Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 16:37:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Distortion+ SMD feito por min esta semana.  (Lida 7401 vezes)
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #15 : 28 de Julho de 2012, as 20:38:44 »

e também o esquemático com os controles de grave e agudo
para a gente fazer o layout com componentes normais.
desde ja agraço
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #16 : 29 de Julho de 2012, as 01:01:22 »

Belíssima montagem.

O legal é que dá pra colar a placa no fundo da caixa e pronto. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.... resolve o problema de fixação.
Registrado
guitarjunior
Visitante
« Responder #17 : 29 de Julho de 2012, as 08:50:28 »

Olá pessoal,

Mais tarde posto o esquema elétrico, um detalhe interessante é que uma parte da clipagem é feita por diodos schotky, já nos componentes discretos usei todos com tolerancia 1% da marca samsung.
Para o equalizador que usei neste projeto, tentei vários passivos, que não funcionaram, ai parti para um ativo com operacional.
O som mesmo com o drive em 100% possui baixíssimo ruido pelo fato dos componentes e por ser SMD.
Registrado
rikathu
Visitante
« Responder #18 : 29 de Julho de 2012, as 11:02:17 »

Olá pessoal,

Mais tarde posto o esquema elétrico, um detalhe interessante é que uma parte da clipagem é feita por diodos schotky, já nos componentes discretos usei todos com tolerancia 1% da marca samsung.
Para o equalizador que usei neste projeto, tentei vários passivos, que não funcionaram, ai parti para um ativo com operacional.
O som mesmo com o drive em 100% possui baixíssimo ruido pelo fato dos componentes e por ser SMD.
Parece ter ficado ótimo! E pelos samples que você postou, ficou bom mesmo. E sobre os custos, saiu mais caro, mais barato ou deu no mesmo do que se tivesse construído com esses componentes normais que todo mundo usa? (Deixando de considerar a comparação da qualidade entre eles).
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #19 : 29 de Julho de 2012, as 12:27:59 »

Só não entendi o papel da moeda de 10 centavos ali... É alguma coisa anti ruído? Vou por em alguns pedais meus!

Tô brincando, Ficou bem bacana! Abs
Registrado
guitarjunior
Visitante
« Responder #20 : 29 de Julho de 2012, as 13:55:22 »

Olá rikathu,

Não tive custos para a montagem deste circuito apenas com a PCB de fenolite e com os potenciômetros, o restante dos componentes consegui por aqui, em perda de máquina insersora SMD pick & place, pra vc ter uma ideia o valor unitário de um resistor SMD 0805 quando comprado em quantidade sai por 0,002 reais, é muito barato, e o CI 4558 por 18 centavos de real.
O custo dos insumos para montagem de um pedal desse, em produção em serie seria mais ou menos de 3 reais.
O mesmo projeto montado em PTH sairia o dobro do preço, por isso as grandes empresas optam pela qualidade rapidez e eficiência dos SMD.

Abraço.

Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #21 : 29 de Julho de 2012, as 15:02:02 »

Manipular esses componentes exige prática... acho que a economia pode ser sentida apenas em produção em série, pois nem todos compram pacotes de componentes.. e mesmo se comprar creio que os equipamentos para manipulação são mais caros, no caso do guitarjunior ele já trabalha com isto... com o ferro de solda que tenho... soldar SMD é um desastre! Cheesy
Registrado
guitarjunior
Visitante
« Responder #22 : 29 de Julho de 2012, as 15:19:48 »

Manipular esses componentes exige prática... acho que a economia pode ser sentida apenas em produção em série, pois nem todos compram pacotes de componentes.. e mesmo se comprar creio que os equipamentos para manipulação são mais caros, no caso do guitarjunior ele já trabalha com isto... com o ferro de solda que tenho... soldar SMD é um desastre! Cheesy

olá,

Também pensava como você, mais em 2003 vi que não existia segredo, com um ferro de solda normal e barato, pode-se facilmente soldar e dessoldar estes componentes, sem se preocupar muito com a temperatura do ferro de solda.
Para soldar um capacitor você estanha os pads do componente na PCI depois solda um lado dele e depois solda o outro, aprendi em um dia e meio no ano de 2003, onde era técnico de bancada.  Abaixo uma foto do material que estou usando nele note que o material é bem baixo custo:



-----
Olá pessoal segue o esquema elétrico e o BOM dele, agradeço sugestões de melhorias.

Obs, potenciômetro de ganho 250k B, volume 100k A, potenciômetro agudos e graves 100k B


bom.txt

Abraço.



-----
e também o esquemático com os controles de grave e agudo
para a gente fazer o layout com componentes normais.
desde ja agraço

Olá  segue o esquema elétrico e o BOM dele, agradeço sugestões de melhorias.

Obs, potenciômetro de ganho 250k B, volume 100k A, potenciômetro agudos e graves 100k B


bom.txt

Abraço.
« Última modificação: 29 de Julho de 2012, as 16:47:34 por guitarjunior » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #23 : 29 de Julho de 2012, as 18:02:23 »

Você não usa lupas? Acho muito pequeno os componentes, minha dificuldade é principalmente identificá-los, tendo em vista que trabalho muitas vezes no período noturno.

Abraço.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #24 : 29 de Julho de 2012, as 18:29:30 »

Você não usa lupas? Acho muito pequeno os componentes, minha dificuldade é principalmente identificá-los, tendo em vista que trabalho muitas vezes no período noturno.

Abraço.

O rapaz tem só 30 anos de idade, eu tenho mais que isso de profissão, e só trabalho com SMD equipado com uma lupa, além dos multifocais...   Ui

Meu falecido sogro sempre dizia que enquanto a gente está nos "inta", tudo é uma maravilha, mas quando chega nos "enta", o bicho pega...   Cheesy
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #25 : 29 de Julho de 2012, as 18:48:17 »

Daqui uns dias ultrapasso 1/4 de século... mas minha visa na frente do PC só prejudica minha visão! Cheesy
Registrado
guitarjunior
Visitante
« Responder #26 : 29 de Julho de 2012, as 20:41:55 »

Você não usa lupas? Acho muito pequeno os componentes, minha dificuldade é principalmente identificá-los, tendo em vista que trabalho muitas vezes no período noturno.

Abraço.

Olá,

Ainda não uso lupas, mais como o Adiel falou, quando chegar aos 40 usarei, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
Para facilitar o trabalho com SMD o segredo é segrega-los por valores, assim não precisa olhar o valor no corpo do mesmo, em capacitores não existe o valor no corpo, então segrega e organiza por valor.

Grande abraço a todos!!
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #27 : 29 de Julho de 2012, as 22:50:48 »

Um grande pedal com pequenos componentes!!!Cara assim dá para reduzir muito o tamanho do pedalboard. Legal!
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
guitarjunior
Visitante
« Responder #28 : 31 de Julho de 2012, as 07:19:59 »

bom dia pessoal!

será que um purple plexy ficaria legal com controle de equalização mais atuante?.
to pensando em fazer algo do tipo.
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal