Afinador Diy

Started by Alfredo Padrao, 07 de March de 2012, as 00:09:11

Previous topic - Next topic

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Não sei se este é o forum correto; caso não seja, administradores fiquem a vontade para mover!

Eu estava procurando um "afinador", pois o do meu filho parou de funcionar; era um Groovin GCT350.

Ao buscar no (google_it) me deparei entre outros com este modelo "diy" que me dispertou interesse, dei uma olhada, e como não achei muito difícil, vou partir para empreitada de executar um, caso alguém mais tenha interesse, segue o link: http://www.schickt.de/index.php?entry=entry080606-004307

Caso alguém tenha algum outro a indicar, aceito sugestões.

Abraços,
Alfredo

Ariel Ferreira

Guest
Amigo, existem afinadores de R$: 30,00 , mas se tu quiser fazer por experiência, acho válido.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Eu já montei esse afinador.

Ele tem um grande problema de instabilidade que até hoje não resolvi.

Aqui segue fórum sobre o mesmo:

http://forum.musikding.de/vb/showthread.php?22936-DIY-Stimmger%E4t

-----

Segue imagem:

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Marcos, quanto em média se gasta nesse projeto?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Marcos Câmara

*
Iniciante
Acredito que com o pic já gravado, fique em torno de uns 50,00.

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Quote from: Ariel Ferreira on 07 de March de 2012, as 09:14:19
Amigo, existem afinadores de R$: 30,00 , mas se tu quiser fazer por experiência, acho válido.

Com certeza não é apenas uma questão de preço!  Mesmo porquê se tivesse que comprar todo material, ficaria mais caro que um afinador dos mais baratos.

Quote from: Marcos Câmara on 07 de March de 2012, as 09:20:27
Eu já montei esse afinador.

Ele tem um grande problema de instabilidade que até hoje não resolvi.

Aqui segue fórum sobre o mesmo:

http://forum.musikding.de/vb/showthread.php?22936-DIY-Stimmger%E4t

-----

Marcos, Obrigado pelas informações; inclusive ontém quando estava pesquizando, vi que tinha um post seu no forum citado.  Não entendi bem se a instabilidade é uma questão de software ou hardware.

Como tenho todo material, vou me aventurar.

Abraços,
Alfredo

Marcos Câmara

*
Iniciante
Alfredo,

você tem o layout?  Talvez eu até poste ele aqui, pois quanto mais se aventurarem como você, maiores as chances de resolvermos o problema da instabilidade.

Abraço.

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Esse projeto é super válido, para se entender e trabalhar com esses processos, mas eu não perderia tempo com ele, pois há bons afinadores, com display próprio, por uns 8 dólares, entregues no Brasil.

http://www.dealextreme.com/p/universal-clip-tuner-for-guitar-1-x-cr2032-72522

whitebilly

Guest
Gostei deste afinador de 8 doletas!  :-\

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Quote from: Marcos Câmara on 07 de March de 2012, as 13:45:21
Alfredo,

você tem o layout?  Talvez eu até poste ele aqui, pois quanto mais se aventurarem como você, maiores as chances de resolvermos o problema da instabilidade.

Abraço.

Marcos, tenho o layout sim, mas fique a vontade para postar, pode ser que outros se interresem, e neste caso facilitaria.

Quote from: Adiel on 07 de March de 2012, as 13:47:07
Esse projeto é super válido, para se entender e trabalhar com esses processos, mas eu não perderia tempo com ele, pois há bons afinadores, com display próprio, por uns 8 dólares, entregues no Brasil.

http://www.dealextreme.com/p/universal-clip-tuner-for-guitar-1-x-cr2032-72522

Adiel, como já disse antes não é só questão de preço.  Este que você mostrou está muito barato, (só que importando demora muito para chegar), aqui perto de casa, eu encontrei desde R$ 29,90 a R$ 65,00 e é claro que vou comprar um destes mais baratos, enquanto não monto este outro, mais como um aprendizado, e como um desafio já que não está estável.

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Isso mesmo, Alfredo.  Concordo plenamente com o valor do projeto como aprendizado, conforme já havia declarado antes.  Porém, não acho o resultado final tão prático, dadas as dimensões finais e o acabamento.  Esse afinador do link acima funciona magnificamente, tenho um aqui, e devo comprar outros, para "esquecer" nas cases dos meus violões sem afinador embutido...    ;)

Boa sorte com o projeto, e mantenha-nos informados!   :tup

GrAmorin

Hand MasterMind
Pessoal, nao é só a questao preço, ou aprendizado.
O espirito DIY nao é ter ou usar o que nós mesmo fizemos?
O prazer disto fica acima do valor monetario, e igual ou acima do aprendizado. Digo igual, porque aprendizado tem um valor inestimavel.

Marcos, a instabilidade nao é por causa de alguma interferencia? como fonte ou blindagem?

Me interesso em me aventurar neste projeto, estou junto.

JA que o interesse é u8m afinador diy, tenho um projeto que é afinador e metronomo. Nao testei, mas se quiserem, compartilho.
O unico negativo é uma chave dificil de encontrar.

Marcus Vinícius

Colaborador
Também me interesso no projeto, até pra quebrar o paradigma de que afinador handmades "não dá"
como muitos dizem por ai, eu estava procurando um projeto que tivesse aqueles display's de 7 segmentos
para trabalhar com 3 leds, vermelho a esquerda, vermelho a direita e verde no centro, acho que fica com um ar
mais vintage, e mais visível de longe também, lembrando que é uma opção minha, OK?

Boa sorte para os amigos que entraram no projeto!
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!

cesar.carazza

Colaborador
Só não ajudo por não entender quase nada para criar ou melhorar algo do tipo, mas aprovo a iniciativa, meu sonho é montar um afinador DIY.

GrAmorin

Hand MasterMind
Por acaso alguem teria o arquivo ASM? alem do proprio criador, é claro!