LM3886

Started by whitebilly, 16 de May de 2012, as 20:15:52

Previous topic - Next topic

whitebilly

Guest
Boa noite galera.
Bom eu ja li os tópicos sobre o lm3886 e ja estou separando os componentes para montá-lo.
Minha dúvida é. tenho este transformador da foto que retirei de um amp ciclotron mas está sem especificação.
na medição ele está marcando 29.9-0-29.9 mas não sei a amperagem.
Depois que ligar ele na retificação ele vai continuar com os 29v? se for não poderei usá-lo né?

o trado que retirei é deste esquema mas não consegui identificar os valores.
http://www.4shared.com/office/K6XXevQd/Ciclotron_PR_400.html
Se alguém puder me ajudar agradeço.

Espanhol

Hand MasterMind
   Depois de retificado e filtrado, vai aumentar um pouco a tensão, talvez uns 2 ou 3 volts, não sei ao certo... pelo tamanho do transformador deve fornecer uns 4 ou 5 amperes.

Qual é a tensão que o 3886 suporta? Lembrando que não é muito aconselhável trabalhar com o CI no limite.

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm3886.pdf

No datasheet diz que em +-35V você consegue 50W em 8 OHM
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

plautz

Guest
Se o transformador marca em vazio 29,9V é válido assumir que ele tenha secundário para 30V.

Essa informação é corroborada ao se ver os capacitores do do setor da fonte no esquema informado, que tem valores de 50V.

Para o transformador em questão, temos que:

VRet = VAc x 1,41

VRet = 29,9 x 1,41

VRet = 42,159V.

Onde:

VRet = Tensão após retificação

VAc = Tensão do secundário do transformador em vazio

1,41 = Constante (raiz de 2).

Assim sendo, como o LM3886 suporta no máximo 35 Volts simétricos, você não poderá usar este transformador.

whitebilly

Guest
Que pena tava querendo montar um amp com este transformador. na casa dos 50 a 100 wats.
Plautz sabe de algum esquema com layout em que poderia usá-lo?

plautz

Guest
Confiável não conheço.

Dos esquemas que não sei se funcionam, tem os baseados em 2N3055 (que são usados no próprio amplificador).

Abraços.

whitebilly

Guest
Fuçando na net achei este esquema...que também me serviria marcando 80w e os 2n3055 que eu tenho a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) também.
mas não sei se serviria.
lha.

http://www.te1.com.br/2011/11/placas-para-o-amplificador-com-2n3055/#axzz1v55vaxxp

plautz

Guest
Se é pra seguir algo desse site, seguiria este aqui que tem a tensão mais próxima do que seu transformador pode fornecer (o que você indicou usa entre 50V e 60V, seu transformador estaria subdimensionado).

Abraços.

visioncb

Hand MasterMind
Plautz... tirando duas duvidas..

Uma é no datasheet falar que o LM3886 aguenta até 84Vdc (42+42Vdc) porém já ouvi antes o q vc comentou..

Outra é, no Laney que tenho aqui, o transformador dele marca 35+35Vac.. após retificação fica em cima dos 84.. falante, claro, é de 8ohms..
Me parece válido pois o amp diz que dá 65w rms... o que só parece mesmo possível com esta tensão...

Isso que não entendi..

ApAcHe*

Guest
O transformador adequado para o LM3886 em 8 Ohms seria o 24V+24V/5A certo?

Fabio D.

Colaborador
Quote from: ApAcHe* on 16 de May de 2012, as 21:39:31

No power postado pelo Big Louis é 24+24.
:tup
ex fabio123,nick novo Fabio D.

whitebilly

Guest
Obrigado Plautz.
acho que vou arriscar.  este que me sugeriu com o pré clean do handmades.  :)

plautz

Guest
Quote from: visioncb on 16 de May de 2012, as 21:33:10
Plautz... tirando duas duvidas..

Uma é no datasheet falar que o LM3886 aguenta até 84Vdc (42+42Vdc) porém já ouvi antes o q vc comentou..

Outra é, no Laney que tenho aqui, o transformador dele marca 35+35Vac.. após retificação fica em cima dos 84.. falante, claro, é de 8ohms..
Me parece válido pois o amp diz que dá 65w rms... o que só parece mesmo possível com esta tensão...

Isso que não entendi..

Vision,

O datasheet fala em 84Vdc simétricos como parâmetro máximo com sinal.

Quote from: ApAcHe* on 16 de May de 2012, as 21:39:31

Com 24+24 / 5A obtenho cerca de 56,78w em 8 Ohms com consumo de 3,77A.

O transformador ideal, para 8 ohms, extraindo o máximo possível do LM, seria um de 28V+28V x 5A. Assim, teríamos, após retificado, 39,48V, o que renderia, em 8 Ohms e com consumo de 4,43A, 78,38W.

Para calcular mais dados sobre o LM e mais alguns CIs, peguem este arquivo aqui, alterem o tipo de CI, informem a tensão que irá utilizar (já retificada), e vejam o resultado.

O transformador do colega não deve ser usado pois resultará numa tensão muito próxima, ou acima, do limite e já que a tensão não é regulada, qualquer variação para mais na rede elétrica irá fazer explodir o LM.

whitebilly

Guest
Só mais uma perguntinha...como ele é maior, não tem como derrubar alguns volts antes da retifica? com resistência sei lá...rs
Desculpe a ignorância , e o possível incômodo...hehe

plautz

Guest
Quote from: whitebilly on 16 de May de 2012, as 22:18:47
Só mais uma perguntinha...como ele é maior, não tem como derrubar alguns volts antes da retifica? com resistência sei lá...rs
Desculpe a ignorância , e o possível incômodo...hehe

Que eu saiba não é indicado, pois você teria que usar resistores enormes, já prevendo um bom espaço para ventilação.

Se você conhece alguém que enrola transformador, talvez ele possa alterar o transformador para cair a tensão (na verdade nem sei se isso é possível).

Aguardemos os mais experientes se manifestarem.

Abraços.

visioncb

Hand MasterMind
Aproveitando Plauz essa historia de enrolar transformador...

Não encontro de 7A.. só de 5 ou 10.. conhece algum lugar na internet que enrolaria?
Mandei enrolar um de 5A... mas não adianta... aumenta o volume ele não dá conta..