Centrífuga

Started by Victor Nery, 24 de June de 2012, as 12:09:25

Previous topic - Next topic

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Os meus são samsung :( Vou ver se consigo outro depois.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

guitar_luthier

Guest
Muito boa essa idéia do HD como centrífuga nota 10! eu fiz uma aqui a placa ficou muito boa. Só que no meu caso eu deixo a placa de um dia para o outro para revelar eu não tive bons resultados secando ela e revelando no mesmo dia, não sei o porque disso. Parabéns pelo tópico  :tup

arthurfinotti

*
Iniciante
Olá pessoal

Haveria alguma maneira de controlarmos, via potenciômetro ou por outro meio qualquer, a rotação da centrifuga?  

Encontrei algo a respeito nesse link, inclusive com o projeto já pronto.

http://projetoseti.com.br/hardware/eletronica/interface-para-motores-de-passo-unipolar/

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Quote from: arthurfinotti on 15 de August de 2012, as 21:34:31
Olá pessoal

Haveria alguma maneira de controlarmos, via potenciômetro ou por outro meio qualquer, a rotação da centrifuga?  

Encontrei algo a respeito nesse link, inclusive com o projeto já pronto.

http://projetoseti.com.br/hardware/eletronica/interface-para-motores-de-passo-unipolar/

Qual o motivo para controlar a rotação do HD? Ele é usado como cetrífuga justamente pela alta rotação.

Se você quiser, tente colocar um dimmer antes da fonte.

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Algum dos amigos já tiveram sorte com os HDs da samsung? Andei pesquisando mas não encontrei a solução do problema de eles começarem a girar e pararem...

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

gugarn

**
Freqüente
  1. gugarn@hotmail.com
O meu gira por uns 20 segundos e para. Não me incomodo por que é o tempo que eu preciso que ele rode!
Qualquer coisa desliga e liga a fonte e liga que ele gira mais 20 segundos.

A centrífuga só é útil quando a placa não é muito grande. A tela de serigrafia espalha muito bem e, como já disse, você pode passar a tinta em uma placa grande, deixar secar e guardar em um saco preto. Quando quiser usar é só recortar o pedaço que quiser e revelar!

VOX

Handmaker
Pessoal, meu HD é um Seagate e nele chegam 4 fios:
Vermelho, amarelo e dois pretos.
Alguém sabe quais devo jumpear??

Marcos Câmara

*
Iniciante
Você tem que jampear na fonte como postei anteriormente neste tópico.

-----

Quote from: Marcos Câmara on 12 de July de 2012, as 08:02:30
No meu fiz simplesmente o que já disse:
Retirei o imã da pinça (importante), desloquei para o lado e liguei a fonte.

Vou postar umas fotos dela ligada.

-----

Faz como está nesta foto, jampear verde e preto.

arthurfinotti

*
Iniciante
QuoteQual o motivo para controlar a rotação do HD?

Olá Marcos, eu testei essa centrifuga utilizando o verniz vitral para dar um acabamento melhor a placa, aqui onde moro não o encontrei em spray. Como o verniz é, aparentemente, menos viscoso que a fastpcb preciso de menas rotação.

Consegui melhores resultados desligando o sistema antes que ele atinja a velocidade máxima. Mas mesmo assim não achei um resultado satisfatório.

VOX

Handmaker
Desculpa minha ignorância Marcos.
Pelo que entendi da foto, o jumper é feito nos fios preto e verde próximo aquele soquete que liga na placa mãe.
Só que ali tem um verde claro e vários pretos.

VOX

Handmaker
Perfeito Gleydson Franco.
Grande força, obrigado mesmo.

-----

Bom, já abri o HD, retirei tudo que tinha que retirar.
Também já fiz o jumper.
Agora estou vendo que o meu HD não tem uma base para apoiar a placa tão boa quanto o do video no YouTube.E ainda fica um pouco para baixo da sua carcaça.
Mas tudo bem, a princípio acho que poderei fazer placas de até 8 centímetros e meio quadrados.
Mas sigo estudando aqui.

guitar_luthier

Guest
Gleyson, muito bom o vídeo v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)! eu fiz igual do nosso grande amigo Marcos Câmara coloquei o jumper no fio verde e preto da fonte ficou nota 10!! e eu achando que a fonte estava queimada _, só foi colocar o jumper funcionou! :tup

VOX

Handmaker
Só agora tive tempo de testar minha centrífuga:Funcionando perfeitamente.
Agora vou comprar a lâmpada UV na quarta-feira.
O ideal é uma de 380NM e de 20 a 40 watts, é isso, né?

Marcos Câmara

*
Iniciante
Eu uso uma de 27W direcionada pela sua ponta ao fotolito a uma distância (ponta/fotolito) de 13cm.

Na minha centrífuga colei um cd (que retirei o filme) com cola quente no eixo do HD, para usar de plataforma.

Vox,

Repito o que já disse antes:

Te recomendo usar fita dupla face da 3M ( melhor) para fixar a placa, e uma bacia para proteção, ela vai servir para conter a tinta e proteger caso a placa se solte. Se a placa se soltar e não haver proteção, o risco de se machucar sério é grande.