Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 01:33:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Frase escrita com LED'S - SEM UTILIZAR C.I'S  (Lida 4824 vezes)
vini7
Visitante
« : 29 de Agosto de 2012, as 11:25:28 »

Saudaçõs a todos!

Eu fiz um layout no proteus de uma ' frase ' utilizando LEDS. Eu quero fazer em uma placa de circuito impresso esse 'circuitinho' pra dar de presente pra minha namorada. As minhas dúvidas são a seguinte:
Quero utilizar como fonte uma bateria de 9v e do + da bateria são 3 "percursos" diferentes. Cada um dos percursos econtrará um resistor que limitará a corrente antes que cheguem aos LEDS. Como calculo o valor de cada resistor ? Abaixo eu vou deixar a foto do layout para que voces entendam.


 
Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #1 : 29 de Agosto de 2012, as 11:29:52 »

você pode calcular o resistor pela formula R=V/A
onde:

R= ao valor do resistor em ohms
V= voltagem da fonte em volts
A= Corrente em Amperes

-----
MAs qual tipo de led que é? alto brilho? 5mm?
Registrado
vini7
Visitante
« Responder #2 : 29 de Agosto de 2012, as 11:42:40 »

Então, eu nao sei qual a corrente que vai passar! So sei que vou usar uma bateria dessas de pedal. 9v. Estou fazendo o circuito aqui na mão e na palavra "jeh" acompanha comigo:  +9v --->  R1  ---> 3 LEDS em série (o terceiro estara em paralelo com outros 2 ramos). O ramo A da letra 'j' tem 6 leds em série. O ramo B, das letras 'eh' possui 17 leds em série. Certo ? E esses ramos se juntam no GND e vão para o GND do circuito ( - da bateria) .   E eu quero usar LEDS comuns, aqueles vermelinhos de 10 centavos. Pode me ajudar? 

-----
Na página 2,  desse pdf de 4 paginas,  http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/fsc5508/artigos/led-cefet.pdf fala que normalmente as tensções máximas suportadas estão entre 1,5 e 2 volts. E a corrente máxima suportada está entre 40 e 50 mA .
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, as 11:48:51 por vini7 » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #3 : 29 de Agosto de 2012, as 11:56:47 »

Seu circuito pode apresentar um problema, pelo que eu intendi, cada palavra está vinculada a um resistor que está em paralelo com a fonte, e para cada palavra vai ter que ser usado um valor diferente de resistor porque tem menos ou mais led's. Quando se coloca um valor um pouco diferente de resistência em um circuito em paralelo, o que tiver menor resistência "atrairá" a corrente ou seja, a ultima palavra pelo visto vai ficar acesa enquanto as outras apagadas. Isso sem falar na dissipação de cada resistor, 1/4W? 1/2W? Senão queima...

Você pode tentar usar um tanto fixo de resistores com o mesmo valor para acender um tanto fixo de X leds por exemplo.

Abraços
Registrado
vini7
Visitante
« Responder #4 : 29 de Agosto de 2012, as 12:46:36 »

Não creio nisso mephisto. A corrente passará pelos 3 'caminhos' idiscutivelmente. Cada led apresenta uma tensão máxima de 2 v. (Acabei de medir aqui no protoboard). Vo almoçar e ver oque eu consigo fazer !  Toma na Cabeça Espero que dê certo !!  Bebei amigos yo how!
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #5 : 29 de Agosto de 2012, as 13:17:34 »

Pelo que observei são 46 leds correto? Fiz umas contas rápidas aqui e me veio a idéia;
por que você não poe todos eles em série e usa um resistor de 3K9 1W e um diodo 1N4007 em serie com o circuito e liga isso direto nos 127VAC da rede?
Teoricamente a corrente que passará por todos os leds será a mesma e sua luminosidade idem.
Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #6 : 29 de Agosto de 2012, as 16:22:44 »

Isso que eu tava pensando, porque 3 resistores com leds em quantidades diferentes seria dificil acertar o valor do resistor pra obter simetria na luminosidade. a não seir q usasse pot no lugar de resistor.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 29 de Agosto de 2012, as 17:45:32 »

Cada LED tem uma queda de tensão de 1,5V quando passando uma corrente de 10mA.

Isso nos dá uma certeza: 9V/1,5V =6  -> com mais de 6 LED em série, nem a pau vai funcionar, porque não ultrapassa a tensão de limiar do LED.  Se brilhar, vai ser bem fraquinho.

Com 5 LEDs em série, eu calculo assim:
R = (Vcc - (NLEDs*1,5V))/10mA = (9V-(5*1,5V))/10mA = 150.

LEDs em paralelo(dois ramos em paralelo) não funcionam bem.  um ramo vai brilhar mais que outro, simplesmente pelo fato de que em um deles vai conduzir mais que o outro, se tiverem o mesmo número de LEDs.  Se um dos ramos tiver mais LEDs, provavelmente não acenda.

com 127V, tem que passar por um retificador de onda completa com 4 diodos, pois se inverter a tensão, os LEDs queimam por tensão reversa muito grande.  Não é uma idéia ruim, mas as trilhas não podem ser muito próximas, e com mais de 50V apresenta perigo de choque elétrico mortal.

Abraços, T+
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, as 17:47:51 por Patines » Registrado
vini7
Visitante
« Responder #8 : 29 de Agosto de 2012, as 17:53:41 »

Então resumindo, como eu faço funcionar ??

-----
Aqui há um texto muito bom. Explicando várias coisas, como ja citado no tópico a utilização de um diodo 1n4007. Mas, um diodo era suficiente ? Então, no final das contas é melhor eu fazer esse painel de LED's para ser ligado na tomada (127v) ? Mas para isso, oque eu preciso acrescentar no meu circuito?
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, as 18:04:27 por vini7 » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #9 : 29 de Agosto de 2012, as 19:20:15 »

Liga na bateria mesmo e usa um resistor para cada led ou 3 leds para cada resistor, é só fazer o cálculo para ver se os resistores aguentaram, eu montei uma lanterna de LED's com 6 volts eu liguei 10 led e 10 resistores, meça no multímetro a corrente no LED ideal seria de uns 15/20 mA, vai colocando resistores maiores e diminuindo até chegar no ponto ideal

Use resistores de mesmo valor, senão os brilhos não serão equivalente igual dito ai acima.

 Legal!
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #10 : 29 de Agosto de 2012, as 20:59:29 »

Então resumindo, como eu faço funcionar ??

Não existe formula de bolo.
Mas tem que lembrar:
1) que LED é um diodo e tem tensão de limiar para acender.
2) Depois de acender, a tensão que cai nele não muda radicalmente, mesmo com grandes variações de correntes
3) Em paralelo, sem resistor em série com cada um deles, sempre um vai conduzir mais que outro, pois são diodos
4) Ponto ideal de funcionamento: 10mA.  com mais que isso, não aumenta muito o brilho pra um grande aumento de corrente.
5) Mais que 20mA, diminui o tempo de vida.


Mas, um diodo era suficiente ? Então, no final das contas é melhor eu fazer esse painel de LED's para ser ligado na tomada (127v) ? Mas para isso, oque eu preciso acrescentar no meu circuito?
Com um diodo, conduz meio ciclo de onda, com quatro diodos, conduz nos dois ciclos de onda, o dobro(aparente) do brilho.  Além disso, diodos custam centavos, menos que o meu tempo de escrita se estivesse trabalhando.

Com 127V, é só colocar os LEDs em série com 1 resistor, e as trilhas afastadas, tipo mais de 3mm.

Muito cuidado, pois se as trilhas ficarem sem barreiras, alguém pode tocar nelas e levar um choque até fatal.

Abraços, T+
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #11 : 30 de Agosto de 2012, as 08:25:15 »

CAro colega handmade, recentemente comprei um aquário para a minha filha e como não tinha iluminação resolvi fazer eu mesmo uma usando leds usei uma fonte handmade que eu tinha de reserva para poder alimentar uma placa que fiz para 8 leds com 1 resistor para cada led
As trilhas deixei bem largas e com um comprimento total de uns 15cm
Resultado: ficou ótimo e minha pequena adorou
Sugiro voce fazer o mesmo, pois com a fonte mandando 9v voce reduz o risco de alguem tomar um choque se encostar nas trilhas e como já foi dito, o custo de certas coisas são centavos, não vale a pena economizar e correr riscos
Boa sorte
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal