Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:58:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré amp para microfone de eletreto  (Lida 15184 vezes)
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« : 06 de Abril de 2012, as 18:25:13 »

Olá pessoal, preciso fazer um projeto para a faculdade (medicina, ou seja, sou leigo em eletrônica(teoria principalmente) - já fiz uns 9 pedais acompanhando aqui o handmades). Trata-se de um estetoscópio amplificado. A proposta é ser alimentado por bateria 9v ou 12 v (aquelas de controle de portao), ter pot de volume, led indicador, chave on-off e saída p2 estereo pra fone ou line. A idéia que tive era fazer um preamp para eletreto e colocar o mic  na mangueira de saída do diafragma de um esteto comum. Então fiz o teste com um pre baseado em 2n3904 (ficou baixo), e tentei com o pre abaixo:



fonte: http://audiolist.org/siteantigo/faq/faq_eletr_diy_4.htm

Mas por falta de componentes eu troquei alguns:

- o de 470uF por 347uF(soldei 3 de 100uF e um de 47uF em paralelo, acho que dá isso - que gambiarra)
- o de 2,2uF por 4,7uF;
- adicionei um pot de B1K depois do pino 5 do LM386;

Ficou assim:



Algumas fotos:






Gostaria humildemente que a galera do fórum opinasse sobre esse projeto, se estou fazendo certo ou preciso de outro circuito e como deixar o pré mais estável sem o apito no fim do pot de volume ...

OBS: ele funcionou mas quando aumento o nível de entrada com o pot de 10k ele começa a distorcer e não posso topar o de volume de 1K que ele dá apito.

Abraço
« Última modificação: 06 de Abril de 2012, as 18:33:44 por brunosousa » Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 07 de Abril de 2012, as 07:08:59 »

Oi Bruno

Você está com um caso clássico hipergambiarriolemia. Cheesy

Os fios estão muito longos, o potenciômetro de 1K não faz sentido, trocou valores de componentes e não se monta coisa com ganho tão alto em aranha, embora o Adiel consiga fazer esses milagres. Vai apitar mesmo! Monta direito, numa plaquinha de circuito e já vai melhorar muito. Da forma como está tem toneladas de capacitância parasita realimentando o circuito.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 07 de Abril de 2012, as 08:17:57 »

O problema pode ser simplesmente realimentação acústica, já que você mencionou que logo o sinal do mic de eletreto distorce... O ganho deve estar nas alturas. Outra coisa, enfurnar o mic no lugar do dafragma em um esteto comum também pode induzir microfona. Experimente com o elemento de eletreto fora dali! Verifique o circuito pra ver por que está distorcendo tão cêdo!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #3 : 07 de Abril de 2012, as 10:26:10 »

Uma outra ideia, que talvez dê menos margem pra realimentação acústica, e que talvez seja mais fácil de acoplar ao estetoscópio:

Um captador de contato. Pega um disco piezo, destes de "buzina", e cola (ou mesmo fixar com massinha, pra ser removível) no disco do estetoscópio.

http://www.zachpoff.com/diy-resources/simple-contact-mike/

http://s2ptech.blogspot.com.br/2012/02/how-to-make-electronic-stethoscope.html
http://www.tradeofic.com/Circuit/10800-ELECTRONIC_STETHOSCOPE.html

Tem gente que usa estes discos pra fazer captador de violão, funciona bem direitnho.

http://www.instructables.com/id/Acoustic-Guitar-Diy-Piezo-Pickups/

http://leafcutterjohn.com/?tag=hydrophone
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #4 : 07 de Abril de 2012, as 10:57:01 »

Pessoal, vou refazer a plaquinha e tentar montar no eagle (começando a trabalhar nele) tá muito bagunçado porque peguei a placa do mini booster do t2guitarra e montei esse outro esquema. O problema é que na minha cidade (Palmas - TO) não tem loja de componentes......Vou tentar com piezo também....

Posto os resultados aqui novamente...

Obrigado, abraço
Registrado

visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #5 : 26 de Abril de 2012, as 23:28:21 »

Eletreto perto de um amp alimentado por ele dá microfonia MESMO.. eu montei um esses dias pro meu pc.. (odeio mic headset, o cabinho sempre estraga!)

Eu fui ligar no windows pra escutar em tempo real o q eu to falando, microfonia na hora! Tem vez q eu to na cozinha e converso normalmente com um amigo meu pelo skype.. ele escuta normal..
Eletreto é muito sensível a ruído externo..

Para usar em um estetoscopio eu com certeza iria em um Piezzo.., muito mais facil de adaptar..

Um piezzo.. uma amplificação do sinal.. um filtro de frequencias mais altas e ruídos e tá pronto!

-----
E outra... esse circuito do gfr http://s2ptech.blogspot.com.br/2012/02/how-to-make-electronic-stethoscope.html é muito interessante e compensa ir por ele!

Faz assim.. se você quiser ajuda nisso, entra no msn! Gostaria de te ajudar a projetar isso aí!
Até mais
« Última modificação: 27 de Abril de 2012, as 00:12:23 por visioncb » Registrado
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #6 : 27 de Junho de 2012, as 09:46:02 »

Bom dia pessoal, montei o estetoscópio eletrônico seguindo este esquema:

http://www.s2ptech.com/2012/02/how-to-make-electronic-stethoscope.html

que o visioncb e o gfr me enviaram. Ficou beleza só que queria a ajuda de v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) pra ver se consigo melhorar ele um pouco.
O que acontece é que as frequências sonoras do coração(20 até 200Hz) e do pulmão(20 até 2000Hz) são baixas e a cápsula piezoelétrica capta muito som agudo, ou seja quando vai se utilizar o esteto, o barulho do diafragma encostando na roupa ou qualquer batidinha é quase ensurdecedor (estalo agudo), enquanto que a ausculta do pulmão ou do coração não fica muito alto. O que posso fazer pra melhorar isso? Pensei em um filtro passa-baixa, mas não sei fazer isso corretamente e onde no circuito colocar, ou será que a característica do piezo é essa mesma de captar melhor os agudos?

Enfim, já consegui montar esse projeto com a grande ajuda do pessoal do fórum, mas preciso de mais essa força pra refinar o projeto. Abraço
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 27 de Junho de 2012, as 11:08:41 »

Oi Bruno

Captadores de cerâmica piezoelétrica são mais sensíveis aos sons de alta frequência mesmo. A forma de corrigir isso pode ser um filtro passa baixas. Mesmo com outro microfone acredito que não vá ter muito como fugir do filtro. Você pode colocar já na entrada do microfone ou em um elo de realimentação.

Tente alterar o capacitor de 0.047uF que fica em série com o resistor de 10R para 0.1uF. Isso vai tornar o som menos agudo.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #8 : 27 de Junho de 2012, as 15:48:04 »

O disco de cerâmica é como se fosse (é) um capacitor, é assim mesmo.

Além da sugestão do Eduardo:

# aumente o resistor de 1M na entrada, experimenta 4.7M, 10M (o máximo que o MPF102 aguentar). Sugiro começar por esta, melhora a resposta de graves.
# um filtro simples: compra um indutor usado pra crossover de caixa acústica, o menor e mais barato que você achar, e põe em série com o headphone (ou compra um crossover pronto e liga o fone na conexão pro woofer).
# filtro passa-baixas simples : coloque um resistor entre o wiper do pot de 10k e o pino 2 do 386. Um capacitor do pino 2 pra terra. Valores, use a fórmula f=1/(2*pi*R*C) como ponto de partida e vá experimentando até ficar legal.

(obs: não precisa seguir todas as sugestões acima, são opções. Mas não faz mal usar mais de uma ao mesmo tempo).

NÃO faça: não coloque um capacitor pra terra na entrada - não vai funcionar como corte de agudos e sim como um atenuador.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #9 : 28 de Junho de 2012, as 00:03:55 »

Usa um microfone de eletreto com um filtro passa baixas de segunda ordem em 2 X a frequencia máxima que tu quer que passe é simples, barato e resolve o teu problema.
Um amplificador que responda à metade da frequencia mínima que tu quer escutar vai te garantir que passe o teu som.  

Estabelecer também um limite máximo para a amplitude do som que tu quer ouvir e climpar o que for mais alto que isso te resolve muito o problema de choques mecanicos no microfone.

A resposta do eletreto é plana, e serve bem melhor pra o que tu quer:
http://www.panasonic.com/industrial/components/pdf/em06_wm61_a_b_dne.pdf

Basta fazer um bom e simples amplificador transistorizado. 
T+
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, as 00:06:07 por Patines » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal