Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 03:38:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajustar bias de polarização  (Lida 24182 vezes)
Epron
Visitante
« Responder #15 : 24 de Janeiro de 2012, as 17:16:38 »

- Você fez o amplificador usando layout próprio ou do autor ? Se fez layout próprio você tomou cuidado com as pontes ? Somente as ligações com bolinhas são ligações, os demais cruzamentos de linhas não. Por ex. RV1 é ligado somente a R11, mas tem um cruzamento entre eles que não é ligado. Confira tudo.

Fiz o layout apartir do esquema do artigo. Eu faço layouts há um bom tempo, e é muito dificil eu errar com coisas bobas, mas mesmo assim vou conferir tudo mais uma vez...

Citar
- Tem certeza de que os pontos A, B, C, D, E são para ligar o circuito de proteção ? No ponto A nem vai passar muita corrente pois não chegou nos transistores de saída.  Eu estou com o pensamento do GrAmorin, devem ser test points com tensões de referência.  Transcreva o texto do autor pra gente entender. Tá em outro idioma ?  Geralmente a lâmpada de proteção vai na fonte, não no meio do circuito.
Sim, esses pontos são do circuito protetor como o autor do artigo descreve. A lampada de proteção eu estou usando na entrada do primário do transformador.

Citar
- Circuito sem nomes de componentes nem valores são ruins pra gente ter uma visão do funcionamento, pelo menos diga quais são os transistores pra termos uma idéia.

- Suas medições são referenciadas ao terra do circuito ?

- Sem osciloscópio é como trabalhar no escuro, você não vai ajustar nada se pelo menos não tiver alguma coisa pra saber o que ajustar. De que adianta ter o trimpot se você não sabe em que ponto ele deve ficar pra que os transistores estejam polarizados adequadamente. Tá faltando informação ou você não entendeu alguma coisa do texto.

Eu entendo que é bem dificil voces me ajudarem com poucas informações, por isso estarei postando o pdf do artigo aqui para voces terem mais clareza nas informações.

Outra coisa que eu queria colocar aqui é que o amplificador funcionou. liguei ele numa fonte de audio e saiu som perfeitamente, mas como eu não queria deixar essa regulagem passar em branco estou insistindo nela.

Mais uma vez agradeço a ajuda de todos! Muito obrigado mesmo! =)

Segue o pdf.
http://www.4shared.com/office/Wj8c6EAE/amplificador_150w_rms.html

Abçs!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 24 de Janeiro de 2012, as 19:40:31 »

O autor tá de sacanagem !! Como é que se ajusta um dispositivo eletrônico com base na "intensidade luminosa" da lâmpada (que nem diz qual é). 

"Se o brilho de LP1 aumentou, desloque o cursor do trimpot para a esquerda até que o filamento da lâmpada fique aceso com baixa intensidade"

Quanto é baixa intensidade ? Quanto é bastante brilho ?  Depende da lâmpada ...  Espero que você tenha ligado o trimpot como no layout dele, senão ....

Fora a zona que é o documento, páginas fora de ordem e faltando.  O esquema do seu nem está no documento, mas um mais potente (que tem as tensões de referência em diversos pontos do circuito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Epron
Visitante
« Responder #17 : 24 de Janeiro de 2012, as 20:52:59 »

Pois é... realmente isso me deixou muito bolado e desorientado.
Eu liguei o trimpot como ta no esquema.

O esquema que eu postei inicialmente era só uma referencia, por ser muito semelhante ao esquema do artigo. Mas eu segui o esquema desse pdf.

Talvez teria sido melhor ter montado um power menos complicado.  Embarrassed

Enfim, vou trocar o trimpot pois o mesmo quebrou quando eu tirei ele da placa.
Mais sugestões são sempre bem vindas!

Abçs e obrigado! =)
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #18 : 24 de Janeiro de 2012, as 20:55:21 »

Camaradinha Epron:
Tá usando mesmo o 2N3055??
Se tá, se prepara pra ficar trocando, pois a tensão Vce=70V, e a tua fonte, segundo o que tu falou, é de 2*46V=92V.
Idem o BC557, que é para 45V
Idem o BD137 que é para 60V
Idem o TIP31 que é pra 40V

Só boa sorte não vai chegar!
Parei por aqui.

T+
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #19 : 24 de Janeiro de 2012, as 22:27:41 »

Opa!
to usando eles sim! =/

To pensando sériamente em montar outro power... parece que não tem mais opção...
Qual power voces me recomendam para 46V/4A ?

Queria um de 150W pra cima em uma carga de 4r...

Abçs!
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #20 : 29 de Janeiro de 2012, as 23:46:52 »

Olá amigos!
Depois de muita luta e perdas de cabelos fazendo a revisão do circuito, descubro o erro.
Eu coloquei o R11 com 680K e na verdade era 680r.
Após trocar ele, consegui fazer o ajuste como dizia no artigo.
Com a lampada e com o miliamperimetro.
Deixei a correte em 20mA

Só o que eu não entendi, foi que na medição das tensões como tem no esquema. Não consegui deixar igual em hipótese alguma o valor de 1,2V simétricos na base de T5 e T6...
Mas fora isso o ajuste esta feito conforme dito no artigo!

Abçs e obrigado a todos que me ajudaram! ^^
Registrado
Garuda
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 4

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 0



« Responder #21 : 30 de Janeiro de 2012, as 07:06:44 »

Eprom, uma vez um "veio" bacana me ensinou como ajustar amplificadores como esse.

A primeira coisa que você deve fazer é fechar curto na entrada de audio do amplificador.
Pega um pedaço de fio e una o (+input) com o (-input), para que nenhum ruido seja captado e altere os resultados.

Esqueça essa lampada.
Instale uma resistência de 10R na linha positiva e outra igual na linha negativa,
entre a fonte e o amplificador.

Essas resistências vão limitar a corrente para o caso de você ter feito alguma barbaridade.
Também vão vervir para o ajuste da corrente de repouso que o amplificador vai consumir.
Essas resistências podem ser de 1W, 2W, 5W ou 10W.

Mas se tiver algo em curto as de menor "Wattagem" vão Queimar na hora e mesmo sem nada errado
vão ficar quentinhas.

Agora, ligue o amplificador na fonte (com as resistências e sem o falante na saida) e fique
esperto para desligar rápido se alguma coisa der errado.

Você deve medir a queda de tensão em cima dessas resistências protetoras.
Na linha positiva com 10R e 20 miliamperes passando você vai ler 200 milivolts com o multimetro.
Se estiver acima ou abaixo disso, ajuste o trimpot.
Na Resistência da linha negativa você vai ler alguma coisa como 155 milivolts com 15,5 miliamperes passando.
(é normal a corrente ser menor no lado negativo mesmo).

Agora veja com está o offset, coloque uma ponta do multimero na saida e a outra no GND.
Se precisar diminuir para algo como 2 milivolts ou menos você precisa ajustar a reistência R4.
Se mecher na resistência R4, verifique a corrente de repouso novamente.
Use um tripot multi voltas de uns 2k em série com uma resistência de uns 2k2,(é so um exemplo).
  
Se tudo estiver OK, retire as resistências, o curto da entrada e coloque uma música para testar. Head Banger


« Última modificação: 30 de Janeiro de 2012, as 07:08:16 por Garuda » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #22 : 30 de Janeiro de 2012, as 10:57:49 »

Calculei as corrente de polarização no circuito.  Com 20mA na fonte,  para um 2N3055, passa mais ou menos 10mA de corrente de polarização.  É PEQUENINHA!  pode ter problemas de crosover no amplificador.  eu aumentaria par uns 40mA na fonte, pelo menos.

...1,2V entre as bases dos transistores, é uma aproximação, nunca vai ser exato.  O que importa neste tipo de ajuste, é a corrente de bias, não a tensão entre bases....   principalmente porque vai variar com a temperatura.  inclusive o transistor de polarização deveria estar acoplado termicamente no dissipador, para compensar deriva térmica na base dos 2N3055.

Por favor, revise o teu projeto, pois na opinião de um "veio"  volta e meia vai queimar.  troque para transistores de maior tensão, ou baixe o valor da fonte.

T+
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #23 : 30 de Janeiro de 2012, as 17:19:53 »

Obrigado pelas respostas!
Vou ajustar aqui e fazer as medições certinhas.

Depois eu volto com o resultado! =)

Muito obrigado mesmo gente!
Abçs!

-----
Fala ae galera!
Bom, fiz o ajuste aqui, medi a saida e deu aproximadamente 10mV...
Ajustei pra uns 23mA a corrente.
E coloquei o bixo pra tocar...

Com um volume na metade e o som ja alto pakas, os transistores 2n3055 não esquentaram quase nada, nem deu pra queimar o dedinho.
Só oque eu notei foi que o dissipador de T4 estava quente... Será que esta sendo sobrecarregado ?

Todas as tensões estão normais.

Abçs!
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2012, as 18:35:28 por Epron » Registrado
Garuda
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 4

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 0



« Responder #24 : 30 de Janeiro de 2012, as 22:08:28 »

Epron afinal de contas onde você está usando a lampada?

Se você está usanddo apenas na linha positiva, você está protegendo
a mãe e entregando as filhas.

Você precisa limitar a corrente na linha positiva e na negativa também, cuidado!!!

Eu acho que o cara do artigo errou quanto as tensões nas bases de T5 e t6.
Você deve ler algo como 1.8V. (3 x 0.6V)

Você deve ler 1.2V aproximadamente com uma ponta do multimentro na base de T5 e com a outra ponta
no emissor do T7.

Você de ler 0.6V com uma ponta do multimetro na base de T6 e a outra ponta no emissor do mesmo T6.

Com 20 miliamperes passando na linha positiva, e com offset na casa dos "micro volts",
nos transistores de saidas você terá algo como 1.5 miliamperes passando em cada uma das saida.
Todos os 4 transistores de saida devem estar conduzinho esse corrente.

Como você está usando Resistores de 0.33 ohms a queda de tensão em cima deles será de 0.5 milivolt.

De fato é uma corrente de polarização bem baixa mas é um dado do projeto.

DE qualquer forma, coloque uma música com o volume bem baixinho e aumente a corrente aos poucos.
Você vai perceber que o som vai melhorando e apartir de uma certa possição não vai mudar nada no som.
Apenas vai esquentar os dissipadores.
Use o trimpot com se fosse uma tarracha de guitarra. mas cuidado!!!

Essa questão de classe AB é justamente para minimisar a distorção de crossover em baixos volumes.
No seu caso, é preferivel que seja um Bias baixo mesmo, porque você está no limite.

Acredito que esse amplificador tenha um ótimo som, mas tem uma falha grave de projeto.
Justamente nesse circuito do T3, chamado de servo, servo bias, sensor de temperatura, multiplicador de VBE, entre outros.
Eu chamaria de "BIAS DA MORTE".

Talvez seria melhor você usar um to-220 no transistor do amplificador de tensão o T4 e nos drives também.

Apesar de você estar usando uma tensão um pouco maior, essa plaquetinha ai
protetora de curto é o chamado "V/I Limiter", ou limitador de Potência.
Ela vai garantir (espero que sim) que suas saidas trabalhem dento do SOA.

Boa sorte!!!  
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #25 : 31 de Janeiro de 2012, as 13:53:12 »

Epron afinal de contas onde você está usando a lampada?

Se você está usanddo apenas na linha positiva, você está protegendo
a mãe e entregando as filhas.

Você precisa limitar a corrente na linha positiva e na negativa também, cuidado!!!

Estava usando no primário do transformador aonde entra a fase da rede. Mas vi que a lampada limita a tensão na fonte, então decidi tira-la pra fazer o ajuste correto.
Citar
Eu acho que o cara do artigo errou quanto as tensões nas bases de T5 e t6.
Você deve ler algo como 1.8V. (3 x 0.6V)

Você deve ler 1.2V aproximadamente com uma ponta do multimentro na base de T5 e com a outra ponta
no emissor do T7.

Você de ler 0.6V com uma ponta do multimetro na base de T6 e a outra ponta no emissor do mesmo T6.

Não, eu medi as bases em relação ao terra. Tudo o que eu meço é em relação ao terra. Achei uma tensão de 1.0V e -0,6V.

Citar
Com 20 miliamperes passando na linha positiva, e com offset na casa dos "micro volts",
nos transistores de saidas você terá algo como 1.5 miliamperes passando em cada uma das saida.
Todos os 4 transistores de saida devem estar conduzinho esse corrente.

Como você está usando Resistores de 0.33 ohms a queda de tensão em cima deles será de 0.5 milivolt.

De fato é uma corrente de polarização bem baixa mas é um dado do projeto.

DE qualquer forma, coloque uma música com o volume bem baixinho e aumente a corrente aos poucos.
Você vai perceber que o som vai melhorando e apartir de uma certa possição não vai mudar nada no som.
Apenas vai esquentar os dissipadores.
Use o trimpot com se fosse uma tarracha de guitarra. mas cuidado!!!

Essa questão de classe AB é justamente para minimisar a distorção de crossover em baixos volumes.
No seu caso, é preferivel que seja um Bias baixo mesmo, porque você está no limite.

Acredito que esse amplificador tenha um ótimo som, mas tem uma falha grave de projeto.
Justamente nesse circuito do T3, chamado de servo, servo bias, sensor de temperatura, multiplicador de VBE, entre outros.
Eu chamaria de "BIAS DA MORTE".

Realmente o autor explicou muito mal. Eu acredito que esse projeto seja antigo, da decada de 80.
A questão é, qual é a corrente mais segura pra usar ? Eu ja to no limite de tudo. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Citar
Talvez seria melhor você usar um to-220 no transistor do amplificador de tensão o T4 e nos drives também.

To-220 ? Isso não é o nome do encapsulamento do transistor ? Enfim, estou usando o BD139, eu sei que no artigo ele pede o BD137, mas de acordo com o datasheet o BD139 aguenta mais. rs Estou usando dissipador de calor + pasta termica em T4 e T3 e tambem nos transistores de potencia que estão em um belo dissipador que me custou 60 reais... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Nota, são 4 trasistores de potencia!

Citar
Apesar de você estar usando uma tensão um pouco maior, essa plaquetinha ai
protetora de curto é o chamado "V/I Limiter", ou limitador de Potência.
Ela vai garantir (espero que sim) que suas saidas trabalhem dento do SOA.

Boa sorte!!!  

Pois é, eu tirei a placa protetora, achei que ela só protegesse contra curtos. E tirei porque achei que ela tivesse influenciando no ajuste. Mas acho que vou coloca-la de novo, ja que agora esta tudo bem! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Abçs! =)
Registrado
Garuda
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 4

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 0



« Responder #26 : 31 de Janeiro de 2012, as 18:39:48 »

Epron eu acho esse esqueda ai da lampada um tanto impreciso.

Como você disse, uma parte da tensão fica na lampada, a resistênsia da lampada varia conforme
a temperatura, tem as perdas do transformador, etc.

É querer medir uma molécula com passos de um cara manco e no escuro.
Daquele jeito que eu falei, vc fica sabendo a corrente que está passando na cara do gol.

Mas vocÊ fez certo em ligar a lampada para testar de primeira, ligue qualquer coisa, torradeira,
ferro de solda, ferro de passar roupa a cabeça do seu primo (srrsrs),
mais liga em alguma coisa para limitar a corrente.

De fato o cara explicou muito mal as coisas, está meio com cara de Enrolatrônica Total.
Mas não significa que seja uma amplificador ruim não!!!
Eu achei interessante essa entrada bootstrap.

A única coisa de errado é esse trimpot ai do Bias,
nunca use trimpot sem que o cursor esteja unido com uma das pontas.

Se esse T3 ai cortar, a tensão da fonte vai cair em cima dos circuitos Base-Emissor dos drives e saidas.
Onde deveria ter 1.2V e 0.6v, você vai ter 47V ferrando com tudo!!!

Esses TO-126 do BD-139 geralmente eu vejo em amplificadores de +35/-35 volts.
Coloque um TO-220 no amplificador de tensão e nos drives, para garantir.

Experimenta fazer como eu disse, meça "em cima" do componete, meça com uma ponta na base e outra no emissor.
Qualquer coisa abaixo dos 0.6V em qualquer um dos Ts você vai saber quem é o culpado.
Se não tiver mais erros, provavelmente algum Ts já estragou.

Devido as falta de informação, faça aquilo que eu disse, vai girando o trimpot e escute o som.
Sempres tocando o dissipador com os dedos para ver se está esquentando.

A voz da experiências do товарищ Patines falou mais alto e eu demorei 6 meses para perceber
que era 20 miliamperes no primario do transformador.

Abraços!!!
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2012, as 18:50:22 por Garuda » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal