Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 17:02:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caixa 1x12 ou 2x12 para Valvulado 36W  (Lida 9960 vezes)
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« : 05 de Maio de 2012, as 00:34:12 »

Fala galera,

Gostaria de pedir a ajuda de vocês com um dúvida: pretendo construir um amplificador valvulado de 36W baseado no JCM800, que será no formato cabeçote. Porém estou na dúvida sobre quantos falantes (12 polegadas) utilzar na caixa que irei construir para usar com o ampli. A principio, pensei em utilizar 2 falantes Eminence Legend 1218 (150 Watts 8 Ohms), porém estou na dúvida se não será demais para um ampli de 36W. Será que é melhor utilizar apenas 1 falante, posso utilizar os 2 Eminence Legend sem problemas ou ainda utilizar 2 falantes de potência menor??  Sugestões são bem vindas.

Abraços,
« Última modificação: 05 de Maio de 2012, as 00:42:42 por bruno_luca » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #1 : 05 de Maio de 2012, as 00:48:01 »

Na verdade um alto falante dá conta do recado.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2206.90

Este alto falante do link é de um membro do fórum, a versão RK-G45 têm 45 Watts, têm aproximadamente uns 25% de potência a mais do que seu amplificador, podendo assim muito bem satisfazer a sua necessidade.

Baseado nos tópicos que já li, o falante tem que ter 30% de potência a mais que o amplificador, porém este falante que te indiquei pode dar conta do recado.

Entre lá no tópico e tire suas dúvidas!

Abraço
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 05 de Maio de 2012, as 02:06:09 »

Um falante da conta, mas se puder, monte uma caixa com 2 falantes, não vai fazer grande diferença se a intenção é tocar no estúdio ou no seu quarto, mas melhora bastante o rendimento do amp. em lugares abertos com banda.
Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #3 : 05 de Maio de 2012, as 02:16:44 »

Um falante da conta, mas se puder, monte uma caixa com 2 falantes, não vai fazer grande diferença se a intenção é tocar no estúdio ou no seu quarto, mas melhora bastante o rendimento do amp. em lugares abertos com banda.


Então, minha idéia é tocar tanto em casa quanto com banda. Minha preferência é por uma caixa 2x12, porém minha dúvida é se o som não vai ficar meio "xoxo" pelo fato da caixa ter uma potência muito maior que o ampli (caixa com 2 Eminence 75W em um ampli 36W).

Abraço,
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 05 de Maio de 2012, as 13:31:51 »

Dependendo do modelo do falante, pode ser que abafe um pouco dentro de casa, afinal de contas você não vai abrir todo o volume...

Mas se você fizer uma pesquisa, vai ver que por exemplo, stacks da Marshall com 4 Celestion sempre tem uma relação de potência de pelo menos o dobro da potencia do amp.

O JCM800 com 4 el34 tem 75 watts, talvez menos.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 06 de Maio de 2012, as 07:48:12 »

Oi Pessoal

Não tenho cassife para dar pitaco nesse tópico, mas o que eu tenho observado com meus amigos que tocam (eu só toco CD) é que uma caixa com 2 falantes é muito mais versátil. Você pode usar dois falantes diferentes, um mais grave e outro mais agudo, e combinar conforme seu gosto. Pode usar um, outro, os dois ou ainda colocar um filtro ajustável para dividir o sinal entre eles em proporções variadas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 06 de Maio de 2012, as 13:07:41 »

...é que uma caixa com 2 falantes é muito mais versátil...
Só não é mais versatil na hora de carregar... Smiley Ou guardar.
Mas na hora de tocar é mesmo.

bruno_luca, realmente acho exagerado o Eminence de 150W (ainda mais 2) para um ampli de 36W. Melhor falantes de uns 75W...
Seu ampli tem saidas de que impedancias?
Se tiver de 8 e 16ohms (o mais comum) compre os 2 falantes de 16ohms.
« Última modificação: 06 de Maio de 2012, as 13:11:35 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #7 : 06 de Maio de 2012, as 15:08:56 »

bruno_luca, realmente acho exagerado o Eminence de 150W (ainda mais 2) para um ampli de 36W. Melhor falantes de uns 75W...
Seu ampli tem saidas de que impedancias?
Se tiver de 8 e 16ohms (o mais comum) compre os 2 falantes de 16ohms.

Mas será que com 2 falantes de 75W (150W total) o som não fica meio xoxo com um apli de 36W?? Eu estava querendo uns falantes de 12" e uns 30W, mas os que achei com essas especificações são uns Celestion Vintage, que aí fica meio inviável pra mim (cada um sai por 550 reais). O amplificador tem saídas de 4, 8 e 16 ohms, portanto creio que não vais ser problema achar falantes compatíveis. Se tiverem mais algumas sugestões de falantes estou aceitando. Vi um tópico aqui no fórum que fabrica falantes de 12" e 45W, e o pessoal que usou está bastante satisfeito. Pena que a produção dele é meio limitada, senão até pegaria um falante desse para testar.

Abraços,
Registrado
ricardo rk
Visitante
« Responder #8 : 06 de Maio de 2012, as 18:02:31 »

não há problema nenhum se a potencia do falante for muito maior que a do amp. olha só: eu tenho aqui um EVM-12L (Electro-Voice) de 200W (isso mesmo!) e uso ele como falante de testes dos amps que fabrico. ele fala muito bem tanto num SE de 5W quanto num de duovox de 100W.
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #9 : 06 de Maio de 2012, as 18:08:29 »

Acho que não hein Ricardo, você já colocou seu amp de 200W no talo com um falante de 45 do seu? teste e nos fale, tocando com Palm Mute, guitarra afinada em Drop B e Riffs nas cordas mais grossas e nas primeiras casas por mais de 5 minutos,  Legal!
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #10 : 06 de Maio de 2012, as 18:34:37 »

Rafa, o que tem 200W é o falante, não o ampli... Ele disse que tanto o falante de 200w quanto o de 45w falam bem num ampli de 5w.

Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #11 : 06 de Maio de 2012, as 18:53:33 »

Rafa, o que tem 200W é o falante, não o ampli... Ele disse que tanto o falante de 200w quanto o de 45w falam bem num ampli de 5w.



é, realmente vacilei, 
Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #12 : 07 de Maio de 2012, as 01:18:28 »

não há problema nenhum se a potencia do falante for muito maior que a do amp. olha só: eu tenho aqui um EVM-12L (Electro-Voice) de 200W (isso mesmo!) e uso ele como falante de testes dos amps que fabrico. ele fala muito bem tanto num SE de 5W quanto num de duovox de 100W.

Minha dúvida era essa, se teria problema do falante ter uma potência muito maior que o ampli. Aliás ricardo, é você quem fabrica os falantes de 12" e 45W que vi em outro tópico não?? Por acaso ainda está fabricando esses falantes?? Tenho interesse nos mesmos, poderia me passar informações detalhadas por MP, tais como potência, sensibilidade, impedância, valor, etc....Abraços.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #13 : 07 de Maio de 2012, as 07:19:14 »

não há problema nenhum se a potencia do falante for muito maior que a do amp. olha só: eu tenho aqui um EVM-12L (Electro-Voice) de 200W (isso mesmo!) e uso ele como falante de testes dos amps que fabrico. ele fala muito bem tanto num SE de 5W quanto num de duovox de 100W.

Na verdade existe o problema do preço. Um falante para 100W é mais caro que um para 50W, por isso é "inteligente" adequar o falante à potência do amplificador. Mas de fato não há nada danoso em usar falantes de 500W num amplificador de 5W, se tiver grana para bancar a estravagância.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #14 : 07 de Maio de 2012, as 09:17:08 »

Eu tenho um cabeçote de 15W valvulado, uso atualmente com uma caixa 1x12" de 40W e fica show de bola, já testei com 2x12" e 4x12" e o que mais gostei foi com 2x12", que é o que farei para mim no futuro, em relação a tamanho muda pouca coisa, eu aconselho uma 2x12", se quiser bons falantes com um excelente preço, compre com o nosso amigo Ricardo ou também da HR Tubeamp (que é o que uso).
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal