Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:18:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 27 28 [29]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de alimentação.  (Lida 182809 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #420 : 09 de Fevereiro de 2017, as 06:16:14 »

Ressucitando um pouco a discussão. Preferi não abrir um tópico novo pois o assunto é exatamente o mesmo.

Alguma das opções abaixo é melhor (gera um sinal mais constante / com menos ruído), ou qualquer uma das duas me traria o mesmo resultado?  (considerando o circuito depois da retificação igual para os 2 casos).

1) Transformador 12V-0-12V, ligando o CT no GND e usando um diodo em cada lado dos 12V.

2) Transformador 6V+0+6V, deixando o CT desconectado e ligando os 2 lados de 6V em 4 diodos (a ponte convencional)

Aproveitando a pergunta, percebi que na maioria dos projetos postados aqui, o LED está ligado antes do regulador. Coloquei meu LED depois do regulador (estou usando um 7809). Será que ele pode estar acrescentando algum tipo de interferência / oscilação na minha tensão de saída?

Não sou expert, mas acho que posso ajudar!

Em testes práticos, pelo menos comigo, as duas opções acima não causaram diferença alguma, pelo menos não notei com os ouvidos, talvez em um osciloscópio possa haver diferença.

A maioria dos ruídos, pelo que percebi na prática, vem dos cabos da guitarra, da qualidade da rede elétrica, amplificador, dentre outros.

Na fonte, é sempre bom colocar capacitores cerâmicos em paralelo com os diodos, isso ajuda bastante, e a existência de um fio terra verdadeiro na rede elétrica, o famoso pino do meio, fará muita, mas muita diferença no resultado final.

O Led ligado antes do regulador, em testes práticos, não notei diferença, porém, lembre-se que o regulador suporta uma determinada amperagem, ou seja, cada led adicionado após o regulador, estará contribuindo para aumentar o consumo em relação a este regulador, a ideia seria deixar a etapa após o regulador o mais limpo possível.

É muito comum em fonte para pedais, não utilizar um dissipador no regulador, em testes práticos, notei que o uso de um pequeno dissipador, ajudou bastante para eliminar um ou outro ruído.

Usar um transformador que suporte a quantidade de pedais que você usa, é extremamente importante, e lembre-se, o regulador 7809, suporta uma corrente de no máximo 1A, ou seja, o ideal é que o consumo esteja abaixo disso, ajuda a evitar ruídos e oscilações diversas, ou seja, tenha sempre uma margem de segurança em relação a isso.

Em relação a tensão de saída, caso esteja pouca coisa abaixo do esperado, faça um teste colocando um resistor de pequeno valor entre o pino do meio do 7809 e o GND, pode ser um resistor de 8r2 ou menor, faça um teste, a tensão de saída deverá ficar em torno de 9v ou 9.1v.

De qualquer forma a melhor maneira de verificar todas essas coisas é na prática, testar as diversas formas e ficar com a que tiver um melhor resultado, no fim, aprenderá cada vez mais.

Espero ter ajudado!

Abraços!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« Responder #421 : 09 de Fevereiro de 2017, as 07:05:26 »

o led ligado depois do regulador .Ex: 7809 você não terá os 9v no final e sim 8.85
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #422 : 09 de Fevereiro de 2017, as 19:26:39 »

Importante: sempre ligue um capacitor de 100nF entre o pino de saída (3) e o pino do terra (2) nos reguladores 78XX. É esse capacitor que garante a estabilidade da tensão de saída e mata as oscilações.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #423 : 09 de Fevereiro de 2017, as 21:54:19 »

Ressucitando um pouco a discussão. Preferi não abrir um tópico novo pois o assunto é exatamente o mesmo.

Alguma das opções abaixo é melhor (gera um sinal mais constante / com menos ruído), ou qualquer uma das duas me traria o mesmo resultado?  (considerando o circuito depois da retificação igual para os 2 casos).

1) Transformador 12V-0-12V, ligando o CT no GND e usando um diodo em cada lado dos 12V.

2) Transformador 6V+0+6V, deixando o CT desconectado e ligando os 2 lados de 6V em 4 diodos (a ponte convencional)

Aproveitando a pergunta, percebi que na maioria dos projetos postados aqui, o LED está ligado antes do regulador. Coloquei meu LED depois do regulador (estou usando um 7809). Será que ele pode estar acrescentando algum tipo de interferência / oscilação na minha tensão de saída?
Complementando as informações que o Mallermb postou.
Ao invés de um transformador de 6V+0+6V, compre um de 0-12V. Se os 2 forem de 1A por exemplo, o primeiro vai ter 6VA e o segundo 12VA.
A retificação em ponte é mais eficiente do que a de onda completa (2 diodos+ CT). 60% pra primeira contra 50% pra segunda.
Sempre que puder prefira retificação em ponte.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2017, as 08:25:52 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #424 : 10 de Agosto de 2018, as 15:07:48 »

Olá Povo handmade,
Estou iniciando a construção de uma fonte com esse projeto do GrAmorin
Meio estilizada, para ficar a mostra no set de pedais  Anjo
Segue as fotos:





Obrigado GrAmorin pelo projeto  Palmas
Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #425 : 27 de Setembro de 2018, as 22:50:55 »

Essa fonte aí ficou muito legal com o transformador e dissipador do lado externo.
Parabéns pela ideia.
Registrado

marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #426 : 27 de Setembro de 2018, as 23:43:14 »

Também gostei. Mas fico imaginando o tamanho do seu set, pra usar um transformador grande assim Cheesy
Registrado
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #427 : 28 de Setembro de 2018, as 03:45:17 »

Citar
Essa fonte aí ficou muito legal com o transformador e dissipador do lado externo.
Parabéns pela ideia.

GrAmorin Muito obrigado, ela já está funcionando mas não completei o projeto 100%

Citar
Também gostei. Mas fico imaginando o tamanho do seu set, pra usar um transformador grande assim

 Cheesy Cheesy Cheesy
Então, acabei trocando o transformador, era um de 18V + 18V por 2A se não me engano, mas depois de retificado estava indo para quase 30V, muita potencia dissipada e muito calor, pensei eu, então usei um transformador de 15V + 15V por 2A  
houve uma drástica mudança no tamanho uns 5mm na altura Cheesy Cheesy Cheesy

eu decidi fazer interligadas duas placas na mesma retificação e no mesmo capacitor de 1000uF, assim tendo quatro reguladores de tensão 7809 pra trabalharem com folga e ficar algo durável.

Na minha cabeça tudo pareceu ótimo, montando e testando nada explodiu nem esquentou demais, porém eu possuía apenas dois 7809 e dois jacks p4 ai ficou pela metade ainda, mas funcionou legal e sem ruídos.
Se puderem seria muito bom algumas dicas e se minha ideia no fim foi compensatória. Será ainda preciso mudar diodos ou o capacitor para uma demanda hipotética de 2A?

marcao_cfh

Eu quis caprichar pra sobrar, ou sei lá, só me bateu uma inspiração meio maluca  Tongue Cheesy Grin  


-----


Meu sogro estava pintando uma F4000 ai aproveitei  Tongue Tongue Tongue
« Última modificação: 28 de Setembro de 2018, as 03:54:29 por R_Rosset » Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #428 : 28 de Setembro de 2018, as 14:08:10 »

Ficou muito top R_Rosset, parabéns!!!!
Ideia maluca, mas muito boa!!! Bravo
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #429 : 28 de Setembro de 2018, as 15:11:48 »

...
Será ainda preciso mudar diodos ou o capacitor para uma demanda hipotética de 2A?
...
Particularmente prefiro seguir a regra de 1uF para cada 1mA.
Pode ser que nao esteja ocorrendo ruidos pelo fato dos 78xx terem boa rejeiçao de ripple.
Registrado

Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #430 : 28 de Setembro de 2018, as 15:20:02 »

Sensacional, adorei a criatividade! Palmas

Na minha cabeça tudo pareceu ótimo, montando e testando nada explodiu nem esquentou demais, porém eu possuía apenas dois 7809 e dois jacks p4 ai ficou pela metade ainda, mas funcionou legal e sem ruídos.
Se puderem seria muito bom algumas dicas e se minha ideia no fim foi compensatória. Será ainda preciso mudar diodos ou o capacitor para uma demanda hipotética de 2A?

Os 78XX trabalham no máximo a 1A, pra cada um deles tu vai precisar de um capacitor de 1000uf pelo menos, respeitando a tensão mínima do circuito!
Uma opinião se me permite, nem coloca os outros dois 7809, puxa um fio das saidas que tem ali e cascateia, vai sobrar pra montar outra fonte top dessas!   Roqueiro
Se você usar os 4 7809, ainda não acaba aqui, cada um vai tentar consumir seu 1A, se lhe for solicitado , e ai teu transformador que até agora era grande, vai ficar pequeno porque só fornece 2A e não 4A!

Além disso vai ter que revisar a retificação, se usou os 1n4004 ou 1n4007, suportam apenas 1A, uma solução Homemade para aumentar para 2A seria ligar os dois em paralelo, gambiara,  Toma na Cabeça

Sendo franco com você, vai ter que ter muito pedal pra usar 2A!
Eu tenho uma com um transformador de 15+15 1 A e ficou super dimensionado, nunca cheguei perto de consumir, sendo bem honesto!
E olha que tenho no set transmissor sem fio, em um 7812!

Permite uns pitacos?

1 - Eu mudaria para 1 7809 apenas e só adicionaria outro 78XX se fosse para ter uma tensão diferente!
(assim nem precisa mudar os diodos);

2 - Se realmente quiser fazer uma fonte com uma capacidade gigante, então eu sugiro você colocar 1 capacitor de 1000uf, para cada 78XX, e usar uma ponte retificadora com maior capacidade de corrente!
Uma como essa por exemplo:

Datasheet: http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/34029/WTE/KBPC608.html
Modelo: KBPC608 - 1000v 6A
Obs.: Apesar dos volts parecerem exagero ela é boa pra esse propósito, nem esquenta e tem um tamanho físico relativamente pequeno!


BÔNUS:
Um link com vários pedais e seus consumos
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2212.5;wap2

Uma mensagem do próprio Amorim, que fala sobre esse assunto:
... com um transformador de 1A sem alterar os componentes acho que da pra suportar isso nao da?
E de sobra...
A grande maioria dos pedais consomem em media menos de 20mA (analógicos) e geralmente ate 100mA nos digitais.
Mas quase sempre os digitais consomem na faixa de 60mA a 80mA, um ou outro consumira mais que isso.
Nos analogicos o maior responsavel pelo consumo é o led.
No meu set, costumo usar em media 8 pedais, mas as vezes o set tem 12 pedais, eu uso uma fonte de 500mA, e não tenho nenhum problema.

Observe que a PS8 é para ate 8 pedais, e a corrente dela é 500mA.
Ja vi bastantes lugares, ate em site gringo, e algumas pessoas bem conhecida e renomadas la fora, recomendar 100mA para cada pedal.
Sinceramente não sei e não vejo a logica disso, ja que o pedal consome bem menos.
Alias, caso esses façam manutenção ou modificaçoes, ate entendo a logica deles sim... $$$

Porque digo isso?
Vou relatar 2 casos como referencia, um não tem relação com pedais ou musica, mas ainda esta em eletronica, o outro é diretamente em relaçao a pedais.

Um amigo meu viajou e quando voltou esqueceu a fonte de seu Super Nintendo (video game em alta na epoca), como ele não vivia sem ele, me pediu para adaptar outra fonte, na verdade, pediu para soldar um par de fio. Como era muito amigo, e ele só não fez isso porque nao tinha a chave para abrir, fiz o que pediu.
Ele usou uma fonte de PX (radio amador) de 5 ou 8A.
Como a alimentaçao ia direto a um regulador, nao haveria problema em relaçao a voltagem de 12V (2 a mais que a original).
Ele usou um certo tempo assim, ate pegar a fonte original de novo.
Quando pegou a fonte original, o video game ja nao funcionava com ela.
Ele achou que era problema na fonte, ja que o video game funcionava perfeitamente com a fonte do PX.
Testei a fonte em um video game disponivel, a fonte funcionou normal.
Invertemos a fonte para testar, e com a outra fonte tambem não funcionava.

2° caso.
Por algum tempo usei uma fonte de 1A para 1 pedal digital (delay), que nativamente consumia 65mA, e depois passei a usar em mais outros 2 pedais (outro deles era digital tambem).
Depois de um certo tempo, os pedais digitais passaram a ter um consumo maior, o de 65mA passou a consumir mais de 80mA.

Um terceiro caso, que é ate multiplos...
Varios pedais que ja peguei para fazer manutenção, os digitais, que os donos usam uma fonte de 1A em media, todos tem consumo maior que o consumo nativo, ou consumo especificado no manual.

Em analogicos não apresenta este sintoma, mas em digitais, a longo prazo, passa a ter este sintoma. E digo mais, é irreversivel, a unica forma de reparar isso é trocando os CIs.

Então deixo a recomendação, não use uma fonte muito "violenta" para os pedais.
Calcule o consumo maximo de ambos pedais, e use uma fonte com esta faixa de corrente.
Observando que o consumo especificado, é consumo maximo em media, e nem todos pedais constuma estarem acionados ao mesmo tempo.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2018, as 16:26:55 por Marcus Vinícius » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #431 : 28 de Setembro de 2018, as 15:39:06 »

Marcus Vinícius,
Muito obrigado pelas dicas, acho que vou deixar assim por enquanto Cheesy Cheesy
Pois não possuo nenhum pedal 12V então fica tranquilo
tenho dois digitais que segundo o rótulo consomem 300mA cada, uma Zoom G1n na verdade e um Danaeletro simples, mas depois de terminar de turbinar um Distortion + creio que vou encostar o FAB que é muito beberrão 
Bom saber disso dos pedais digitais, pois estava monitorando a pedaleira Zoom e o consumo mais que dobrou, foi para 635mA, então esse é o motivo  Tongue
Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #432 : 02 de Outubro de 2018, as 23:04:16 »

Bom saber disso dos pedais digitais, pois estava monitorando a pedaleira Zoom e o consumo mais que dobrou, foi para 635mA, então esse é o motivo  Tongue

Se quiser criar uma separação entre os digitais e analógicos para evitar esses efeitos colaterais (aumento de consumo). Mantém dois reguladores 7809 nas tuas fontes. Assim você vai ter uma saída para os analógicos e uma para os digitais!
Sendo isso real ou não, digo por não ter como comprovar, tu vai ter esse "isolamento" entre as saídas, dai não precisa mudar a retificação! Mesmo assim use os capacitores de 1000uF em cada um dos reguladores, mesmo que a retificação não suporte os 2A em simultâneo!
« Última modificação: 03 de Outubro de 2018, as 00:22:11 por Marcus Vinícius » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Páginas:  1 ... 27 28 [29]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal