Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 04:15:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com Boss SD-2  (Lida 4005 vezes)
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« : 27 de Fevereiro de 2016, as 07:33:49 »

Olá galera.Estou com um Boss SD-2 apresentando  problema no chaveamento.Ele possui uma chave de 3 posições no qual uma posição é o canal Crunch,a outra canal Lead e a outra ele alterna entre o lead e crunch(o pedal não desliga nessa posição).
O pedal aqui na posição crunch  esta ligando e desligando o crunch,mas esta mantendo o lead ligado,sempre tem sinal no pino 4 do cd4011.
Já na posição lead é o inverso,o lead liga e desliga normalmente,mas o crunch não desliga,sempre tem sinal no pino 10 do cd4011.
E na posição crunch/lead funciona normalmente.O estranho é que eu conferindo o esquema aparentemente é isso mesmo que ia acontecer,mas comparando com outro que já passou na minha mão e videos no youtube o pedal funciona como mencionei no inicio.
Se alguém puder me ajudar fico muito grato.Obrigado


Esquema:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

-----
Consegui fazer os leds acenderem normalmente trocando Q4 e Q5.Mas agora em qualquer uma das posições sai som somente no bypass,quando aciona o pedal ele fica mudo.Medindo os transistores Q6 e Q3 o ponteiro do multímetro deflexiona pouco,achei estranho,coloquei 2 bc548 no lugar ai o chaveamento ficou biruta de novo.Ta difícil.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2016, as 17:56:28 por Jean Lxs » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #1 : 28 de Fevereiro de 2016, as 10:13:37 »

Saudações,

Tentou Q1 e Q2, que são os responsáveis de fato por alternar entre 0 e 9V no gate dos Fets ligando-os ou desligando-os? Sugiro que comece por eles. Uma vez que esteja certo de que o bypass está funcionando como deveria, você parte em direção às próximas etapas. Sem saber exatamente por onde está indo, as chances de bagunçar e/ou piorar o problema, aumentam consideravelmente. Tente isso e poste um feedback. Legal!

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #2 : 29 de Fevereiro de 2016, as 08:53:50 »

Aparentemente a parte do flip-flop esta funcionando normalmente,no ponto 12 tem nível um e zero quando liga e desliga a chave.Vou fazer mais uns testes agora de manha.Obrigado
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #3 : 29 de Fevereiro de 2016, as 09:09:19 »

eu tentaria trocar o 4011, que é o componente mais sensível, está diretamente ligado ao chaveamento e é justamente o responsável por "gerenciar" os canais.
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2016, as 10:52:46 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #4 : 29 de Fevereiro de 2016, as 19:48:52 »

Saudações,

O CMOS exerce a mesma função alternando entre 0 e 1. Verifica a tensão nas saídas. Caso ok, verifica diodos, FETs, e se nesse bloco tudo estiver ok, o problema não está no chaveamento.

Atente para esse diagrama.

Abraço
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2016, as 20:07:43 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #5 : 02 de Março de 2016, as 11:12:54 »

Cheguei a achar que era o cd4011 também,pois sempre tinha sinal no pino 4,mas descobri que o problema esta no chaveamento do led bicolor,quando retiro da placa Q4 e Q5 o pedal funciona normalmente(sem funcionar os leds,lógico).Mas tentei colocar outros transistores pnp no lugar,mas não deu certo.Não sei de onde a boss tirou esses RN2211.Se alguém souber de algum que posso por no lugar fico agradecido.
« Última modificação: 02 de Março de 2016, as 11:42:36 por Jean Lxs » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #6 : 02 de Março de 2016, as 12:14:27 »

Tem um detalhe importante, esse transistor RN2211, já possui um resistor na base, montado internamente, então para substituí-lo por outro comum, talvez seja preciso adicionar esse resistor.
De acordo com o  datasheet, é um resistor de 10k que vai ligado em série com a Base, acredito que um simples BC557 (que possui valores bem proximos) com esse resistor adicionado seja capaz de substitui-lo. (sendo necessário casar a pinagem, pois o RN possui a base na extremidade e o BC fica no centro)
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #7 : 02 de Março de 2016, as 12:33:12 »

Nossa muito obrigado Doug.Eu sou tonto de mais,olhei o datasheet e não me atentei para esse detalhe.Vou fazer um teste aqui.Obrigado!!


-----
Excelente!Deu certinho,resistor de 10K na base do bc557.Muito obrigado galera!Me salvou Doug! Palmas
« Última modificação: 02 de Março de 2016, as 14:44:24 por Jean Lxs » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #8 : 02 de Março de 2016, as 15:26:43 »

Ótimo ter resolvido, além do pedal funcionando, agora temos um "equivalente" para o RN2211 em caso de necessidade.
parabens pelo conserto! um abraço.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal