Proco RAT layout onboard*

Started by Jones, 09 de May de 2012, as 15:32:30

Previous topic - Next topic

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
No datasheet tem "Construction - silicon epitaxial planar"...
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Espanhol

Hand MasterMind
Exatamente... com o mesmo nome 1N60 e 1N60P e pelo datasheet tem a mesma aparência. Como saber qual é qual?
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Mas acredito que pela medição do hfe, dando por volta da metade do de silício, seja germânio. Dei uma olhada em outros datasheets, e mesmo colocando o diodo como de germânio, aparece o  "construction - planar silicon junction"
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Espanhol

Hand MasterMind
Então só me resta acreditar que os meus são de germânio  :D

Valeu Jairo :tup
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

felixmeirelles

Guest
Deve ser alguma tecnologia mista germânio e silício, para diminuir o tamanho do diodo.

Ai só testando mesmo com um antigão lado a lado no clipping para ver se é igual o timbre.

Abraço.

Battery Acid

Handmaker
Não existe essa tecnologia mista aí... diodos Shottky costumam dar valores próximos aos de GE, então, vai saber... vou pesquisar melhor sobre esses diodos e posto aqui

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Jairo, esses valores são uma referência e não uma regra. Como foi postado, eles tem leituras próximas mas diferentes. Lado a lado, eles soam sim diferentes e com os 1N60p o output é um pouco menor. Enfim, talvez pelo corte, provavelmente o material e outros fatores (sei lá quais) o som se torne distinto.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Blum

Guest
QuoteModifiquei meu Rat pela versão Lead e notei a mudança no som. Até ai tudo tranquilo, mas ontem fui usa-lo e o Pot de distorção  quando colocado em 80% deixava o som mudo. Oque acham que pode ser ? Antes da mudança ele funcionava normal.

Obs: terminei de monta-lo faz 2 semanas e o modifiquei faz uns 5 dias.

Beleza pessoal ?

Bom, ainda sobre meu problema com o pot de distorção, troquei o pot e o problema continua, removi o R2 10K que fica no pot e nada mudou. Estou achando que pode ser o CI ...sei la. Revisei as soldas e esta ok mesmo por que funcionou logo de cara quando o fiz. Vou trocar os componentes ja que são pouco e resolver logo isso hehe.

Mas recomendo o layout da Tonepad com as modificações do Jones Xavier  (guitar_player

Abração!

Blum

Guest
b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)!

Sobre aquele problema com o Rat. Realmente, quando coloco o pot de distorção quase no máximo ele fica mudo, isso eu ja havia mencionado, mas notei outra coisa, quando o uso por mais ou menos uns 10 minutos ele funciona de boa com a distorção no máximo e fica assim por horas...estranho isso n  ???

Montei outro Rat mas sem as MODS e com o mesmo layout e esta funcionando bem.

Vou ir substituindo as peças do Rat ferrado mas peça por peça e ir vendo quando o problema sera resolvido, então oque seria mais indicado trocar primeiro ? O pot é LOG A e esta funcionando perfeitamente.

Flw!

Victor Nery

Handmaker
Saudações

Quote from: Blum on 29 de June de 2012, as 03:29:59...então o que seria mais indicado trocar primeiro?

As soldas. Se estava funcionando antdes de você fazer modificações, o problema provavelmente está onde uma delas foi feita.

Abraço

felixmeirelles

Guest
Seguindo o pensamento do amigo Victor as vezes na hora de dessoldar algum componente você tenha esquentado outros componentes mais sensíveis como transistores ou algum diodo.

Blum

Guest
Humm... vou dar uma boa revisada então e trocar o transistor e ver oque acontece.

Valeu pessoal!

Blum

Guest
Pessoal, descobri o defeito, era o resistor de 220K ohms (MOD para Turbo Rat), eu tinha utilizado um daquele modelo maior, acho que são de 1watt ou mais (não sei ao certo). Só foi troca-lo que ficou tinindo hehe.

Outra coisa, não sei se é viagem minha mas enquanto tava trocando componentes para solucionar o defeito, substitui o TL071 pelo LM741 e notei uma sutil diferença no som, parece mais 'rasgado' mas 'seco'.

Ainda vou testa-lo com o LM308 e diodos germânio.

Flw!

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Os TL071 são baseados em fets daí a diferença... Acho mais provável que o LM308 siga na onda do 741... Mas então, qual destes deu uma resposta sonora mais agradável? Sempre substituo os projetos que encontro com LM741, RC4558, por TLs. Acho o timbre mais interessante.

Abraço

Blum

Guest
Victor nery,

Então..., o som com o TL071 parece mais 'claro' menos 'sujo' e por isso um pouco mais agradavel, mas gostei mais do LM741  por ter uma pegada um pouco mais pesada.
Montei dois Rat, o Rat normal com o layout da tonepad sem mods e esse Turbo Rat. No Rat classico usei o TL071 e notei a diferença no som, um tanto menos distorcido, menos 'sujo' como falei antes.

Quero ver a diferença com o Dirty Rat.