Descanse em paz, Hans. Somos muito gratos pelo 555.

Started by Adiel, 07 de September de 2012, as 09:55:34

Previous topic - Next topic

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Já vi alguns esquemas que utilizam esse 555 mas nunca tive oportunidade de montar algo que o utilizasse. Sei que é um pouco offtopic mas seria possível utilizá-lo como oscilador num trêmolo?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

emersoneler

**
Freqüente
  1. emersonfernandesleiteeler@hotmail.com
R.I.P. Já montei muitas coisas com o 555 quando era adolescente.

a.sim

Guest
Olá.

Só agora que vi o tópico.

Ajudem a sepultar a criação junto com o criador : peçam sempre a versão CMOS do 555, que NÃO TEM os problemas que a versão bipolar tem.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Curiosidade: sabem de onde veio o nome 555 ?  Vem da rede resistiva formada pelos resistores R7, R8 e R9, todos de 5kohms.  

Talvez o 555 seja um dos CIs mais famosos e usados de todos os tempos (ao lado do 741).  No passado havia um livro editado pela Editele somente sobre o 555 (eu nunca comprei ele, mas sempre quis tê-lo).  E já vi muitas aplicações com ele (até fonte chaveada eu já vi usando ele).  Também tem muitos concursos de projetos onde se tem que usar o 555.  

QuoteAjudem a sepultar a criação junto com o criador : peçam sempre a versão CMOS do 555, que NÃO TEM os problemas que a versão bipolar tem.

Prof. Alexandre, quais seriam esses problemas ?  A única desvantagem que eu sei é que o 555 convencional não consegue gerar sinal com DC (duty cycle) de 50% na configuração astável, enquanto que o CMOS (7555) consegue.  Se não me engano tem mais velocidade também.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

bossman

Administrator
DIY Freak
Mas tudo tem que partir de algum ponto a. sim
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Adiel

DIY Freak
Quote from: a.sim on 07 de September de 2012, as 20:31:23
Ajudem a sepultar a criação junto com o criador : peçam sempre a versão CMOS do 555, que NÃO TEM os problemas que a versão bipolar tem.

A intenção aqui, meu caro, foi reconhecer o mérito criativo desse inventor, que muito contribuiu com suas ideias, teorias e circuitos.

Como disse Bossman, tudo tem que começar de algum ponto.  Se essa é sua real forma de pensar, A.sim, só tenho a lamentar.  Você poderia aproveitar a oportunidade para ser mais elegante e enaltecer a criação do 555, que abriu outras possibilidades de novas facilidades de projetos, até com a chegada da versão CMOS, que foi uma evolução sobre uma ideia antiga.

Reinventar a roda?  Não.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Para quem quiser saber mais sobre o criador do 555, a revista Spectrum do IEEE listou em 2009 os 25 chips que abalaram o mundo (mais importantes em inovação, aplicabilidade) e entre eles o 555 está listado ao lado dos não menos famosos 741, Z80, 8088, ICL8038, 6502 (tenho esses, acho que já é uma coleção ...), entre outros.

http://www.sonoma.edu/users/o/ouj/classes/ES230/lectures/25%20chips%20that%20shook%20the%20world.pdf
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Espanhol

Hand MasterMind
Se ninguém tivesse inventado o 14Bis o F-22 também não existiria...
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Espanhol on 07 de September de 2012, as 21:36:11
Se ninguém tivesse inventado o 14Bis o F-22 também não existiria...

Pois é!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Amigos lembrem-se da área 51 e dos iluminatis...

Falando sério e por favor não me entendam errado... por favor vamos evitar outra discussão a toa! [beer]

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Moska

Colaborador
  1. ICQ - 97588370
  2. anselmoco@hotmail.com
O A.Sim foi infeliz no comentário dele acontece, já fiz muitos projetos legais com o 555.
Que o Hans descanse em Paz.
Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar

Adiel

DIY Freak
Quote from: victor nery on 07 de September de 2012, as 23:23:18
Falando sério e por favor não me entendam errado... por favor vamos evitar outra discussão a toa! [beer]

Peço perdão aos amigos da comunidade, mas confesso que dessa vez eu não consegui me conter.  Eu sempre sou um dos primeiros a tentar apaziguar discussões exacerbadas, mas não agora.

Lamer

Handmaker
Eu usei um CI 555 nem sei para quê, acho que para fazer um gerador de rampa... este CI "não é aquela palha de aço", mais tem umas 1001 aplicações!

Abraço!