Duvidas sobre o AX84

Started by rockstar, 06 de August de 2012, as 00:10:44

Previous topic - Next topic

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Como normalmente elas acabam ficando em contato com o painel, eu prefiro dexá-las apenas assim, pois sem cortar esse contato imaginava que estaria possibilitando um loop de terra usando um fio soldado das carcaças até o ponto comum de terra.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Quote from: Alex Frias on 09 de August de 2012, as 10:15:28
Vocês se referem ao terra que está ligado a um terminal do potenciômetro ou ao aterramento da carcaça do mesmo?

É aterramento de carcaça mesmo!

Quote from: kem on 09 de August de 2012, as 08:19:26
Eduardo, você liga individualmente cada potenciometro ao ponto de aterramento?

É que eu acho mais fácil soldar o fio antes de instalar o potenciômetro. Prendo na morsa e soldo com um pequeno massarico (na verdade é um acendedor de charutos). Depois de instalado, junto os fios e levo até o terra.

No caso do potenciômetro ter um terminal aterrado, então não precisa de dois fios. Só ligo a carcaça naquele terminal e continuo o processo de montagem como um ser humano normal.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

kem

DIY Freak
Quote from: Eduardo on 09 de August de 2012, as 10:47:27
...e continuo o processo de montagem como um ser humano normal...
Isso vindo de um Marciano é peculiar...  :D

Eu não tenho tantas montagens quanto você, mas achei facil soldar um fio de cobre rigido ligando todos os pots e no pot mais proximo do terra eu soldo um fio e levo ao terra.
Mas quando eu encosto em todos os pots e nenhum faz ruido, eu deixo sem...
I don't want to die young...
I want to diode!

bossman

Administrator
DIY Freak
Alexeu soldo um fio de cobre só pegando em todas as carcaças dos potenciômetros. Também sempre tive essa dúvida de estar causando um loop de terra fazendo isso.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

gfr

Colaborador
Eu não costumo aterrar a carcaça com fio, mas procuro sempre usar uma arruela dentada pra melhorar o contato.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Quote from: kem on 09 de August de 2012, as 11:06:34
... mas achei facil soldar um fio de cobre rigido ligando todos os pots e no pot mais proximo do terra eu soldo um fio e levo ao terra.

O dia que você precisar trocar um desses potenciômetros, vai chingar a mãe do fio rigido e mais três gerações!  :D (falo com conhecimento de causa  :()
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

rockstar

Guest
Ok!

Mas qual é a ideia de retificar o sinal com um diodo antes do led? A queda de voltagem de um diodo é bem baixa, certo? Da ordem de 0.7V. Depois que fiquei pensando na dica: se a voltagem aplicada no diodo não for acima do especificado pelo led, não há riscos de queimá-lo.
Como seria para acoplá-los?

Abraços!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: rockstar on 10 de August de 2012, as 14:37:28
Ok!

Mas qual é a ideia de retificar o sinal com um diodo antes do led? A queda de voltagem de um diodo é bem baixa, certo? Da ordem de 0.7V. Depois que fiquei pensando na dica: se a voltagem aplicada no diodo não for acima do especificado pelo led, não há riscos de queimá-lo.
Como seria para acoplá-los?

Abraços!

Um led é um diodo (light emitting diode) e em tese ele não precisaria de outro diodo pra "retificar" o sinal AC de 6,3V, pois ele somente conduziria durante meio ciclo do sinal (e com o resistor limitador de corrente). Acontece que um led resiste a uma tensão reversa de alguns volts (+- 5V) e isso seria ultrapassado pelo ciclo negativo, por isso é bom colocar um diodo em série com tensão reversa maior (de 50v ou 100V, mas um 1N4148 já resolve) pra evitar o dano ao led.

Pra ligar seria assim:
6,3Vac ----!>!-----www------!>!------6,3Vac (outro fio)
                led      resistor     diodo

Mas já liguei apenas o led (azul, branco e vermelho) e o resistor (2k2) sem o diodo em 6,3Vac e nunca queimou.   
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

rockstar

Guest
Entendi o diodo do led! Agradeço!

E eu posso substituir uma SPST por uma chave de 4 terminais e 2 posições, certo? E mais uma coisa: essas DPDT diferem entre 2,00 e 12,00 reais pois as primeiras são de plástico?

E uma última dúvida: é necessário aterrar a blindagem das válvulas de pré? E realmente faz diferença seu uso, ou é apenas para caso não tenha sido bem feito as ligações, uma prevenção?

Abraços!