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Autor Tópico: Ajuda para fonte totalmente fora da rede elétrica  (Lida 23108 vezes)
xformer
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« Responder #30 : 31 de Julho de 2012, as 21:16:23 »

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Quanto ao dissipador, li umas 5 vezes e entendi mais ou menos. Complicou no cálculo de resistência térmica do dissipador. Pode parecer besteira para a maioria que for ler esse tópico depois, mas quero entender cada passo do que é necessário, pois se a informação existe, foi pensada, calculada e modifica os resultados (ativa a proteção do regulador), então ela é importante e se é importante, é bom eu aprender...

Talvez eu não tenha sido claro ou didático. Vou tentar explicar melhor, mas não é nada do outro mundo.  Pense apenas que a junção gera calor e que esse calor precisa ser conduzido pra fora do integrado, senão ele funde ou queima. O fluxo de calor passa da junção para o encapsulamento por condução e deste tem que passar para o dissipador ou para o ar diretamente (se não tiver o dissipador grudado). Do dissipador o calor se dissipa para o ambiente (por condução, convecção e por irradiação). Então qualquer coisa que impedir ou dificultar a passagem do calor da junção para o ambiente, cria um obstáculo e faz com que o calor saia mais devagar da junção. Esses obstáculos formam uma resistência à saída do calor. Essa é a resistência térmica que vai da junção até o ar. Assim é fácil perceber que quanto menor a resistência térmica, melhor vai ser a dissipação desse calor.
As datasheets de semicondutores geralmente informam informam qual a resistência térmica da junção para o ar e a resistência térmica da junção para o encapsulamento (case). Veja que a resistência térmica junção-ar é bem maior do que a junção-case, porque sem o dissipador, o encapsulamento é pequeno e tem pouca massa e superfície, então é difícil dissipar todo o calor gerado para o ar (portanto a resistência térmica é grande). No caso da resistência térmica da junção para o case, o valor é menor, porque praticamente a junção está grudada no encapsulamento e se você prender um dissipador ao case, aumenta a facilidade deste fazer esse calor fluir para o ar, então diminuindo a resistência térmica do sistema.


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Mesmo com o que vou dizer agora, gostaria de entender isso melhor, mas vamos lá:

Provavelmente escolherei o método do dedo no dissipador por 1 minuto, no entanto isso é por medo de não achar um dissipador que caiba na caixa. Nesse caso, queria saber se esse regulador pode ser colocado para dissipar diretamente na caixa que é de alumínio, possui 3mm e o tamanho de um pedal da Line6 tonecore.

Você precisa ver se a carcaça do circuito integrado regulador (a parte metálica que vai encostar no dissipador) é isolada ou ligada a algum terminal do integrado (verifique na datasheet ou meça com um ohmímetro se a carcaça tem conexão com algum terminal - se for o de entrada ou de saída, e o chassis for aterrado, não vai dar, então precisa por um isolante elétrico (não isolante térmico, mas que vai acrescentar mais uma resistência térmica ao sistema) tipo mica, silpad.

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Quanto à pasta, uso aquelas para PS3, que são de "prata pura". Mesmo aterrando desse jeito, quero saber do dissipador.

A pasta térmica é usada pra preencher os espaços vazios entre a carcaça e a superfície do dissipador. Podem parecer lisas, mas microscopicamente não são e vai ficar ar entre as duas superfícies e ar é mau condutor de calor. A pasta apesar de não ser um bom condutor de calor, é melhor do que ar. Mas não isola eletricamente.

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Vamos lá... Alternativas primeiro... supondo que já sei como se calcula (que não entendi bulhufas do cálculo), mas que eu queira reduzir o tamanho do dissipador e adicionar um cooler para "economizar área... O cálculo vira uma expressão gigantesca, correto?

Um cooler (dissipador + ventilador) sempre tem um valor de resistência térmica dada pelo fabricante. Um dissipador com ventilação forçada geralmente tem um valor de resistência menor do que só o mesmo dissipador sem o ventilador. Só que você vai gastar mais energia pra movimentar o ventilador.

Citar
mas mesmo que não colocasse o cooler e usasse o cobre ou zinco ou ferro ou alumínio, não teriam resistências térmicas diferenciadas?

Mesmo que eu usasse o cobre... o tempo de resfriamento não seria importante também não?

Sim, a resistência térmica e a capacidade térmica dependem de vários fatores: material, superfície (área), massa, formato, cor, montagem vertical ou horizontal.

Assim, o cobre é melhor do que alumínio, mas é mais caro. Um dissipador com maior área de exposição ao ambiente é preferível (por isso os dissipadores tem várias aletas). Um dissipador de alumínio anodizado irradia mais calor do que um de alumínio polido. Cores azuis e pretas fosco são melhores do que branco ou prateado. Montagem vertical geralmente é melhor do que horizontal, porque tem melhor perda por convecção. Um dissipador com mais massa pode absorver mais calor do que um com menos massa. O simples fato de você pintar um dissipador com por exemplo tinta acrílica, aumenta a resistência térmica do dissipador.

Vou usar o LM317T (encapsulamento TO220) como exemplo pra mostrar os cálculos térmicos:
da datasheet temos;
Temperatura de operação da junção: de 0 a 125 graus Celsius
Resistência térmica da junção para encapsulamento: 4K/W  ou 4ºC/W
Resistência térmica da junção para o ambiente: 50K/W  ou 50ºC/W  (pra cada 1W gerado, a junção aumenta 50ºC de temperatura sem dissipador externo).

Meu regulador vai ter tensão de entrada de 20V e de saída ajustada para 12V. A diferença de tensão é de 8V.
Meu consumo de corrente máximo vai ser de 1A. Então a potência que o integrado vai ter que dissipar será de 8V x 1A = 8W  (estou ignorando a corrente de polarização que é pequena)

Suponhamos que a temperatura ambiente seja de 25 graus Celsius.
Se eu não usar um dissipador, a temperatura na junção será de: 
Tj = 25ºC + 8W x Rthja
Tj = 25ºC + 8W x 50ºC/W
Tj = 25ºC + 400ºC
Tj = 425ºC    passou dos 125ºC

Então temos que usar um dissipador. Quanto deve ser a resistência térmica dele ?
Assumindo que queremos que a temperatura na junção não passe dos 105ºC (estabeleça um valor abaixo do limite) e que teremos uma resistência térmica entre o encapsulamento e o dissipador de 1ºC/W (a pasta térmica) teremos:

Tj = Tamb + Pdiss x (Rthjc + Rthch + Rthha)            jc = junction-case    ch = case-heatsink    ha =heatsink-air

105ºC = 25ºC + 8W x (4ºC/W + 1ºC/W + Rthha)
105ºC - 25ºC = 8W x (5ºC/W + Rthha)
80ºC = 8W x (5ºC/W + Rthha)
80ºC/8W = 5ºC/W + Rthha
10ºC/W = 5ºC/W + Rthha
10ºC/W - 5ºC/W = Rthha
5ºC/W = Rthha     ou seja o dissipador teria que ter uma resistência térmica menor ou igual a 5ºC/W
« Última modificação: 31 de Julho de 2012, as 21:55:12 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #31 : 31 de Julho de 2012, as 22:23:05 »

Agora ficou bem melhor para entender...
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« Responder #32 : 31 de Julho de 2012, as 23:51:45 »


Para a potência dos resistores, calculei que o de 1k terá que ser de 1,6w que não existe e teria que ser de 3watts e o de 6k precisaria ter 9,98w , o que vai deixar o de dez watts no limite, mantendo a caixa muito quente e estragando as baterias (eu acho). Pensei em 20w, mas é muito grande e ai já acho que eu estou calculando errado e peço a ajuda dos Universitários nesse ponto.


 Realmente, tem coisa errada!  Smiley

 Mas vamos com calma, olha só:

 A corrente total já tínhamos calculado, 1,28 ma. A fórmula é P = I² x R . As unidades são em watt , ampere e ohm.

 Para o resistor de 1k temos que P = (1,28e-3)² x 1e3 . Ou seja, a unidade mili amper também é elevada ao quadrado (em notação científica, 10 elevado a -3)
 Com isso temos que a potência é de 1,63 miliwatt, e não 1,63 watt.

 O outro cálculo você faz  Wink

 xformer

 Muito obrigado por ajudar nas explicações, essa parte é meio chata e requer tempo para escrever, ficou muito muito bom o texto!!  Smiley

 Bem didático, com exemplos. Dá um belo documento sobre o assunto.

 Um abraço

Eduardo
 
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« Responder #33 : 01 de Agosto de 2012, as 10:02:43 »


 Muito obrigado por ajudar nas explicações, essa parte é meio chata e requer tempo para escrever, ficou muito muito bom o texto!!  Smiley

 Bem didático, com exemplos. Dá um belo documento sobre o assunto.


Eduardo, o mesmo posso dizer sobre a sua explicação sobre os reguladores. Também dá um capítulo inteiro sobre o assunto.

Abs
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« Responder #34 : 01 de Agosto de 2012, as 17:47:13 »

Seria então 9,8304 miliwatts... ?

Nunca vi essa questão de miliwatts (que logicamente existe como em toda unidade de medida), mas neste caso um resistor de 1w tem quantos miliwatts? 1000mW? Se for isso, então os resistores podem ser de 1/4 de watt sem problema, confere ou me enganei novamente?


Assim como foi no caso do "Estalos em amplificador valvulado", vejo que estão dispostos a me ajudar a não ter um bolo pronto, mas a entender o que estou fazendo. Isso me ajuda em vários outros projetos e não só neste e fico muito grato. Mesmo tendo aprendido rios de coisas no outro tópico onde o Eduardo da Altanas foi um paciente e exemplar professor, sempre volto ao tópico e dou uma relida, mesmo que não esteja fazendo projeto algum. Tenho esse hábito e quero que este também seja meu tópico de cabeceira. rs

Agradeço desde já a ajuda de todos vocês (xofman, Eduardo/Ledod) e a todos os outros dispostos a ajudar. Acho que isso enriquesse o forum e ajuda para que as pessoas comecem a andar sozinhas pelos caminhos que escolhemos e não apenas peguemos os potes de água e ouro que alguém foi até o outro lado buscar para mim. Vocês poderiam apenas colocar o circuito aqui com o link do dissipador para eu comprar e deixar por isso mesmo e fico muito grato por não fazerem isso e sei que outras pessoas ficarão também.

Assim que acabar Ledod, com certeza estarei colocando aqui os valores e resultados de tudo que foi feito com os dois reguladores.

Coloco o resultado lado a lado e ainda o esquema dos dois projetos (dessa vez bem feitinho) para que as pessoas possam utilizar em seus sets, já que o objetivo final é a alegria de todos em um bem e objetivo comum que é tocar com o som mais limpo, agradável e da forma mais confortável possível com coisas que fazemos com nossas próprias mãos e recursos e isso não tem preço.

Abraços.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2012, as 18:02:36 por designermx2 » Registrado
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« Responder #35 : 03 de Agosto de 2012, as 22:10:17 »

Ledod, mesmo olhando o datasheet, o que era medo agora virou pavor! O CI chegou e ele não tem 4 terminais, mas 5!

Agora fiquei com medo de verdade de errar. Para quê o quinto(on/off)? Ele liga com o que? O vcc+? Ele parece um SMD Grande com apenas um lado e o que seria o dissipador não tem furo e é bem pequeno... como faz para dissipar o calor, terei que fazer uma placa grande para poder usar parte do cobre como dissipador?
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, as 22:17:57 por designermx2 » Registrado
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« Responder #36 : 03 de Agosto de 2012, as 22:34:36 »

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.275310689237000.44993.100002742121950&type=3

Alguém compra uma e clona pra gente ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Dizendo ele dura até 6H
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« Responder #37 : 03 de Agosto de 2012, as 23:30:37 »

Seria mais ou menos isso mesmo, porém... com uma alimentação só... (mas já estou pensando em serparar por causa do meu compressor).

Olhei com mais carinho o datasheet e (se não estou enganado), posso ligar diretamente ao terra para deixar ligado direto. O CI usa uma referência de 2v para desativar. Se eu ligar ao terra para ligar e separar do terra para desligar, será que teria algum problema?

Quanto ao dissipador, essa versão não tem como colocar diretamente, então coloquei ele soldado numa área grande de cobre na placa. Ela tem bastante solda e deve ter aproximadamente 2cm por 1cm por 2mm de altura (por causa da solda.


Bem, depois de olhar, recalcular, olhar novamente, ler e reler o datasheet, acabei fazendo na canetinha uma placa para o LDO e funcionou... porém, não funciona o botão de desligar. É só ter tensão entrando que ele já regula e coloca para sair.

Bom.. Vamos lá. Coloquei um resistor 6k8 aqui no lugar dos 6k. Não tenho aqui esse valor e só tinha 5k6 e 6k8. Resolvi usar o último porque o de 5 estava dando 8,84v.

As perguntas são:

Existe alguma vantagem em deixar os 8,84v na saída? Por exemplo. Sei que nos pedais isso não fará diferença, mas... O regulador usa uma diferença de voltagem de 0,3v para encerrar sua regulagem. Ai... ele pararia de regular com 9.14v , porém ele queima mais energia.

O de 6,8k não queima tanta energia na saída, já que entrega 9,7v sem carga e 9,68 com carga, porém ele irá parar com 10v.

E ai, o que daria mais rendimento de tempo de uso? Tanto faz neste caso ou vai ser muito despersível o valor?

Atualmente, ele está rendendo 0,3v consumidos por hora de uso com tudo ligado!
« Última modificação: 04 de Agosto de 2012, as 14:05:56 por designermx2 » Registrado
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« Responder #38 : 05 de Agosto de 2012, as 12:35:00 »

 Legal, os 0.3v de queda de tensão previstos. Muito melhor não é?

 Então, precisa atentar quando for comprar componentes assim. Geralmente as letras ao final do número são referentes ao encapsulamento. Provavelmente deva ter comprado a versão SMD. O LM2941CS é em TO263 (SMD) e o LM2941CT é o comum em TO220.
 Acho até mais legal usar o SMD e soldar direto na placa, fica mais simples, sem dissipador de alumínio.

 Sobre o ligar e desligar é exatamente isso, esse pino serve para desativar o regulador através de um nível lógico digital (0 ou 3,3v 5, etc) e deve ter algum resistor de pull-down interno que faz ele funcionar mesmo com o pino desconectado.

Citar
Existe alguma vantagem em deixar os 8,84v na saída? Por exemplo. Sei que nos pedais isso não fará diferença, mas... O regulador usa uma diferença de voltagem de 0,3v para encerrar sua regulagem. Ai... ele pararia de regular com 9.14v , porém ele queima mais energia.

O de 6,8k não queima tanta energia na saída, já que entrega 9,7v sem carga e 9,68 com carga, porém ele irá parar com 10v.

 Como assim ele não queima mais energia? Ele sempre estará dissipando energia enquanto estiver ligado, independente da tensão de entrada e saída. Não entendi a relação entre a tensão e a dissipação de energia no regulador. Mesmo que ele não esteja regulando a carga ele ainda estará consumindo corrente, os 0,3v de queda tensão viram calor.

 Colocando uma tensão abaixo você estará fazendo durar mais a bateria, como você mesmo comentou. A bateria vai descarregar até um valor menor. O problema é que a tensão estará abaixo do recomendado e não sei se isso poderia ocasionar alguma perda de ganho ou de headroom em algum pedal ao algo assim...
 
 O ideal é que a saída não ficasse acima de 9v, dai a fonte estaria com sobretensão. Mas mesmo assim também os pedais tem uma margem de segurança, e não influencia tanto...

 Ai entra o tão famoso bom senso  Smiley o que é melhor? Deixar durar mais a bateria com uma menor tensão ou deixar a bateria exatamente com 9v (usando um trimpot) e durando um pouco menos?


 Um abraço

Eduardo
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, as 12:44:45 por Ledod » Registrado
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« Responder #39 : 05 de Agosto de 2012, as 13:59:17 »

Quanto ao componente... não tenho experiëncia e essa agora foi para aprender... _ não esqueço mais. rs

Já a queimar mais energia, logo depois que disse que não entendeu, você acabou respondendo minha pergunta.O não queimar mais energia que falei foi com relação à quantidade. Um não queima mais energia que o outro, ex: o primeiro queima uns 3v para chegar ao ponto x e o segundo queima 1v, então o segundo não queima mais energia que o primeiro. Me expressei mal.

O porém é que tenho aqui apenas 8,89v com 5k6 e com 6k8 tenho mais de 9,6v.

Pensei não haver problemas, já que as baterias que compramos de 9v tem 9,6v. Quanto ao headroom, meus pedais ficam funcionando bem até uns 8,2v. Abaixo disso, começa a degradar o sinal.

Outra coisa... Tenho aqui mais uma célula dessas que estou usando no projeto e pretendo separar o compressor do sistema, mas acho que usarei um regulador comum, já que será apenas para um pedal, ela vai durar bastante.

Mas tenho também seis células da 18650 de 3.7v E acredito ter uns 3200mah (não veio especificando), mas era de um notebook que tirei as baterias e guardei.

Será que dá para eu fazer um segundo módulo desses? Fiquei pensando que se eu usar 3, terei 11,1v e se usar 4 terei 14.8v.

Acho que usarei 3 e ter dois módulos. Você acha uma boa? Quanto aos pedais da line6 (no meu caso o constrictor), no manual diz que eles suportam até 16v a 100mah. Haveria algum problema eu colocar 12v, mas com a bateria com capacidade de fornecimento de até 1800mah?
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, as 14:07:55 por designermx2 » Registrado
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« Responder #40 : 07 de Agosto de 2012, as 12:10:22 »

 Então, para falar a verdade eu não gosto muito de pensar em reutilizar baterias de lipo e ainda colocar em série. Como uma adaptação até vai, mas não posso dizer que é uma boa solução.
 
 Primeiro fato é que você retirou de uma bateria de notebook, ou seja, já não está sendo usada para a finalidade inicial.
 Segundo, as baterias estão em perfeitas condições de uso? Ou foi uma bateria já meio gasta?
 Terceiro, as células serão ligadas em série. Quem garante que elas estão  balanceadas uma com as outras (uma não vai carregar mais que a outra).
 Quarto, qual carregador vai utilizar para carregá-las, já que ela deve ser bem grandinha até para ter 3200mAh.

 Eu não sei, talvez funcione bem por décadas, talvez não... Não estou dizendo que não vá funcionar, mas sabe como é né? Não vou dizer que está muito correto.
 A questão essencial é que estamos em um fórum aberto, onde qualquer um pode ver o tópico e se inspirar a fazer o mesmo (abrir uma célula de bateria de notebook, utilizar em outras condições, carregar de uma forma ou de outra...). E talvez não dê muito certo, como pode ter dado para você.

 Sobre a outra pergunta, eu respondi sobre os mAh e a capacidade de corrente em uma outra mensagem, e está errado dizer que eles suportam 16v a 100mAh. Eles aceitam uma tensão de 16v com uma corrente de 100mA. Correto?

Um abraço!

Eduardo
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« Responder #41 : 07 de Agosto de 2012, as 15:05:16 »

Deixa ver se eu consigo colocar aqui de forma a não confundir a cabeça dos leitores... até eu fiquei meio confuso quando comecei a digitar e acabei redigitando.

As baterias de Lipo que eu tinha eram do MACBook e acabei jogando-as fora. Depois que você me falou sobre as lipos e vi alguns vídeos, acabei colocando elas no lixo. _

Quanto a sua preocupação com relação aos leitores, acho que está sim muito certo e apoio essa sua colocação. Inclusive, no final do tópico estarei fazendo um tipo de "documento" e manual explicando os riscos, como foi feito, o que aprendi, o que deu errado, etc.. Isso pode ser visto em estalos em amplificador valvulado.

As células foram tiradas de uma bateria de notebook em perfeito estado de conservação. Vendi o notebook e deixei a bateria extra lá em casa para vender depois e ganhar mais dinheiro. Ai resolvi abrir e tirar as células para usar para a guitarra _ coisa de handmade maluco.

Balanceadas, realmente não devem estar e nem tem como garantir. Com relação a isso, estou vendo que terei esse problema ainda mais na frente com o projeto que já estou em uso. Ontem fui tocar um pouco e notei que ela perdeu 0.2v em 9 minutos, coisa que antes levava muito tempo. Ou elas não estão carregando do jeito correto, ou está havendo algum problema (imprevisto).

O carregador foi as mesmas que vieram com as baterias. Lithium Ion. Carregou blza, inclusive elas deram 13v no final da carga, é normal? Acho que as minhas são de 4v e não 3.7 como havia imaginado . Vi depois que existem vários modelos de bateria 18650 e inclusive com pouco mais de 4v. Tem como testar?

Com relação ao que está no manual, ficou meio duvidoso. É uma tabela que mostra três tensões e o consumo . 9v, 12v e 16v , inclusive o consumo é maior quando sobe a tensão de entrada.

http://line6.com/support/manuals/?families=11&submit=submit&manuals_name=Tonecore%20-%20Uber%20Metal


Inclusive estou agora pensando em fazer diferente. Vou comprar mais um regulador daqueles, colocar tudo (cada pacote de bateria) para carregar separadamente. Assim não terei uma bateria dessas carregada e outra em paralelo sem estar carregado. Vou separar os pedais e colocar várias independentes. Como o voltímetro indica cada carga, estarei vendo qual que preciso carregar.

http://www2.eletronica.org/Members/FB/circuitos-ckts-em-geral/monitor%20de%20bateria%2012v.bmp

ou

http://www.google.com/imgres?imgurl=http://www2.eletronica.org/forum-de-discussoes/geral/725068737/348886057/vu2_leds_bargraph-02.jpg&imgrefurl=http://www2.eletronica.org/forum-de-discussoes/geral/725068737/&h=426&w=301&sz=79&tbnid=PhuGLmoTv81s6M:&tbnh=91&tbnw=64&prev=/search%3Fq%3Dvolt%25C3%25ADmetro%2Bde%2Bleds%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=volt%C3%ADmetro+de+leds&usg=__AxHy_cTSLLitGALQIwHwYEUqJFQ=&docid=XB2mPwgwpDdXJM&sa=X&ei=lVkhUODLMIOe8QTX_4H4Dw&ved=0CGIQ9QEwAg&dur=3683

-----


Só uma coisa... vi que nesse circuito você usou apenas um lado do AMP OP. Eu poderia colocar o 071 ai ou usar este sistema com as duas fases do amp op , mas colocando uma de 100% até 60% e outra que vai de 59% até 20% por exemplo? (ou seja, verde é ok, amarelo é mais ou menos e vermelho é acabando)...?



-----
Bom, antes que você respondesse continuei trabalhando na fonte e pensando o que fazer. Pensei em separar e usar módulos pequenos, onde num determinado momento (sempre viajo), posso levar módulos como se fossem cartuchos. Pensei em colocar tudo em caixas de reatores de lâmpadas. São bem compactos. Como vou usar por vez, tenho dois módulos de células Li-Ion 18650 e 3 módulos Li-ion de 12v a 1800mah, pensei em fazer 5 módulos. Um geral com um pacote misto e dois auxiliares.

Veja o esquema da placa que fiz com indicador para ver se está certinho:

Fazer com 3 leds não foi tão fácil como imaginei e pensei em deixar o projeto aqui para alguém mais experiente (e sábio) aperfeiçoar.

 Roll Eyes
« Última modificação: 07 de Agosto de 2012, as 23:36:10 por designermx2 » Registrado
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« Responder #42 : 10 de Agosto de 2012, as 11:09:27 »

 Não, não dá para ter 3 estados na saída do ampop, vide a equação geral dele.

 O que você poderia fazer é colocar ao invés de um amp-op um comparador de tensão mesmo (lm339 por ex), como comparador de janela (acende apenas em uma determinada voltagem) e setar os divisores de tensão para cada uma das condições...
 
 Não entendi o esquemático que fez, está um pouco confuso... O diodo não é 1N4004 e a referência você deve pegar direto da bateria. Olhe novamente o esquemático que eu postei, o Vcc seria a tensão da bateria...

 Um abraço

Eduardo
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« Responder #43 : 10 de Agosto de 2012, as 17:19:18 »

Esse esquema tá com um diodo por proteção (coloquei ele para não ter como queimar se inverter a ligação e ainda assim deveria ter ligado ao outro polo.... ou seja, errei.  Toma na Cabeça).Estou elaborando um com dois 2n3904. Se funcionar, coloco aqui o esquema como um todo.

Sabe onde acho a biblioteca com o LDO para o Eagle? Queria colocar aqui a placa dele já funcionando com cada regulador próprio. Assim, se a pessoa quiser usar duas, três ... baterias, só montar a placa, ligar a bateria e usar.

Tem algum site com isso ou o fabricante que fornece? Se for para eu fazer, não sei como porque mal sei fazer o básico no eagle, como pode ver no desenho abaixo.

Quanto ao lm, queria ver primeiro se achava uma solução bem simples com transistors fáceis de encontrar. Aqui eu acho rasoavelmente fácil o 2n3904 , mas lLMxxxx aqui é meio que um parto pra encontrar... se der sorte, acho um só e tenho que rodar muito.

Procurei aqui o lm3900 e o 3914 e nada de achar.... acabei mudando o rumo da coisa por falta de viabilidade do local onde moro.

Abraços.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2012, as 17:28:12 por designermx2 » Registrado
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« Responder #44 : 14 de Agosto de 2012, as 17:29:58 »

Bem, venho aqui para colocar minhas observações. Nestes dias fiz vários testes , descobri coisas, aperfeiçoei outras, desisti de outras, etc.

Vamos lá:


1 - O objetivo desse projeto era ter um "pedal" que tivesse a função de alimentar todos os meus pedais num só set e que pudesse ser acionado com chave dpdt, já que uso para duas baterias(módulos). Depois de muito ralar com relação a espaço, consegui o que queria.
2 - Isolamento de células: rasguei totalmente a "embalagem" das baterias azuis que comprei. Elas são bem pequenas (quase 30% delas é um tipo de borracha que lembra o eva, só que duro). Isso me deu mais espaço para inserir o "módulo".
3 - Carregamento: O carregamento era algo totalmente particular. Se eu colocasse duas baterias (ou módulos) em paralelo, um não carregaria igual ao outro e acabaria descarregando mais rápido (isso eu vi na prática), onde na primeira vez que testei durou 5 horas e na segunda não chegou a 4 horas. Nesse caso, utilizei um módulo dessas baterias azuis de 1,8A e outra dessas células 18650 de lithium ion, onde me deu mais espaço para inserir uma chave (dpdt) onde eu primeiro carrego uma e depois a outra.
4 - Um circuito está usando o LDO que citei abaixo, o outro está usando o lm7809 mesmo, já que este está alimentando apenas um pedal, o tempo de descarga está mais próximo do que usa o LDO que alimenta todos os outros pedais.
5 - Estarei postando aqui o esquema de um verificador de tensão que é regulado por trimer e usa um led de duas cores (três terminais). Esse led indica se está carregado ou descarregado e deve ser usado um por bateria(módulo) para não haver erro. Este regulador utiliza dois transistores 2n3904 que são bem fáceis de encontrar.
6 - O sistema agora aparenta estar mais estável com relação ao tempo e o próximo post, além de esquemas, estarei postando os resultados, onde até o momento a taxa de descarga é de 0.5v a 0.7v por hora de um uso contínuo (testei com ensaios). Para um teste mais rigoroso, estarei ligando todos os pedais e colocando aqui o consumo de cada um deles... O esquema anterior começou com esse mesmo resultado mas passou depois a quase 1,2v por hora, já que as baterias não estavam com carga total. Nesse novo método, eu carrego os módulos independentemente, onde ainda assim não há garantia de que todas as células são balanceadas, mas o desempenho foi bem melhor.

Projeto futuro:

O negócio deu tão certo que quem viu já quis comprar o meu , mas não venderei até testar por pelo menos 6 meses de forma contínua. Pretendo ampliar um pouco a caixa e colocar 3 módulos independentes, onde estarei colocando um para o compressor (que o constrictor tem esse terrível defeito), um para as distorções e outro módulo para o restante (wah, afinador, noise reducer, reverb, delay, slowgear, octaver, tremulo e phaser), onde estes estarão no meu set de forma fixa.

AGRADECIMENTOS:

Queria aproveitar essa quase conclusão para agradecer ao Eduardo (Ledod) que prontamente auxiliou em todo momento e seguiu com diversas informações de suma importância para o projeto. Ele indicou os problemas com baterias de Lipo (que eu tinha aqui e por economizar espaço, pensei em usar, mas não usei por motivos citados aqui, o LDO que tem consumo muito mais baixo, o balanceamento das células, forma de carga, dimensionamento das tensões, etc.

CUIDADOS:

Pessoal, primeiro aconselho a todos, antes que iniciem um projeto como este, assistirem no youtube ou outro site de vídeo que exista sobre como estas baterias podem ser perigosas. Coloquem na busca lipo explosion, li ion explosion e outras coisas do tipo. É extremamente perigoso e pode te tirar no mínimo alguns dedos.

Segundo, coloquem ao lado um extintor de incêndio (estou falando sério). Já errei na solda de umas células e acabou pegando fogo (é muito alto mesmo). Caso trabalhem em locais de risco, com papel, mesas de madeira, fios, plásticos, etc.

Não recomendo esse projeto de maneira alguma a iniciantes que não tem experiência com soldas, trabalhar com fios em locais muito apertados e muito menos os muito básicos que não sabem nem como ligar baterias em série. Esse tipo de projeto é muito perigoso e o site Handmades, nem eu e nenhum outro integrante do site se responsabiliza e não recomenda a montagem desse projeto.

Para estes usuários, recomendo que comprem as fontes prontas como o Sanyo Eneloop, os do Pedrone ou outro fabricante. Caso prefiram, até podem levar os esquemas para alguém mais experiente trabalhar no projeto e você paga a mão de obra, mas nunca se arriscar num projeto desses. Isso exige um conhecimento mínimo de determinados assuntos, avançados de outros (como soldas e etc...) e acima de tudo MUITA ATENÇÃO Ui.


CASO Ignore estas recomendações....  Bufando Bufando Bufando Bufando Bufando Bufando Bufando Bufando


Abraços
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