Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Junho de 2025, as 06:27:24

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruído grave em amp handmade  (Lida 4781 vezes)
moisespteixeira
Visitante
« : 22 de Agosto de 2012, as 12:18:42 »

Boa tarde, camaradas.

Comprei recentemente um head valvulado de 20W que está apresentando um ruído incômodo ao ligar o amp. Assim que ligo a chave de On/Off, mesmo com o amp no standby e sem nenhum cabo ligado na entrada de guitarra, ele já apresenta esse ruído bastante grave.
Não é ruído comum de interferência nos captadores e ele não é afetado se mexo no volume ou no gain.
Não é absurdamente alto t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), mas é incômodo e penso que não é normal...
Mostrei pra alguns amigos que suspeitam que a falta de aterramento na minha casa esteja fazendo isso, mas liguei um Vox transistorado na mesma caixa, na mesma tomada, e esse ruído inexiste.

Alguém já passou por problema semelhante e tem alguma suspeita?

É um amp baseado no tiny terror, 2 12AX7 e 2 EL84.

Desde já agradeço a atenção de todos.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 22 de Agosto de 2012, as 12:28:58 »

O transformador de saída está aterrado? Esse ruído existir em StandBy é no mínimo estranho!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Espanhol
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #2 : 22 de Agosto de 2012, as 12:56:16 »

Ele já apresentou esse problema assim que comprou e ligou em sua casa ou depois de um tempo? É só na sua casa que apresenta o problema? Já experimentou ligá-lo em uma com aterramento?
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
moisespteixeira
Visitante
« Responder #3 : 22 de Agosto de 2012, as 12:59:27 »

Esse problema se manifesta desde sempre, não foi algo que passou a acontecer.
Não tive a oportunidade de testar em outro local porque me mudei para o interior... Sei que nem na minha casa e nem aqui no serviço as tomadas têm aterramento... Adoraria poder testar em algum local aterrado, mas não sei de nenhum aqui em Bragança Paulista.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #4 : 22 de Agosto de 2012, as 13:06:18 »

Você comprou direto da pessoa que fez o amplificador? Se sim, entra em contato com ele e reporta o problema. Infelizmente não posso te ajudar em termos técnicos, pois, não entendo praticamente nada de valvulados, mas tem uma galera que manja muito aqui no site, com certeza te darão um "luz"! 

O máximo que posso te dizer é: Cuidado se mexer no interior dele, pois, o risco de choque é grande! Abraço.
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
moisespteixeira
Visitante
« Responder #5 : 22 de Agosto de 2012, as 13:20:43 »

Como é um amp fabricado e comprei direto de quem fez, não queria mexer em nada de forma radical porque vou perder a garantia. Se houver alguma maneira simples de testar problemas externos pra ir descartando, é isso que estou procurando.
Inicialmente, queria confirmar se esse ruído pode acontecer devido à falta de aterramento, porque senão de nada vai adiantar eu mandar pro cara que fez!
Eu inicialmente desconfiei do cabo que faz a conexão do head pra caixa e desconfiei do jack p10 da caixa t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), mas se eu liguei meu Vox transistorado e não aconteceu esse mesmo problema, descartei.
Visitante
« Responder #6 : 22 de Agosto de 2012, as 13:22:54 »

É estranho mesmo, pois quando a chave on/off tá ligada, o transformador de força liga e, consequentemente, todos os secundários desse transformador.
Com a chave bypass desligada, a alta tensão (HV) fica parada nessa chave, ficando o circuito sem a HV.
Agora os filamentos das válvulas ligam quando se aciona a chave on/off.
Só não tenho conhecimento pra dizer se, apenas com os filamentos ligados, as válvulas são capazes de "conduzir" algum ruído até o alto-falante, mesmo sem receber as tensões adequadas no ânodo, na grade etc.

Então minhas suspeitas seriam basicamente essas... aterramento ou algum outro problema no transformador de força; talvez alguma(s) válvula(s) com defeito.

Bom era o vision e o Eduardo aqui pra comentar, eles são melhores nisso.
Visitante
« Responder #7 : 22 de Agosto de 2012, as 13:35:46 »

Seria ótimo se fosse algo simples como uma troca de válvulas. Esse é o meu primeiro amp valvulado e não sei identificar se elas estão com problemas, mas estou há dias fazendo muitas leituras.
Elas estão na mesma cor laranja, nenhum vazamento aparente (mudança pra cor azul ou lilás). Eu não me arrisquei a soltar e recolocar no lugar porque não sei como fazer isso, se é só puxar, etc...
Sei que estão presas por um soquete cerâmico que é soldado na placa.

Outra coisa que reparei é que quando comuto do standby pra outra opção ele faz um ruído nessa margem grave. Isso indicaria algo suspeito no transformador?

Segue vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=e6HV_3vwTp8

Ignorem o ruído mais agudo, esse eu sei que é da minha rede elétrica. Se concentrem no mais grave, principalmente no final do vídeo quando comuto pro standby pela última vez.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 112
-Recebido: 538

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #8 : 23 de Agosto de 2012, as 08:35:43 »

O aterramento dos filamentos está mal feito e ele não tem resistor de sangra dos capacitores. Trocar válvulas não vai ajudar mesmo.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
moisespteixeira
Visitante
« Responder #9 : 23 de Agosto de 2012, as 08:47:06 »

Poxa, com uma resposta tão precisa acho que não me resta opção senão devolver e pedir reparo! Muito obrigado pela ajuda, amigo!
Visitante
« Responder #10 : 23 de Agosto de 2012, as 09:37:18 »

Eu estava com um pedal valvulado assim, eu li um tópico do Eduardo e aprendi que era parasitas, só foi blindar os fios e afastar a fiação de perto das valvulas acabou todo chiado nota 10! mas no seu caso foi o que o nosso Professor Eduardo disse mesmo vai por ele que da certo Legal!
  Imprimir  

Ir para: