Tutorial de confecção de placa

Started by mrvalterhugo, 30 de November de 2011, as 11:06:19

Previous topic - Next topic

vinealonso

Guest
Eu tenho visto alguns layouts, onde a placa é 90% preenchida, ficando em branco apenas o suficiente pra separar as trilhas do restante do cobre. Isso melhora o aterramento (?), ou é só pra economizar percloreto mesmo? Nunca tinha pensado, mas realmente, o mesmo percloreto pode corroer muito mais placas com esse tipo de layout, e em menor tempo também, visto que não há necessidade de retirar todo o cobre.

VOX

Handmaker
Acho que esses layouts bem preenchidos são mesmo é para economizar tempo na hora de corroer.
E pelo visual também, pois fica bem legal.

vinealonso

Guest
Fica mesmo! Estou modificando todos layouts que for construir pra sempre corroer assim.

Marcel.

Guest
Quanto ao fato das PCBs serem quase todas preenchidas com cobre, se fazem pra reduzir o tempo de corrosão, eu não sei. Mas tem outro propósito.

Pra PCBs de circuitos de áudio sensíveis a ruídos, fazemos a malha (preenchendo o máximo possível da PCB) de terra para melhorar o isolamento das trilhas (no sentido da gaiola de faraday) em relalação à interferência de ruídos.

vinealonso

Guest
Poxa, muito útil essa informação! Será que nos pedais isso ajuda na blindagem?

GrAmorin

Hand MasterMind
O preenchimento torna propicio a ondas estacionarias.
O certo é o preenchimento ser tipo linhas cruzadas, e nao espaços completados de forma lisa.
Mas como o fenomeno pode nao manisfestar de forma grave, nao tem problemas.
Uma observação, é a distancia da trlhas e ilhas com o preenchimento, afim de evitar uma possivel capacitancia parasita.
Vou ver se encontro um artigo que fala a respeito.

marcioulguim

**
Freqüente
Buenas

Quote from: GrAmorin on 29 de August de 2012, as 19:35:05
O preenchimento torna propicio a ondas estacionarias.
O certo é o preenchimento ser tipo linhas cruzadas, e nao espaços completados de forma lisa.

Semelhante à laminação dos transformadores, para reduzir o surgimento de correntes parasitas.

JoaoVarios

Guest
Um outro problema de espaços muito grandes de cobre, ao menos no meu caso que não tenho muito experiência, é que as vezes acontece de virar aquele amontoado de estanho, pois ao aquecer a ilha também é aquecido o preenchimento que, por condução, acaba "puxando" o estanho que deveria ir pro componente.

Mas esse problema se deve mais a falta de prática do que a placa em si.
Então fica a dica pra quem, assim como eu, não tem muita prática em soldas.

De qualquer forma, pra evitar tanto o risco de capacitância parasita quanto a maçaroca de estanho, prefiro deixar apenas o cobre necessário. E a gaiola de Faraday deixo pra caixa metálica.

Lamer

Handmaker
O correto é usar uma mascara de componentes solda, assim o estanho fica apenas sobre o ponto a ser soldado.

Mas para que não usa é como você disse JoãoVários, é fazer valer a experiência!

OBS: post corrigido, pois digitei errado!

Paulo Shure

Handmaker
O limão é uma laranja de mau humor.
Quote from: Lamer on 30 de August de 2012, as 05:39:57
O correto é usar uma mascara de componentes, assim o estanho fica apenas sobre o ponto a ser soldado.

Mas para que não usa é como você disse JoãoVários, é fazer valer a experiência!

Como monta uma mascara de componentes???
Não perca seu tempo, conquiste-o.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Na verdade não é máscara de componentes, mas sim máscara de solda. Se for aplicada a tinta correta,  ela impede que a solda se espalhe e aguenta a alta temperatura do ferro de solda.

Paulo Shure

Handmaker
O limão é uma laranja de mau humor.
mao na roda se possivel me passa um nome ae que ja vou atras.
Não perca seu tempo, conquiste-o.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Não é tão simples assim, leia os tópicos "Verniz verde Solder Resist" e "Centrífuga".

GrAmorin

Hand MasterMind

vinealonso

Guest
GrAmorin excelente! Vou rever todos os layouts!