Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:27:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 25 26 [27] 28 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de alimentação.  (Lida 182808 vezes)
druidamaluco
Visitante
« Responder #390 : 05 de Agosto de 2013, as 10:53:42 »


Não sei qual o limite de capacitância desse regulador mas só pra constar eu já explodi ( na verdade aquele encapsulamento da frentes deles rompeu e saiu uma lasca) um desses 78XX por exagerar na capacitância da fonte pra ver se resolvia um problema de ruídos. Então é sempre bom dar uma consultada no datasheet.

Caramba, não fazia ideia que alta capacitância poderia vir a queimar um regulador, visto que é recomendado 1000uf por ampere, mas por outro, poderia ter a ver, só não sei o porque exatamente, mas colocando o 4700uf que possuo, seria equivalente para uma corrente de 4.5A correto? o regulador aguenta no máximo 1A, preciso ver no datasheet a corrente que os reguladores tipo tip, 78xx aguentam. Acho que falei um monte de besteira...,
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #391 : 12 de Fevereiro de 2014, as 17:43:31 »

Buenas

Instalei os capacitores sugeridos pelo GrAmorim na fonte do meu amplificador e reduziu muito o ruído, mesmo utilizando uma strato com circuito ativo interno, que dá em torno de 12 dB de ganho.
Meu amplificador é um Roxy MG30, cópia do Marshall MG30.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #392 : 13 de Abril de 2015, as 19:55:26 »

Citação do GrAmorin
Citar
Legal voce ter explanado isso.
Como dito um pouco acima, circuitos simples como acionadores de reles, leds, etc... nao fara diferença.
Em audio teremos os ruidos... mas serao mais perceptiveis em circuitos maiores (mais potentes) ou que tenham alto ganho, como pedais de drivers...

Em transmissores... nem quero comentar.
Para quem ja montou aqueles transmissores de FM ou AM, ou PX e similares, sabe a diferença em usar bateria e usar fonte.

Por isso telefones sem fios precisam ter esses capacitores nas fontes.
Obviamente não deixando esquecer que um telefone sem fio é um transmissor...

Quem mexe com transmissores, radio amador (PX) sabe explicar bem o porque...
Tem uma certa relaçao com riplle, isolamento, conversão de AC-DC, desacoplamento...

Se eu fosse explicar um pouco disso, não saberia como fazer em poucas palavras, então fica melhor sendo alguem com mais experiencia nisso.

Pessoal, estou fazendo uma fonte como primeiro trabalho de Eletrônica Analógica e gostaria de saber de algum link, artigo já escrito ou até mesmo alguém que saiba explicar o porquê desses diodos nessa posição, pelo menos nos livros que me deparei na faculdade até agora eu não encontrei nada do tipo... Acho que meu professor também desconheceu em me explicar essa configuração.

Abraços.
« Última modificação: 13 de Abril de 2015, as 20:20:41 por Electric Effects » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #393 : 13 de Abril de 2015, as 21:19:29 »

alguém que saiba explicar o porquê desses diodos nessa posição, pelo menos nos livros que me deparei na faculdade até agora eu não encontrei nada do tipo... Acho que meu professor também desconheceu em me explicar essa configuração.

Quais diodos ?  Sua dúvida ficou vaga. Ponha um desenho do esquema e diga quais são.
A princípio, os diodos fazem a retificação de AC (simples, completa ou em ponte).  E tem alguns diodos usados para proteger os reguladores quando do desligamento do circuito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #394 : 13 de Abril de 2015, as 21:28:30 »

Esses capacitores (em paralelo com os diodos) que tem que ser de cerâmica.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #395 : 13 de Abril de 2015, as 22:16:51 »

Ah, você quer saber o porquê dos capacitores (e não dos diodos).

É simples, eles são usados para suprimir o ruído de comutação dos diodos retificadores.

Mas afinal o que é esse ruído de chaveamento ?  Se você olhar a datasheet de um diodo retificador, existe uma especificação chamada de "reverse recovery time" que em português seria o tempo de recuperação na reversão. E o que significa esse tempo ?  É o tempo que o diodo leva para bloquear a condução da corrente, quando a tensão aplicada se inverte durante o processo de retificação.  E por que ocorre o ruído de comutação ?   

Por exemplo, no 1N4007, esse tempo de recuperação é de 2us. Durante 2us, o diodo vai conduzir corrente reversa logo depois que ocorrer a inversão da fase do sinal AC. Dependendo da frequência e do valor da tensão alternada, ocorrem picos de tensão que podem aparecer.
Assim, com uma frequência de 60Hz e 12Vac, vai aparecer um pico de tensão na comutação de 128mV.  Pode parecer pouco, mas é suficiente pra gerar ruído na fonte. Imagine se a tensão for de 250vac, aí esse ruído chega a 2,66V.

Por isso, hoje sugerem o uso de diodos mais rápidos (fast switching), como o UF4007, que tem tempo de recuperação de 75ns (ele geraria um ruído de 4,8mV em 12Vac e 100mV em 250vac).

Veja uma foto que eu tirei desse ruído, numa fonte com 1N4007, depois de filtrada.



Pra comparar veja outros tempos de recuperação pra outros diodos:
1N4937  (fast diode)  150ns
1N914 e 1N4148 (switching diode) 4ns
1N60   1ns
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #396 : 13 de Abril de 2015, as 22:51:12 »

Entendi, eu acabei de estudar esse tempo de recuperação reversa, interessante a explicação Xformer, você só pode ser professor  Shocked pra sempre salvar as dúvidas que me aparecem. Vou alertar meu professor sobre essa ideia e ver o que o mesmo fala. Abraços e obrigado pela explicação.  Smiley
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #397 : 14 de Abril de 2015, as 10:46:58 »

Acredito que em retificação por válvulas isso não ocorra.. ?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #398 : 14 de Abril de 2015, as 12:50:11 »

Acredito que em retificação por válvulas isso não ocorra.. ?

Presumo que não ocorra, pois nas datasheets de válvulas retificadoras não tem especificação sobre tempo de recuperação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #399 : 14 de Abril de 2015, as 18:55:37 »

Xformer, qual foi o circuito que você usou para dar essa forma de onda, pois está senoidal, ou essa seria a tensão de ripple?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #400 : 14 de Abril de 2015, as 19:24:59 »

Xformer, qual foi o circuito que você usou para dar essa forma de onda, pois está senoidal, ou essa seria a tensão de ripple?

Sim, é o ripple com os transientes (ruído).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #401 : 15 de Abril de 2015, as 05:38:46 »

Interessante esse assunto, já me disseram que o UF5408 afeta as válvulas, mas não sei se procede.
Qual a opinião de vocês?
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #402 : 15 de Abril de 2015, as 09:24:03 »

Xformer, qual foi o circuito que você usou para dar essa forma de onda, pois está senoidal, ou essa seria a tensão de ripple?

Sim, é o ripple com os transientes (ruído).

Engraçado, fiz dois experimentos no laboratório da faculdade com osciloscópios digitais com os diodos 1n4007 e não apresentou essa precisão pra verificar esses picos nos ripples.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #403 : 15 de Abril de 2015, as 12:18:24 »

A foto foi tirada do ripple de uma fonte de 250Vdc, com filtro CRC. Se tentar com baixa tensão (e.g. 12V), talvez não apareça.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
danilo_sono
Visitante
« Responder #404 : 25 de Junho de 2015, as 22:27:02 »

Olá!  Smiley

Tenho um transformador aqui que não tem nenhuma identificação, mas chuto que deva ser um de 12V. Ele possui duas perninhas na "frente"(que vão na tomada) e duas "atrás".
Quando ligo ele na tomada e tento medir(escala DCV 20) a tensão nas perninhas de trás, o multímetro não me retorna nenhum valor.
Estaria eu fazendo a medição errada com o multímetro ou esse transformador está morto mesmo?

O meu objetivo é ver se esse transformador é mesmo de 12V para que eu possa dar continuidade ao projeto da fonte.

Plus dúvida: medir a corrente no transformador é muito difícil?

Abraços
« Última modificação: 25 de Junho de 2015, as 22:34:01 por danilo_sono » Registrado
Páginas:  1 ... 25 26 [27] 28 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal