Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 10:34:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dr. Boogie (Layout do Cleiton melhorado)  (Lida 38633 vezes)
gugarn
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 252

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 223



« Responder #75 : 13 de Março de 2013, as 16:50:34 »

Esse layout da foto é meu. Deviso as dificuldades de furação é que hoje eu faço separado em duas placas como mostrei na figura acima. Facilita e Muito a furação e fica com um aspecto onboard sem fios etc! =D

Citar
Vamos com calma hehehe...

Se eu pego esquemático e faço igual ao original. No layout eu deixo na posição 3 2 1, para o pot ficar no mesmo lado dos componentes, como esse abaixo. Preciso mudar alguma coisa no esquema ainda?

Se vc não mudar em nada no layout no desenho do EAGLE a bola do POT vai estar para um lado e vc vai soldar do outro! (Isso por que o eagle mostra a parte de trás do POT em seu desenho). Fica um pouco estranho de se ver, mas funciona tranquilo!

A gente inverte o esquemático t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) por que dah para ter uma ideia onde o POT vai ficar direitinho =)
Registrado
Viniratm
Visitante
« Responder #76 : 25 de Junho de 2013, as 14:22:17 »

Ola Pessoal

Desculpem desenterrar o tópico.
Irei comprar as peças para montar o DR. Boogie.

No lugar do potenciometro de 2,5k (MID), posso colocar de 5k?

Pois não achei este valor.

No lugar do potenciometro de 25k (TREBLE), posso colocar de 20K?


Sera que essas duas mudanças irão interferir muito no funcionamento do pedal?


Abraço a todos.




Registrado
deathbr
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 414

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34



« Responder #77 : 25 de Junho de 2013, as 14:38:21 »

Olá, você pode comprar o de 5k e de 50k duplo dual gang  e  junta cada  perna do pot (o de cima com o de baixo)  que o valor vai chegar no que você quer 2,5 e 25k respectivamente.
Registrado
tiago_guitar84
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 79

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18



« Responder #78 : 31 de Agosto de 2014, as 16:48:55 »

Montei esse pedal e o som dele é bom demais, muito higain, rico em harmônicos, porém os controles de graves e presence não estão muito atuantes, discretos demais. Montei o layout do Cleyton que por sinal está excelente. Para C19 = 30n coloquei 33n, Potenciometro MID 2,5k coloquei 5k. Alguém tem uma dica ou solução para os controles de presence e grave?
Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #79 : 15 de Janeiro de 2015, as 10:07:27 »

Olá.. quando eu montei o meu Dr. Boogie também utilizei no C19 com valor 33n (e não 30n). Na prática sabem me dizer se isto irá ocasionar alguma perda de peso ou algum outro efeito colateral?
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #80 : 15 de Janeiro de 2015, as 12:58:31 »

Olá.. quando eu montei o meu Dr. Boogie também utilizei no C19 com valor 33n (e não 30n). Na prática sabem me dizer se isto irá ocasionar alguma perda de peso ou algum outro efeito colateral?

Perda de peso somente com activia

Se voce olha o esquematico verá que o capacitor de 30nF atua no controle "PRESENCE" através de um filtro passa baixa, ou seja o controle presence incrementa ou não os agudos...como os capacitores tem em geral uma tolerancia de 10% do seu valor de fábrica, você teria que ser um audiófilo de carteirinha para identificar alguma perda significativa.

-----
Montei esse pedal e o som dele é bom demais, muito higain, rico em harmônicos, porém os controles de graves e presence não estão muito atuantes, discretos demais. Montei o layout do Cleyton que por sinal está excelente. Para C19 = 30n coloquei 33n, Potenciometro MID 2,5k coloquei 5k. Alguém tem uma dica ou solução para os controles de presence e grave?

Como ficou o controle de MID? pergunto pois voce deve ter um range bem maior em função do aumento da resistência do potenciometro... imagine assim, se fosse o potenciômetro correto, voce não poderia passar do centro dele (ser for linear 5kB).... além do centro voce esta pegando sinal a mais que pode vir a suprimir o controle de graves...

Esse tipo de tonestack é bom, em termos, mas ele funciona de forma meio diferente do que se imagina, para reforçar médios e agudos ele corta o grave e etc... somente vai fazer as 3 bandas de forma autonoma (separadas) se fosse um tonestack com componentes ativos (transistor ou ampop) para cada faixa de frequencia...

Os capacitores que voce usou no tonestack são os mesmos do diagrama?

Voce pode testar alterações com um tonestack calculator... http://www.duncanamps.com/tsc/


Se for analizar o gaussmarkov alterou o tonestack em referencia ao original.... para mim ele dividiu todos os componentes resistivos por /10 e os elementos capacitivos ele multiplicou por x10. Talvez para compensar alguma perda de sinal.... vejamos os diagramas...

mesa boogie dual rectifier (foco no tonestack do canal RED, levemente diferente do tonestack do JCM800):




Gaussmarkov:



Conseguem ver a diferença?

A falta de grave poderia ser compensada, colocando capacitores de maior valor nos pinos SOURCE (vulgo catodo ou emissor). Atualmente são de 1uF (C1, C6, C9  do gaussmarkov) ressaltando médios e agudos... se quer mais grave coloca 10uF ou 22uF (vox AC30). Troque apenas um de cada vez até que lhe agrade. Pode substituir como pode colocar em paralelo.. Outro exemplo, os JCM800 usam 690nF nestes capacitores.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2015, as 13:19:19 por betoknigth » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #81 : 15 de Janeiro de 2015, as 13:46:48 »

Eu lembro que troquei o tonestack desse pedal por um ativo, igual o do Dod Death Metal, não sei se foi algum erro mas o pedal ficou bem fuzzeado no entanto o tonestack novo funcionou perfeitamente... Voltei ele para o antigo e desisti do pedal.
Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #82 : 15 de Janeiro de 2015, as 13:53:50 »

Obrigado betoknigth pela resposta (poderia ter deixado o "activia", mas isto só mostra o quão iniciante sou no assunto, pois nem os termos sei usar direito  Tongue ).

Enfim, gostei muito da sua dica para dar um aumento dos graves.. vou experimentar e ver como fica..

Gosto muito do pedal, do som dele, mas eu tenho impressão que falta de "malvadeza" neste Boogie que eu montei.. sei lá.. parece que falta mais ganho ou volume.. se alguém puder passar sua opinião eu agradeço..
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #83 : 15 de Janeiro de 2015, as 14:07:28 »

Eu lembro que troquei o tonestack desse pedal por um ativo, igual o do Dod Death Metal, não sei se foi algum erro mas o pedal ficou bem fuzzeado no entanto o tonestack novo funcionou perfeitamente... Voltei ele para o antigo e desisti do pedal.

com o tonestack ativo ficou FUZZ? se sim... é bem provavel que o tonestack ativo tinha ganho também... aí saturou ... em geral, o tonestack é uma etapa de perda de ganho  Huh? (proposital ou não) (por isso se coloca FX LOOP com ampops, em amps valvulados, somente após o tonestack)... amplifica-se nos estagios anteriores, depois filtra, satura, clipa (?), e depois equaliza...ao final um bufet buffer pra casar impedâncias...
Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #84 : 16 de Janeiro de 2015, as 15:50:35 »

Pessoal, quando eu montei o meu Dr.Boogie, fiz logo 2 Dr. Boogies na mesma caixa (cada um com seus controles individuais - 2 placas, 2 pedais em uma caixa Hammond 1590XX). A princípio, todos os componentes foram comprados na mesma loja.. mantendo as regulagens de ambos nas mesmas posições (grave, médio, agudo, volume, ganho e presença), tenho resultados diferentes... um dos 2 responde com mais ganho de distorção do que outro.. Alguma sugestão de "por qual" componente eu posso fazer a verificação, na tentativa de identificar o porque destes comportamentos distintos? Obrigado!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #85 : 16 de Janeiro de 2015, as 20:51:45 »

Podem ser vários os fatores a influenciar nos sintomas citados; mas eu daria uma atenção especial aos potenciômetros, principalmente se forem destes mais baratos.   Para dar um exemplo, imagine diferenças em valores nominais tão gritantes como potenciômetros de 1M medindo 680K? (e este por exemplo é usado no controle de ganho). 

Pois é, eu já encontrei estas diferenças citadas.  Sugiro medir todos os potenciômetros para ver se estão com os valores nominais.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #86 : 16 de Janeiro de 2015, as 21:24:30 »

Creio que isso seja devido a maior ganho em alguns dos fets J201 colocados no Dr. Boogie que apresenta maior distorção.
Esse lance dos potenciômetros pode ser, mas, só medindo pra saber.

Em 2010 eu montei o meu Dr. Boogey, e com um multímetro digital coloquei a voltagem em 4.5V nos 4 trimpots.

Então, me interessei pelo pedal Digitech Death Metal que era lançamento na época e fui a uma loja pra testar e, para efeito de comparação, levei o meu Dr. Boogey.

Chegando na loja, liguei os 2 pedais em série com um cabinho em "L" e testei um de cada vez.
E a qualidade sonora do meu foi muito superior, não só na distorção, como no menor nível de ruído.
O vendedor ficou de queixo caído e me perguntou: Aonde você arrumou esse pedal??
Ao que eu respondi: eu montei.

O fato é que essa latinha de ferro (mandei cromar) há 5 anos faz parte do meu pedalboard, ao lado de pedais de boutique, alguns da Boss e uma distorção valvulada e dali não sai até segunda ordem!!

É óbvio que existe o clássico problema do potenciômetro de graves não responder muito bem, mas, os médios e agudos são tão perfeitos que compensa...






Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #87 : 20 de Janeiro de 2015, as 08:29:00 »

Ontem tirei um tempo para medir a voltagem do drain dos J201.. e todos estavam com 5,23 ou 5.4V, bem fora dos 4,5V que eu havia regulado faz um meio ano atrás.. Voltei a deixá-los o mais próximo de 4,5v (4,52V, 4,53V) e hoje farei um teste de som, para ver como está a resposta do pedal. Obrigado a todos pelas dicas e ajudas.

-----
Seguindo as dicas do Alfredo Padrao (aliás, muito obrigado!), voltei minha atenção aos potenciômetros.

Após a regulagem dos trimpots (que estavam com valores bem estranhos), fui medir os potenciômetros..

Adivinhem?? Todos muito aquém do seu valor nominal.. Ex: pot de 1M tinha 640K.. pot de 100K na medição só com 56K)..
Observação: medi o potenciômetro montado no pedal/circuito, e não solto!

Penso que este seja o ponto que terei de atacar agora.. alguma sugestão de marca/fornecedor de potenciômetros que não tenham tanta perda? Existe alguma margem de perda aceitável (tipo 10%)?


Novamente obrigado a este pessoal muito fera! Aprendendo muito com vocês.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2015, as 13:01:17 por stash » Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal