Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:20:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tutorial de etching por Fernando Ruz  (Lida 21613 vezes)
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #15 : 20 de Março de 2012, as 15:02:04 »

Mais tarde eu pego o cabo do celular e posto, mas o resultado foi bom, mas ainda não tá igual ao do tutorial.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Moska
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 514

Obrigado
-Dado: 34
-Recebido: 117



« Responder #16 : 20 de Março de 2012, as 16:42:44 »

Olá.

É importante tomar cuidado com o percloreto ao corroer alumínio. Percloreto, na concentração normalmente usada para fazer placas de circuito impresso, reage violentamente com o alumínio, e corrói tudo em minutos - mesmo se o percloreto já estiver velho.

Recomendo fazer um teste antes; vai ser necessário diluir o percloreto antes de proceder à corrosão final.

Eu usava esse método para fazer painéis em alumínio, nos idos anos passados. Infelizmente, não tenho nenhuma foto...

Não sabia disso quando fui fazer meu Super Hard-On coitada da caxinha de condulete, como se diz minha petroa era só pra dar uma benzida e deixei um terço inteiro.

Registrado

Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #17 : 20 de Março de 2012, as 22:10:33 »

Quando o A.Sim diz que a reação é violenta ele NÃO ESTÁ BRINCANDO.

A temperatura sobe bastante, podendo derreter recipiente de plástico. Além disso, a coisa "ferve" igual Sonrisal, podendo queimar as mãos do artista/arteiro (já passei por isso). Recomendo usar concentração FRACA de percloreto, recipiente de vidro, luvas e óculos de segurança, e fazer a corrosão em ambiente externo (há grande volume de gás liberado na reação).

No mais, já fiz algumas experiências com este método, e dá certo.

Uma coisa que fica legal: após fazer a corrosão conforme explicado o desenho vai ficar em baixo relevo e bem escuro. Mas pode ficar ainda mais escuro e nítido se for aplicada caneta para retroprojetor ou CD. Não se preocupem com os borrões. Espere alguns minutos para secar a tinta da caneta e lixe a caixinha com lixa fina, para deixar tudo lisinho e tirar o excesso de tinta da caneta. Lave bem a caixinha com água e sabão, deixe secar e aplique verniz vitral em spray. Como o verniz vitral é translúcido, ele vai dar o colorido no alumínio sem esconder o desenho corroído. Fica mais bonito se forem usadas cores claras, como amarelo ou laranja. Outra opção é tomar cuidado para não borrar as letras e aplicar o verniz direto, sem lixar (mas tem que lavar com água e sabão!). Isso é interessante de fazer nas caixas Hammond, que vem de fábrica com um tipo de "textura manchada" que fica muito bonita depois de receber o verniz.

Para quem quiser apenas proteger o alumínio sem adicionar cor, ou aplicar um "protetor" sobre o verniz vitral, uma dica: usar "cera para piso" Brilho Fácil. Este produto pode ser achado em qualquer mercado, e não é uma cera de verdade, mas sim um tipo de "verniz" acrílico bem aguado, que forma na superfície um filme bem resistente, e pode ser aplicado com pincel, aerógrafo, por mergulho, enfim, de qualquer jeito. É só não deixar muito excesso que quando o produto começa a secar ele se "auto nivela", e qualquer marca da aplicação some. Para quem fizer caca e precisar remover o "verniz", é só usar Fúria ou qualquer outro limpador com amoníaco.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #18 : 21 de Março de 2012, as 10:58:21 »

Será por causa do percloreto muito "forte" que corroeu onde não devia? ou a impressão no meu caso?

Obrigado pelas dicas, logo postarei um pedal usando essa técnica.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #19 : 21 de Março de 2012, as 11:15:39 »

Será por causa do percloreto muito "forte" que corroeu onde não devia? ou a impressão no meu caso?

Obrigado pelas dicas, logo postarei um pedal usando essa técnica.

Se tu lixou, pode ter entrado percloreto por baixo da caneta pelas ranhuras(lixa muito grossa?), ou pode ter colocado os dedos e a tinta soltou, ou pode ter deixado muito tempo(a placa de cobre acontece idem ao que tu falou).

Se entrou pelas ranhuras da lixa, pode passar uma lã de aço que fica melhor.

T+
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #20 : 22 de Março de 2012, as 21:57:52 »

Galera, mandei imprimir 2 folhas com várias estampas pra testar, uma em couchê e outra em Glossy. a de Glossy nem sequer segurou na caixa, acho que imprimiram errado.
Mas aí está o problema, o couchê não funcionou, não transfere quase nada, nem molhando, nem sem molhar, e tentei com vários layouts de várias impressoras e nada. E depois peguei um layout da mesma folha e fiz uma transferencia pra Fenolite e ficou perfeita.
No meu primeiro teste fiz numa tampa de condulete da wetzel, e ficou até legal, mas hoje testei em uma condulete tramontina e não funcionou de nenhum modo.
Ou seja é muito provável que seja culpa do alumínio da condulete. o que vocês acham?
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #21 : 23 de Março de 2012, as 12:03:06 »

No meu primeiro teste fiz numa tampa de condulete da wetzel, e ficou até legal, mas hoje testei em uma condulete tramontina e não funcionou de nenhum modo.
Ou seja é muito provável que seja culpa do alumínio da condulete. o que vocês acham?

Tem uma condulete que é pintura a pó, a outra em uma base...  nenhuma das duas vai corroer!!  Não conheço alguma direto de alumínio.
Tenho elas aqui..  por coincidẽncia comprei umas hoje lá pra minha obra..  e outras pra pedais.  T+
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #22 : 23 de Março de 2012, as 12:36:00 »

Galera, mandei imprimir 2 folhas com várias estampas pra testar, uma em couchê e outra em Glossy. a de Glossy nem sequer segurou na caixa, acho que imprimiram errado.
Mas aí está o problema, o couchê não funcionou, não transfere quase nada, nem molhando, nem sem molhar, e tentei com vários layouts de várias impressoras e nada. E depois peguei um layout da mesma folha e fiz uma transferencia pra Fenolite e ficou perfeita.
No meu primeiro teste fiz numa tampa de condulete da wetzel, e ficou até legal, mas hoje testei em uma condulete tramontina e não funcionou de nenhum modo.
Ou seja é muito provável que seja culpa do alumínio da condulete. o que vocês acham?

Você deu uma arranhada na caixa antes de fazer a transferência? Normalmente eu uso lixa 800 ou 600.
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #23 : 23 de Março de 2012, as 15:14:18 »

Dei sim, a primeira (que funcionou perfeitamente) tinha um primer, então eu tirei e ficou b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum), a segunda é tramontina já foi lixada umas mil vezes, só percebi que a tramontina está bem lisinha, mas nada demais, pois o cobre das pcis também são bem lisinhos.

Você deu uma arranhada na caixa antes de fazer a transferência? Normalmente eu uso lixa 800 ou 600.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
mattzan
Visitante
« Responder #24 : 04 de Abril de 2012, as 18:12:53 »

Aí está a minha primeira tentativa com o tutorial.

Não ficou legal, mas pela primeira vez fiquei feliz.

Observações:

1- Usei papel couchê, e não sai sem água depois de passar o ferro como o rapaz do tutoria disse, tive que usar agua detergente e muito dedo para tirar tudo.
2- Deixei 10 minutos no percloeto, retirando para tirar as sujeiras, mas não ficou profundo o bastante, também não tive a experiência de ver isso na hora.
3- Por ter ficado sem muito relevo, na hora de lixar a tinta para deixar tudo dentro do relevo, acabou saindo tudo (reparem no volume, tem algumas partes em preto).
4- a caneta de cd não aguenta o percloreto, tem que usar fita crepe e outra tinta mais forte.

Bom, minha mãe é pintora nas horas livres, então veremos se ela consegue pintar as partes desejadas.



« Última modificação: 04 de Abril de 2012, as 18:17:17 por Plautz » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #25 : 04 de Abril de 2012, as 22:10:21 »

Parabéns! Belo trabalho.

Também andei experimentando corroer algumas caixas de alumínio, e o que observei é que primeiro, a face a ser corroida deverá estar bem limpa, para não retardar a corrosão.

Tem que está bem vedada a área não corroida, pois qualquer falha pode estragar tudo. E principalmente, mais importante é a escolha do motivo e as letras a serem usadas, pois as vezes os espaços entre elas são corroido e junta tudo.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #26 : 05 de Abril de 2012, as 00:03:27 »

Muito legal... vou fazer uns testes, vai que dou sorte!!

Abraço!
Registrado
mattzan
Visitante
« Responder #27 : 11 de Abril de 2012, as 23:05:31 »

Aqui está o pedal quase pronto. Quero lixar um pouco mais ela e dar alguns acabamentos finais.

Abraços!

Registrado
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #28 : 12 de Abril de 2012, as 13:37:43 »

pó mattzan ficou muito bom meus parabéns  Bravo
vou tentar fazer aqui em casa em uma condulute o problema e que eu ja furei ela.
valeu
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #29 : 12 de Abril de 2012, as 14:43:36 »

pó mattzan ficou muito bom meus parabéns  Bravo
vou tentar fazer aqui em casa em uma condulute o problema e que eu ja furei ela.
valeu
Cubra os furos com tinta esmalte, que é de facil remoção.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal