Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 11:34:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ZVEX WHA PROBE - LAYOUT DEFINITIVO  (Lida 29444 vezes)
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #30 : 28 de Maio de 2011, as 16:18:25 »

O esquema está junto com o layout no pdf.  O circuito tem pequenas modificações para facilitar os ajustes, de acordo com a placa sensora utilizada.

Falha nostra!  Batendo Cabeça Tongue É que estou montando um layout para mim. Talvez isto dê certo para usar em algum drive....
Valeu Adiel.
« Última modificação: 28 de Maio de 2011, as 16:25:39 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #31 : 28 de Maio de 2011, as 20:22:56 »

Dá certo, sim.  Onde houver algum resistor que controle alguma coisa, você pode usar um LDR.  Tem até o Fuzz Probe, ou coisa assim...
Registrado

Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #32 : 15 de Junho de 2011, as 17:43:29 »

fala galera, to passando so pra dizer que o meu funcionou, a principio o led ficou com oscilações (querendo piscar)  mas depois que coloquei um resisitor de 56 ohm em serie (como o Patines e Adiel ressaltaram) e ficou estavel,agora vou colocar outro led  em paralelo pra ficar monitorando os ajustes.

Dica:

o zener é de 1w, coloquei um de 1/2w e depois de "brincar" bastante o mesmo entrou em curto.... Sad

Duvida: se eu quiser aumentar a sensibilidade( distancia deda excitação da antena ), basta simplismente aumentar a tensão de alimentação? ou teria que enfiar um amplificador de sinal em algum lugar?

abraços.
« Última modificação: 16 de Junho de 2011, as 07:47:00 por markb » Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #33 : 15 de Junho de 2011, as 17:51:56 »

Aumente o valor do trimpot que regula a sensibilidade da antena para 500K ou 1M, ou use um potenciômetro.
Registrado

Jean R.
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 352

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #34 : 23 de Julho de 2011, as 12:53:06 »

Bom, sei que esse tópico é meio antigo mas vou postar aqui para não ter que criar outro tópico.

Eu montei direitinho o pedal tá funcionando razoável, só não consigo controlar direito a sensibilidade com o pot, se eu aumento muito o pot de sensibilidade o wah "abre" e eu não consigo controlar, tenho que deixar o pot bem "fechado", eu "queimei" uns dois 4093 nesse projeto, aí o pedal perdia a sensibilidade e começava a funcionar como uma "chave" em dois estados foi só trocar o CI (2 vezes) que voltou a funcionar, mas foi descuido meu como soldar coisas na placa com o CI na mesma.

Agora eu montei ele numa caixa de metal porém quando coloco a antena apoiada na caixa ela perde quase que completamente seu efeito, se eu a distancio da caixa a antena volta a atuar, gostaria de saber o porque disto, se alguém puder ajudar eu agradeço, pesquisei bastante mas ainda não consegui entender porque a antena perde seu efeito quando próxima da caixa de metal do circuito, mais um detalhe é que quando próxima de qualquer outra caixa metálica ela funciona.

Abraços

PS: Nas minhas pesquisas encontrei um instrumento bem louco chamado Theremin, não o conhecia e é bem curioso desde sua história até seu funcionamento. A idéia é bem parecida com a do Wah Probre, a aproximação da mão alterando o som do instrumento.
Registrado

ex-kabuloso0101
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #35 : 23 de Julho de 2011, as 13:07:09 »

A antena tem que ser montada em uma plataforma isolada, de fibra, plástico ou acrílico (como os ZVex), preferencialmente inclinada (ou distante) em relação à caixa metálica, para evitar interações indesejadas.  A placa sensora é uma antena, e deve ser tratada como tal, como assim o é no caso do Theremin, que usa duas, uma para a frequência e outra para a intensidade.
Registrado

Jean R.
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 352

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #36 : 23 de Julho de 2011, as 13:10:53 »

A antena tem que ser montada em uma plataforma isolada, de fibra, plástico ou acrílico (como os ZVex), preferencialmente inclinada (ou distante) em relação à caixa metálica, para evitar interações indesejadas.  A placa sensora é uma antena, e deve ser tratada como tal, como assim o é no caso do Theremin, que usa duas, uma para a frequência e outra para a intensidade.

Caro Adiel, mas o fenolite da placa já não serviria como isolante? E realmente inclinada ela funciona muito melhor. Vou fazer mais algumas experiências pra verificar.

Abraços
Registrado

ex-kabuloso0101
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #37 : 23 de Julho de 2011, as 13:15:55 »

A fenolite isola em termos de contato elétrico, não em interação eletromagnética.  O distanciamento é importante, nesse caso, ou o plano inclinado, também ligeiramente distanciado da caixa metálica.  Eu tenho um projeto desses montado, ainda em testes nesse sentido.  Talvez eu use uma caixa Patola de plástico, com o circuito envolto em blindagem irregular (como um envelope) dentro dela, sem revestir toda a caixa internamente.  Nesse caso, é possível que eu possa utilizar toda a parte superior com a antena em posição horizontal.  Futuramente postarei resultados.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #38 : 25 de Julho de 2011, as 10:53:13 »

A placa do ZVex-Probe funciona como um capacitor(=antena).  Se tu aproxima a placa da caixa, e a caixa está aterrada e em contato com a alimentação do circuito, a capacitancia entre elas aumenta muito, então a ação de variação fica inibida, pois aproximando o pé a largura de pulso no LED pouco varia.

Se a placa do probe está a uma boa distância do GND, existe ainda capacitancia, porém a sensibilidade será bem maior ao mover o pé, pois a capacitancia variada com o pe será mais significativa do que a da caixa.

O circuito do Probe funciona fornecendo uma espécie de PWM à saída do 4093, aplicado então o pwm ao LED e do LED ao LDR, que controla o circuito de wha.

Aqui em Porto Alegre, em janeiro(verão fervente) o circuito funciona de uma maneira, em julho (inverno congelante) de outro.  Em início de setembro, pela manhã funciona de um jeit e à tarde de outro!!  Isso porque o hfe do transistor varia muito com a temperatura.

O Probe utiliza tanto o ganho direto, quanto o ganho inverso do transistor, porem o ganho direto varia muito mais com a temperatura, o que leva a diferenças de comportamento.

Abraços, T+
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #39 : 25 de Julho de 2011, as 12:42:24 »

Por esse motivo, Patines, sugiro que ponha um potenciômetro para ajustar a sensibilidade, não um trimpot.  Isso e mais um LED em paralelo ou em série para facilitar os ajustes.
« Última modificação: 25 de Julho de 2011, as 18:14:24 por Adiel » Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #40 : 25 de Julho de 2011, as 14:14:21 »

Eu acho mesmo que o Adiel tem razão.  o melhor seria colocar um potenciômetro para regular o oscilador de probe.

Na saída, acho que fica bem mais fácil, "integrar"  o PWM e colocar um resistor entre emissor do transistor de saída e o GND.  Desta maneira, a corrente que passa no emissor do transistor é diretamente proporcional à tensão no resistor de emissor e inversamente proporcional ao valor do resistor(lei de ohm)...   O fato é que temos tensão suficiente entre os 9V e o coletor do transistor para acionar dois LEDs em série.  Nestes LEDs passa aproximadamente a mesma corrente que no resistor de emissor.

Quer mais facilidade que medir o valor de tensão no resistor de emissor??  É diretamente proporcional à corrente no LED.  Um LED para acionar o LDR e outro para olhar, se não interessar medir a tensão no resistor.

Olhe aí na figura a minha sugestão de circuito de saída.

-----
O máximo de tensão no resistor de emissor, quando o PWM está mais largo, seria de 4,35V.  Colocando um resistor de 220R, teríamos aí, mais ou menos 20mA, certo??

-> Só pra exemplificar a lei do referido ômi -> 4,35V/20mA = 220R.

T+
« Última modificação: 25 de Julho de 2011, as 14:19:26 por Patines » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #41 : 26 de Julho de 2011, as 14:04:52 »

Como faz tempo que não posto algo no fórum, anexo meu layout. Não testei ainda por falta de tempo e dinheiro. Coloquei dois layouts um para ajustar trims e outro para usar pots (que podem ser soldados na placa e usados para fixá-la).

http://www.4shared.com/document/E4V25n2t/Sensor_de_proximidade_-_Viagem.html
« Última modificação: 28 de Julho de 2011, as 21:50:20 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #42 : 26 de Julho de 2011, as 20:13:53 »

Eu apenas troquei o potenciômetro/trimpot de 250K na entrada da antena por um potenciômetro de 1M.  Ficou mais fácil de ajustar, e mais sensível.  Até agora o 4093 não queimou...
Registrado

Jean R.
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 352

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #43 : 28 de Julho de 2011, as 21:42:01 »

Bom, realmente a dica do Adiel de colocar um outro led em paralelo é uma excelente pedida!
Boa Adiel!  Roqueiro

A saída que o Patines recomendou eu tinha pensado antes mas eu coloquei o led em paralelo no mesmo esquema proposto antes e tá funcionando beleza. Como esse circuito é diferente e eu sou leigo fiquei bem curioso a respeito do seu funcionamento e ando o estudando.

Gostaria de pedir aos mais gabaritados que me explicassem, por favor, qual o resultado prático do trimpot de 10k no esquema? Não consegui ainda visualizar o funcionamento dele direito.

Abraços
Registrado

ex-kabuloso0101
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #44 : 29 de Julho de 2011, as 10:32:23 »

Já que é possivel colocar os LEDs em série, garantindo a mesma corrente nos dois, não vejo porque colocar os LEDs em paralelo.
Se os LEDs forem de cores diferentes, simplesmente não acendem do mesmo modo, se forem colocados em paralelo, somente é possível que acendam bem com resistores em série com cada um deles.  veja que só emitirão a mesma intensidade de LUZ com a mesma corrente se forem da mesma cor.

Em qualquer circuito bem projetado, é comum o uso de resistor em série com LEDs.  A não existencia deste resistor deixa evidente que o projeto foi feito sem conhecimento suficiente, pois o LED pode queimar, por corrente em demasia.  Alem disso, caso não se use resistor em série como LED no circuito aqui proposto(do layout), uma pequena variação de tensão na base do transistor leva a uma grande variação de corrente do LED, tornando o circuito com uma regulagem crítica.  O circuito tem um vício implicito, o que faz com que funcione de maneira distinta conforme passa o tempo e de uma montagem para a outra:  o do vizinho pode funcionar bem, mas o meu não!  Isso segundo o que tenho lido nas listas acontece muito.

Veja que o trimpot de 10k depois do CD4093 serve para variar a frequencia de resposta do pedal, o quão rápido pode responder ao pisar.  Neste caso, também pode controlar a corrente no LED.  Mas pode ter certeza, que num dia vai funcionar de uma maneira e noutro dia diferente, pois a variação do ganho do transistor de saída fará com que isso ocorra.

A proposição de colocar os LEDs em série e no coletor do transistor, com um resistor de emissor, se propôe a sanar estes problemas descritos.  Veja que no circuito como está no layout não vai existir variação significativa da tensão do capacitor, a partir do momento em que o LED conduzir, pois o LED não tem resistor em série, se comportanto o LED em série com a jução base-emissor como um zener..  vai variar pouco!  Nem sei mais o que dizer sobre isso, pois para mimestá claro, já circula no sangue esta compreensão.

Dei uma pesquisada neste circuito e me dei o trabalho de simular.  Escrevi as minhas impressões.  agora compartilho com vocês, já que vejo curiosidade a este respeito.  Logo que eu conseguir, ou seja, quando o meu PC estiver funcionando novamente, vou montar o circuito e postar os resultados no forum.

Se tenha claro:  a antena é um capacitor variando, e foi isso variado na simulação para obter o resultado.

Aí vai então a simulação, espero que seja útil para alguém.  Após o PWM, o (resistor+ trimpot de 10K) e o capacitor servem para integrar tudo e transformar em tensão contínua, que funcionaria muito melhor com o circuito que proponho acima.

Abraços, T+
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal