Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 04:40:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Desenvolver Amp Pessoal com saida para Fones e Nível de Linha  (Lida 4832 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 05 de Março de 2012, as 09:18:36 »

Bom pessoal, agora que comprei um ampinho Crate FW15R, eu me livrei deste problema.
Mas um amigo meu que mora num apartamento me falou deste mesmo problema que eu tive:
Depender do PC para tocar com fones de ouvido e não incomodar ninguem.

As soluções meia-boca não são satisfatórias, então eu pensei que aqui no HM "nos" (coloco
entre aspas pois eu sou um burro pra estas coisas) poderiamos desenvolver um "pedal" que
resolvesse este que é um problema de quase todos os iniciantes no mundo da música.

A proposta seria a seguinte:

Condor Cabinet Simulator (ou similar)
+
Amplificador mono, tipo para fones de ouvido (sem tonestack, apenas volume)
+
Circuito para "abrir" o sinal para dois canais (tipo o usado pela Boss nos pedais "estéreos")
+
Circuito para saidas de nível de linha (jacks RCA, dois canais) e para headphones (jack P4 estereo).


Tudo numa placa só.


Então seria um pedal (alimentação de 9V.) que ficaria no final da cadeia de pedais e seria
bem prático pois permitiria praticar/tocar em qualquer lugar.

Poderia ser usado por exemplo: Guita->um pré-amp/pedal, ou vários->este pedal que estou propondo-> headphones ou som normal de casa (pela saida de nível de linha)


Imagine, você faz um pedal/pré-amp novo e gostaria de mostrar ao seu amigo que não tem equipamento de guitarra na casa dele, você levaria pra casa dele
o tal pedal novo e este que eu proponho, e poderia ligar ele até no som da casa do cara, pois o Condor já simularia o gabinete/caixa de guitarra.

Tambem seria útil para fazer gravações direto no PC, levar para a casa da praia/campo, quintal, terraço, e sem têr que levar a tralha toda.
Qualquer equipamento de som (mini-sistem, hi-fi stereo, caixinha de computador, etc.) seria o seu PA!

Alguns pedais como o Behringuer GDI tem saida para uma mesa de som e tal, mas não há uma solução handmade e com qualidade e simplicidade de uso.

O aspecto complicado é a saída de nível de linha, pois se fosse apenas para headphones, por serem passívos, seria necessário apenas o condor e um amp simples
que teria a sua saída mono ligada nos dois "canais" do headphone.

Mas a saida de nível de linha para ligar na entrada de AUX/CD player/MP3/placa de som do PC, é que complica pois estas entradas são ativas e você não pode
curtar elas ligando algo que é mono nas duas entradas do equipamento.
Porém como tudo que é difícil no final é melhor, esta saída em nível de linha traz versatilidade a este projeto Handmades.  

Vamos lá?

Abraço.    
« Última modificação: 07 de Março de 2012, as 09:07:06 por Ferro_Velho » Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #1 : 05 de Março de 2012, as 10:27:51 »

Interessante esta tua proposta.
Acredito que um pré, normal dê conta desse estágio para entrada AUX; onde a ligação em estéreo, pode ser feita no pré mono, através de "saida falsa".

Vou ver o que consigo.

Abraços.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 05 de Março de 2012, as 10:38:21 »

Citar
Interessante esta tua proposta.
Acredito que um pré, normal dê conta desse estágio para entrada AUX; onde a ligação em estéreo, pode ser feita no pré mono, através de "saida falsa".

Vou ver o que consigo.

Abraços.

Lembrando que o legal é que você possa usar o pré-amp que quiser nele.
Pois soluções assim já existem como o GDI e o Amplug da VOX.
Porém eles não são versáteis, é ele e acabou. E neste projeto poderiamos
usar o set de pedais que quisermos antes do tal pedal.

Outro aspecto interessante seria "quebrar" o tal circuito que os pedais com
saida "estéreo" como os da Boss têm.

Que tal Handmades Personal Amp. como nome da "coisa"?  

HPA-1 (tá bom assim Plautz?)  Anjo

Abraços.
« Última modificação: 05 de Março de 2012, as 10:41:10 por Ferro_Velho » Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #3 : 05 de Março de 2012, as 20:24:32 »

Buenas

Passei por situação parecida e resolvi o problema de uma forma simples.
Eu estou começando a tocar e como me falta tempo (trabalho, sou casado e estudo engenharia mecânica) de construir meu amplificador (já tenho a caixa pronta e o falante de 12"), resolvi montar um amplificador para fones, por ser mais rápido.
Usei um circuito com LM386 mono e na saída deste conectei um jack P2 estéreo com os dois lados ligados juntos (os dois autofalantes dos fones em paralelo) com um pré com controle de ton mais uma distorçãozinha com diodos em antiparalelo.
Voltando a situação, certo dia estava consertando meu receiver Gradiente 1260 e esqueci de desconectar a saída de sinal do note da entrada do receiver e bum. Um canal do computador ficou com o som bem baixinho, que mal da para escutar.
Contornei o problema ligando a saída do note no amplificador para fones, utilizando um cabo com P2 estéreo numa ponta e P10 mono na outra.
No P2 do cabo conectei um resistor de 10k em cada canal, fazendo um "mixer".
Funcionou perfeitamente e inclusive estou utilizando o sistema agora.
Quem sabe esta simples idéia não o ajude.

Abraço

Registrado
jpdiman
Visitante
« Responder #4 : 05 de Março de 2012, as 22:12:39 »

Uma alternativa ao condor cab simulator, visando diferentes timbres, seria aquele simulador de falante celestion vintage 30 que peguei em algum fórum gringo, mas se não me engano, uma galera daqui do HM que contribuiu bastante! Wink
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #5 : 05 de Março de 2012, as 23:29:17 »

Construi um amp pra fone de ouvido usando o TDA 2822M, achei ele mais eficaz do que o LM386...

Mas gostei muito da idéia desse amp mais completo. Mas achava melhor fazer um preamp completo e integra-lo a um cabeçote de um amplificador. Acho que tem muitos préamps com recursos parecidos. Uma boa idéia, seria pegar um preamp famoso por seu desempenho e ir acrecentando mais etapas.

Abçs!
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #6 : 06 de Março de 2012, as 15:24:01 »

Pessoal, por favor leiam bem o primeiro post.

A proposta visa criar algo que possibilite o uso de nossos pedais
e pre-amps já existentes, ou seja, não é criar um pre-amp que possa ser usado
com headphones ou coisa do gênero.

Seria um pedal com apenas um potenciometro (de volume) e possa servir como
"mini power amp" com saida para headphones e nível de linha para facilitar a
ligação em um som de casa (caixa acústicas normais, sem ser de guitarra).

Desta maneira, quem ainda não teve condições de comprar um amp, poderá
usa-lo como quebra-galho até conseguir comprar algo mais definitivo.
E tambem facilitar o tocar e o praticar em lugares em que não se possa
levar um amp mesmo.

Estou achando estranho que nenhum dos mais experientes aqui do HM tenha
se mostrado interessado neste projeto, acho que seria uma grande ajuda para
todos os membros daqui, pois quem não quis tocar num lugar diferente do normal,
e tambem tocar sem incomodar vizinhos e familia?
E usando o equipamento (pedais, pré-amps, efeitos.) que já tem e/ou que você
mesmo fêz.

Abraços.
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 19:05:32 por Ferro_Velho » Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #7 : 07 de Março de 2012, as 00:01:27 »

Buenas

Citar
Seria um pedal com apenas um potenciometro (de volume) e possa servir como
"mini power amp" com saida para headphone...

Resposta

Citar
Usei um circuito com LM386 mono e na saída deste conectei um jack P2 estéreo com os dois lados ligados juntos (os dois autofalantes dos fones em paralelo) com um pré com controle de ton mais uma distorçãozinha com diodos em antiparalelo.
Sem o pré.

Citar
...nível de linha para facilitar a
ligação em um som de casa (caixa acústicas normais, sem ser de guitarra).

Resposta

Citar
... utilizando um cabo com P2 estéreo numa ponta e P10 mono na outra.
No P2 do cabo conectei um resistor de 10k em cada canal, fazendo um "mixer".
Podem ser usados 2 rca no lugar do P2, mantendo os resistores, utilizando o sinal da entrada do amplificador para fones.

Espero ter ajudado
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #8 : 07 de Março de 2012, as 08:39:43 »

marcioulguim

A parte da amplificação com o LM386 é útil sim.
Porém, eu não sei se o sistema de usar os resistores de 10k
serão suficientes.
Se você olha pelo ponto de vista da (vamos imaginar um receiver hi-fi stereo)
entrada de AUX de um receiver, elas são ativas e ligar assim seria colocar-las
em curto, não?
Eu tenho uns esquemáticos de splitters para guitarra e os canais que são acrescentados
são isolados por transformadores, justamente para evitar o curto nas entradas dos amps.

Acho que podemos fazer "qualquer" simulador de gabinetes, "qualquer" amplificador mono,
"qualquer" circuito para abrir pros dois canais e "qualquer" circuito para criar uma saida de linha
e para headphones.
Mas acho que teriamos que fazer todos eles.  Menos que isso seria, ou algo que já existe, ou
algo que não seria tão versátil.

Mas vamos necessitar dos grandes layoutistas/desenvolvedores daqui do Handmades.
E eles estão meio que "de férias" daqui... Embarrassed


Abraços.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal