Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 18:30:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Multiplicador de tensão pra alimentar preamp valvulado  (Lida 10451 vezes)
EddieTavares
Visitante
« Responder #15 : 25 de Julho de 2011, as 13:58:47 »

Eduardo

      Esses tempos atrás eu momtei um zendrive, fiz alguns testes e ele soou mais legal com 24v, então resolvi montar um charge pump pra colocar junto com o circuito e, fuçando na net eu vi um que usa o ci 555, que é um componente muito barato:

http://www.circuitdiagram.org/dc-voltage-doubler-multiplier-circuit.html

      Montei o circuito na protoboard e medindo ele com 9v saia +-17, não era os 24 mas dava um mojo, até ai b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum), mas conectado ao circuito, a tensão caia pra 13v Sad, desisti do 555, ficou jogado junto com outras placas de pedais que eu monto e não aproveito...

      Tempos depois eu li em algum forum que diodos de germânio reduziriam as perdas, não tinha ge em casa, mas tinha alguns schottky de fonte de pc, bingo! Sem carga o charge pump com 555 gera 22 volts, com carga cai pra 17,5, ou seja, 1/2 volt de perda!!!

      Estou usando 1N5817 no lugar dos 1n4001, e é claro, este circuito só é eficiente pra aplicações de baixo consumo, e quanto maior a carga maior a queda de tensão.
« Última modificação: 25 de Julho de 2011, as 14:05:24 por EddieTavares » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #16 : 25 de Julho de 2011, as 14:17:12 »

Oi Eddie

É isso que eu sempre falo sobre coisas pegas na internet sem muito critério. Do ponto de vista teórico o circuito está correto. Do ponto de vista prático, é furado. Primeiro não tem como um 555 fornecer 50mA na saída. Isso implicaria em uma corrente de 100mA no pino 3. Ele não dá conta. Teria que usar um transistor como buffer. A freqüência do oscilador é muito alta para um 1N4001 pegar. Funcionou com os diodos de germânio porque eles são mais rápidos e não pela eficiência.

Se você colocar transistores parridos na saída, para dar um booster no 555, pode conseguir até alguns amperes com o dobrador. O problema no original é o diodo lento e a falta de potência na saída do 555.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
EddieTavares
Visitante
« Responder #17 : 25 de Julho de 2011, as 14:25:43 »

Pois é... o zendrive deve consumir uns 7 ma, neste caso ficou perfeito.

Valeu Eduardo, quando tiver tempo... passa um exemplo do charge pump com o buffer?
Abraço
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #18 : 25 de Julho de 2011, as 17:32:49 »

Eddie

Eu acho muito mais fácil usar um multiplicador simples que funciona com os 60Hz do transformador.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ismar
Visitante
« Responder #19 : 23 de Julho de 2012, as 18:44:02 »

Ola pessoal,

Estou meio atrazado no tópico, mas vou dar a minha contribuiçao.
Fiz uma fonte para 12AX7, quatro valvulas, operando com 12 volts no filamento.
Utilizei um transformador de 110+110/ 12+12 - 1A. Os filamentos estao em paralelo ( 4 e 5) e uso um
LM 317 para regular 9 volts nos filamentos ( Voltagem menor dá mais vida util 'as valvulas).
Utilizei o outro primario do transformador de 110Volts (isolado) para fazer a fonte de 150V.

N minha regiao a energia eletrica normal é 110V, portanto dá prá fazer essa fonte.
Lugares com rede de 220V, melhor usar um transformador invertido para fazer a alta.

Logo enviarei o esquema da fonte para melhor entendimento...
abraços
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #20 : 23 de Julho de 2012, as 21:09:39 »

ola crie um tópico para seu projeto ... pois o multiplicador de tensão não se mostoru viavel... tem maneiras mais faceis e barata... abraço....
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #21 : 23 de Julho de 2012, as 23:37:33 »

...LM 317 para regular 9 volts nos filamentos ( Voltagem menor dá mais vida util 'as valvulas)...
Isso ja foi amplamente duscutido aqui... Não é bem assim que fuciona. Menor tensão pode inclusive diminuir a vida util das valvulas...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal