Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 02:50:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 22 23 [24] 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hexaswitch Handmades  (Lida 143103 vezes)
mauroluthier
Visitante
« Responder #345 : 17 de Abril de 2014, as 04:49:07 »

vini7

Pois é, eu fico abismado como um esquema tão simples, mas tão simples.. faça tanto sucesso aqui no país.

Me faz pensar o que é o marketing e uma boa oportunidade aproveitada.

Vini7, agradeço tua resposta e atenção mas sou só um hobbista e não entendo muito de eletrônica.
Não tenho conhecimento suficiente para descobrir mesmo com tua dica.

Se tiver como me ajudar de outra forma agradeço, caso contrário compreendo.
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 07:29:48 por Plautz » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #346 : 17 de Abril de 2014, as 09:59:50 »

Vini7, agradeço tua resposta e atenção mas sou só um hobbista e não entendo muito de eletrônica.
Não tenho conhecimento suficiente para descobrir mesmo com tua dica.

Se tiver como me ajudar de outra forma agradeço, caso contrário compreendo.

Primeiramente você deveria olhar para o esquema elétrico do circuito se quiser montar um, dessa forma nem ficaria insistindo em que alguém diga pra você qual é o integrado utilizado, pois no esquema estará discriminado qual é o bendito. Sem o esquema e só o nome do ci, você nem começa. Então eu sugiro que perca seu tempo (e não o dos outros) estudando o esquema (que está em alguma mensagem do tópico - e se não o encontrar ou ele não estiver disponível, cai no mesmo problema, não vai conseguir montá-lo) e a partir dele comece a fazer perguntas de dúvidas mais razoáveis.
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 10:44:37 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
mauroluthier
Visitante
« Responder #347 : 17 de Abril de 2014, as 20:24:26 »

Vini7, agradeço tua resposta e atenção mas sou só um hobbista e não entendo muito de eletrônica.
Não tenho conhecimento suficiente para descobrir mesmo com tua dica.

Se tiver como me ajudar de outra forma agradeço, caso contrário compreendo.

Primeiramente você deveria olhar para o esquema elétrico do circuito se quiser montar um, dessa forma nem ficaria insistindo em que alguém diga pra você qual é o integrado utilizado, pois no esquema estará discriminado qual é o bendito. Sem o esquema e só o nome do ci, você nem começa. Então eu sugiro que perca seu tempo (e não o dos outros) estudando o esquema (que está em alguma mensagem do tópico - e se não o encontrar ou ele não estiver disponível, cai no mesmo problema, não vai conseguir montá-lo) e a partir dele comece a fazer perguntas de dúvidas mais razoáveis.

Obrigado pela educação.

-----
vini7

Pois é, eu fico abismado como um esquema tão simples, mas tão simples.. faça tanto sucesso aqui no país.

Me faz pensar o que é o marketing e uma boa oportunidade aproveitada.

Vini7, agradeço tua resposta e atenção mas sou só um hobbista e não entendo muito de eletrônica.
Não tenho conhecimento suficiente para descobrir mesmo com tua dica.

Se tiver como me ajudar de outra forma agradeço, caso contrário compreendo.
     

Por acaso este circuito é um drive de relê?
« Última modificação: 19 de Abril de 2014, as 11:56:10 por mauroluthier » Registrado
mauroluthier
Visitante
« Responder #348 : 21 de Abril de 2014, as 21:54:05 »

Interprete a resposta que eu te dei e você vai descobrir !
no site do newton c Braga tem o esquema parecido com o do penta ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Vini7 desculpe a minha ignorância mas não consegui achar nehum ci no site do newton c braga com 18 pinos.
se tiver mais uma dica como de qual família é este Ci serei grato.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #349 : 22 de Abril de 2014, as 09:28:45 »

Interprete a resposta que eu te dei e você vai descobrir !
no site do newton c Braga tem o esquema parecido com o do penta ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Vini7 desculpe a minha ignorância mas não consegui achar nehum ci no site do newton c braga com 18 pinos.
se tiver mais uma dica como de qual família é este Ci serei grato.

Eu não sei por quais motivos o Vini7 não pode te dizer qual é o ci usado. Mas se você não encontrou o esquema (não deve ter o esquema por aí) então como eu disse antes, não vai adiantar muito saber qual é o ci.  Eu arriscaria dizer que é um microcontrolador dos que tem 18 pinos (e são muitos nesse caso). Poderia ser o driver de relés como você arriscou (no caso um ULN2803 que também tem 18 pinos) mas aí faltaria o ci para fazer o chaveamento e acionamento dos dip-switches (que estão no verso da placa), além de que junto aos relés é possível enxergar o conjunto transistor de potência + diodo que é o driver do relé. Nos demais projetos postados, o ci que realiza o chaveamento é o 74LS373 ou LS374 que são 8 latches tipo D (flip flops), mas estes são de 20 pinos, portanto não podem ser o da foto. Se for mesmo um microcontrolador, além do esquema, você vai precisar do firmware (um software embarcado) para gravar nele.
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, as 09:34:07 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
mauroluthier
Visitante
« Responder #350 : 22 de Abril de 2014, as 10:16:24 »

Interprete a resposta que eu te dei e você vai descobrir !
no site do newton c Braga tem o esquema parecido com o do penta ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Vini7 desculpe a minha ignorância mas não consegui achar nehum ci no site do newton c braga com 18 pinos.
se tiver mais uma dica como de qual família é este Ci serei grato.

Eu não sei por quais motivos o Vini7 não pode te dizer qual é o ci usado. Mas se você não encontrou o esquema (não deve ter o esquema por aí) então como eu disse antes, não vai adiantar muito saber qual é o ci.  Eu arriscaria dizer que é um microcontrolador dos que tem 18 pinos (e são muitos nesse caso). Poderia ser o driver de relés como você arriscou (no caso um ULN2803 que também tem 18 pinos) mas aí faltaria o ci para fazer o chaveamento e acionamento dos dip-switches (que estão no verso da placa), além de que junto aos relés é possível enxergar o conjunto transistor de potência + diodo que é o driver do relé. Nos demais projetos postados, o ci que realiza o chaveamento é o 74LS373 ou LS374 que são 8 latches tipo D (flip flops), mas estes são de 20 pinos, portanto não podem ser o da foto. Se for mesmo um microcontrolador, além do esquema, você vai precisar do firmware (um software embarcado) para gravar nele.


Obrigado xformer mas o problema que tenho em mão , consiste em um penta com o ci zuado e como ele vem raspado achei que alguém saberia que dizer. De qualquer forma obrigado e vamos ver se o vini7 da uma outra dica para a gente.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #351 : 22 de Abril de 2014, as 13:28:54 »

Obrigado xformer mas o problema que tenho em mão , consiste em um penta com o ci zuado e como ele vem raspado achei que alguém saberia que dizer. De qualquer forma obrigado e vamos ver se o vini7 da uma outra dica para a gente.

Se tivesse informado isso antes (que tem um pifado e quer consertá-lo), e que o ci está raspado, assim ajudaria a descobrir.  Veja quais pinos desse ci raspado estão ligados ao +5V e terra (GND). Pela foto há um regulador ao lado dele (deve ser um 7805 - nele tem +5V e GND), isso pode ser uma boa pista do ci misterioso.
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, as 13:30:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
mauroluthier
Visitante
« Responder #352 : 22 de Abril de 2014, as 14:14:16 »

Obrigado xformer mas o problema que tenho em mão , consiste em um penta com o ci zuado e como ele vem raspado achei que alguém saberia que dizer. De qualquer forma obrigado e vamos ver se o vini7 da uma outra dica para a gente.

Se tivesse informado isso antes (que tem um pifado e quer consertá-lo), e que o ci está raspado, assim ajudaria a descobrir.  Veja quais pinos desse ci raspado estão ligados ao +5V e terra (GND). Pela foto há um regulador ao lado dele (deve ser um 7805 - nele tem +5V e GND), isso pode ser uma boa pista do ci misterioso.

O 5v está no pino 14 e o gnd no pino 18
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #353 : 22 de Abril de 2014, as 14:19:48 »

O 5v está no pino 14 e o gnd no pino 18

PICs usam +5V no pino 14 e GND no pino 5, veja se o pino 5 desse ci também não está aterrado no GND, além do 18.  Se não estiver, não tenho a mínima ideia do que seja esse ci.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #354 : 22 de Abril de 2014, as 16:49:55 »

Xformer, pelo que eu me lembre não deve ser um pic não.. mas não tenho certeza.. em algum lugar no fórum do cifraclub discutiram sobre ele.

Mauro, dê uma procurada no esquema do octaswitch, o penta deve ser um clone dele e o ci deve ser o mesmo, se você encontrar, posta ele aqui.
Registrado
mauroluthier
Visitante
« Responder #355 : 22 de Abril de 2014, as 17:21:36 »

Olá visioncb, já procurei está discução que você sitou mas acho que foi excluida.

Quando eu descobrir postarei aqui concerteza.

O vini7 poderia nos dar alguma pista pra facilitar
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #356 : 22 de Abril de 2014, as 17:55:34 »

Mauro, a foto que você me enviou com a parte de trás da placa não está muito boa (só precisava da região do CI, não dela inteira). Mas com um multímetro (modo ohmímetro) você checa se o pino 5 está ligado ao terra. Me parece que pode haver sim uma ligação através de jumpers na placa (aí precisa ter a foto da face do CI. Se não tiver multímetro, então tem que seguir as trilhas que passam pelo pino 5 e ver pra onde que elas vão.

Agora como você chegou à conclusão de que é o ci que pifou ?  Se for realmente um PIC, acho essa hipótese improvável (de que o problema é com ele). Esse microcontroladores são muito robustos e dificilmente queimam de bobeira.
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, as 17:58:01 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
mauroluthier
Visitante
« Responder #357 : 22 de Abril de 2014, as 18:41:47 »

Mais tarde passo as informações sobre os pinos e posto uma foto melhor.

Já testei os demais componentes e me parece estar tudo ok,

-----
Mauro, a foto que você me enviou com a parte de trás da placa não está muito boa (só precisava da região do CI, não dela inteira). Mas com um multímetro (modo ohmímetro) você checa se o pino 5 está ligado ao terra. Me parece que pode haver sim uma ligação através de jumpers na placa (aí precisa ter a foto da face do CI. Se não tiver multímetro, então tem que seguir as trilhas que passam pelo pino 5 e ver pra onde que elas vão.

Agora como você chegou à conclusão de que é o ci que pifou ?  Se for realmente um PIC, acho essa hipótese improvável (de que o problema é com ele). Esse microcontroladores são muito robustos e dificilmente queimam de bobeira.

Mais tarde posto as informações sobre os pinos e mando uma foto somente da região do ci.

Já testei os demais componentes por isso deduzo que seja o ci

-----
Configuração de ligaçao dos pinos

Pino 1 - gnd sw
Pino 2 - dip
Pino 3 - vazio
Pino 4 - sw
Pino 5 - gnd
Pino 6 - sw
Pino 7 - sw
Pino 8 - sw
Pino 9 - sw
Pino 10 - dip
Pino 11- dip
Pino 12 - dip
Pino 13 - dip
Pino 14 - 5 v
Pino 15 - vazio
Pino 16 - vazio
Pino 17 - vazio
Pino 18 - gnd
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, as 20:09:11 por mauroluthier » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #358 : 23 de Abril de 2014, as 12:15:50 »

Bom, se o pino 5 do ci está ligado ao terra e o pino 14 está ligado nos 5V, muito certo de que seja um PIC mesmo. Como os pinos 15 e 16 estão sem conexão, então é um modelo de PIC com clock interno (pois esse pinos são de conexão com cristal ou entrada de clock), isso exclui os modelos 16F84(A) e mais antigos que precisavam de clock ou cristal externo.  Sobram vários modelos:  16F627(A), 16F628(A), 16F818, 16F819, 16F87, 16F88, 18F1220, 18F1230 e mais alguns que não me lembro. Eu chutaria que o usado é o 16F628(A), mas a parte triste é que apesar de ser um ci fácil e barato de comprar, precisaria do firmware pra gravar nele. A notícia boa é que como já disse antes, eles dificilmente queimam (pra você ter ideia do que eles aguentam, eu já coloquei invertido no soquete, portanto trocando o +5V com o gnd e vice e versa, ele esquentou, mas não queimou e funcionou depois, destrocado o erro).  O quê não funciona ou qual é o problema ?  
« Última modificação: 23 de Abril de 2014, as 12:23:57 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
mauroluthier
Visitante
« Responder #359 : 24 de Abril de 2014, as 00:19:25 »

vini7 é este o caminho mesmo?

Grato a todos pela ajuda até aqui.
Registrado
Páginas:  1 ... 22 23 [24] 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal