Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 12:23:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Chiado peculiar em Fender FM65R [help]  (Lida 6699 vezes)
Hilthermann
Visitante
« : 05 de Setembro de 2013, as 22:45:49 »

Boa noite galera! Tenho um amp Fender FM65R 110v (uso estabilizador para ligá-lo) transistorizado que curto bastante, mas de uma hora pra outra ele desenvolveu um chiado muito chato que aumenta de acordo com o aumento do volume, e só acontece com o cabo plugado em um dos inputs. O chiado tem um som parecido com o de chuva (chiiiiiiiiiiiiiii) e "pára" quando estou tocando, e não apenas quando seguro as cordas, então acredito que não seja problema de aterramento. Alguem faz ideia do que seja? Caso seja necessário posso gravar um vídeo mostrando o que acontece.

Desde já muito obrigado a todos que se dispuserem a ajudar Cheesy

Abração!
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #1 : 05 de Setembro de 2013, as 23:31:49 »

que pedais e cabos vc usa pra tocar???
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #2 : 06 de Setembro de 2013, as 00:29:28 »

Buenas

Nos meus tempos livres faço manutenção em equipaments eletrônicos.
Certo dia, um cliente retornou alegando que o seu combo, que eu havia reparado, estava com defeito. Era um Meteoro para baixo e o problema era o mesmo que você está relatando.
Pedi para que ele me trouxesse o cabo para fazer testes e realmente o problema era no cabo.
Tente um cabo novo, revisar conexões de entrada do seu equipamento e da saída da guitarra.

Registrado
Hilthermann
Visitante
« Responder #3 : 06 de Setembro de 2013, as 10:57:33 »

que pedais e cabos vc usa pra tocar???

Não estou usando pedais, apenas alguns cabos santo angelo e algumas guitarras diferentes.

-----
Buenas

Nos meus tempos livres faço manutenção em equipaments eletrônicos.
Certo dia, um cliente retornou alegando que o seu combo, que eu havia reparado, estava com defeito. Era um Meteoro para baixo e o problema era o mesmo que você está relatando.
Pedi para que ele me trouxesse o cabo para fazer testes e realmente o problema era no cabo.
Tente um cabo novo, revisar conexões de entrada do seu equipamento e da saída da guitarra.



Brother, testei com pelo menos 4 cabos diferentes, 3 guitarras diferentes e sem pedais. Quando ponho segundo canal do amp (drive) ele não tem esse chiado. Alguma idéia?
« Última modificação: 06 de Setembro de 2013, as 10:59:04 por Hilthermann » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 06 de Setembro de 2013, as 12:39:11 »

Algum dos potenciômetros esta raspando?
Registrado

Hilthermann
Visitante
« Responder #5 : 06 de Setembro de 2013, as 15:21:20 »

Algum dos potenciômetros esta raspando?


Não que eu tenha notado, mas verifico novamente quando chegar em casa. O chiado não existia até 5 dias atrás, e de repente apareceu e é bastante alto, chega a incomodar a ponto de não poder ficar ligado direto em uma situação de apresentação no caso de necessitar de uma pausa. Vou fazer um vídeo hoje a noite pra mostrar como acontece. 
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #6 : 06 de Setembro de 2013, as 16:04:14 »

Se for possível poste uma gravação. e algumas fotos da placa.
Casos de chiados tem varias causas possíveis.
Poderia ser algum CI, mas se funciona esta hipótese se anula, mas pode ainda ser algum capacitor, pode ser algum potenciometro.
Em Fenders é comum surgir um ruído parecido com uma fraca distorção, falha no som, raspado, ou som que oscile, é comum ser um dos FETs de chaveamento.
Pode simplesmente ser uma solda com ma contato.
Pode ser uma infinidade de coisas.
Comece vendo as tensões das fontes, e se as tensões chegam nos op.amps.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 06 de Setembro de 2013, as 19:11:19 »

O circuito e a placa com os componentes:

http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/FM_65R_schematic.pdf
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Hilthermann
Visitante
« Responder #8 : 09 de Setembro de 2013, as 14:40:08 »

Olá galera,

Me desculpem a demora pra trazer novidades, tive um problema nesse fds e precisei viajar. Enfim, fiz o vídeo tentando mostrar o chiado pra ver se alguém me dá uma dica de qual seja o problema. Os potenciômetros estão aparentemente normais, mexi em todos, e nenhum deles está raspando.

Link do vídeo: http://youtu.be/LoYnIB2Rp2U


Abraços e mais uma vez obrigado!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 09 de Setembro de 2013, as 19:48:38 »

Pergunta: por que fez o teste com um cabo ligado no amp?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Hilthermann
Visitante
« Responder #10 : 09 de Setembro de 2013, as 22:31:50 »

Pergunta: por que fez o teste com um cabo ligado no amp?

p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) sem o cabo ligado ele não faz o chiado... salvo engano alguns amps da fender tem a função de "mute" quando o cabo tá desplugado.

-----
Comece vendo as tensões das fontes, e se as tensões chegam nos op.amps.

Desculpa minha ignorância, mas oque são estes "op.amps"? Como eu poderia testá-los?
Abração!
« Última modificação: 10 de Setembro de 2013, as 08:35:16 por Hilthermann » Registrado
Hilthermann
Visitante
« Responder #11 : 12 de Setembro de 2013, as 09:49:13 »

Bom dia galera, nesse fds eu devo abrir o amplificador e dar uma verificada na placa, nas tensões e etc. Posto fotos assim que o fizer. Até lá, se mais alguem souber de alguma coisa eu agradeço! Grande abraço e muito obrigado aos que estão tentando me ajudar Cheesy
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #12 : 13 de Setembro de 2013, as 18:46:01 »

De fato os amps da Fender dao mute ao retirar o plug.
Aparentemente parece estar normal, na gravação não da para perceber muita coisa.

Voce mencionou estar usando um estabilizador.
Uma vez tive um caso que o uso de um autotransformador era o motivo do ruído.
Experimente fazer o aterramento.

O ruído tipo chuva é o ruído comum dos semicondutores, bons capacitores ajudam a reduzir.
Outra coisa que gera alguns ruídos assim são oxidação ou desgaste nos potenciômetros, e oxidação no jack. Nesse caso quando mexe nos potenciômetros tem um raspado no som, bem comum de principio acontecer no começo ou fim do curso do pot, já no jack, se girar o plug aparecera o raspado.

Mas você mencionou que so acontece no clean, no drive não ocorre tal ruído, pode ser que seja algo no setor do clean. Se for sera fácil encontrar o problema, já que o clean é bem pequeno e o restante do amp tem as partes comum para os dois canais
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal