Estação de Solda

Started by guitar_luthier, 07 de January de 2012, as 00:06:25

Previous topic - Next topic

guitar_luthier

Guest
Pessoal, vejo falarem muito em estão de solda. Eu uso um ferro de solda de 30W mas tem horas que esqueço ele ligado ai o consumo de energia vai embora, gostaria de uma opinião de vc´s, qual estão de solda é bom eu comprar? me parece que tem um potenciometro nela que vc ajusta a temperatura que quiser mas em alguns que ví não reparei o consumo de 30w é assim mesmo? outra coisa será que ela tem a ponta fina?obrigado.

ZAS

**
Freqüente
Um ao outro ajudou.
Monte uma pequena estação de solda. Ah... e "se liga": pára de esquecer as coisas ligadas  :D
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.

chevette77

Guest
Quote from: guitar_luthier on 07 de January de 2012, as 00:06:25
Pessoal, vejo falarem muito em estão de solda. Eu uso um ferro de solda de 30W mas tem horas que esqueço ele ligado ai o consumo de energia vai embora, gostaria de uma opinião de vc´s, qual estão de solda é bom eu comprar? me parece que tem um potenciometro nela que vc ajusta a temperatura que quiser mas em alguns que ví não reparei o consumo de 30w é assim mesmo? outra coisa será que ela tem a ponta fina?obrigado.

Ã" loco, se tu quer comprar estação de solda por causa do consumo, esquece! Na estação tu ajusta a temperatura e ela tenta manter o que tu ajustou mas, se esquecer ligada vai gastar igual ou mais, dependendo do que tu ajustar no pot.!!! ;)

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

Eu estou usando estação de solda faz uns anos e não quero mais o ferro. A estação gasta menos que o ferro. Como ela mantem a temperatura, se esquecer ligada o consumo é menor que de um ferro esquecido ligado. Mesmo assim, esqueceu ligado vai doer no bolso.

A enorme economia de energia está no fato dela atingir tempertura de solda em 30 segundos. Dá para desligar se for ficar uns minutos sem usar sem se preocupar com o tempo de aquecimento.

Exite a versão digital e analógica. A digital é mais cara e só vai ter vantagem para quem precisa de um controle muito preciso da temperatura. Eu tenho uma analógica.

Vale muito a pena!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

aron62br

Guest
Espera ai pessoal, explica uma coisa para o velhinho:

Nunca trabalhei com estação de solda, mas estive namorando algumas, tanto de solda como retrabalho SMD. Mas tinha coisas prioritárias para adquirir.

Afinal, como funciona isso: o esquema indicado pelo ZAS é na realidade como um dimmer com um transformador de isolação, ou seja, atua como um PWM grosseiro, recorta a forma de onde e assim ajusta a tensão eficaz que vai ao ferro de solda. Ou seja, posso fazer de um ferro de solda de 100W (lá o cara limita a 30W) qualquer coisa entre zero e quase a potência nominal. Substituindo o ferro de solda por uma lâmpada incandescente de 25W posso "ver" isso.

Eu pensava que as estações de solda tinham realmente um sensor de temperatura no ferro de solda, e a tensão do mesmo seria controlada por um circuito que interpretaria o sinal desse sensor.

Alguém poderia me elucidar esse ponto?

Saudações

Aron

DARKSEK

Guest
Quando ao esquecimento você pode comprar aquelas tomadas que vem com um temporizador. Por esse motivo que eu utilizo aqui.

aron62br

Guest
Meio indo na contramão, devo afirmar que por questões de economia em esquecimento de desligar, não vale a pena qualquer investimento maior que um barbante amarrado no dedo.

Se não, vejamos:

Esse mês paguei R$ 228,35 por uma conta de energia elétrica de 443 kWh, ou seja: R$ 0,5154 por kWh já com impostos, iluminação pública, e outras picaretagens mil do meu Brasil.

Se eu deixar o ferro de 30W (0,030 kW) esquecido por 5 horas ao dia, todos os dias (não há quem faça isso, mas se houvesse), o consumo mensal seria de: 0,030 kW x 5 h/dia x 30 dias x 0,5154 R$/kWh = R$ 4,50 por mês.

Uma hora de ferro de solda de 30W custa: 0,030 x 0,5154 = R$ 0,0154, ou seja, cerca de "um centavo e meio".

No entanto, defendo que se tome alguma providência nesse sentido por outras questões: riscos de acidente, oxidação excessiva da ponta do ferro de solda, superaquecimento do cabo e outras. Já por dinheiro, com um aparelho dessa potência, não acho tão significativo assim.

Saudações

Aron

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: aron62br on 07 de January de 2012, as 09:00:05
Espera ai pessoal, explica uma coisa para o velhinho:

Nunca trabalhei com estação de solda, mas estive namorando algumas, tanto de solda como retrabalho SMD. Mas tinha coisas prioritárias para adquirir.

Afinal, como funciona isso: o esquema indicado pelo ZAS é na realidade como um dimmer com um transformador de isolação, ou seja, atua como um PWM grosseiro, recorta a forma de onde e assim ajusta a tensão eficaz que vai ao ferro de solda. Ou seja, posso fazer de um ferro de solda de 100W (lá o cara limita a 30W) qualquer coisa entre zero e quase a potência nominal. Substituindo o ferro de solda por uma lâmpada incandescente de 25W posso "ver" isso.
Eu pensava que as estações de solda tinham realmente um sensor de temperatura no ferro de solda, e a tensão do mesmo seria controlada por um circuito que interpretaria o sinal desse sensor.
Alguém poderia me elucidar esse ponto?
Saudações
Aron

As estações de solda de "verdade" (tipo Weller) tem um sensor de temperatura na ponta (ou perto) e um circuito de controle ajustável de temperatura. Os mais baratos tem somente o controle de potencia (dimmer) e não conseguem ter um ajuste de temperatura preciso.

Outra alternativa pra deixar o ferro em "standy-by" enquanto não se está soldando, economizando um pouco de energia, mas um pouco aquecido pra que a retomada não seja demorada é ligar um diodo 1N4007 em série com a resistência do ferro e uma chave liga-desliga em paralelo com o diodo. Ao abrir a chave o diodo entra em ação e somente metade da corrente elétrica vai pra resistência. Ao fechar a chave, ficaria aquecimento normal.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

guitar_luthier

Guest
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pelas respostas pessoal, mas acho que vou me aventurar comprar uma onde eu possa deixar a temperatura dela com 30w, alguem me recomenda uma???

Scorpion

Handmaker
  1. e-castilho@hotmail.com

guitar_luthier

Guest
Scorpion, ela pega 30w?? porque só acho de 50w pra cima.Obrigado

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Quote from: guitar_luthier on 09 de January de 2012, as 11:31:59
Scorpion, ela pega 30w?? porque só acho de 50w pra cima.Obrigado

A potencia de uma estação de solda vai te dar uma idéia da recuperação da temperatura. Como você ajusta a temperatura que quer trabalhar, ela cobre toda a gama de potências de 0W até a sua potência máxima. Ou seja, pega 30W também.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

guitar_luthier

Guest
Muito obrigado Eduardo, eu comprei aquela que o Scorpion passou o link. Será que vem escrito nela 30,40,50,60w pra eu colocar na potência certa? porque nela está escrito só 60w.

Scorpion

Handmaker
  1. e-castilho@hotmail.com
esta escrito a temperatura que a ponta do ferro vai atingir!

ela tem um led indicando quando a ponta chega na temperatura desejada,

ótima compra! voce não vai se arrepender!

guitar_luthier

Guest
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Scorpion, fui na sua recomendação. vc monta pedais com ele? qual temperatura vc usa? muito obrigado.