Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 01:55:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com saída a transistores queimado  (Lida 2752 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« : 06 de Setembro de 2012, as 23:51:58 »

Boa noite (?)

Acabei queimando meu amplificador ao deixar os fios que vão pro alto falante tocarem um no outro. Esse amplificador foi montado por meu pai mesmo e funciona muito bem para o propósito aque destinei ele e não queria deixar ele as traças pois é de meu uso e de valor estimativo para mim alguém pode me ajudar ?

Bom, eu tenho 99% de certeza de que os transitores de saída queimaram tanto devido a natureza do defeito e também quando abri o amplificador pra olhar puder sentir que os transistores estavam pra lá de quantes!  Bufando

Sendo assim pergunto aos colegas que tem mais experiência em manutenção desse tipo de equipamento: oque mais pode ter "ido pro espaço" junto com eles?

Tentarei providenciar o esquema mas, posso adiantar que ele é clone de um PALMER bem antigo se não me engano PALMER 208, 308 whatever...

Obrigado desde já.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 07 de Setembro de 2012, as 03:23:02 »

... alguém pode me ajudar ?
Opa!...   Vamos tentar 

Muito provavelmente os transistores de saida entraram em curto.
Depedendo do tipo da configuração do circuito, pode ter queimado algum transistor que excita os de saida. Isso é comum principalmente se for de potencia media a  elevada.
Pode acontecer de torrar algum resistor.

Meça os transistores, e depois os resistores assossiados ao conjunto dos transistores de saida e de drive (excitador).
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 07 de Setembro de 2012, as 11:23:44 »

Muito grato pela resposta Amorin!

Ele é de potência média e daquele tipo de amplificador que tem um capacitor eletrolítico na saída. Irei fazer os testes aqui e retorno com os resultados.


-----
Amorin acabei de consertar o amplificador! Resumo... nada queimado! oque aconteceu foi que um dos fios que liga os diodos ao transformador (leia-se fonte gambiarrada, hahaha) se soltou a solda devido ao aquecimento e deixou o amplificador mudo bastou soldar no lugar e pronto!  Grin

Ainda bem que foi simples, rápido e barato de consertar! Mas mesmo assim deixo meus agradecimentos aqui.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2012, as 20:43:34 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 08 de Setembro de 2012, as 02:18:42 »

Melhor ainda que nao teve nada queimado.
Só uma solda e beleza  Smiley  Guitarrista
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #4 : 08 de Setembro de 2012, as 09:31:29 »

Melhor ainda que nao teve nada queimado.
Só uma solda e beleza  Smiley  Guitarrista

E nesse caso o 1% de incerteza que eu tinha sobre os transistores não terem queimado prevaleceu  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #5 : 08 de Setembro de 2012, as 09:33:59 »

eu to com um model 160 da gradiente com corrente dc na saida de 1 canal, troquei os transistores de saida e nada mudou, agora vou trocar os excitadores pra ver, esse trabalho de garimpagem de defeito é sensacioal, porem chato.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #6 : 08 de Setembro de 2012, as 09:38:06 »

eu to com um model 160 da gradiente com corrente dc na saida de 1 canal, troquei os transistores de saida e nada mudou, agora vou trocar os excitadores pra ver, esse trabalho de garimpagem de defeito é sensacioal, porem chato.

Se tiver com o esquema na mão se torna bem menos chato.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #7 : 08 de Setembro de 2012, as 10:10:45 »

eu to com um model 160 da gradiente com corrente dc na saida de 1 canal, troquei os transistores de saida e nada mudou, agora vou trocar os excitadores pra ver, esse trabalho de garimpagem de defeito é sensacioal, porem chato.

Se tiver com o esquema na mão se torna bem menos chato.

tenho sim, meio apagado mais da pra ler alguma coisa, estou trocando os eletroliticos agora e esperando chegar os "BC's" e "BD's" que comprei pra troca-los, só estou testando na realidade os diodos e resistores, o resto vou substituir, os 2n3055 troquei por 2n3773, falei chato pelo tempo e pelo espaço reduzido para os testes.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2012, as 10:13:19 por AlexandreGunner » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal