Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Outubro de 2017, as 07:47:53

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 11 12 [13]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bilé Nervoso - Fonte para prés valvulados  (Lida 30264 vezes)
blackcorvo
Handmaker

...Quer? Faça você mesmo!

« Responder #180 : 08 de Agosto de 2017, as 11:42:14 »

Uma pequena dúvida: a ligação do transformador/indutor de 1,8 mH está correta no layout? Há apenas um terminal do primário e um terminal do secundário conectados, o que resultaria em um componente que não é percorrido pela corrente, pois está "aberto" por ter somente um terminal conectado. Ou estou enganado?

O indutor não tem secundário, e sim um enrolamento único. Ele só está montado em um núcleo de mini-transformador. Os dois pinos não-conectados não possuem conexão alguma com o enrolamento do indutor.
Se está na dúvida, meça com um multímetro em escala de condutividade entre os pinos e verá que ele indica condução somente nos pontos conectados.
viagem_mental
Handmaker

« Responder #181 : 08 de Agosto de 2017, as 13:12:21 »

Pelas suas fotos, nota-se que você eliminou os diodos de entrada; então presume-se que está alimentando o circuito com uma tensão DC.  Por favor, diga qual a tensão de alimentação usada.  Porque se não houver nenhum curto; na pior das hipóteses, você deveria ter no anodo de D1, uma tensão muito próximo da tensão de alimentação (tensão de entrada).

Dá uma atenção especial no indutor L2.

-----
O circuito não está oscilando, por isso esquenta tando o transistor.

Você está usando quantas baterias? O ideal é que sejam duas e novas.

Estou usando uma fonte de 9v que eu construí.
Guitar Craft
marcao_cfh
Colaborador

« Responder #182 : 08 de Agosto de 2017, as 14:23:32 »

O indutor não tem secundário, e sim um enrolamento único. Ele só está montado em um núcleo de mini-transformador. Os dois pinos não-conectados não possuem conexão alguma com o enrolamento do indutor.
Se está na dúvida, meça com um multímetro em escala de condutividade entre os pinos e verá que ele indica condução somente nos pontos conectados.

Entendi. Não acompanhei o projeto, a dúvida surgiu por eu ter visto o layout e achar que se tratasse de um transformador usando um dos lados como indutor. Muito obrigado por esclarecer, corvo.
Hand MasterMind

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #183 : 09 de Agosto de 2017, as 13:14:08 »

Use uma fonte de 12V. O Bilé Nervoso foi projetado para operar com duas baterias em série.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2017, as 13:15:47 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
viagem_mental
Handmaker

« Responder #184 : 09 de Agosto de 2017, as 16:24:22 »

Use uma fonte de 12V. O Bilé Nervoso foi projetado para operar com duas baterias em série.

Oi Eduardo,

Vou ver se consigo ou monto uma fonte de tensão maior para fazer os testes. Qual seria a amperagem mínima da fonte?

Obrigado.
Guitar Craft
viagem_mental
Handmaker

« Responder #185 : 11 de Agosto de 2017, as 07:46:09 »

Oi pessoal,
Atualizando as informações, consegui um transformador simétrico de 15V por 500mA para fazer uns testes no Bilé. Soldei os diodos, liguei o transformador e voilà!
Consegui os 6,3V para os filamentos e 190V para a alta.
Estou tentando alimentar meu Valvecaster com o Bilé Nervoso. Fiz as ligações ontem a noite sem sucesso (o filamento da válvula não ficou incandescente). Devo ter "comido bola" em algo. Vou refazer a placa do Valvecaster nesse fim de semana e assim que eu tiver os resultados, posto aqui.
Obrigado a todos pela ajuda.
Guitar Craft
Alfredo Padrao
Handmaker

"Fui eu que fiz"

« Responder #186 : 11 de Agosto de 2017, as 14:58:49 »

Na maioria dos layouts do Valvecaster que vi, a configuração de alimentação do filamento da válvula está nos pinos 4 e 5, que seria para 12V, mas alimentado pelos 9V das fonte normal de pedais; funciona mas o filamento fica "bem fraquinho".

Portanto você deve reconfigurar os pinos de filamento, fazendo uso do pino 9 da válvula e continuar alimentando com 6,3V ou passar a fonte do filamento para 12V.
viagem_mental
Handmaker

« Responder #187 : 12 de Agosto de 2017, as 11:22:10 »

Na maioria dos layouts do Valvecaster que vi, a configuração de alimentação do filamento da válvula está nos pinos 4 e 5, que seria para 12V, mas alimentado pelos 9V das fonte normal de pedais; funciona mas o filamento fica "bem fraquinho".

Portanto você deve reconfigurar os pinos de filamento, fazendo uso do pino 9 da válvula e continuar alimentando com 6,3V ou passar a fonte do filamento para 12V.

Resolvido!  Guitarrista Guitarrista Guitarrista
Alimentei os filamentos em paralelo e o som veio bonito. Agora é só refazer o layout do valvecaster (meu controle de tom está invertido). Gostei de clipar com o diodo (ficou meio fuzz) e a chave de ganho destacou uma oitava nos agudos (mas veio um ruído hisss chato junto).
Resumindo: vale muito à pena montar o Bilé Nervoso!
Próximo passo: Hotbox! Vou tentar fazer a mesma coisa que eu fiz com o pré-amplificador do Fender Twin, trocando a 12ax7 pela EF184 (o que resultou no Vintage Voyage Preamp).  Sairá muito mais em conta e vamos ver como fica o som.
Obrigado a todos pela ajuda!
« Última modificação: 12 de Agosto de 2017, as 11:25:36 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Thomas_h
Freqüente
**

« Responder #188 : 12 de Agosto de 2017, as 12:26:48 »

Fiz isso usando uma SMPS com 555 e uma fonte de celular antiga.
Não sei porque, mas a fonte chaveada tinha tensão de saída de 6v, eu sempre achei que os celulares antigos trabalhassem com 3v.
A questão é que essa fonte era minúscula e fornecia 1A. Ela praticamente cabia na caixa na qual montei o pedal.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Mesmo usando apenas 6v a SMPS funcionou bem.
Se não me engano chegava até 250v, e quanto mais alta a tensão menor o ruído de chaveamento.
Próximo de 200v ele ficava mais perceptível.
Eu imaginei na época que não iria funcionar porque provavelmente o chaveamento de uma fonte ia afetar a outra aumentando o ruído a um nível inaceitável. Isso não aconteceu.
Páginas:  1 ... 11 12 [13]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: