Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Maio de 2025, as 05:47:56

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Escolha do nome da marca  (Lida 34908 vezes)
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« : 03 de Maio de 2012, as 17:38:16 »

Eu ia postar no topico das logomarcas, mas achei que ia poluir o topico, então abri um pra pedir ajuda.
É o seguinte... Pretendo, num futuro proximo (nem tão proximo) criar uma marca de amplificadores e efeitos valvulados para guitarra.
Claro que o mais importante é a qualidade dos produtos, mas disso ja estou cuidando.
Minha duvida é sobre o nome da marca.
Meu nome é Ricardo J. de Paula, e meu apelido em varios lugares é KEM (uma longa historia).
Bom, depois de pensar muito em nomes, cheguei a 2 nomes. KenTone (não é KenTone porque ja que existe a tinta com o mesmo nome) e DePaula Amps. Meus amigos "votaram" no DePaula Amps por parecer mais sobrio, e por ter meu sobrenome, dar maior credibilidade.
O que vocês acham? Deem seus palpites... Smiley
I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 112
-Recebido: 538

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #1 : 03 de Maio de 2012, as 17:42:09 »

Oi Kem

DePaula já foi usado por uma empresa da minha cidade:

http://www.opendi.com.br/tiete/476584.html

Abraços

Cheesy

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
felixmeirelles
Visitante
« Responder #2 : 03 de Maio de 2012, as 17:52:32 »

Depaula parece uma referência local em wood enclosures.

Cry
Handmaker

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59

« Responder #3 : 03 de Maio de 2012, as 17:57:50 »

Acho DePaula amps muito óbvio sei lá... E o nome TONE tem em muitos lugares já, tente juntar o nome com algo relacionado a eletrônica. Como "Tubes"
"O essencial é invisível aos olhos"
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #4 : 03 de Maio de 2012, as 18:12:30 »

Po Eduardo... tomara que a minha empresa não precise dos serviços dessa ai... hehehe
Sei que "sei la o que Tone" e "Tone sei la o que" tem aos montes. Esse foi um dos motivos por ter desistido desse nome.
Não sei se DePaula é tão obvio... Devem ter falado isso pro Leo Fender e Jim Marshall. Talves seja questão de se acostumar com o nome.
O logo ai pra ajudar...

I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2070

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 03 de Maio de 2012, as 18:19:15 »

Já que no logo quase tudo está escrito em inglês, põe:   Richard Paul

Richard of Paul    (gibson les paul....)    essa foi horrível...

Ou inventa um nome distinto dos seu ou palavra que associe a uma idéia.  Fica impessoal. 
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #6 : 03 de Maio de 2012, as 18:22:40 »

Já que no logo quase tudo está escrito em inglês, põe:   Richard Paul
Richard of Paul    (gibson les paul....)    essa foi horrível...
Caprichou heim?!? Põe horrivel nisso...  Cheesy Cheesy Cheesy

Ou inventa um nome distinto dos seu ou palavra que associe a uma idéia.  Fica impessoal. 
Essa é a parte dificil... ja queimei muito neuronio pensando nisso.
I want to diode!
FRED
Visitante
« Responder #7 : 03 de Maio de 2012, as 18:34:41 »

Você pode tentar também uma sigla. Palavras em latim também costumam cair bem em nomes de marcas.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #8 : 03 de Maio de 2012, as 18:42:03 »

Eu uso minhas iniciais (AQR), Güero usa redução do nome do filho dele, Dimitri.  

DePaula é legal, mas me lembra o Benito...  Ui

RJP?
« Última modificação: 03 de Maio de 2012, as 18:43:57 por Adiel » Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2070

e^(i x pi)+1=0

« Responder #9 : 03 de Maio de 2012, as 18:54:46 »

Essa é a parte dificil... ja queimei muito neuronio pensando nisso.

Imagine que por exemplo uma montadora de automóveis tem equipes pra ficar pensando nos nomes dos modelos de novos carros a ser lançados. As empresas e todo o mundo tem dificuldade também pra fazer isso.

Outro dia no site da Terra tinha um artigo falando sobre o que significavam os nomes das empresas e de onde tinham se originado. Tipo Adidas, 3M, Intel,  etc.
Fora as que não tem nada a ver com o negócio da empresa: ex. Apple  (eu esqueci porque o Jobs e o Wozniak adotaram esse nome, eu tinha lido em algum lugar... mas aqui tem:  http://cgull8m.hubpages.com/hub/Why-Apple-is-Apple-History-of-the-brand-name)
Outras são só as iniciais dos fundadores: HP  (Hewlett Packard - de William Hewlett e David Packard) ou do negócio (IBM - International Business Machines     3M = Minnessota Mining and Manufacturing) ou abreviação de uma idéia (TAG = techniques d`avant garde).

No livro do Akio Morita (Sony) ele também conta que rebolou pra achar esse nome derivado do latim Sonus (som).
Audi também vem do latim.

Leia aqui e talvez surja uma inspiração:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_company_name_etymologies

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
fpohren
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12

« Responder #10 : 03 de Maio de 2012, as 19:05:34 »

Olha, nos meus tempos de diretor de arte em agência de propaganda, quando era para criar uma marca o redator sentava, botava uma sonzera nos fones de ouvido, e ia fazendo uma lista com tudo q vinha na cabeça até chegar em uns 100 nomes. Botando tudo mesmo, até as idéias que o cara considera bobagens e certamente não vão ser as escolhidas, mas tenque botar pra fora senão fica travando.

Dai depois, com calma e discernimento vai analisando as opções, vendo quais tem alguma ligação com o conceito que tu deseja para a marca, e até mesmo com algum simbolo gráfico que venha a vir na tua mente lendo os nomes.

É um caminho.

Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 112
-Recebido: 538

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #11 : 03 de Maio de 2012, as 19:47:33 »

Oi Pessoal

Depois que dei o nome infeliz para minha empresa, encontrei as dicas de George Eastman (o cara da Kodak) para nomear coisas:

1- Use uma palavra que não existe na sua lingua ou em outras. Assim a referência a sua marca será única e inequívoca.

2- Usar acrônimos de seu próprio nome é ruim. A empresa é um bem vendável, mas seu nome não é!

3- Use apenas sons que podem ser reproduzidos por qualquer ser humano. Fuja de TH, ÃO, DR, TR BR... Tem pouca gente que pronuncia direito Svetlana ou Dvorkar. Cheesy

4- Não use mais que 3 sílabas. Nomes curtos são fáceis de lembrar. 

5- A palavra deve ter musicalidade.

Agora tentem criar um nome que encaixe em tudo isso! Parece besta, mas é bem difícil. Exemplos que seguem esses quesitos são: Kodak, Coke, Colgate, Helmans, Kolinos....

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #12 : 03 de Maio de 2012, as 19:49:34 »

Quer dizer que "DePaula Amps" não ta bem cotado?!? Sad
xformer, nesse link que você passou uma boa parte das marcas são o sobrenome do fundador...

Edit: Eduardo, eu escrevi enquanto vc postou... boas dicas.
A muito tempo eu tinha pensado em abrir uma empresa numa brincadeira, em parceria com um amigo. O nome era Kembor. Soa bem, só não sei se "Kembor Amps" também soa bem... Mas a escrita eu não gosto
« Última modificação: 03 de Maio de 2012, as 19:53:45 por kem » Registrado

I want to diode!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #13 : 03 de Maio de 2012, as 19:55:06 »

Eduardo achei que hellmann's fosse tipo HELL MAN's Tipo "do homem do inferno" tipo a "maionese do homem do inferno"   Evil

Mas pesquisei aqui e achei "In 1905, Richard Hellmann from Vetschau, Germany, opened a delicatessen " é sobrenome.

Cheesy
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #14 : 03 de Maio de 2012, as 19:57:34 »

Para criar uma logo e um nome precisa quebrar um pouco a cabeça. Por isso que não é um serviço barato. As dicas do Eduardo são muito boas. DePaula amps realmente não funciona bem...
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: