Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 12:28:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Champ 5F1(em andamento e com fotos)  (Lida 32860 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #60 : 10 de Junho de 2011, as 09:40:27 »

Muito obrigado, Eduardo, foi bem elucidativa e direta sua explicação. E realmente você disse tudo quando escreveu sobre as informações na rêde, tem que se tomar cuidado, pesquisar, pois há de tudo por aí. Costumo lembrar que informação nào é conhecimento!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #61 : 10 de Junho de 2011, as 12:48:39 »

Oi Fumaça

Você precisa prestar atenção em alguns detalhes:

1) Falar inglês não torna ninguém um gênio em qualquer assunto. Os "gringos" são tão tapados quanto os brasileiros metidos a sabe tudo.

2) A maior parte do que se escreve na internet são experiências feitas por UM indivíduo em UM único aparelho e que funcionou segundo os critérios que este UM achou bom. Não quer dizer que vá funcionar sempre e que o bom dele será o bom seu.

3) A maior parte das loucuras que se encontram na internet funcionam. O problema é por quanto tempo.

Dito isso, vem umas coisas óbvias:

1) Os engenheiros da Fender e da Marshall não projetaram os amplificadores numa sentada e nem numa mesa de bar enchendo a cara de cerveja. Leva meses de trabalho duro calcular tudo e depois testar o circuito.

2) É relativamente fácil fazer um amplificador que tenha um som legal. Agora produzir em massa milhares deles, todos com o mesmo som e por um custo acessível....

3) Quem dirige um carro com os olhos fechados pode trombar em uma parede e nem saber porque a cabeça está doendo!

Oscilações parazitas são um fenômeno aleatório que pode ou não ocorrer e não dá para saber em que faixa de frequência ela vai cair. Em geral são em alta.

O que dá é para evitar, se você souber o que está fazendo. Mas se está trocando peças sem critério, então está dirigindo de olhos fechados. Pode ser que haja uma parede no caminho, ou não!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #62 : 10 de Junho de 2011, as 13:09:50 »

fumaça

Com toda certeza válvulas de potência oscilando podem queimar tranformador de saída isso quando elas mesmas não queimam também.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #63 : 10 de Junho de 2011, as 13:58:54 »

Com toda certeza válvulas de potência oscilando podem queimar tranformador de saída isso quando elas mesmas não queimam também.

Calma pessoal, se os componentes forem corretamente dimensionados, o fato de um sistema oscilar, não significa a sentença de morte de seus componentes.

Ou seja, um amplificador em regime de oscilação, terá em sua saída, um sinal em potência máxima. Se nesta situação, os componentes estiverem corretamente dimensionados e com ponto de trabalho localizados em região não "destrutiva", o único mal causado será a agressão do dono pelos seus vizinhos raivosos.

Claro que alguns circuitos oscilam por serem colocados em regiões perigosas de seus pontos de trabalho. Mas isto não é absolutamente a maioria dos casos. Oscilações parasitas só causam danos aos componentes em circuitos mal projetados. (As vezes as oscilações parasitas não são decorrentes de mal projeto, mas de uma montagem não muito própria)

Por favor senhores, esta coisa toda é uma ciência, não vamos nos deixar levar por crendices e disse me disse.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #64 : 10 de Junho de 2011, as 14:57:00 »

Com toda certeza válvulas de potência oscilando podem queimar tranformador de saída isso quando elas mesmas não queimam também.

Como o Haroldo já disse, o caso não é assim tão sério. Vai ter que esquentar bastante antes de queimar. Se o montador investiu em bons componentes, estará seguro. O que queima mesmo é tweeter!

O melhor é colocar uma carga fantasma e um monitor na saída para evitar danos ao alto-falante, ouvidos e vizinhos antes de continuar os testes.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #65 : 15 de Junho de 2011, as 09:48:36 »

E ai galera, depois de um ano (acho) estou aqui acompanhando as coisas. Continuei estudando e tirando minhas próprias conclusões e hoje vejo que Eduardo foi mais paciente com o projeto do Super Single Ended da Angela do que eu imaginava. Não só ele, mas ele quem foi me ensinando com muita paciência determinados assuntos.

O amplificador, depois de ter as válvulas com seus respectivos erros "corrigidos" (desacoplamento), realmente tem um som agradábilíssimo, demora a saturar e até hoje não queimou nada ainda, porém, não recomendo a ninguém desenvolver um daqueles!

Realmente foi cacete de dar em doido deixar o menino funcionando!

Escutem o Eduardo cuidadosamente porque ele sabe o que fala!
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #66 : 29 de Novembro de 2011, as 21:54:21 »

Oi Alex

O Designer3d montou este circuito ano passado. O suplício dele em fazer funcionar está todo no tópico:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1049.0

Primeiramente quem desenhou o circuito do superangela é um tapado que nunca viu válvula na frente. O circuito tem vários problemas de conceituação e é muito sujeto a oscilações parazitas de alta frequência. Isso torra tudo, da válvula ao twiter e o transformador de saída junto. O pior é que só dá para pegar isso com um osciloscópio.

Ontem mesmo tive na loja um cliente com um amplificador com oscilação em 50kHz. Queimava  um TDA2050 atrás do outro sem dar sinal de problema.

O que eu chamo de bomba é isso. O som dele é bom, mas o custo em peças e dor de cabeça não vale a pena. Melhor fazer um SE com uma EL34 ou 6L6 que usar duas 6V6 em paralelo.

Abraços

Eduardo

Eduardo tem razão e mesmo depois de me ajudar a corrigir o problema, onde além de aprender muitas coisas, achei melhor remontar o projeto baseando-me no 5E1 com uma alteração na válvula de saída (fui meio que forçado a usar para aproveitar melhor meu transformador). Coloquei uma 6l6wxt+ e corrigi os valores das peças para não forçar a válvula. O projeto ficou muito bom com uma 12at7 e uma 6l6wxt+ da sovtek.


Se for montar o 5F6a , acho que seria uma boa. Estou namorando o projeto a uns dois meses ou mais, mas estou pensando se não há algum com 4x 6v6 (para aproveitar as duas que já tenho aqui).


Vai por Eduardo que ele sabe o que está falando. Como tem muito tempo que ninguém responde, deixo aqui registrado meus problemas com o Angela S. Single Ended para que ninguém mais cometa esse erro.

Abraços
Registrado
V_amp
Visitante
« Responder #67 : 29 de Novembro de 2011, as 23:20:08 »

Oi galera, desculpe não me pronunciar antes. Não vi que a discussão estava neste pé.

Olha, eu iniciei  mandando ver com meu ampli com as duas 6V6 (mas minah base era um 5F2 achado na net)
Montei como Lego!

Só prestei atenção no seguinte: Como pedia R_bias = 250V, isso caia muito a voltagem das válvulas e esquentava muito o transformador de potência. Eu já esperava isso porque meus transformadores são de  90mA.

O transformador de saída é Links áudio TS8B e TS8A.
Os de potência são para o 5F1 da Valvestate sendo um deles  deles (265V-0-265V)    e outro   (320V-0-320V) ambos para 90mA.

Vou descrever como está meu amplificador com duas 6V6:

Considere o projeto da Ângela com as seguintes modificações. Eu estava saindo de um outro ampli que nem ta mais na net!!!!!! Era um projeto que peguei na internet e levei a cabo, que acabou com duas 6V6. Era o segundo 5W que eu estava construindo

A ampli está assim:

POWER
transformador 90mA 320 - 0 - 320 retificado com diodo (tirei a 12Ax7)
1 capacitor = 80uF /480V
2 Não tem choque, tem um resistor de 4k7 3W
3 Capacitor de 22uF/450V
4 Resistor 10k 3W
5 Capacitor 22uF /450V
6 Um resistor de Cátodo de 400-Ohms 5W em paralelo com capacitor de 10uF/150V (para as duas válvulas)

Depois é um 5F1 Champ Normal (com um capacitor eletrolítico de 22uF/250V em paralelo com o resistor de 1,5). Em série com este resistor vem o resistor de 22k.

Faz dois anos que toco com ele, não sei se tem algo errado, como oscilações de alta frequência.
Se me lembro tive alguns problemas, acho que até postei aqui.

Como disse, a coisa ta funcionando e nunca queimou falante nem transformador, mesmo usando por 3 horas direto!
______________________________

Ah, me  lembrei de outra coisa:
Como disse, eu vinha construindo um 5F2 que achei na net, sem a menor referência. Achei e montei.
Até posso mandar se alguém quiser.
Quando montei o Super Single Ended da Ângela, só funcionava utilizando como base este ampli que eu achei na NET.
Quando tentei montar usando como base um 5F1, simplesmente colocando mais uma válvula em paralelo  (da mesma manira que originalmente feito no 5F1, só que mais uma) não funcionou!
Ambos os amplis que fiz usam válvulas 6V6 em paralelo, mas tomando como bases este ampli que que achei na net. Nem lembro de quem era. Depois o site saiu do ar! Olha que inocência!

Até vendi um, pois um amigo insistiu na compra.


Att.
FAB

 
« Última modificação: 30 de Novembro de 2011, as 01:11:48 por V_amp » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #68 : 01 de Dezembro de 2011, as 00:27:05 »

Acredito eu (que fique claro que não é palavra de ninguém aqui) que Eduardo quis dizer que pode dar problema. Não necessariamente vai dar, ou vai dar a curto prazo. Podem acontecer várias coisas, inclusive não acontecer nada Demais.
Pode ser que o amp dure 10 anos (vejo amps de 40 a 50 anos ai inteiros), pode ser que dure 60, mas pode ser que com 3 a cinco a coisa fique estranha.

Só coloquei a recomendação aqui porque tive tantos problemas que remontando o 5F2a (corrigindo porque o 5F1 usa choque e algumas mods bobas), está remontado com todos os cuidados de um livro que Eduardo me recomendou e decidi desmontar o Angela para fazer este. Resultado:

Ficou Hiper silencioso;
Mais potente (com o dimensionamento do transformador, pude colocar uma 6l6 tranquilamente)
Não capta muito os estalos da minha cerca elétrica (dá trabalho para ouvir com o amp no máximo);
Menor tamanho;
Timbre mais claro (talvez pela 6l6);

Ou seja, satisfação total e não trocaria por qualquer champ original que aparecesse aqui!

Queria inclusive deixar os agradecimentos ao pessoal que me explicou as coisas pacientemente (Eduardo, Hagmal, etc).

Se puder , posta umas fotos de como ficou seu amp finalizado e um clip para agente ouvir. Quando eu desmontar o meu para refazer as medições (depois de um mês de uso vou retestar tudo para ver se precisa de um ajuste), ai tiro fotos e gravo algo.
Registrado
V_amp
Visitante
« Responder #69 : 01 de Dezembro de 2011, as 08:40:36 »

OI designermx2

Eu nem sabia desse problema de oscilação em altas freq.
Inclusive eu gostei do esquema que você postou.

Creio que vou fazer a mesma coisa, já que está mais estudado.


Essa coisa de altas de queimar devagar, me incomoda. Sabe...pode aparecer câncer de pele. se se não cuidar vai acabar sabe-se la onde.

Vou reconstruir.
t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) pra ver como fica.

Att

FAB

-----
Oi galera,

Olha só, acabei de pegar meu super single ended e como eu ja tava querendo mexer mesmo, desacoplei as duas 6V6, usando dois resistores de 470R em paralelo com os eletrolíticos de 22uF no cátodo de cada válvula. t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) tirei os capacitores de bypasss do Rk da 12Ax7. Queria diminuir um pouco o ganho.

Beleza, a coisa ta legal!

Para meus ouvidos pouco apurados, ficou igual ao outro.
Só me parece que o transformador de saída está esquentando mais.
Se queimar, agora será mais rápido, e só o transformador. Mas tenho um problema, as válvulas que estou usando puxam 38mA (x2 = 76mA). Sendo meu transformador de 90mA, a coisa ta meio no toco!
Com outras válvulas tenho 22mA para cada uma. To com uma ken Rad e uma RCA (usadas ....acho que bem usadas)

Bom, se era isso que queimava lentamente e por dentro, ta feita a modificação.

"Fuçar" no champ é sempre aprendizado.

Obrigado a todos pelas dicas, já que peguei este bonde andando.

-----

Fiz mais uma coisa, desacoplei  os capacitores nos quais se ligam o pino 4 das váĺvulas. cada uma tem o seu capacitor.

Agora cada válvula esta totalmente desacoplada, somente recebem o mesmo (saindo do resistor de 220k) e vai até o pino 5 da 6v6 e somam seus sinais amplificados individualmente variando o DC do transformador de saída. Há  um pouco de diferença de voltagem sobre o pino 4 das válvulas, que pode ser visto devido pelo esquema que fiz (usar dois capacitores). Isto é porque as válvulas não são iguais.

Agora a coisa mudou. gostei mais!

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2011, as 17:12:29 por V_amp » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #70 : 02 de Dezembro de 2011, as 07:53:11 »

Oi V_amp

Para usar pentodos em paralelo, você precisa manter os catodos e as grades auxiliares desacopladas. Fazendo direito, cada válvula vai se acomodar em seu ponto de trabalho e funcionar como deveria.

Você não precisa ter folga no transformador. Se ele é para 90mA e você está puxando 90mA, perfeito. O que não pode é puxar 91mA! O transformador já é construido com folga. Se não for, troque de fornecedor.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
V_amp
Visitante
« Responder #71 : 02 de Dezembro de 2011, as 17:45:13 »

Obrigado Eduardo,

É assim mesmo que está!

Atenciosamente
FAB
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal