Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 11:22:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de alimentação.  (Lida 185843 vezes)
a.sim
Visitante
« Responder #60 : 28 de Maio de 2012, as 08:50:07 »

Um transformador de 9V tem que ter 9V.
Talvez este transformador tenha primario para 110V, e esta sendo ligado na rede com 127V, por isso a diferença.


Olá.

Um transformador de 9 V tem de ter mais de 9 V a vazio, sendo 10% a mais um valor típico. Quando o transformador vem de uma fonte comercial, é normal ter um pouco mais para compensar a queda nos diodos...
Registrado
marcosdepaula
Visitante
« Responder #61 : 28 de Maio de 2012, as 18:51:48 »

Depois da ponte de diodos a tensão aumenta.
Acho que eu devo realmente usar um regulador pra desencargo de consciência .
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #62 : 28 de Maio de 2012, as 19:04:49 »

Já citei em muitas partes, mas vale a pena relembrar.

Tensão do transformador: 11,5VAC.

Para saber quanto você terá em VCC é só multiplicar 11,5VAC por raiz quadrada de 2, e do valor final retirar 0,7V, da retificação dos diodos. Existem algumas configurações em que a queda de tenção pode chegar em 1,4 V.


Tensão em VCC= (11,5*1,4142)= 16,2635V

Se a queda de tensão for de 0,7V = 15,56V... se for de 1,4V = 14,86V.

Neste caso você terá que usar um regulador de tensão para conseguir os 9V.

Abraço!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #63 : 30 de Maio de 2012, as 15:53:02 »

Um transformador de 9 V tem de ter mais de 9 V a vazio, sendo 10% a mais um valor típico.

Isto compreendo.
Ate porque talevez seja tolerancia.
Mas neste caso de um transformador de 9V ter por exemplo 9,9V, qual seria a tensao nominal do transformador, 9V?

Respondi de modo sintetico que um transformador de 9V deveria ter 9V, ja que o certo é ter algo proximo a isso.
Considerando a faixa percentual de 10%, um transformador dando 11,5V esta quase 28% a mais, entao fica classsificado que a diferença de tensao pode ser que o transformador nao seja 9V, ou a tensao de entrada esta interferindo no resultado da saida.
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #64 : 30 de Maio de 2012, as 17:27:52 »

Nestes modelos nao tem problema, nem afeta o timbre, caso o transformador seja de 9V.

Tenho em mãos um transformador retirado de uma fonte 9v de telefone sem fio. No multímetro digital marca 11,5V AC na saída.
Esse seria um transformador 9V ?
Se o transformador estava numa "Fonte" de 9V, é provável que seja de 12V a diferença de 0,5v pode ser do multimetro ou ineficiência do transformador.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #65 : 31 de Maio de 2012, as 01:52:56 »

Tenho em mãos um transformador retirado de uma fonte 9v de telefone sem fio. No multímetro digital marca 11,5V AC na saída.
Esse seria um transformador 9V ?
Ja vi dessas fontes de telefone sem fio com resistor para filtro, então pode ser por isso essa tensão a mais, mas também pode ser o que o Amorin falou.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #66 : 02 de Junho de 2012, as 09:24:59 »

Gente, eu havia ligado meu pedal com uma fonte de 9 volts, e ele funcionava sem ruídos, agora eu ligo ele com a mesma fonte ele tá dando alguns ruídos proporcionais com o ganho e com o volume. Bem, eu liguei meu pedal em outra fonte (PC-12V), e o ruído sumiu. O problema está mesmo é na fonte de 9V? Eu abri ela e encontrei 2 diodos 1 resistor e 1 cap. eletrolítico ||Retificador de onda completa com ponto neutro, Center Tap?||  Legal!
Registrado
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #67 : 07 de Junho de 2012, as 15:20:02 »

Bom, eu achei na minha caixa de fios e bagulhos essa fonte:







Ela tem saida de 1,5 a 12v por uma chave ( chave maior) e inversão de polaridade pela outra.

Tem um transformador com varias saidas, acredito que cada uma seja a voltagem correspondente a seleção, os componentes são 1 capacitor de 1000uf conforme a foto, 4 diodos 4007 e 1 resistor (marrom/preto/marrom/ouro) de 100 ohms, alem do led vermelho.

As 2 chaves estao ruins, ambas estão deslizando direto, sem as travas, alem disso, medindo no multimetro analogico, ela da quase 17v na saida, o que pode estar errado??
Ela marca na capa que tem 18w e 1000Ma (1 amper), será que posso aproveita-la para uma fonte para uns 5 ou 6 pedais??

as fotos são de celular, mais da pra ter uma ideia.
Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #68 : 07 de Junho de 2012, as 16:27:31 »

Alexandre, eu tinha uma fonte dessas, e um amigo meu desmontou-a e, usando o transformador fez uma fonte de 9v regulada e ficou muito boa.

Sugiro que aproveite os componentes que se encaixarem no projeto do Amorin, isto é, o transformador e talvez os diodos e capacitores, pegue uma saída do transformador que dê ao menos uns 7 volts e ligue na placa da fonte montada seguindo o projeto desse tópico.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #69 : 08 de Junho de 2012, as 06:44:14 »

Muitos ja teve desta fonte  Cheesy
Foram, e ainda é bem polpular.

DA para aproveitar o transformador e diodos, mas nao recomendo reaproveitar o eletrolitico.
Nestas fontes o eletrolitico costuma ser de pessima qualidade.
Registrado

AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #70 : 08 de Junho de 2012, as 10:03:39 »

Eu tenho eletrolitico novo aqui, até tenho diodo, mais esses eu aproveito sim, vou fazer seu projeto mais completo para fonte com 2 fios Amorin, seria melhor pegar a saida de 7v mesmo, depois de retificada deve ficar com 9v, ai isolo as outras saidas.
Obrigado pela ajuda.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #71 : 08 de Junho de 2012, as 14:52:24 »

Não sei se estou certo... mas na minha opinião eu escolheria o tap de 12V, usaria um capacitor de 1000uF/25V (ou maior), diodos 1N4007, e um regulador LM7809 (com dissipador). Embora o transformador aguente 1A eu aconselho colocar cargas até 800mA, para que haja uma margem de segurança!

Esta é minha opinião, porém deve ser confrontada com as teorias e fazer medições complementares para ver se elas precedem!

Abraço!
Registrado
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #72 : 08 de Junho de 2012, as 15:18:20 »

o regulador limita em 9v certo?  nesse caso com 12v eu estaria trabalhando com folga ou sobrecarregando o LM?? dissipador eu tenho um aqui pequeno que deve dar conta, foi retirado de alguma sucata.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #73 : 08 de Junho de 2012, as 16:06:31 »

Todo regulador da série 78XX / 79XX precisa de uma tensão no mínimo 3V a mais na entrada do que a saída desejada, respeitando o limite máximo de 35V na entrada.

Assim, para o 7809, precisaremos de 12V na entrada para ter uma regulagem em 9V.

Analisando o comportamento de um transformador de 9V após a retificação, temos 12,69V, o que é suficiente para o desejado.

Entretanto, a experiência me mostrou que usando um transformador de 9V, ao se exigir muito da fonte, ou seja, quando ela está operando quase no limite dela, a tensão cai, em torno de 1V a 2V.

Assim, sempre usei um transformador de 12V na entrada, quando montando fonte de 9V, para eliminar este efeito.

Em relação ao dissipador, há que ser observada a potência dissipada pelo regulador. A potência máxima para esta família de reguladores é de 15W, e para sabermos quanto o regulador irá dissipar, é só aplicar a fórmula PD = (Vent - Vsaída) * IL, onde PD é a potência dissipada, Vent é a tensão de entrada, Vsaída é a tensão de saída (regulada) e IL é a carga, em corrente, do que irá ser alimentado.

Sempre que a PD for maior que 1W deverá ser usado dissipador de calor.

Se tomarmos como parâmetro o limite de 1A do regulador, temos que:

PD = (12V - 9V) * 1
PD = 3*1
PD = 3W

Se tomarmos a sugestão do Lamer (800ma) temos:

PD = (12V - 9V) * 0,8
PD = 3*0,8
PD = 2,4W

Em ambos os casos é necessário uso de dissipador.

Uma coisa estranha que acontece com os reguladores que compro aqui no Rio é que, embora ele esteja marcado como 7809, quando montado a saída apresenta 8,8 ou 8,9V. Isso com vários fabricantes.

A solução foi colocar um diodo em série entre o terminal 2 (GND) do regulador e o terra, criando uma nova referência para o regulador.

Com um 1N4007 obtive na saída 9,53V.

Com 1N60 obtive 9,13V.

Com BAT43 (schottky) obtive 9,21V.

Considerei a última opção a melhor, pois mesmo que a fonte seja exigida uma queda de tensão não será tão prejudicial.

Abraços.
Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #74 : 08 de Junho de 2012, as 17:41:07 »

Uma coisa estranha que acontece com os reguladores que compro aqui no Rio é que, embora ele esteja marcado como 7809, quando montado a saída apresenta 8,8 ou 8,9V. Isso com vários fabricantes.

A solução foi colocar um diodo em série entre o terminal 2 (GND) do regulador e o terra, criando uma nova referência para o regulador.
Plautz, você usou 1n4007?

É que tenho uma fonte pronta aqui que dá 13,3v e queria colocar apenas o regulador, mas esse esquema que você colocou é bem interessante.

Ah, e outra dúvida. Preciso colocar algum filtro por usar o regulador ou o filtro da fonte já serve?
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal