Chaveamento com AVR e relê

Started by Victor Nery, 14 de February de 2012, as 10:59:44

Previous topic - Next topic

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Alguém tem ideia de como montar um desses? www.muzique.com/schem/bypass.htm Segundo Jack, o circuito usa um microprocessador AVR, um latching relay, uma chave momentanea e alguns componentes.

Abraçi
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

felfoldi

Guest
Posso estar errado, me corrijam se eu estiver falando besteira mas, acho que não compensa utilizar um microcontrolador/microprocessador para fazer o bypass... Creio que a  mão de obra compense usar a DPDT ou 3PDT. A não ser que haja redução de 'pop' no acionamento (o que duvido um pouco, já que o relé é um dispositivo eletromecanico). Mas isso tudo é apenas palpite.

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: felfoldi on 14 de February de 2012, as 11:51:52
Posso estar errado, me corrijam se eu estiver falando besteira mas, acho que não compensa utilizar um microcontrolador/microprocessador para fazer o bypass... Creio que a  mão de obra compense usar a DPDT ou 3PDT. A não ser que haja redução de 'pop' no acionamento (o que duvido um pouco, já que o relé é um dispositivo eletromecanico). Mas isso tudo é apenas palpite.

O relé é tão barulhento quanto uma DPDT... e você não vê o pessoal do TRUE BYPASS FOREVER dado idéias de tirar as chaves dos circuitos.

Circuitos de bypass mal projetados dão cliques! Não é uma questão da tecnologia A ou B!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Trata-se de um projeto encontrado na AMZ. Acho difícil ser um projeto mal feito uma vez que a própria descrição explica o que é feito para ajustar o bypass de modo a proporcionar o melhor chaveamento possível. O motivo é transformar um Boss em true bypass sem fazer aquela gambiarra de por a chave DPDT ou 3PDT em cima do pedal. E a experiência que tive com relês, de um projeto que encontrei postado aqui no site, é de um chaveamento bem silencioso exceto pelo click interno que o relê faz... que mesmo assim é mais silencioso do que as molas das chaves mecânicas. Alguma ideia?

Abraço

GrAmorin

Hand MasterMind
Veja só, nao julgo que o projeto da AMZ seja mal feito, mas o fato de ter sido tal ou aquele nao quer dizer que seja mal feito ou bem feito.
É comum ver marcas boas fazer algumas coisas mal feitas...
Tem como adaptar um sistema TBP em um Boss sem colocar a chave do lado de fora.
Ha varias possibilidades para isso.
Uma delas é adapatar uma chave no lugar da chave NA que fica embaixo da parte movel que aciona o efeito.
Outra forma, é usa o rele, usando o proprio flip flop do circuito (é o que eu faço em meus pedais).
O flip flop do sistema de chaveamento original dos Boss e similares, sao capaz de acionar um rele.
Elimina-se os FETs. As conexoes que iam aos FETs vai ao rele.
Em um dos transistor do FF coloca o rele (nao esqueça do diodo em paralelo com a bobina do rele).

Em minha opiniao é um disperdicio usar um AVR ou ate mesmo PIC apenas para acionar um rele de um unico efeito.
Ja se fosse 2 efeitos, e so um que deveria ficar acionado por vez (como por exemplo um over drive e um distortion), ai sim vale usar um AVR...

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Minha ideia é usar a chave que já vem no boss. Que esquema você está usando? Teria como postar?

Abraço