Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:12:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 20   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador de contra baixo completo 150wrms  (Lida 242687 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #90 : 23 de Fevereiro de 2013, as 10:07:37 »

Hoje liguei o power e o Tip142 queimou assim que liguei na energia,testei outro e o mesmo queimou.
Testei os tip´s 142 antes de liga-los,não tinham curtos.
Revisei tudo,não há curtos,componentes em suas devidas posições,somente os 142 que queimam,o que pode ser?
 Legal!

Você está com o layout de placa já testado ?   Os TIPS estão com os dissipadores bem dimensionados (é um só pra todos transistores) ?  Não precisa usar o isolante (folha de mica ou silpad) entre o transistor e o dissipador ? Se a carcaça do transistor não puder ter contato com o dissipador, o parafuso que prende ao dissipador está com a bucha isolante ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #91 : 23 de Fevereiro de 2013, as 10:26:04 »

Era o Tip já foi substituído,sim todos os procedimentos acima,só estou achando ele baixo,amanhã ligarei ele com um pré e ver se muda algo.
Muito obrigado a todos.
 Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #92 : 23 de Fevereiro de 2013, as 11:27:22 »

Sem o pré fica bem baixo mesmo!

-----
O meu aqui toquei nele por 10 minutos e os tip fritaram, acredito serem falsificados, comprei da ST paguei 4 e pouco cada um, tenho dois pares,
tenho medo de por o par reserva no lugar e fritar também, to achando que é falsificado!
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013, as 17:33:59 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #93 : 23 de Fevereiro de 2013, as 20:37:33 »

Eu comprei outro e o mesmo é bem diferente do anterior,o tip 147 queimou também. Sad
Também estou com receio sobre comprar outro.
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #94 : 23 de Fevereiro de 2013, as 21:03:37 »

Eu comprei outro e o mesmo é bem diferente do anterior,o tip 147 queimou também. Sad
Também estou com receio sobre comprar outro.


Na página 5 desse mesmo tópico, o Edyguitar diz que leu diversos relatosonde os TIPs queimam em diversas montagens desse projeto. O projeto deve ter algum problema que precisa ser resolvido.

-----
dados relatos do site  de onde tirei o esquema desse power, ele realmente não é dos melhores. dada a simplicidade dele. em varios forum que pesquisei sobre ele li bastante relatos de usuarios que o montou e teve varios problemas. entre eles a queima dos transistores de saida. (geralmente porque usaram os TIP 142/147 TO-220 ) no meu eu usei TO-247 da ST e ainda tenho um par deles no encapsulamento TO-3P.
no meu foi testado com transformador de 20V porque até hoje ainda não terminei totalmente e não comprei o transformador de 30V. mas no teste foi usado a caixa do meu antigo TSW, uma 2x12 em ligada em 4 Ohm. e soou bem, sem distorção. em novembro devo terminar comprando o transformador de 30, o alto flante de 15" e montar a caixa. tem um esquema melhorado que usa 2 ares de Tip 142/147 e utiliza a mesma tensão de alimentação. prometendo 250Wrms em 4 Ohm. futuramente vou experimentar esse esquema para montar duas caixas de PA ativas 3 vias, com falante 12" drive e twiter.

« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013, as 21:05:20 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #95 : 23 de Fevereiro de 2013, as 21:25:33 »

O meu tá funcionando,o tip147 todos os terminais tem continuidade,sinal de curto correto?Mesmo assim está funcionando,vou tentar adaptar o pre do rx-100 que tenho aqui e ver como fica amanhã.
 Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #96 : 23 de Fevereiro de 2013, as 22:13:16 »

O Fato de eu ter usado uma mesa de som de pré amp, pode interferir na queima?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #97 : 23 de Fevereiro de 2013, as 22:45:30 »

Camaradas, identifiquei falhas graves neste projeto:
1) os diodos deveriam estar pelo menos acoplados fisicamente ao dissipador, já que;
2) Não existe ajuste de corrente de polarização para o power.

Sendo assim, é bem fácil queimar a etapa de saída.
Já vi isso acontecer muitas vezes com pessoas que não sabiam consertar este tipo de amplificador.

Cuidado com esse projeto.  Eu não montaria.

Abraços, T+
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2013, as 08:21:08 por Patines » Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #98 : 23 de Fevereiro de 2013, as 22:47:11 »

O fato é já montei, não queria jogar fora, você pode sugerir alguma melhoria patines, além de colocar os diodos no dissipador?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #99 : 24 de Fevereiro de 2013, as 00:15:37 »

Até agora o meu não queimou... e olha que ja usei ele por mais de 10 minutos...

Mas vamos usando e ver no que vai dar.

Se for possível fazer modificações na placa já pronta eu me comprometo a testar!

Abraço.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #100 : 24 de Fevereiro de 2013, as 06:34:22 »

Se o seu não queimou, é só coincidência!  Quando fizer calor queima.
Veja que o ajuste é uma coisa comum, e utiliza uma coisa que se chama multiplicador de diodo, neste caso deveria ser fixado o transistor no dissipador, entre os TIP de saída e no lugar do tip41.

---------------------------------------------
Exemplo 1, Apagado por falta de permissão...
Exemplo2, T3, R10, R11, RV1:

Exemplo3, KSP941, trimpot 1k, resistor 1k2
Este é o mais indicado, trimpot na base, pois se abrir, o transistor fica com a tensão de um diodo e não queima a saída.
Os valores de trimpot e resistor dependem da corrente de cada amplificador neste ponto.

Exemplo4, Q4, R25, VR1, R8

Se ajusta a corrente, medindo a tensão entre os extremos do resistor de 0,33R que fica no emissor dos TIPs.
I= V/R.  Qual corrente é necessária projetista?
Potencia de polarização nos transitores:
P= Vfonte*I

Exemplo:
Medi 50mV nos resistores  I= 50mV/(0.33+0.33)= 75mA
POtencia em cada transistor: P= 45V*75mA = 3,4W
Se estiver sem dissipador, seu dedo queima.

Se aumenta a temperatura(ou é outro dia), e cada VBE de cada transitor de saída varia 20mV: 20mVX4 = 80mV
Pois todos sabem, VBe do transistor varia aproximadamente -2,51mV /C aumentou a temperatura só 8C!
V=75mV+80mV=155mV
I=155mV/(0.33+0.33)= 234mA
potencia em cada um: P=45V*234mA=10W
OPS! 7% da potẽncia de saída..  fica perigosos..  mas não para por aí...

Aumenta mais 20mV, cada um, já que esquentou mais 8C.....
V= 75mV+80mV+80mV=235mA
I=235mV/(0.33+0.33)= 356mA
potencia em cada um: P=45V*356mA=16W
11% da potẽncia de saída...  e aumentando....

Mas pra que medir?  medir e ajustar a corrente, e não contar com a sorte e aceitar a potẽncia que vier, pois pode facilmente queimar.  Depois de ajustado, conforme o Vbe dos transitores de saída varia, varia na mesma proporção o vbe do transitor de polarização, pois este está acoplado ao dissipador, limitando o aumento da corrente de polarização.
Desta maneira, a deriva térmica dos transistores de saída é diminuída e fica mais dificil de queimar.

Digo: deveria estar presente em toda etapa de saída a transistor.

O engraçado é que neste amplificador usado, no esquema são 3 diodos, no layout 2 e na verdade são necessários 4...  Mas não de diodos, de transitor que dá pra ajustar, pois os diodos NUNCA  te darão a tensão que tu precisa.

Agora essa de transistor falsificado..   bem hoje em dia existe de tudo...  mas quando aprendi eletrônica, projeto bom funcionava o resto da vida com 2N3055 fubango chinês pelando de quente.

------------
Continuando:
o tip41 não deve aguentar a tensão para este circuito, Se deve usar o TIP41C, que aguenta até 100V
O BC558 aguenta só 30V, o BC556 aguenta até 80V, é necessário usar um transistor que aguente até 100V pelo menos.
E veja bem,    tão apertado o limite de tensão, qualquer transistor deste projeto pode queimar com um pequeno surto de tensão alta na rede, coisa bem comum no Brasil.  Por exemplo se a rede aprensentar um surto de 15%..  Nem faço muitos cálculos: 45V*2=90+15%=103v..  Passou de 100V.. podem queimar todos os transistores..   às vezes queima mesmo!

Realmente este projeto não me agradou, digo o do power.

T+





« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2013, as 17:02:48 por Patines » Registrado
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #101 : 24 de Fevereiro de 2013, as 21:12:32 »

Hoje usei ele no ensaio por umas 2 hora,sem o pré,não consegui adaptar o pré do RX-100.
Aguentou bem,esquentou mas não muito.
 Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #102 : 25 de Fevereiro de 2013, as 08:32:31 »

Meu tip é o 41C... e acho que em casa sempre a tensão é inferior a nominal da rede, 127V, mas vou ficar atento.... se queimar eu faço outro projeto melhor.  Wink

Mas valeu por explicar.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #103 : 25 de Fevereiro de 2013, as 11:41:08 »

Hoje usei ele no ensaio por umas 2 hora,sem o pré,não consegui adaptar o pré do RX-100.

Como assim usou o amplificador sem o pré?  Huh?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #104 : 25 de Fevereiro de 2013, as 12:18:11 »

Guitarra direto no power, também testei assim, não tem pre-amplificação mas da pra tocar!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 20   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal