retificação de transformador com derivação central

Started by janstch, 27 de June de 2012, as 01:17:50

Previous topic - Next topic

janstch

Guest
sim eu me precipitei, mas é verdade liguei em série não paralelo...

putz cara ainda assim não vou conseguir 900 mA, tá difícil o sonho de 1A sem comprar uma fonte de 0-24v 1A de 40 pila _

liguei tudo certinho aqui e até agora não esquento nada nem ronco o transformador nem mandinga nenhuma, fiz a retificação certinho, agora tenho que testar com o cooler, será que aí poderá dar problema?

ah e eu coloquei um ledzinho com resistor de 1k, será que ele tá usando um pouco demais da corrente?

obrigado galera!!!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Um led com resistor de 1kohm não consome muita corrente (deve ser por volta dos 22mA, cuidado que vai queimar o led !!! aumente o valor do resistor pra 2k2).   E com pouca carga, nem os transformadores, nem o regulador vão esquentar.

Agora se ligar o ventilador de 24Vdc x 900mA, a coisa muda pois a carga agora é pesada e provavelmente o transformador de 800mA deve primeiramente derrubar a tensão e começar a esquentar (devagar) e provavelmente queimar, ou se a queda de tensão for muito grande e a tensão sobre o ventilador for menor do que 24V, ele deve girar mais devagar, consumindo menos e talvez o transformador aguente precariamente nessa nova condição.

Mas melhor mesmo é seguir o conselho do Eduardo, arrume um transformador adequado para a sua necessidade sem correr risco de estragar.

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

janstch

Guest
bem, pela necessidade mesmo eu liguei em série, tudo ocorreu certo mas esquentou muito os diodos e um pouco o transformador de 800 mA conforme dito...

mas como seria usado só para demonstração eu arrisquei mas não aconselho para usar sempre como uma fonte ou algo assim, obrigado pelas respostas!!!