Alavancando até o fim sem desafinar a strato.

Started by brunosousa, 04 de July de 2012, as 16:17:03

Previous topic - Next topic

brunosousa

*
Iniciante
Olá pessoal, não sei se muitos já viram esse vídeo, mas vi recentemente e achei interessante. (se já for batido por favor moderadores, removam o tópico)

http://www.youtube.com/watch?v=w9khoOnFfb4

Aí ele indica esse tutorial:

http://www.youtube.com/watch?v=UgfMyJ76p4o&feature=channel&list=UL

Abraço

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Bem interessante.

Diz a lenda que o Malmsteen usa cola tipo Super Bonder na parte das cordas que ficam nas tarrachas.  :-)

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Ao longo dos anos fui procurando um jeito de usar pontes com alavanca estilo Fender Stratocaster original, que sempre gostei, de um jeito que pudesse ser confiável e ao mesmo tempo ter um ponto flutuante para poder baixar ou subir a afinação em intervalos definidos. Eperimente alguns tipos diferentes e acessórios como tuning lockers e roller nuts. Sinceramente, acho que tudo ajuda, mas é possível ter um sistema estável com uma Stratocaster normal de boa qualidade.

Recentemente descobri ter uma abordagem semelhante à de Carl Verheyen, que é um guitarrista que aprecio bastante, e aproveitei alguns toques de seu vídeo sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=IVQCaQxdSH0

http://www.youtube.com/watch?v=lzidu8CRExg
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

EddieTavares

Guest
Eu sempre lubrifico os slots da pestana e os carrinhos da ponte com bem pouco grafite e óleo de máquina, e dou poucas voltas nas tarrachas, entre 3 e 4, consigo algo muito próximo disto.

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Eu dou de 3 a 4 voltas apenas nas duas primeiras cordas...
As 3 últimas dou apenas uma volta.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Quanto menos voltas, melhor, mas precisa colocar de forma correta a corda nas tarrachas comuns, sem trava.

Eu atualmente tenho gostado muito das tarrachas com trava da Sperzel, apesar do precinho...rs. Com elas estico bem a corda antes de apertar e dá menos de uma volta em cada uma.

Roller nuts e nuts de grafite e TUSQ ajudam, mas realmente dá pra ter uma Stratocaster stock sem problemas de afinação apenas seguindo os toques dados. :tup
Pagão e feliz!!

JoaoVarios

Guest
Eu não entendi nada do vídeo (não sei francês, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ). Alguém teria uma versão legendada? :D

Aprendi que o correto é enrolar umas 3 voltas a corda na tarraxa, mas gostaria de saber mais, pois as cordas que estão na minha Tagima foram colocadas pelo luthier quando ele deu uma geral nela, e ela está segurando muito bem a afinação.

Vou trocar as cordas em breve e queria coloca-las de uma forma que ficasse ao menos tão boa quanto está agora.

whitebilly

Guest
Quote from: JoaoVarios on 15 de July de 2012, as 16:57:08
Eu não entendi nada do vídeo (não sei francês, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ). Alguém teria uma versão legendada? :D

Aprendi que o correto é enrolar umas 3 voltas a corda na tarraxa, mas gostaria de saber mais, pois as cordas que estão na minha Tagima foram colocadas pelo luthier quando ele deu uma geral nela, e ela está segurando muito bem a afinação.

Vou trocar as cordas em breve e queria coloca-las de uma forma que ficasse ao menos tão boa quanto está agora.

Basta apenas clicar em cc no video e vai aparecer a legenda em inglês. logo após clique dinovo e clique em traduzir legendas...e seja Feliz!

Roberto Alves

Hand MasterMind
Francês?
Eu acho que o cara é italiano e o video tá em inglês.
Eclético mas com parcimônia!!!

JoaoVarios

Guest
Quote from: whitebilly on 15 de July de 2012, as 19:49:43
Basta apenas clicar em cc no video e vai aparecer a legenda em inglês. logo após clique dinovo e clique em traduzir legendas...e seja Feliz!
Valeu whitebilly. Vou tentar fazer como você disse.

Quote from: Roberto Alves on 15 de July de 2012, as 20:14:07
Francês?
Eu acho que o cara é italiano e o video tá em inglês.
:D :D :D pra você ver que eu não entendi nada do que ele falou :D :D :D

hgamal

Hand MasterMind
Ahhh.. ciência.. como eu a amo:

http://www.youtube.com/watch?v=5Jz4IkQraN4&feature=related

Pelo menos, a angulação da mola é balela! A física é muito pesada com estas coisas!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

whitebilly

Guest

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Quote from: hgamal on 15 de July de 2012, as 20:56:49
Ahhh.. ciência.. como eu a amo:
Pelo menos, a angulação da mola é balela! A física é muito pesada com estas coisas!

Just mojolism?
Pagão e feliz!!

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Alex Frias on 15 de July de 2012, as 22:32:12
Just mojolism?

Não acredito não, acho que o cara que postulou isso é um bom músico e acredita no que está falando. Mas o problema é que o bloco da alavanca é muito sólido e bem apoiado. Assim, todas as molas compõem um sistema, como se fossem uma só mola resultante. O vídeo que eu postei mostra um sujeito que fez justamente o oposto que que o primeiro sugeriu, e obteve o mesmo resultado, provando por absurdo a hipótese.

Há "mojos" que acabam por se concretizar, pois tem fundamentos físicos. Outros, porém, embora pareçam fazer sentido, não fazem menor sentido. O problema está no mojo absurdo! Esse é duro de engolir.

As pessoas acham que a ciência está contra tudo e todos, mas na verdade ela vem a favor de tudo e de todos. Infelizmente, o comportamento científico tem que desconfiar sempre antes, derrubando a máxima da sociedade, onde todos são inocentes até que se prove o contrário. Na ciência não adianta você falar que é honesto. Você tem que provar!

Pior é aguentar o mojista rindo do cientista.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

viagem_mental

Handmaker
Falando em "mojolices", um luthier me falou que o roller nut não consegue rolar de verdade devido à pressão que  a corda exerce em sua superfície, que seria necessário o uso de algum tipo de rolamento para que girasse...
Imagino então que as melhoras em afinação se devam ao fato de que neste tipo de nut a superfície de contato entre a corda e o apoio seja pequena, diminuindo os atritos. O que é fundamental em uma boa alavancada. Será que isso procede?
Guitar Craft