Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 09:47:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Realimentação de graves em captação de sanfona!  (Lida 9024 vezes)
Rikrdo
Visitante
« : 28 de Julho de 2012, as 23:49:18 »

Boa noite pessoal!

Recentemente montei um sistema de captação para a sanfona de um amigo usando capsulas semelhantes a essas:
http://img2.mlstatic.com/microfone-eletreto-6x3-mm-componente-eletronico-pic-avr-rf_MLB-O-60784583_4201.jpg
Estas capsulas necessitam de alimentação para funcionarem pois possuem um fet internamente que já amplifica o sinal delas. Foram montadas tres capsulas para captar as teclas e duas para os baixos e após os volumes das capsulas referentes as teclas e aos baixos foi colocada uma rede tonal com controles de graves e agudos e logo após um preamp simples com BC550 para recuperar o nível de sinal.
Até ai tudo bem, timbre perfeito.
O problema é que no palco o som é muito alto e está acontecendo uma microfonia grave igual quando se aumenta muito o volume de um violao e fica perto da caixa de som. É um som grave.
Fui até o PA e liguei um EQ e percebi que se fizer um corte de uns 7db em 60hz e ir cortando gradualmente todas frequencias abaixo disso a realimentação acaba.
O que quero saber é se alguém tem algum esquema passivo que faça esse corte para que eu implemente isso internamente na sanfona.
Ou então alguém que ja tenha feito captação de sanfonas e tenha a solução para isso.

Agradeço toda e qualquer ajuda.
Abraços!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 29 de Julho de 2012, as 12:14:17 »

Experimente um capacitor na saída de valor pequeno. Para começar a achar o valor, você precisa saber qual é a impedância de saída do circuito.

Por exemplo, se a impedância for 100k, você sabe para obter 6 dB em 60Hz, terá que começar a filtrar em 120 Hz (capacitores filtram na relação de 3 dB /oitava). Assim a impedância em 120 Hz tem que ser 100k. Dai você calcula o valor do capacitor, uma vez que a impedância capacitica é dada pela fórmula Xc = 1 / (2*pi*Fc*C). O valor para o capacitor será: C = 1 / (2 * pi  * Fc * Xc). No caso, 13 nF. Como não temos este falor, usemos 12 nF o 10nF.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 29 de Julho de 2012, as 12:24:57 »

Se puder colocar o filtro antes do circuito de "recovery" há circuitos RC que dão mais oitavas por dB de atenuação. Veja, por exemplo, os filtros de "anti-aliasing" que costumam colocar em delays.  A diferença é que els são passa-baixas e você precisa de um passa-altas.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Rikrdo
Visitante
« Responder #3 : 29 de Julho de 2012, as 14:35:00 »

Obrigado hgamal e Alex Frias!

Vou pesquisar sobre essas duas possibilidades, mas a principio a ideia do hgamal me pareceu mais simples de implementar. A impedancia de saída é de 10K. De acordo com o calculo apresentado o valor do capacitor para o meu caso seria de 1,32nF? Ai eu coloco 1,2nF que é o valor mais proximo, correto?

Aqui tem o programa que calcula o valor capacitor:
http://www.projetostecnologicos.com/Projetos/FreqCorte/Fcorte.html

É isso mesmo?
Agradeço a atenção!

Abraços!
« Última modificação: 29 de Julho de 2012, as 14:37:58 por Rikrdo » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 29 de Julho de 2012, as 19:02:29 »

não esquece de postar os resultados!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Rikrdo
Visitante
« Responder #5 : 05 de Agosto de 2012, as 13:20:18 »

Boa tarde meus caros!
Somente hoje consegui que o rapaz trouxesse a sanfona para que eu fizesse o corte de frequencias. A principio houve uma melhora bastante significativa quanto as ressonancias mas como todo instrumento acustico se realmente abusar do volume ela aparece mas em bem menor proporção do que estava anteriormente.
Vou ver se faço um isolamento melhor na sanfona para evitar que ela capte sons externos visando evitar ao máximo essas ressonancias.

Abraços!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.033 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal