Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 06:28:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 69 70 [71] 72 73 ... 91   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The 100Buck Amp - HB-1 Amp  (Lida 580453 vezes)
Bublitz
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #1050 : 01 de Fevereiro de 2016, as 15:21:21 »

Xformer, só uma dúvida:
Não seria 25R?
7,7/0,3...

Abraços
Tiago Bublitz
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1051 : 01 de Fevereiro de 2016, as 16:31:33 »

Xformer, só uma dúvida:
Não seria 25R?
7,7/0,3...

Sim, falha da minha vista ao ver o ponto no lugar errado no visor da calculadora. Estava sem óculos.
Então use de 27 ohms 5W ou dois de 47 ohms 3W em paralelo.  Ainda bem que você está esperto ! Palmas
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2016, as 16:38:05 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Bublitz
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #1052 : 02 de Fevereiro de 2016, as 06:51:26 »

Sem crise, quase passou batido aqui também.
Outra questão:
Tenho 33R 5W disponível aqui, não sei se o calculo de queda de tensão com válvulas é o mesmo que com resistores, mas fiz o seguinte:


         25V      6,3V
        83,33R  21R
 _____25L6__EF184_
|                          |
~31,3V                  |  Como o circuito deveria ser, aplicando a lei de ohm cheguei nessa impedância do circuito
|_________________| (admitindo 0,3A de consumo)


         23,66V 5,96V
 _____25L6__EF184_
|                          |
~39V                    |  Como meu circuito está, e considerando um resistor de 33R, cheguei nessas quedas de
|0,284A                 |  tensão, caso esteja certo, ficaria muito baixa a alimentação dos filamentos?
|________/\/\/\_ __|
          33R
             9,37V   

Espero que não tenha ficado confuso, nem que eu tenha viajado demais aqui...

Abraços
Tiago Bublitz
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1053 : 02 de Fevereiro de 2016, as 08:04:23 »

Seu raciocínio está correto Thiago. Os filamentos das válvulas nada mais são do que resistências (embora  de valor variável com temperatura da incandescência - mas não vai alterar muito a conta).
Acho que a tensão um pouco abaixo nos filamentos está dentro da operação (23,66 + 5,96 = 29,62V) e bem perto do que o kem usou no projeto (30V).  Até uns 10% abaixo ou acima da tensão nominal dos filamentos está bom.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Bublitz
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #1054 : 02 de Fevereiro de 2016, as 08:17:50 »

Xformer, obrigado pela resposta!

Só para conferir a "sequência de eventos" que devo fazer:

Colocar o resistor de 33R em série com os filamentos;
Medir as tensões B1, B2 e B3 (VDC) e conferir com o datasheet;
Com a adição do resistor de 33R o problema da tensão maior nos filamentos deve ser resolvida (seria interessante medir a queda de tensão(VAC) direto nos filamentos das válvulas?);
Caso B2 fique maior que 115VDC, troco RF2 (atual 12K) para 22K e confiro novamente;

Abraços
Tiago Bublitz
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1055 : 02 de Fevereiro de 2016, as 08:31:03 »

Citar
Medir as tensões B1, B2 e B3 (VDC) e conferir com o datasheet;
Conferir com o esquema ou o pdf do projeto.

Citar
Com a adição do resistor de 33R o problema da tensão maior nos filamentos deve ser resolvida (seria interessante medir a queda de tensão(VAC) direto nos filamentos das válvulas?);
Meça pra ver se ficou dentro da faixa aceitável. Espere pelo menos uns 30s para estabilizar o aquecimento, antes de medir.

Citar
Caso B2 fique maior que 115VDC, troco RF2 (atual 12K) para 22K e confiro novamente;
Não sei se com 22k vai ficar certo. Vai ter que ser um pouco na base do experimento e medição, até achar um valor que dê a tensão.

Esperemos pelo kem dar os palpites.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Bublitz
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #1056 : 02 de Fevereiro de 2016, as 09:54:10 »

Xformer,

Escrevi datasheet, mas era pra ser databook (o manual de montagem do HB1), desculpe pela confusão.

Qual seria a faixa aceitável? ±2V para a 25L6 e ±0,6V para a EF184?

Sim, usei 22K com base nas postagens anteriores.

Abraços
Tiago Bublitz
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1057 : 02 de Fevereiro de 2016, as 10:21:26 »

Eu li as mensagens, mas só pra confirmar, esse resistor de 33R foi colocado entre o CT do transformador de força e os filamentos, certo? Não pode colocar no outro fio do transformador, que vai ao terra, como o xformer ja comentou.
As tensões dos filamentos estão boas com 33R, mas acho que ia ficar melhor com 27R (mas não precisa trocar - ta bom assim).
Acho que uma medida elegante para acertar as tensões B1 a B3 do seu HB-1 seria substituir RF1 por um resistor de 270R 3W. Depois você ajusta RF2.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2016, as 10:35:34 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Bublitz
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #1058 : 02 de Fevereiro de 2016, as 10:35:40 »

Kem, sim, entre o CT do transformador de força e os filamentos, conforme imagem anexa;



Aliás, ainda não coloquei, irei fazer isto no almoço e a tarde posto as leituras de tensão.


Abraços
Tiago Bublitz
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1059 : 02 de Fevereiro de 2016, as 10:36:54 »

Ahhhh... achei que ja estava instalado e medido...
Veja se acha um resistor de 270R 3W para RF1 também.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1060 : 02 de Fevereiro de 2016, as 12:31:03 »

Xformer,
Qual seria a faixa aceitável? ±2V para a 25L6 e ±0,6V para a EF184?

25L6:   22,5V - 27,5V
EF184:  5,67V - 6,93V
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Bublitz
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #1061 : 02 de Fevereiro de 2016, as 12:32:00 »

Então, coloquei o resistor de 33R em série, as tensões dos filamentos baixaram, ficaram em 20,4VAC e 5,3VAC para a 25L6 e EF184, respectivamente.
As outras tensões de referência baixaram muito pouco (B2 ficou em 140VDC com RF2 de 12K e RF1 de 120R)

Uma coisa que notei, o resistor de 33R 5W esquentou muito, a ponto de eu não conseguir segurá-lo após os testes (coisa de uns 2 minutos ligados). Deveria ter medido a corrente, mas acabei esquecendo.

Outra coisa, RF1 parece que esquentou um bocado com o tempo que venho usando o amplificador, quase não dá mais pra ler as cores dos anéis (dá pra notar na foto também).

Abraços
Tiago Bublitz



Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1062 : 02 de Fevereiro de 2016, as 12:39:32 »

É, com 33 ohms reduziu muito. Mas ele que é de 5W aguentaria a potência dissipada (por volta de 3W).
Acho que tem de ser por volta dos 27 ohms ou um pouco menos. Eu tentaria dois de 47 ohms em paralelo.  
As outras tensões podem ter ficado altas, porque como os filamentos estavam abaixo da tensão, não aqueceram no ponto ideal, o que diminui a emissão e a corrente consumida.
Primeiro acerte o funcionamento dos filamentos, depois mexa no resto do circuito.
Esse resistor que chamuscou, precisa ser de maior potência.

Obs: indiretamente se pode calcular a corrente nos filamentos, basta ver quanto de tensão recaiu sobre o resistor  (39V - 20,4V - 5,3V = 13,3V). Assim 13,3V/33ohms = 0,4A     Isso denota que os filamentos não se aqueceram devidamente e por isso a resistência deles não atingiu o valor certo (filamento frio = resistência baixa; filamento incandescente = resistência alta, a resistência dos filamentos vai aumentando de acordo com o aumento da temperatura).  Como no resistor de 33R tinha 13,3V x 0,4A = 5,32W  por isso ficou muito quente.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2016, as 12:54:41 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Bublitz
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #1063 : 02 de Fevereiro de 2016, as 12:58:01 »

Xformer, infelizmente meus tempos de bancada na escola sempre foram com resistores de pouca potência, então não faço ideia de "quanto pode/aguenta um resistor esquentar", mas achei que esquentou à beça (o de 33R).
Até deu o cheiro característico de resistor sendo tostado Tongue

Por isso fica minha dúvida, reduzindo a resistência dele, a corrente sobe, logo não esquentaria ainda mais?
(outra vez, não tenho noção de quanto ele "pode" esquentar, mas eu fico um pouco ressabiado)

Seria interessante retirar as válvulas dos soquetes e medir a resistência dos filamentos?

Ou ainda retirar o 33R, e medir a queda de tensão direto nos filamentos das válvulas (como eu fiz agora por último), bem como a corrente?

Abraços
Tiago Bublitz
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1064 : 02 de Fevereiro de 2016, as 13:04:13 »

Não adianta tirar as válvulas e medir a resistência do filamento. Quando não incandescentes, os filamentos tem resistência bem baixa. A resistência deles é variável com a temperatura (e varia muito, de quase 0 para o valor que você calculou). Ao colocar um resistor de valor maior, apesar do nosso instinto achar que a corrente vai diminuir, ele diminuiu a tensão para os filamentos, assim as resistências dos filamentos estarão a um valor bem menor da de operação, porque não se aqueceram suficientemente, por isso a corrente ficou maior. Por isso tem que usar um resistor mais perto do calculado mesmo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 69 70 [71] 72 73 ... 91   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal