Clone do Proco RAT (Tonepad) com volume baixo

Started by RicardoVasconcelos, 22 de July de 2012, as 21:57:45

Previous topic - Next topic

VOX

Handmaker
Usando potenciômetro bom já é uma tranquilidade ao fazer uma montagem.
Eu uso desses comuns mesmo.Ontem meu clone do OCD verssão 3 deu pau no tone, troquei e tudo ficou ok.

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Amigos li num tópico aqui do fórum que os novos modelos do Rat estão vindo com o OP07CP. Minha dúvida é se eles utilizam o capacitor de 30p de compensação. Li no datasheet e não vi nenhuma informação a respeito.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

raul.tec

*
Iniciante
  1. eng_elet1@hotmail.com
Boa noite Victor, pelo exposto no datasheet este amplificador operacional não utiliza capacitor de compensação. Os terminais 1 e 8 são utilizados para fazer o ajuste da tensão de offset null utilizando um potenciometro ligado ao positivo da alimentação e aos terminais 1 e 8.
Qualquer dúvida estamos aí, bom só pude passar a informação referente ao c.i , não sei te dizer quanto aos modelos atuais do Rat porque ainda não cheguei de ver um. Ah e já adiantando pretendo contribuir com o site fazendo um tutorial da montagem do Rat, digamos assim "completo" com bastante dicas para os iniciantes e aos mestres, com fotos, vídeos, etc...

Paulo Shure

Handmaker
O limão é uma laranja de mau humor.
Eu comprei um ... nao vem com o lm308...no meu eu tirei o original que veio com ele e coloquei um soquete para poder testar outro atualmente to usando com o lm308.
Não perca seu tempo, conquiste-o.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Mas então Paulo, o seu veio com o capacitor de 30p (ou de algum outro valor) entre os pinos 1 e 8 do CI?

Abraço

Paulo Shure

Handmaker
O limão é uma laranja de mau humor.
30p. Nao sei se ajuda a galera...como eu trabalho com instalaçao de cameras tambem tem uns ballons que vem com esse capacitor. Eu ja achei um estragado pra desmontar.
Não perca seu tempo, conquiste-o.

Battery Acid

Handmaker
Na Tayda tem capacitor de 30pF. Dá pra usar de 33pF, fica a mesma coisa, visto que as tolerâncias de capacitores cerâmicos são altas. Nos últimos Rats que montei pra clientes tenho usado capacitores de 50pF ou mais, e tenho obtido uma resposta de médios mais satisfatória.

Newild

Guest
Vejo em videos do youtube os caras tocando com o proco rat e vejo que usando o filter na metade o som fica abertao ainda, agora o do handmade que fiz o som fecha bastante antes da metade.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

QuoteSaudações,

Montei um recentemente com o OP07 (sem o capacitor de 30p) e seguem algumas observações. Queria saber dos amigos se vocês tiveram essa mesma experiência usando esse CI.

1) Como na maioria dos pedais o tone no sentido horário, resolvi fazer isso no Rat e praticamnte inutilizei o controle filter que agora só presta dos 80% para frente. Vou voltar a ligação original...

2) A questão do volume é similar a que foi mencionada aqui... bypass mais alto até uns 70% do potenciômetro. Meu potenciômetro está ok.

3) Esse é o real “problema“ que tenho tido com ele. Se eu aumento o ganho além de 25%, o efeito começa a ficar “fuzzeado“ e a perder sustain. Isso se deve ao capacitor de 30p que não utilizei? Não há curto na placa ou problema no potenciômetro. Alguém tem alguma observação a respeito disso?

Devo por o capacitor de 30p?

Abraço a todos

Coloquei o bendito capacitor de 30p e me parece que esse capacitor atua no corte de frequências. Ao colocá-lo, senti que os graves que apareciam antes e “carregavam“ muito o som, foram bastante amenizados e aquele sintoma chato desapareceu. Li no tópico que um colega usa em torno de 50p e isso ressalta os médios... daí tenho a sensação que esse capacitor também é responsável pelo corte de frequências... É isso mesmo?

Abraço