Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:41:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com fonte de alimentação  (Lida 5285 vezes)
guii_music
Visitante
« : 06 de Março de 2010, as 22:30:01 »

Pessoal, sei que escrevo demais, mais para explicar melhor foi necessário Cheesy
Tenho uma fonte de pedais que foi feita por mim, com um transformador 12V+12V, 1A, e nela  coloquei 1 saída de 12V, e outra de 9V, ambas filtradas e estabilizadas. Só que eu quis colocar mais uma saída, uma de 18V. Daí, puxei duas saídas de 12V do transformador e fiz um circuito independente de 24V, e depois regulei e filtrei.
Eis o circuito:  1 ponte retificadora (4 diodos 1N4007), um capacitor de 1000uF, capacitor de 100nF, regulador 7818, capacitor de 100 uF e mais um capacitor de 100nF (todos os capacitores ligados no V-). No teste com o multímetro, deu 16,93VDC, ótimo, porque significa que funcionará. Pelo contrário, foi Péssimo! Ao ligar no pedal, tinha um ruído insuportável, além de deixar o som da guitarra com variação de tom, tipo o que tem no chorus, só que muito feio.
Gostaria que alguém pudesse me ajudar, com alguma idéia do que possa ser o problema.
Agradeço Wink
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #1 : 07 de Março de 2010, as 11:55:00 »

Você não escreveu demais; aliás; falta uma informação importante:
Quantas saídas tem o secundário desse transformador?
Pense no seguinte: você já utilizou alguns recursos. Sendo: uma saída com 12V e outra com 9V.
Pode estar sobrecarregando o transformador, que tem apenas 1A.
Dê mais detalhes.
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #2 : 08 de Março de 2010, as 09:21:22 »

Juterra
O transformador tem um secundário 12+12, ou seja, duas saídas 12V e um center tape (Ou derivação central). Considerei em estar sobrecarregando o transformador, daí eu liguei só o circuito de 18V e mais nada, porém o problema persistiu. Levei este assunto mais além, e alguns amigos disseram que seria um problema de filtro, eu teria que aumentar a capacitância de C1, e colocar mais uns dois capacitores de 10KpF. Essa semana eu faço isso!
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #3 : 02 de Abril de 2010, as 12:56:58 »

Acho que esse transformador não é adequado para o que você está querendo fazer
Registrado
clasmar silva
Visitante
« Responder #4 : 02 de Abril de 2010, as 14:17:46 »

Se vc ligou somente o de 18v não deveria dar ruido pois ficou totalmente independente,vc usou a  mesma ponte retificadora?
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #5 : 03 de Abril de 2010, as 00:52:14 »

biglouis
Então, eu também acho que possa ser isso. Mas esse tipo de transformador já é feito com essa finalidade, de me fornecer tanto 12V quanto 24V! Mas estou coçando a cabeça com isso. Já pesquisei em livros, fiz cálculo de filtro e nada funcionou. acho que vou deixar sem saída de 18V mesmo...

clasmar silva
Exatamente! o circuito ficou totalmente independente dos outros, ponte retificadora, regulagem, filtro, tudo, e mesmo assim houve o mal, digo, mal não, péssimo funcionamento.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #6 : 14 de Abril de 2010, as 05:03:36 »

você fez a ligação da derivação central com o terra?

se sim, acho melhor tentar o seguinte:
usa só um lado do transformador (12v + derivação central) com ponte de diodos para seus 12v, e uma ponte com os dois lados do transformador (12v + 12v) pros 24v.

verifique se não há mal contato dos capacitores, se eles não têm fugas...

eu faço assim pra conseguir meus 230v com 2 transformadores à lá hotbox, pros meus testes com as válvulas que tenho (abaixo, falo do transformador elevador de tensão) :
uso uma ponte retificadora com 4x 1N4007, usando os dois lados do transformador (127+127), com a derivação sem conexão com nada.
se eu quiser diminuir a tensão pela metade, então jogo a derivação pro terra. posso até adicionar uma chave liga/desliga num circuito desses para tal função.
« Última modificação: 14 de Abril de 2010, as 05:07:15 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
maioli
Visitante
« Responder #7 : 15 de Abril de 2010, as 11:08:27 »

o 7818 não tem uma tolerância tão alta. deveria dar mais próximo de 18V. Tem algo errado nos outros componentes. Ou simplesmente os cerca de 33V que devem sair da ponte em onda completa estão torrando o regulador ou os capacitores, que devem ser de 50V, já que o valor comercial mais próximo, 35V, é pouca tolerância.

Ou se vc está obtendo esses 16,93V na saída da ponte também, vc ligou errado o secundário. Esse valor é o estimado para uma entrada de 12VAC na ponte e não de 24VAC. Nesse caso o regulador não está regulando nada e essa é a causa do ruído.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #8 : 22 de Abril de 2010, as 13:15:26 »

Quanto ao problema da voltagem estar saindo menor que o valor estipulado pelo regulador, pode ser que o mesmo esteja com defeito, pois certa vez montei uma fonte de 09v com o esquema do site e no multimetro marcava 13,5v, troquei o regulador e o problema terminou.Quanto ao ronco, não sei te dizer se vai terminar, talvez voçê precize rever a filtragem!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
guii_music
Visitante
« Responder #9 : 26 de Abril de 2010, as 08:52:01 »

Pessoal,desculpe pela demora Cheesy
O problema já foi resolvido. Como? Simplesmente modifiquei o capacitor de filtro de 1000uF para 2200uF, e  coloquei mais 1 capacitor de 100nF na saída do regulador. Obrigado a todos pela a ajuda,  agora a fonte está completinha! Problema resolvido!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal