzem as reedições segundo as especificações originais, o que não é verdade, porém algo difícil de comprovar sem ter os falantes em mãos. Os modelos melhores custam bem caro, assim eu aconselho a quem quer gastar um dinheiro para ter um JENSEN na cola do antigo, pesquise os modelos de empresas como a TED WEBER ou MOJOTONE!

http://www.webervst.com/bt9908.htm
Pagão e feliz!!

felix

Guest
Os Jensen vintage, lá de 50-60 mais ou menos, não tinham um padrão bem definido, na verdade variava conforme o modelo e a encomenda especifica.

Tem esse aqui por exemplo:

Normalmente os usados pela Fender eram preferencialmente de Alnico, os de Alnico tem um conjunto magnético menor, porem como o direcionamento do campo magnético é diferente, não pode ser comparado pau a pau com um cerâmico.
Lembrando que naquela época o Alnico era muito mais barato e fácil de conseguir que os imãs cerâmicos.

Entretanto existiram algumas séries de gabinetes da Fender já com os cerâmicos da Jensen, provavelmente nos últimos anos de parceria, e os magnéticos eram bem grandes.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Os famosos Blackface já eram com cerâmicos. Os Tweeds é que usavam alnico, via de regra.

Nem é que a liga de Alnico fosse tão barata, mas não tinham um processo de produção de imãs cerâmicos como conseguiu-se mais tarde, daí barateando tremendamente o custo dos mesmos.

Muitas vezes se confunde vintage com "melhor pra tudo"...

Mas um falante de Alnico dificilmente dará um timbre satisfatório a quem é chegado num "Metal".
Pagão e feliz!!

bicinh

Guest
Fala galera!! alguém já testou esses falantes (réplicas Jensen Mod) a vera? estou montando uma 4x12 e estou pensando seriamente neles. Infelizmente ainda não achei alguem que realmente tivesse testado algum.