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Autor Tópico: Material caixa pedal marca Chorus  (Lida 11932 vezes)
Patines
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« Responder #15 : 23 de Abril de 2012, as 14:15:54 »

Eu quero com ela partir para a confecção de uma nova, toda em alumínio.Quero usar ela como molde.
Por isso tenho intensão de tapar todas as aberturas.Mas se não houver solda acho que improvisarei com massa plástica.
Se é para molde, use fita adesiva comum para tapar os buracos, depois encha a caixa de argila, e tire o molde externo. Onde existem furos, empurre com um prego no centro do furo, para marcar o local.  Idem para o molde interno, porém  o argila vai por fora.

Daí tu conserva a tua caixa para usar ou como modelo.

Melhor fazer o primeiro molde de gesso, depois fazer o positivo de resina, se a intensão é fazer outra caixa.  sobre a resina, use massa plástica, lixe e pinte, depois faça um polimento com cera de assoalho com pano velho e pode fazer o molde de borracha de silicone.  então com a parte de fora e a parte de dentro, pode fazer quantos moldes forem necessários.

Se o molde for de silicone, faça furos menores que facilita a tua vida.

Abraços, T+
« Última modificação: 23 de Abril de 2012, as 14:17:34 por Patines » Registrado
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« Responder #16 : 23 de Abril de 2012, as 14:27:16 »

Valiosas dicas Patines.
Obrigado.

Já estou conversando com um cara de uma fundição e ele já me deu ok, ou seja, que faz a caixa pra mim.
Vou poder avaliar bem essa minha caixa do CHORUS amanhã.Por exemplo:Ainda não sei bem como funciona o sistema de fechamento dela, a tampa de baixo.
Mas estudarei um jeito de fazer uma tampa também de alumínio.
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Adiel
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« Responder #17 : 23 de Abril de 2012, as 14:33:47 »

A tampa é de ferro, quatro parafusos. 
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« Responder #18 : 23 de Abril de 2012, as 14:37:40 »

Muito bom saber disso Adiel.

Bom, acabo de saber que a caixa que estou comprando está sem a tampa.E, diz o vendedor, que ela era de plástico!!Será???
« Última modificação: 23 de Abril de 2012, as 15:10:42 por VOX » Registrado
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« Responder #19 : 23 de Abril de 2012, as 17:53:14 »

Fazer solda em alumínio não é para qualquer um, principalmente quando bom acabamento é um requisito. Talvez seja mais negócio tentar colar com Superbonder (o Zamac é bem poroso, então é bem possível que a cola segure numa boa, basta manter as peças sob pressão até secar bem).

Dicas sobre o Zamac, só para fins de conhecimentos gerais:

É uma liga de dureza superior a do alumínio, porém, justamente por isso, mais quebradiça (alumínio amassa/entorna, zamac quebra). Por esse motivo essa liga começou a ser evitada na produção de rodas. O zamac também é muito usado para produção de maçanetas baratas (aquelas que quebram na nossa mão, e que muita gente diz que é "antimônio").

Só para botar minhocas na cabeça do povo, Zamac aceita cromeação com muita facilidade (alumínio também aceita, mas dá mais trabalho, portanto o serviço custa mais caro).
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« Responder #20 : 23 de Abril de 2012, as 18:21:17 »

Bom saber dessas propriedades do zamac.
A partie de amanhã, com a caixa em mãos, começam os estudos, hehehe...

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Adiel
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« Responder #21 : 23 de Abril de 2012, as 20:21:12 »

A tampa inferior é de ferro, e a tampa do compartimento da bateria é de plástico.
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« Responder #22 : 24 de Abril de 2012, as 18:10:39 »

Cheguei há poco em casa com a caixinha:



Ela não tem nada quebrado.E de fato o imã não gruda nela.
Não veio com a tampa de baixo nem a da bateria.
Até aí tudo bem.Só eu não contava com esse rebaixo para encaixe do liga/desliga dele.Eu achava (e preferia) que fosse reto ali, mas claro, não tem como pois precisa de espaço para aquele mecanismo.
Vou ter que cortar aquilo ali.Alguém sugere uma forma segura de cortar sem danificar a caixa?
Imaginem a caixa do TS808.Minha idéia é fazer dessa caixa um molde para uma assim.

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Finck
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« Responder #23 : 24 de Abril de 2012, as 18:58:23 »

Talvez com uma Dremel, usando os acessórios adequados (disco de corte, pontas de esmeril...), mas apenas para fazer o "grosso" do trabalho.

Qualquer que seja a ferramenta, o negócio é não tentar atingir o objetivo final de uma vez só. Normalmente é melhor fazer o acabamento final na mão (com lixas, limas, seja lá o que for), por mais chato e cansativo que isso pareça.

Como dizia minha avó, "não faça aposta com o diabo" (uma longa estória...).

Uma coisa importante: peças feitas de metais fundidos (incluindo zamac) ficam sempre muito porosos por dentro, então qualquer retrabalho (cortar, furar) irá fazer com que o local fique com textura diferente (mais porosa) da área ao redor. Mesmo sendo pouco visível a olho nu, esta porosidade pode trazer problema se você for usar a peça como molde em fundição (podem ocorrer adesões inconvenientes devido à porosidade, estamos falando de um trabalho de precisão, certo?). É bom usar algum tipo de "impregnante" nestas áreas de retrabalho (uma cola de cianoacrilato, um verniz ou algo do gênero) para fechar os poros (apenas na área de retrabalho).


A título de curiosidade (e eventuais experiências):

Eu tinha um amigo que fazia coletores de admissão especiais para motores de competição, em alumínio. Ele "esculpia" modelos em isopor (!!!) perfeitos, em tamanho real, com todos os detalhes necessários. Estes "modelos" eram colocados em caixotes (acho que eram de cimento) que eram completadas com areia de fundição, ficando um "gargalo" por onde era despejado o alumínio fundido que, dada a alta temperatura, fazia com que o isopor fosse vaporizado tão rápido que não dava tempo do molde de areia se desfazer. Ou seja, o espaço originalmente ocupado pelo isopor era ocupado por alumínio. Parece louco, mas funcionava (tudo bem que era um serviço mais bruto).
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« Responder #24 : 24 de Abril de 2012, as 19:06:59 »

Finck, vou tomar todo o cuidado para fazer o corte.
Estou até pensando em levar para um torneiro mecânico fazer esse serviço.
Note que aquele rebaixo emenda nas duas colunas de trás onde vão os parafusos da tampa.Então tem que ser um corte perfeito.
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« Responder #25 : 25 de Abril de 2012, as 12:56:03 »

Vox... que tal fazer uma de acrilico (usando essa ai como molde) e usar a de acrilico como molde pra de aluminio?
No acrilico você consegue fazer mais facil as codificações.
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« Responder #26 : 25 de Abril de 2012, as 13:08:59 »

VOX

minha sugestão (idiota), que tal usar ela como ela é e foi projetada ara usar?
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« Responder #27 : 25 de Abril de 2012, as 13:27:59 »

se precisar de uma tampa em acrilico pra tira molde me passe as medidas que faço aqui pra você .

abraços!
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« Responder #28 : 25 de Abril de 2012, as 13:38:58 »

kem:
Seria uma boa mas não sei como colar e trabalhar no acrílico.Acho que eu gastaria mais.

hgamal:
Também pensei nisso.Só que não tenho como reproduzir esse sistema de acionamento.Ele é uma peça que vai com 2 parafusos e uma molinha.Eu queria que fosse reto ali justamente para usar 3PDT.

Tiago:
Talvez eu precise mesmo.Te agradeço pela disposição em ajudar.
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Patines
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« Responder #29 : 25 de Abril de 2012, as 13:56:00 »

Também pensei nisso.Só que não tenho como reproduzir esse sistema de acionamento.Ele é uma peça que vai com 2 parafusos e uma molinha.Eu queria que fosse reto ali justamente para usar 3PDT.

Mas camarada, faz o que te digo: tira o acionamento original coloca argila, passa uma régua pra tirar  o que tem demais, está resolvido o molde de fora.  O de dentro..  coloca papel pra não trancar o gesso e umas fitas  adesivas.  Depois de destacar o molde, enche com gesso e esculpe até ficar como tu quer.  Mais fácil que isso??

no gesso, se tem que tirar, uma lixa resolve, colocar é fácil, é só molhar bem o lugar e usar gesso firme.  se secar, durante algum tempo é só colocar água que ele amolece e dá prá alisar com os dedos, cotonetes, palitos de dentes, facas....

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« Última modificação: 25 de Abril de 2012, as 13:58:40 por Patines » Registrado
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