Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:32:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bateria CR2430 3V com terminais p/ soldagem  (Lida 4557 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« : 30 de Janeiro de 2012, as 19:33:16 »

Alguém já viu venderem esse tipo de bateria com dois terminais para soldagem direta na placa?

Estou com um Lexicon LXP-5 (meio rack) parado do qual gosto muito e quero poder voltar a usá-lo, já que os presets e ajustes são mantidos por essa bateria e que, no caso dessa original do aparelho, já foi para o espaço.
Afinal já são mais de quinze anos... de resto está ótimo, inclusive os encoders tipo pot que o povo acusa como vilões do mau funcionamento do bichinho.

As baterias sem terminais, discos comuns, já as encopntrei, porém o ideal seria usar uma como a que vem nele, com terminais de soldagem. Essas só as encontrei na Mouser.

Se não achá-las por aqui pretendo usar os terminais da bateria velha e soldá-los numa nova. Mas fico meio receoso de fazer isso e sair destruindo uma a uma. Alguém já experimentou fazer isso?


Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 30 de Janeiro de 2012, as 20:07:28 »

Com terminal nunca achei.
Tive que soldar terminais tambem...
Nao recomendo que solde o mesmo terminal da bateria velha.
Isso porque pode demorar para a soldagem por causa do tamanho do terminal.
Use terminal de resistor ou capacitor, ou ate mesmo um fio.
Obvio que nao deve demorar na soldagem, nem preciso comentar isso, creio que ja saiba.
Quanto mais esquuentar a bateria nova, ela avai poerder um pouco da carga, e pode fazer cabum se esquentar demais.

Uma dica que dou, é dar uma raspada na bateria, passar uma solução de breu, ou pasta de soldagem, dar um pingo de solda.
Sobre esse pingo, coloque o terminal e derreta o pingo de solda.
POde soldar o terminal da outra desta forma acima, mas recomendo que raspe-o tambem, e estanhe antes.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 30 de Janeiro de 2012, as 20:11:17 »

Obrigado pela força, Amorim! Vou fazer do jeito mais delicado e rápido possível. A parte do "cabum" também me passou pela cabeça e não é muito animadora... Grin
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 30 de Janeiro de 2012, as 20:16:04 »

Mas pode ficar tranquilo com o cabum  Cheesy
Isso so acontece se deixar o ferro de solda encostado por mais de 20 - 30 segundos.
Da tempo suficiente para soldar tranquilo, mas só atenção para nao demorar muito com o ferro de solda, porque quanto mais esquentar a bateria, ela vai descarregar.
Nao solde os dois terminais de uma vez. Espere esfriar para soldar o segundo terminal.
Registrado

Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #4 : 31 de Janeiro de 2012, as 08:35:11 »

Alex, veja se estas servem?

http://www.sta-eletronica.com.br/v1/html/produtos.php?grupo=448180&subgrupo=448187&subsubgrupo=448192
Registrado
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #5 : 31 de Janeiro de 2012, as 08:52:19 »

Alex, eu tenho a 2450 com terminal, serve?

24 = diâmetro
30 ou 50 = espessura
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 31 de Janeiro de 2012, as 13:57:45 »

Luis, muito obrigado! Mas devo ver com o Fernando mesmo. O nome da loja me lembrou do Robin do seriado televisivo Batman: "Santa Eletrônica, Batman!!!" Grin

Fernando, vou mandar mp para voê, ok? eu na verdade at~e comprei 3 baterias CR2430 das sem terminais, mas vou tentar ver como ficam tentando soldar terminais nelas. De qualquer forma quer ver como ficam essas CR2450 na placa, pois o espaço é bem justo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #7 : 31 de Janeiro de 2012, as 14:46:27 »

Alex, ja respondo tua MP ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Lembrei agora que tenho os suporte de bateria

Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #8 : 31 de Janeiro de 2012, as 14:48:20 »

Eu tenho uma técnica nada ortodoxa para soldas críticas assim, uso um suporte de metal (algo como um alicate) cheio de pasta térmica nas pontas encostando nos terminais opostos a solda e coloco um ventilador bem perto, antes de soldar aplico Breu rapidamente nos contatos do componente sensível, e estanho a base ou fio que vou "juntar", depois encosto, passo o ferro rápido só para segurar no breu e lasco o estanho bem rápido por cima.

Para dessoldar uso uma técnica parecida, uso o alicate com pasta térmica do outro lado com o ventilador bem perto, conforme vou derretendo e sugando a solda.

Assim minha janela de trabalho passa de 20 segundos para quase 60 sem riscos.

Nunca queimei uma CI fazendo isso, e sempre soldo ou dessoldo sem dar intervalos de tempo entre um terminal e outro.

Deve funcionar com suas baterias também
Registrado
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #9 : 31 de Janeiro de 2012, as 14:56:51 »

felixmeirelles, suas chances de sucesso são 33%

1 - Ela pode explodir

2 - Ela não funciona mais

3 - Ela funciona

A soldagem de terminal de bateria montada - com ou sem carga - é feita com ataque ácido, etc... É um processo químico (o Eduardo deve poder explicar melhor).
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #10 : 31 de Janeiro de 2012, as 15:53:20 »

Olha eu já soldei pilhas, mas como o corpo é uns 400% maior não dá para comparar.

Lógico que para algo mais profissional a ideia de soldar baterias é algo altamente arriscado.

E evidente que a solda na bateria usando ferro é uma gambiarra, porque a resistência mecânica é comprometida, uma vez que a base(bateria) não chega a uma temperatura ideal para aderir bem o estanho.

É o famoso soldou, colou e enrolou.

 Legal!

Costumo a usar o nada recomendado termômetro "dedal" para saber a hora de parar.

Mas não existe garantias neste processo nem amor em Sp.

 Cry

O vídeo de um mano soldando baterias:
http://www.manorc.com.br/Videos/Soldagem.avi

Fonte:
http://www.manorc.com.br/inicial_dicas.htm


« Última modificação: 31 de Janeiro de 2012, as 16:13:48 por felixmeirelles » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 31 de Janeiro de 2012, as 17:26:35 »

Felix,

São baterias do tipo "botão"' diferentes e mais chatinhas de soldar.

Fernando,

Acho que vou esperar e dar preferencia para as suas 2450 com terminais. O problema seria o espaço, pois ela e mais gorda que a 2430, e por isso tambem não creio que suportes seriam possíveis. Mas nada como ter o material na mão para testar.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 02 de Março de 2012, as 17:47:24 »

Só para fechar o tópico:

O Fernando (fovb) me enviou numa rapidez e gentileza incríveis as baterias que, com apenas um pouquinho de jeito, funcionaram perfeitamente. Pude fazer a gig com o equipamento que eu desejava levar graças a ele. Meu muito obrigado novamente.

Tópico trancado!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal