Centrífuga

Started by Victor Nery, 24 de June de 2012, as 12:09:25

Previous topic - Next topic

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Vi um vídeo sobre como fazer placas através de revelação. O cara sugere uma centrífuga de pelo menos 4500rpm; daí pensei se eu abrir um HD, consigo usar o seu motor para montar uma? E como seria a fonte, pois não tenho uma fonte de computador sobrando. Posso ligar numa fonte comum de 12v e ignorar a alimentação de 5v?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

DARKSEK

Guest
Eu já fiz um projeto com um HD, e quanto a parte da fonte, posso dizer que é preciso as duas voltagens, eu tentei injetando apenas os 12V e não funcionou.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

E em relação a amperagem? Posso usar um regulador de tensão 7805? Minha ideia é usar uma fonte simples de 12v e um regulador de tensão nela.

Abraço

GrAmorin

Hand MasterMind
Depende como pretende usar o motor...
Motor de HD é do tipo "passo".

Se a rotaçao da centrifuga for muito alta, ao inves de espalhar a tinta, pode é tirar ela da placa, caso essa seja a finalidade.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

A ideia é justamente essa. Como funciona um motor desses? E no caso de a rotação ser excessiva, tem como regular com a tensão?

Abraço

GrAmorin

Hand MasterMind
É um motor de passos como qualquer outro de passo.
Sao varios terminais (4 ou 5 geralmente), cada terminal recebe um pulso em modo sequencial.
A velocidade da "sequencia de pulso" controla a velocidade.

Para exemplificar melhor:
Um CI 4017...  é um sequencial... é o que precisa para fazer o motor de passo funcionar...
A frequencia aplicada no 4017 muda a velocidade da sequencia.)

kem

DIY Freak
Hummm...
Ou estou enganado, ou no HD tem 2 motores...
Um de passo, pra cabeça, e outro comum, que gira entre 5400RPM e 7200RPM (nos modelos comuns) para os pratos.
I don't want to die young...
I want to diode!

GrAmorin

Hand MasterMind
O que gira os pratos (5400 - 7200 RPM) é um de passo.
O da cabeça é mais ou menos algo tipo um solenoide (nao é bem isso, só para tentar exemplificar).
É um braço mecanico controlado por uma base magnetica.

Nao sei se é asim nos HDs fabricados de 2-3 anos para ca, nunca mais desmontei um desses.
Mas creio que sejam como os anteriores que desmontei.

arthurfinotti

*
Iniciante
QuoteVi um vídeo sobre como fazer placas através de revelação.

Se for possivel, posta o video pra gente!

Eu também havia pensado em algo parecido para aplicar aquele verniz vitral, em uma placa, de forma uniforme. Usei primeiro um motor de cooler, mas a rotação é muito baixa. Agora estou tentando contruir um com um motor de um liquidificador. Será que a rotação não é adequada para isso?

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

A rotação de um liquidificador é muito grande. Um ventilador talvez funcionaria. Quanto ao vídeo, não estou encontrando mais ele. Assim que achar, posto aqui.

Abraço

Lamer

Handmaker
Vou pesquisar sobre o assunto... mas acho que uma fonte de PC é suficiente para ligá-lo, creio que talvez seja necessário jumpear, ou talvez alimentar um dos pinos com determinada tensão para que o mesmo gire.

Baseado em alguns relatos, acho que seja bem fácil utilizar o HD para esta finalidade!

Abraço.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

A questão em usar uma fonte de PC é a disponibilidade. Se tivesse uma por aqui de bobeira usaria com certeza mas uma vez que vamos alimentar apenas o HD, acho que podemos utilizar algo menor.

Abraço

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: Lamer on 24 de June de 2012, as 23:23:45
Vou pesquisar sobre o assunto... mas acho que uma fonte de PC é suficiente para ligá-lo...
Se usar a placa logica do HD nao tem problema e nem segredo nenhum. É so conectar a fonte.
Ja se for pegar so o motor, aí ja é diferente...  vai precisar de pelo menos um 4017... mas tambem nao tem segredo nenhum, é coisa simples.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Achei o vídeo: www.youtube.com/watch?v=soA7BNzry8s

Vi também esse outro com ajuste de velocidade: www.youtube.com/watch?v=9vSx5XCt3-g

Um gráfico com a alimentação:

Abraço

Lamer

Handmaker
Acho mais cômodo utilizar o circuito que vem no HD. Quanto a fonte de PC em qualquer ferro velho você encontra uma funcionando!

Abraço!