Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 09:44:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvida em interpretação do datasheet da ECL85  (Lida 3753 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 30 de Março de 2018, as 20:10:23 »

Estou observando o datasheet da ECL85, e confesso que não consegui interpretar uma informação. O triodo consome 10mA, mas e o pentodo? Seriam os 45mA a 65V indicados na página 1 (Ig2p)?

Link para o datasheet:
http://www.r-type.org/pdfs/ecl85.pdf
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 30 de Março de 2018, as 20:35:50 »

Esses 45mA é a corrente de grade 2 (a de screen) do pentodo. A corrente de placa (anodo = Iap) é 285mA (na condição informada).
A corrente no catodo vai ser a soma das duas correntes.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #2 : 30 de Março de 2018, as 20:38:44 »

Não.

Ig2p é a corrente de máxima para a grade 2 (screen) @ 65v . (10mA é a corrente de máxima do triodo, não a quiescente).

O importante é que você não ultrapasse a dissipação máxima que o pêntodo suporta, que é de 7W. Isso significa que se a tensão da fonte for de 350v, você não pode deixar a corrente quiescente chegar à 20mA.

(0,02mA * 350v = 7W)

 Legal!

« Última modificação: 30 de Março de 2018, as 20:45:09 por Matec » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 31 de Março de 2018, as 00:27:16 »

Se, na condição de uso como amplificador de áudio, a corrente for 20mA, então essa válvula é uma ótima candidata a uso com alimentação por SMPS! Pronto, mais um projeto pra minha (já longa) lista Cheesy.

A corrente quiescente do triodo, a 350V, seria então 1,5mA? (potência máxima = 1/2W)
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 31 de Março de 2018, as 00:46:03 »

Se, na condição de uso como amplificador de áudio, a corrente for 20mA, então essa válvula é uma ótima candidata a uso com alimentação por SMPS!

Com 20mA, não dá.  Veja as curvas da página 5 da datasheet da Philips. São as curvas de transferência.  Note que 20mA o ponto quiescente fica muito baixo e você não vai ter excursão do sinal num sentido (o do corte) em caso de classe A. Nesse caso a potência de saída vai ficar prejudicada e muito baixa.  No caso de classe AB com duas ECL85 em push-pull, vai precisar de mais corrente da fonte.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 31 de Março de 2018, as 01:05:43 »

Ainda não sei interpretar as curvas. Sei que deveria aprender, mas estou estudando um monte de coisa ao mesmo tempo (sempre fui assim). Então a corrente seria quanto, para uso em classe A?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 31 de Março de 2018, as 01:16:51 »

Essas curvas de transferência são as mais fáceis de entender. Veja esses desenhos e você vai pegar a coisa:





O sinal de entrada é o sinal abaixo do eixo x, o sinal de saída é o da direita. O ponto quiescente é o ponto do meio do sinal de entrada. O sinal de entrada é rebatido e refletido pelas curvas. O interessante é aproveitar a parte mais reta da curva, portanto, para classe A, o ponto quiescente tem de ficar mais ou menos no meio da parte reta (ou que aproveite boa parte da parte mais linear pra ter uma excursão de saída).

Agora compare com as curvas da ECL85 na datasheet e vai perceber que a corrente precisa ser muito mais do que 20mA pra ficar na parte mais linear e ter excursão da saída.

Com 20mA você vai estar mais parecido com o classe AB1, com o ponto quiescente bem perto da parte mais curva em baixo.
« Última modificação: 31 de Março de 2018, as 01:19:17 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 31 de Março de 2018, as 03:35:15 »

Desculpem pelo exemplo aleatório que utilizei (Vp = 350v). Isso acaba por confundir o usuário (no caso você Marcão). Como essa válvula não é específica para áudio as curvas não mostram exatamente as condições ótimas para se trabalhar em classe A ou AB.

No caso dessa ECL85, a tensão de alimentação não deve passar de 250v a dissipação é de 7w, o que dá, nessas condições, uma corrente que não deve ultrapassar os 28mA. Traçando a reta de carga para essa válvula, nesse ponto (250v placa, 210v screen0, resistor de cátodo com valor em torno de 950 ohms, vamos ter menos de 3W, com uma impedância de carga entre 8500 e 9000 ohms.
Em outro caso ( 180v de placa, 170 screen, resistor de cátodo próximo de 450 ohms) a impedância de carga de 4800 ohms, a potência é de 3w. A corrente máxima seria menor que 38mA. A distorção em ambos os casos é alta >12%

Uma observação:
Um caso interessante para essa válvula é que ela parece ser melhor para trabalhar em push pull. Nas mesmas condições anteriores (180v de placa, 170 screen), o par de ecl85 produz 12,5W com impedância PP de 3600 ohms, e com distorção relativamente baixa( = 3,5% ). Porém isso é o resultado de simulações. Não vou afirmar sem fazer a prova.

 Roll Eyes



Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 31 de Março de 2018, as 19:42:51 »

Fiquei mais confuso ainda Cheesy. Olhando as curvas da página 5, não sei definir o pico de sinal, mas usando a ideia de ponto quiescente no meio da reta, daria algo em torno de 175mA, que é muita coisa! Huh?

Matec, como você chegou nesses valores? Estou abusando demais de você ultimamente para pedir informações Cheesy

E sim, é uma válvula com boa aplicação em push pull. Já vi diversos projetos usando ela para amplificação de áudio "comum" (música), e li bons comentários sobre a qualidade do resultado.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #9 : 31 de Março de 2018, as 20:23:12 »

Olá.

Na página 1 do datasheet você tem as situações mais comuns para que a válvula foi concebida.  Veja que Va é a tensão da placa 50v ou 65v, no entanto a screen está em 170v ou 210v. Essas tensões são para quando a válvula está gerando pulsos que por sua vez fazem as imagens das televisões de tubo. Nada à ver com a utilização linear dos amplificadores classe A.

Eu cheguei àquelas conclusões traçando as retas de carga para a ecl85 à partir das curvas do datasheet.  
Não tem problema em ter dúvidas, todos nós temos que perguntar para conseguir aprender, e tentar muitas vezes para acertar. Por mim pode perguntar à vontade.

 
« Última modificação: 01 de Abril de 2018, as 23:07:03 por Matec » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #10 : 01 de Abril de 2018, as 06:38:47 »

Entendi. Imaginei que ela não exigiria muita corrente, pois senão o uso dela seria inviável. Ia exigir um transformador bem grande.

Assim que possível, vou estudar mais sobre as curvas das válvulas. Conhecimento sempre é bem vindo. E pode deixar que vou perguntar mesmo! Cheesy

 
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal