Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 16:11:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Layout phase 90 + mod depth  (Lida 4481 vezes)
vini7
Visitante
« : 16 de Outubro de 2012, as 16:00:51 »

Boa tarde galera, hoje mais cedo, estava conversando com outros membros do handmades a respeito do phase 90. Foi quando decidi fazer um layout para o mod de depth, com ajuda do Jairo, sobre como fazer o mod. Abaixo as fotos da vista 3d e do layout feito no proteus.
Na foto do layout, a imagem à esquerda, está com 'jumpers' para uma placa dupla face. Já a imagem à direita, está pronta para ser transferida em projetos de placa de face simples. O layout ainda nao foi testado, mas eu segui o diagrama to tonepad e no mais, 'alterei' pouca coisa alguns componentes, por isso, acredito eu que funcione da mesma forma. Se alguem puder me ajudar a melhorá-lo, com dicas, críticas e sugestões, ficarei grato!

ps: Como não tenho resistor de 3m9, adaptei o layou com 3 resistores em série: 3m3+560k+39k.


Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #1 : 16 de Outubro de 2012, as 18:32:58 »

Sugestão: Use programas de edição gráfica como o corel ou illustrator, e poste suas dúvidas com mais capricho, substitua o paint por esses programas, vai demostrar mais zelo com seu interesse. Tongue
Registrado
vini7
Visitante
« Responder #2 : 16 de Outubro de 2012, as 18:37:10 »

 Roqueiro
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #3 : 17 de Outubro de 2012, as 01:01:12 »

O trimpot é SMD??
Registrado
felfoldi
Visitante
« Responder #4 : 17 de Outubro de 2012, as 01:29:31 »

Usou o Proteus, certo?
É um excelente editor, uso ele no meu trabalho.
Ai vai algumas sugestões: sempre que puder, evite"dobrar" as trilhas em 90 graus; você pode fazer as curvas utilizando 45 graus. Fica mais bonito, e eletronicamente é mais útil, evita alguns problemas.
Outra coisa que particularmente não gosto no Proteus é o tamanho da ilha de alguns componentes presentes nas bibliotecas. Os CI's por exemplo, acho muito pequeno, e sempre aumento para C-80-30 . A Ilha quadrada deixo no S-80-40 . É muito melhor para furar e para soldar.
O Proteus também disponibiliza, na barra de ferramentas à esquerda , um botão que parece um "T" , chamado "zone mode" . Com ele, é fácil criar malhas de aterramento, por exemplo, com ele ativado, puxe um quadrado e repare que ele vai fazer automaticamente uma malha;Esta malha você pode vincular ao GND e quando você colocar um componente em cima, ele vai isolar os pinos devidos. (Não esqueça, a area de trabalho/layer nas placas de face simples é a "bottom Copper";a "Top Copper" você usa para fazer jumpers ou placas de dupla face)
O como o biglouis mencionou, o trimpot está sim em smd; o trimpot realmente não tem na biblioteca (pelo menos na minha), então fui obrigado a criá-lo . Só não te passo por que estou de férias e então não tenho acesso ao meu pc lá do trabalho. Minha dica é que tente criar o componente e adiciona-lo na sua biblioteca, pegue o datasheet para verificar as medidas, e mãos à obra.
Verifique, se desejar, a largura da placa, pois dependendo, pode ser que não caiba na caixinha hammond. Se isso for preciosismo demais, ignore .

OBs: A imagem da direita ainda não está pronta para transferir... Repare que os componentes ainda aparecem.
Até mais, espero poder ajudar.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, as 01:36:20 por felfoldi » Registrado
vini7
Visitante
« Responder #5 : 17 de Outubro de 2012, as 12:12:58 »

Nossa, muito obrigado mesmo pelas dicas. Eu me equivoquei quando disse pronta para transferir, oque quis dizer é que está do lado correto e sem os 'jumpers' obviamente, mas nao deveria ter dito dessa forma. E quanto ao trimpot, vou tentar criar. Eu fiz um layout onboard para uma caixa de tamanho: 12x8x4, e fiquei com esta dúvida. Qual o motivo de nao poder fazer 'curvas' em 90 graus? Não me refiro a estética e sim a qualidade e funcionamento. Impedância?
Registrado
felfoldi
Visitante
« Responder #6 : 17 de Outubro de 2012, as 13:05:18 »

Na verdade, esta 'regra' de não quebrar as trilhas em 90 graus se aplica mais em circuitos de alta frequência e radiofrequência, mas é sempre bom prevenir.
Vamos supor que traçamos uma trilha de 1mm, e dobramos em 90 graus, formando um "L" ; bem no ponto onde as 2 retas desta trilha se encontram, não haverá 1mm, e sim um pouco mais que isso. Isso altera as indutâncias e capacitâncias que são distribuídas nesta trilha (principalmente em alta frequência). Como é necessário dobrar a trilha, é melhor utilizar um canto de 45 graus para reduzir este aumento repentino da largura da trilha. Me corrijam se eu disse algo errado.
Registrado
vini7
Visitante
« Responder #7 : 17 de Outubro de 2012, as 13:18:10 »

Mas audio é altafrequencia! Capacitancia e indutancia provocam 'efeitos' completamente opostos, de modo que um anule ao outro para um mesmo aumento em cada um deles. Mas porquê indutância, na maioria dos pedais nao temos bobinas, indutores...Não fiquei convencido dessa questao das trilhas senão pela estética Embarrassed . Vou pesquisar sobre o assunto também! Muito obrigado de verdade!
« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, as 13:20:42 por vini7 » Registrado
felfoldi
Visitante
« Responder #8 : 17 de Outubro de 2012, as 16:33:44 »

Todo circuito elétrico possui auto-indutância.Não é por que não tem indutor que não vai ter indutância.
Vai encontrar fontes melhores. A questão vai muito além da estética. claro que em alguns circuitos isso não é tão sensível. Mas existe uma importância sim.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal