Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Junho de 2025, as 07:22:07

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Handmades Fake!!!  (Lida 10154 vezes)
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #15 : 02 de Setembro de 2012, as 19:37:49 »

Está bem diferente do que era.
Tem o link aqui?
Colaborador

Obrigado
-Dado: 34
-Recebido: 117

« Responder #16 : 02 de Setembro de 2012, as 22:48:08 »

É o forum antigo mesmo, Eta Bons tempos de FCC aprendi muito la o Kelson também contribuiu muito com o HM pena que tomou chá de Sumissu era fera também.

bom Layout Mephisto, só deixa aquele pad RN que ta no GND isolado se não quando tirar o cabo a bateria ainda vai estar alimentando o circuito.

« Última modificação: 02 de Setembro de 2012, as 22:49:57 por Moska » Registrado

Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar
Electric Effects
Handmaker

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383

« Responder #17 : 02 de Setembro de 2012, as 23:06:41 »

Ah, vacilo meu, entendi a ideia,
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #18 : 03 de Setembro de 2012, as 00:19:12 »

Saudações,

Sei que muitos irão me criticar pelo que vou postar mas o que é considerado de quem? O esquema elétrico? o layout? a arte? a marca? Gostaria que algum dos amigos da área de direito elucidassem isso em relação aos aspectos legais pois devem haver pontos interessantes aqui.

Quanto aos questionamentos, seguem: Usar um esquema de um fabricante é ok mas usar um layout não? O que tornaria alguém que copia um esquema melhor do que alguém que copia um layout? Existe diferença? E se eu copiasse a fórmula (esquema elétrico) da coca-cola e fizesse um recipiente diferente com um corante diferente mas com mesmo sabor e colocasse um rótulo diferente, estaria tudo bem?

O que acho: Não estamos aqui para julgar ninguém. Cada um faz o que acha ser correto ou conveniente e quem somos nós para dizermos o que cada um deve fazer? Todos os que contribuem sabem que estão sujeitos a esse tipo de coisa. Não podemos controlar quem faz o que com essas informações a não ser parando de postar mas daí a fonte que também nos alimenta secaria...

Enfim, espero que os amigos interpretem o que postei da forma correta.

Live and let die...

Abraço a todos
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Marcel.
Visitante
« Responder #19 : 03 de Setembro de 2012, as 01:38:02 »

Victor,
Sem ter pesquisado sobre o assunto na net, antes de responder aqui, eu acho o seguinte...
Essa questão é muito complicada e polêmica, eu não tenho certeza absoluta sobre isso, mas eu acho que o fato do cara vender um pedal ou uma PCB com o layout feito por algum dos nossos colegas do fórum, por exemplo, é mais uma "norma" criada entre nós, handmakers, do que uma norma jurídica.
A galera que posta seus layouts aqui o faz basicamente com fins educativos, da propagação do conhecimento, e, acho eu, que as vezes até serve como uma forma de protesto contra as indústrias exploradoras, que cobram preços exorbitantes por equipamentos que deveriam custar bem menos, abrindo a possibilidade de cada um ter seus pedais feitos em casa e ser feliz.

Acho que iniciar uma demanda judicial contra um cara desse (que vende pedais com layouts do Güero, por exemplo) ia ser uma coisa meio complicada, pois, por ser um assunto muito controverso, iria levar a decisão do juiz para um âmbito muito subjetivo, isto é, as decisões sobre o assunto iriam variar de juiz para juiz. Se (pelo exemplo anterior) o Güero entrasse com uma ação contra o cara do ML, o juiz ia perguntar "Sim, mas, se esse layout é apenas a 'representação/organização dos componentes na PCI', de quem o Fábio pegou os esquemas elétricos?". Claro, o Estado é inerte, logo o juiz não poderia discutir esse mérito sem ser provocado por alguém.

Digo isso pois o principal ponto do problema é basicamente "de quem é a autoria do circuito?".
Outro ponto importante é a questão da finalidade da criação do layout. Com certeza a finalidade do Güero, quanto aos layouts que postou aqui no fórum, não era lucrativa, mas sim "pedagógica". A partir do momento que algumas pessoas utilizam certos layouts (que são esquemas elétricos organizados na PCI) com fins comerciais, tem-se o outro lado da moeda, isto é, o lado da legitimidade que determinada pessoa tem de utilizar aquele esquema ou layout para fins comerciais. Entendeu? Utilizar circuitos (vamos chamar assim, para representar esquemas elétricos e layouts como uma coisa só) públicos, por meio da internet, para fins educativos é uma coisa, mas para fins comerciais é outra.

Tenho certeza de que o Güero, agora que trabalha fazendo pedais (fim comercial), pelo conhecimento que tem nessa área, se baseia em circuitos famosos para criar suas próprias versões dos pedais que vende. Desta forma o pedal vira meio que de sua autoria. A Meteoro é famosa por isso e é uma indústria imensa, vende no país todo. Não é a toa que o Güero sempre tenta "camuflar" as PCBs de seus pedais, como vemos nas fotos que ele posta, dos seus circuitos. Estou certo, Güero?

Querendo ou não, o tipo de coisa que o vendedor do ML faz é mais considerado anti-ético, no ponto de vista de nossa comunidade, do que ilegal.
Se o Güero ganharia uma ação contra o cara? Dificilmente. Improvável.

Agora... se o Güero postasse um layout na net de um esquema elétrico famoso, porém com várias modificações (fazendo uma espécie de versão dele), e deixasse expresso do PDF que ele proibe a comercialização dos esquemas/layouts, aí sim, provavelmente ele ganharia, fácil, uma ação contra o cara do ML.

No dia que eu pensar em abrir uma empresa de pedais e/ou amplificadores valvulados, pode ter certeza, nunca irei postar os layouts/esquemas dos meus produtos na net.
Como diz o ditado, "o segredo é a alma do negócio".

Deu pra entender Victor?

Abraços!
Visitante
« Responder #20 : 03 de Setembro de 2012, as 01:39:15 »

-Mode engenheiro japa da Boss on-
"Por isso sempre faço manuais de serviço com pequenas falhas"
-Mode engenheiro japa da Boss off-

Marcel. mas o próprio Güero tem pdfs divulgados de clones perfeitos de pedais ainda fabricados, logo milhares de clones como o GCB95 foram feitos com a ajuda do Güero, que agora tenta proteger suas criações, então todos nós acendemos sempre uma vela para Deus e outra para o Di...

O errado não é quem protege, muito menos quem copia, os errados são os que julgam utilizando os pesos que melhor lhes convém, é cada um na sua.

Eu particularmente faria igual a Fulltone e a Morley fizeram, protegeria até ter destaque e as pessoas saberem que eu que criei, depois liberaria tudo para todos.

No final todos imitam Hendrix....  Tongue
« Última modificação: 03 de Setembro de 2012, as 01:48:34 por felixmeirelles » Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #21 : 03 de Setembro de 2012, as 02:06:14 »

Marcel. mas o próprio Güero tem pdfs divulgados de clones perfeitos de pedais ainda fabricados, logo milhares de clones como o GCB95 foram feitos com a ajuda do Güero, que agora tenta proteger suas criações, então todos nós acendemos sempre uma vela para Deus e outra para o Di...

Sim, é como disse, esse é um assunto que gera muita discussão e opiniões diversas.

Como falei também, o Güero fez e ajudou a fazer muitos clones, mas a questão é: com que finalidade? Comercial? Ou apenas de produção e divulgação de conhecimento? Se ele vende, não sei, aí é responsabilidade dele. Pode ser que um japinha da Boss venha processar ele.... hehehehehehe

Acho legal o que grandes fabricantes como a Mesa Boogie, Marshall ou Fender fazem... Deixar na rede apenas os esquemas elétricos dos amps que não estão mais em produção. Os amps novos são escondidos. Quando os que agora são produzidos, sairem de linha, jogam o esquema na net.

Eu, como dono de uma fábrica dessa, também faria a mesma coisa. Por isso corrijo quando disse "nunca irei postar os layouts/esquemas dos meus produtos na net".

^^
Visitante
« Responder #22 : 03 de Setembro de 2012, as 08:45:40 »

Eu acho isso tudo uma tremenda tolice pessoal!

Olha, eu fundei este site junto com o Barci, e a idéia inicial foi criar um ambiente de cooperação mútua para difundir o conhecimento. Pessoal, de boa! Se alguém pega o que eu desenhei, pesquisei ou escrevi, faz o que quiser! Sinceramente..

Além disso, temos no fórum a publicação das nossas normas internas, para quem ainda não viu, e nela não consta nenhuma restrição para o uso comercial ou não de qualquer conteúdo do site.

Diante da presente demonstração de humanidade.. vou conversar com alguns colegas para colocarmos nos termos e condições, de forma mais clara sobre este assunto. Mas a idéia é que quem postar qualquer conteúdo, estatá dando plena liberdade para qualquer um fazer o que quiser com seu conteúdo.

Acho que por questão de respeito e também de justiça, devemos referenciar o criador do projeto que você está desenvolvendo, mas restringir o desenvolvimento é demais pra minha cabeça!

Ah pessoal! Deixa disso, vamos pesquisar, estudar e desenvolver que o ganho será bem maior.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #23 : 03 de Setembro de 2012, as 10:21:27 »

Mclasta reviveu... e o ampli do Mau, sai ou não sai? Eu já estava pensando fazer uma pré venda dele. Cheesy Cheesy Cheesy

Brincadeiras à parte. O Mauricio está certo de uns tempos para cá muitas pessoas ficam pensando nisto e não produz nada, eu particularmente fiz poucos layouts, mas o segredo está em ensinar eletrônica e passar aquilo que você sabe.

Minha mãe borda e sempre está ensinando as pessoas, inclusive os truques, pois todos sabe que em tudo que se faz existe uns truque e sutilezas que fazem a diferença. Resultado isto torna para ela prazeroso, quando ela vê que alguém que ela ensinou está fazendo algo melhor que ela, e como efeito colateral ela já fez várias amizades que já duram anos.

Eu comecei minha vida de handmaker por causa do Scorpion, hoje mesmo morando em cidades diferente, sempre continuamos a amizades e sempre que possível o um presenteia o outro com algum componente para construção de amplificadores e pedais. Desde o inicio usei uns layouts dele para aprender, os layouts estão aqui para isso, se alguém os usa de outra forma, infelizmente não podemos por causa destes para de fazer isto pois estaríamos prejudicando o aprendizado dos demais.

Acredito que o foco deste fórum seja este, aprender eletrônica e fazer novos amigos!

Abraço!
Visitante
« Responder #24 : 03 de Setembro de 2012, as 13:17:59 »

Pessoal, eu não entendo uma coisa. Vasculhando o site do mercado livre tem até uns pedais Handmades bem feito com layout legal, chave 3pdt, Knob, potenciômetros Alpha, o preço é válido é de R$180,00 a R$ 250,00 Reais. Até ai tudo bem porque só nós sabemos o trabalho que dá pra se construir um pedal bem feito, agora tem uns zé mané lá! que tem a coragem de vender um pedal por R$60,00 reais!! ou seja esse cara está desmoralizando a classe alguém concorda comigo? se nós fizermos as contas é quase o material que agente gasta pra se fazer um bom pedal. Isso porque eu não mencionei o tempo que agente leva pra construir um pedal, e depois vem um cara não sei da onde e desmoraliza os bons. Acho que por isso alguns handmades por ai só trabalha com vendas em seu próprio site, até porque se ele for anunciar no mercado livre as pessoas vão achar caro demais _.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #25 : 03 de Setembro de 2012, as 13:59:14 »

Saudações,

A média de lucro desses pedais é de uns R$30,00 dependendo do modelo. Acho que como a qualidade dos componentes é inferior bem como o acabamento final, não chega a atrapalhar aos mais elaborados. Falo porque conheço gente desses dois tipos, os que pagariam por algo melhor e os que ainda chorariam por desconto nesses de R$60,00. Cada um tem seu público...

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Electric Effects
Handmaker

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383

« Responder #26 : 03 de Setembro de 2012, as 14:12:48 »

Ultimamente eu acho que vou ter que optar por pedais lá pela casa dos 120, foram meus primeiros, ficaram legais, mais por exemplo, o Ibanez Compressor, são poucos que apreciam esse pedal. Mas faço isso por que estou precisando de dinheiro, morar em outra cidade e estudante ainda, é difícil minha vida,
Mode: desabafo OFF.  Embarrassed
Visitante
« Responder #27 : 03 de Setembro de 2012, as 15:55:20 »

Meus dois cents...

Acho que os criadores do site deixaram bem clara a sua intenção ao criá-lo.  Assim, se você postar algo, tenha em mente que pode parar nas mãos dos outros.  Se você quer manter em segredo seu trabalho intelectual, mantenha ele incógnito, fora do alcance de outros.

Alguns fabricantes fazem assim, handmakers também. Ajudar, colaborar não é necessariamente dar a coisa mastigada. É aquela história: Ensinar a pescar...

Quanto aos preços praticados pelos handmakers, me permitam discordar de algumas opiniões. Acho que cada um põe o preço que quiser. Se quer cobrar R$ 60,00 por um pedal comum, com componentes econômicos, vá em frente.  Quer cobrar R$ 550,00 por um pedal com excelentes pots, jacks, placa de fibra e tudo mais, mande brasa.  Se o produto for ruim ou insatisfatório, não vai durar no mercado. Acaba perdendo a reputação.

Não adianta cobrar de outros handmakers um preço mínimo. Nunca ví ninguém cobrar de outros handmakers uma qualidade mínima !  Já vi pedais baratos construídos com capricho e outros, caros e famosos que parecem ninho de rato. Os primeiros montados com componentes bem comuns e os outros com o que há de mais "mojo" no mercado. Os dois tem funcionado há bastante tempo em minhas mãos e pés.

Os baratos não me decepcionaram, esperava pouco deles. Com relação aos famosos, fiquei com um pé atrás, esperava muito mais deles, especialmente acabamento.

O resultado disso tudo é que passei a valorizar, além do som, o que vem dentro da caixinha. Como é feito, como a placa é fixada, que componentes utiliza, tipo de pintura e acabamento, parâmetros de controle à disposição.

Vivendo e aprendendo !

Também não adianta sonhar e querer vender um produto desconhecido competindo com marcas estabelecidas no mercado e muito mais afamadas.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2012, as 16:34:37 por zekkez » Registrado
admin
Administrator
Handmaker

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 33

« Responder #28 : 10 de Setembro de 2012, as 23:22:00 »

Eu não me incomodo com o uso de layots. Mas o credito ao site e ao projetista e muito bem vindo. Da até para escrever no ml isso....

-----
Caramba! Os nomes dos usuários estão todos trocados, lá eu sou Chewbacca_br!
Pois é! Já faz algum tempo!

No entanto, isso aqui é digno de respeito de todos que participam deste fórum: (caso ainda não haja esta informação aqui no Handmades)

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/96430/

Fazem 7 anos.... Realmente valeu a pena.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2012, as 23:23:57 por admin » Registrado

Barci
Administrador e Moderador - SP
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: