Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Maio de 2024, as 23:21:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hexaswitch Handmades  (Lida 147237 vezes)
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #90 : 07 de Janeiro de 2013, as 13:20:38 »

Concordo, cuidado pro simples não ficar complicado...

O sistema antipop pode ser feito aproveitando o mute do sistema m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum)

Não encontro o código fonte aqui no tópico, tem ele em alguma página aqui?
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 13:34:22 por visioncb » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2015


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #91 : 07 de Janeiro de 2013, as 14:20:50 »

Bom, achei a ideia do Polyvox interessante e descompliquei um pouco a programação. Agora ficou assim:
- aperta PROGRAM e entra em modo de programa, acende o led do ponto decimal
- Escolhe o banco e aperta SELECT
- Escolhe o preset e aperta SELECT
- Apresenta como é o preset atual nos 8 leds
- Liga ou desliga os loops com os botões P0 a P5 e DOWN e UP  (8 no total). As chaves são toggle (aperta e inverte o status). Em qualquer ordem.
- Estando ok, aperte PROGRAM pra salvar e voltar ao normal, apaga o led do ponto decimal.

- Em modo normal, a tecla SELECT tem função de MUTE (toggle).

PS Veja última versão do firmware na pág 14
« Última modificação: 31 de Julho de 2013, as 10:35:53 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #92 : 07 de Janeiro de 2013, as 14:23:55 »

Ai sim hein. Testarei mais tarde no proteus.

Eu fiz umas pesquisas aqui e encontrei uma coisa que acho que vai ajudar muito a gente no projteo, layout , etc.

Agora nao tenho como postar as imagens, mais a noite ou amanha eu posto aqui.

Ta caminhando.... to gostando ... heheheh
Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #93 : 07 de Janeiro de 2013, as 22:45:22 »

   Aproveitei que o trabalho tava tranquilo hoje a tarde e fiz um esquema de uma fonte usando um transformador de 127-220VAC \ 15-0-15 ou16-0-16VAC 1A. Tentei não colocar os reguladores em cascata, e coloquei uma filtragem meio bruta, melhor pecar por excesso que por falta  Cheesy Cheesy. Simulei no Proteus e funcionou legal.

     Acabei que fiz um layout também, dependendo dá até pra montar a fonte e só conectar na parte contendo o uC e os loops. Peço que olhem, vejam se está tudo OK e deêm sugestões, eu fiz conforme achei que pudesse ser útil, qualquer opinião é bem vinda. Seguem abaixo as imagens.

Esquema da fonte que idealizei

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
 

Layout (ficou com 97.4 mm x 40 mm)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
 

E uma visualização 3D da fonte, obtida no Proteus

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
 

Fiz meio na pressa, então qualquer crítica, erro ou sugestão fiquem a vontade para falar.

Abraços,


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acho que dá até pra usar um transformador de 12-0-12V\1A, pois após a retificação teremos cerca de 16.9VDC, o que é mais que suficiente para alimentar os reguladores.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, as 00:45:25 por bruno_luca » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #94 : 08 de Janeiro de 2013, as 10:27:50 »

 Viu, sem querer ser chato, mas acho que o circuito não está bom por alguns motivos:

 1- Retificação meia onda? Isso é sub aproveitar o transformador!! Ao meu ver só justifica meia onda com um diodo projetos que requerem pouca corrente, sendo essa fonte a não principal. Hoje em dia diodos custam 10 centavos, porque economizar?
 
 2- O que seria esse capacitor de 10nF em paralelo com o diodo? Para "amortecer" a variação de corrente quando o diodo está reversamente polarizado? Acho que não tem necesidade.

 3- O mais importante. Você "isolou" as alimentações, mas esqueceu do principal! Os terras estão juntos!! Eu postei isso , dizendo para separar os terras e juntá-los apenas no ponto do capacitor de filtragem principal. Com isso todo o ruído da fonte de 12v volta diretamente para fonte principal, não passa pelo circuito digital de 5v! Sem isso não adianta nada.


 Minha opinião é que se deve utilizar onda completa com 4 diodos e um capacitor de 1000uF a 2200uF como sendo o principal. A partir dai ou você usa o regulador em cascata ou reguladores separados (gastando mais energia) e o principal, separando os terras!

 Os reguladores de tensão são bem interessantes. Eles simplesmente "ceifam" o sinal de entrada na tensão de saída mais alguns volts de queda de tensão. Ou seja, mesmo que exista um ruído enorme na linha de 12v, o de 5v não irá deixar passar para o digital mesmo estando em cascata (com tanto que os terras estejam separados).


 Não quero que isso desanime você, mas quando a coisa não está boa devemos falar, até porque queremos que todo mundo aprenda por aqui. Você já deu o primeiro passo, que tal tentar reprojetar a fonte?

 Um abraço

 Eduardo
Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #95 : 08 de Janeiro de 2013, as 10:46:41 »

Viu, sem querer ser chato, mas acho que o circuito não está bom por alguns motivos:

 1- Retificação meia onda? Isso é sub aproveitar o transformador!! Ao meu ver só justifica meia onda com um diodo projetos que requerem pouca corrente, sendo essa fonte a não principal. Hoje em dia diodos custam 10 centavos, porque economizar?
 
 2- O que seria esse capacitor de 10nF em paralelo com o diodo? Para "amortecer" a variação de corrente quando o diodo está reversamente polarizado? Acho que não tem necesidade.

 3- O mais importante. Você "isolou" as alimentações, mas esqueceu do principal! Os terras estão juntos!! Eu postei isso , dizendo para separar os terras e juntá-los apenas no ponto do capacitor de filtragem principal. Com isso todo o ruído da fonte de 12v volta diretamente para fonte principal, não passa pelo circuito digital de 5v! Sem isso não adianta nada.


 Minha opinião é que se deve utilizar onda completa com 4 diodos e um capacitor de 1000uF a 2200uF como sendo o principal. A partir dai ou você usa o regulador em cascata ou reguladores separados (gastando mais energia) e o principal, separando os terras!

 Os reguladores de tensão são bem interessantes. Eles simplesmente "ceifam" o sinal de entrada na tensão de saída mais alguns volts de queda de tensão. Ou seja, mesmo que exista um ruído enorme na linha de 12v, o de 5v não irá deixar passar para o digital mesmo estando em cascata (com tanto que os terras estejam separados).


 Não quero que isso desanime você, mas quando a coisa não está boa devemos falar, até porque queremos que todo mundo aprenda por aqui. Você já deu o primeiro passo, que tal tentar reprojetar a fonte?

 Um abraço

 Eduardo

Que isso cara, pode dar opinião mesmo. Quanto mais gente que entende dar sugestões melhor. Eu tinha esse circuito meio que na cabeça e achei que serviria de idéia inicial. A partir disso vou tentar otimizar para o projeto em questão a partir das sugestões do pessoal aqui. Agora vamos lá:

1 - A fonte usa um transformador com derivação central, pois diz-se menos propensa a ruídos, por isso usa só 2 diodos. Mas a retificação é de onda completa sim.

2 - A idéia de colocar esses capacitores foi para amenizar o efeito de ripple, para isolamento e desacoplamento. É bastante usado em fontes mais sensíveis a ruídos, como de telefones sem fio por exemplo. Foi apenas um cuidado a mais, posso retirar sem problemas.

3 - Eu não entendi direito como isolar os terras de 5 e 12V. Você diz para colocar 2 terras, 1 para cada regulador?? Se puder explicar um poco mais eu tento reprojetar a fonte de acordo.

Qualquer ouras sugestões são bem vindas.

Abraço,
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, as 13:33:13 por bruno_luca » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #96 : 08 de Janeiro de 2013, as 11:39:01 »

 Então, é um terra digital e outro analógico porém os dois são conectados juntos apenas no ponto do capacitor de filtragem da fonte principal.

 Com isso, os terras estarão referenciados entre si, sem no entanto um circuito influenciar no outro.

 Vou tentar desenhar para você entender.

-----
Olha só como o desenho do esquemático é importante.

 Existem 2 terras e pelo esquemático quem fizer o layout entenderá que esses 2 terras estarão conectados em apenas um único ponto, na fonte principal.
 Eu desenhei bem rápido, então os nomes dos componentes ficaram meio sem ordem, mas dá para entender.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


 Um abraço

 Eduardo
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, as 12:15:43 por Ledod » Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #97 : 08 de Janeiro de 2013, as 13:07:33 »

1- Retificação meia onda? ...

Ledod, fiquei na dúvida. O esquema da fonte do bruno_luca é onda completa utilizando um transformador com derivação central, não?!

No seu esquema configura-se onda completa em ponte para transformadores sem a derivação central.

Abraço

Registrado

Americana-SP
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #98 : 08 de Janeiro de 2013, as 13:30:54 »

Citar
Ledod, fiquei na dúvida. O esquema da fonte do bruno_luca é onda completa utilizando um transformador com derivação central, não?!

No seu esquema configura-se onda completa em ponte para transformadores sem a derivação central.


Sim, o esquema que mostrei usa um transformador com center tap. Por isso a retificação é feita com 2 diodos.

Ledod, obrigado pelo esquema, vai ajudar bastante. Vou estudá-lo e modificar o esquema que postei para isolar os 2 terras.

Abraço,
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, as 13:40:43 por bruno_luca » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #99 : 08 de Janeiro de 2013, as 14:02:35 »

 Poxa ! É verdade!! Falha minha  Embarrassed

 O que eu pensei é que eram duas fontes separadas com retificação meia onda utilizando apenas um transformador com derivação central! O esquemático está um pouco difícil de entender.

 Desse modo que fez está correto! Desculpe!

 Um abraço

 Eduardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2015


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #100 : 08 de Janeiro de 2013, as 17:15:33 »

Não seria melhor fazer zonas ou grandes planos ao invés de trilhas somente ?  Eu peguei o seu layout e redesenhei no paint mesmo:



Coloque furos para prender a placa ao chassis com espaçadores ou parafusos (nos cantos ?)

Os reguladores terão dissipadores presos a eles e demandam mais espaço na placa e distância dos componentes que estiverem perto. Já dimensionou o tamanho, forma e resistência térmica dos dissipadores pra aguentar a potência que será dissipada neles ?

Eu gosto de usar bornes KRE ou no caso conectores para cabos (tipo de placas mãe) pra facilitar a conexão dos fios de força e da fonte, ao invés de soldar fios.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #101 : 08 de Janeiro de 2013, as 18:18:21 »

Seria bom inverter os capacitores de 10uF e 100nF na saída, ficando os de 100nF conectados aos reguladores e em seguida os eletrolíticos. Os caps. de 100nF ficam, o mais próximo possível dos reguladores para evitar oscilações.
O regulador 7812 está com o dissipador pra dentro da placa, não seria melhor inverter a posição, assim os dois reguladores ficam com os dissipadores para fora.
Registrado

Americana-SP
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #102 : 08 de Janeiro de 2013, as 19:22:06 »

pessoal, mais um report aqui.

Xformer,
testei a ultima versao do codigo e funciona no proteus. tem um ou outro bug, mas a base funciona. só nao entendi ainda qual a funçao do "MUTE" , inclusive o LED dele fica aceso depois do fim do processo de programaçao de um preset e só apaga qnd aperta o botao "select/mute"

eu tenho tido algumas ideias e algumas duvidas e amanha ou depois eu posto aqui pra vc ou mando no seu e-mail, pra ver se é possivel fazer a programaçao pra melhorarmos a funcionalidade e deixarmos o mais simples e intuitivo possivel, inclusive sobre a programaçao dos presets.. ( nao me xingue. hhahahha )

Uma das ideias seria abolirmos o banco 0 como bypass e, das duas, uma: ou transformamos todo patch 6 de cada banco em bypass(seria um switcher fixo de bypass, a grosso modo, só que teriamos 5 presets+bypass por banco ao inves de 6 presets), ou deixamos sem bypass e o cara escolhe programar um preset em cada banco com todos os loops desativados se quiser. é de se pensar.
Outra coisa é sobre o lance de o PIC inicar (em nivel lógico 1) ativando todos os loops em todos os bancos (isso é um caos! imagine 8 pedais ligados ao mesmo tempo logo de cara), ao invés disso, seria melhor o PIC iniciar os presets de todos os bancos com todos os reles dos loops desativados (em nivel logico 0 - perdoe-me se eu estiver falando besteira, entendo quase nada disso e só sei o que aprendi com voces aqui esses dias na empolgaçao de desenvolver esse projeto ) pro individuo construir seus sons partindo do som limpo da guitarra pra adiçao de efeitos.

Sobre o cirucito em si, um pitaco que "roubei" de um esquema de um engenheiro maluco italiano que construiu um looper muito parecido com nossa ideia (só que a dele tem saida MIDI t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), coisa que pra gente é inutil): ao inves de fazermos aquele circuitinho mala sem alça com diodo, transistor, bla bla bla pra cada relê, podemos usar um ci driver pros reles .... um ULN2803 com alimentaçao em +12V , por exemplo.
Isso deixaria a placa mais limpa e, o mais importante, MENOR.

Bom, vou fazendo as anotaçoes aqui com as ideias e posto aqui pra gente ir levando isso pra frente.

Sobre a gravação dos PICS, pesquisando eu encontrei um esquema pro gravador que é usado pelos professores da PUC. tem alguns videos no youtube e , pelo jeito, funciona perfeitamente pra gravar.




-----
Ah pessoal, sobre a fonte em si..... precisaremos de +5V e de +12v ( e de +9V t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) se quiserem colocar um buffer no input) , mas isso a gente pode regular com 7805 na propria placa do circuito. (que nao sera grande, pelo que andei pesquisando).

Entao seria legal termos uma boa fonte estavel e ai a gente regula na entrada do circuito do foot mesmo. "roubei" isso do projeto desse italiano maluco que mencionei acima e funciona perfeitamente.

se v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) quiserem posso postar o esquema da fonte que ele desenvolveu pro projeto dele pra servir de base pra voces criarem um layout proprio e mudarem alguma coisa que acharem necessario e tal.

-----
aqui o projeto de alimentaçao do cara com +5, +9(pro buffer de input) e +12 :



Uploaded with ImageShack.us


no projeto final, ele monta os reguladores na placa principal do foot.
a placa "mestre" final dele, com o 16F877A e o ULN2803, tem 6x14 cm !!!
e a placa dos reles com os jacks de input, output + os 16 send e return dos loops e MIDIA IN e MIDI OUT tem 25x6 (quando a gente - quer dizer, voces hahaha - for desenvolver os layouts e tal, se montarmos os jacks OFFBOARD, dá pra fazer uma placa bem menor que isso . até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) nao usaremos MIDI)
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, as 20:01:40 por polyvox » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2015


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #103 : 08 de Janeiro de 2013, as 20:36:32 »

Citar
Xformer,
testei a ultima versao do codigo e funciona no proteus. tem um ou outro bug, mas a base funciona. só nao entendi ainda qual a funçao do "MUTE" , inclusive o LED dele fica aceso depois do fim do processo de programaçao de um preset e só apaga qnd aperta o botao "select/mute"

A idéia é que ao terminar de fazer um preset, ao retornar ao modo normal não haja ruído ou pop como disseram. Mas basta apertar o mute pra desligá-lo. Mas se quiserem coloco o desligamento do mute automaticamente ao fim da rotina de programação. É só colocar uma linha de programa.

Citar
eu tenho tido algumas ideias e algumas duvidas e amanha ou depois eu posto aqui pra vc ou mando no seu e-mail, pra ver se é possivel fazer a programaçao pra melhorarmos a funcionalidade e deixarmos o mais simples e intuitivo possivel, inclusive sobre a programaçao dos presets.. ( nao me xingue. hhahahha )

Pode escrever aqui no fórum mesmo pra que todos opinem.

Citar
Uma das ideias seria abolirmos o banco 0 como bypass e, das duas, uma: ou transformamos todo patch 6 de cada banco em bypass(seria um switcher fixo de bypass, a grosso modo, só que teriamos 5 presets+bypass por banco ao inves de 6 presets), ou deixamos sem bypass e o cara escolhe programar um preset em cada banco com todos os loops desativados se quiser. é de se pensar.

É melhor deixar isso definível pelo usuário. Cada um pode programar como quer usar o bypass (se num preset de um banco ou de todos em que ele mesmo programa e escolhe, se no banco 0 já programado, sem bypass em nenhum dos presets). Então do jeito que tá é o mais flexível.

Citar
Outra coisa é sobre o lance de o PIC inicar (em nivel lógico 1) ativando todos os loops em todos os bancos (isso é um caos! imagine 8 pedais ligados ao mesmo tempo logo de cara), ao invés disso, seria melhor o PIC iniciar os presets de todos os bancos com todos os reles dos loops desativados (em nivel logico 0 - perdoe-me se eu estiver falando besteira, entendo quase nada disso e só sei o que aprendi com voces aqui esses dias na empolgaçao de desenvolver esse projeto ) pro individuo construir seus sons partindo do som limpo da guitarra pra adiçao de efeitos.

Isso das posições de memória EEPROM virem com valor de todos bits em "1" é de fábrica (do PIC) ou seja cada byte da EEPROM vem com valor FFh (255 decimal) de fábrica. A memória é como um conjunto de fusíveis que vem de fábrica integros e quando gravamos valor 0 ele queima o fusível (mas que é reversível). Cada célula da EEPROM pode ser regravada 1 milhão de vezes até se degradar. A memória flash de programa também vem assim, mas aguenta só uns 1000 ciclos de regravação.  Mas isso não é problema, basta que quem for gravar o PIC com o programa na flash também grave valores 00h em todas as posições da EEPROM (inclusive os presets poderiam ser definidos previamente e gravados todos de uma vez no processo de gravação do PIC).  Como isso não é possível de ser feito no Proteus, dá esse pequeno problema, mas no circuito real, isso é facilmente implementado e corrigido.
No firmware, cada vez que se muda o preset, o programa vai na EEPROM, lê o byte da posição daquele novo preset e usa o byte para ligar ou desligar os loops, jogando o valor do byte nas 8 portas de saída para controle dos loops.

Citar
Sobre o cirucito em si, um pitaco que "roubei" de um esquema de um engenheiro maluco italiano que construiu um looper muito parecido com nossa ideia (só que a dele tem saida MIDI t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), coisa que pra gente é inutil): ao inves de fazermos aquele circuitinho mala sem alça com diodo, transistor, bla bla bla pra cada relê, podemos usar um ci driver pros reles .... um ULN2803 com alimentaçao em +12V , por exemplo.
Isso deixaria a placa mais limpa e, o mais importante, MENOR.

Isso aí já vale pra quem for desenvolver como vai ser a comutação dos loops (se por relé, chave analógica, ci driver, etc). Cada um pode usar como quiser, basta ter a placa/módulo de controle com o PIC com barramento de conectores que irão para a placa de comutação dos loops.

Citar
Bom, vou fazendo as anotaçoes aqui com as ideias e posto aqui pra gente ir levando isso pra frente.

Sobre a gravação dos PICS, pesquisando eu encontrei um esquema pro gravador que é usado pelos professores da PUC. tem alguns videos no youtube e , pelo jeito, funciona perfeitamente pra gravar.

Bom pro negócio ir em frente, precisa ter mais gente trabalhando em outras atividades: alguém precisa fazer layouts de placas, ou em placas padrão, como vai ser a fiação (vai ter chicote de leds e chaves pra burro - uma idéia é usar aqueles chicotes de leds usadas em PCs, como vai ser a plaquinha do display (não vai ficar na placa do PIC). Como serão as conexões entre as placas (flat cable, etc).  Uma sugestão: usar resistores  SMD para os que ficarão ligados ao PIC, pra poupar espaço e fazer o negócio em módulos: placa do PIC de controle, placa da fonte e placa de comutação (aí cada um escolhe como prefere fazer a comutação).

Sobre gravadores eu ainda acho o JDM a melhor opção, só precisa de alguns transistores BC54x, dois zeners, alguns 1N4148, um conector DB9 para ligar na serial e um chicote para ligar aos 5 pinos usados na gravação do PIC (Vpp, Vdd, Vss, Clock e Data).
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, as 20:44:52 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #104 : 08 de Janeiro de 2013, as 21:10:45 »

Boa noite!

acompanho este tópico pois muito me interessa o assunto, apesar do limitadíssimo conhecimento. Inclusive lá no tópico do pentaswitch do pedrone postei alguns materiais que pesquisei sobre o assunto na época.

Agora uma coisa sobre o bypass que veio na cabeça, não sei se não foge muito do que o pessoal tem em mente de produzir, mas não custa mencionar: Não seria uma solução colocar uma 3DPT antes de todo o circuito, e fazer um bypass de tudo, como de um pedal?

abraço
Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal