Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:47:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mais uma fonte para pedais  (Lida 45087 vezes)
Vini_Guitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 9


« Responder #105 : 05 de Junho de 2015, as 00:38:41 »

Olá pessoal!! desculpa ressuscitar o tópico, mas tenho uma dúvida.. posso ao invés do transformador usar o +12V e GND de uma fonte qualquer e usar esse circuito para eliminar ruídos e regular os +9V de saída?

Esse circuito faz a retifica da tensão alternada que sai do transformador a transformando em tensão continua e depois regulando em 9V filtradinhos com o regulador de tensão e os capacitores....então se sua ideia é usar tensão continua na entrada do circuito (substituindo o transformador por outra fonte) eu indico fortemente não fazer isso...o que você pode fazer é outro circuitinho bem fácil e parecido com esse para regular seus 12V em 9V, esse circuito seria basicamente o mesmo a partir do resistor e do LEd que mostra no circuito em PDF, eu até adicionaria um capacitor a mais de 0.33uF antes do regulador que ajuda a filtrar mais e inclusive é pedido no datasheet do regulador....até faria um esquema pra te mostrar mas não estou em casa...
OBS: se você quis dizer que quer só regular e filtrar sua fonte e sabe da diferença de tensão continua e alternada desculpa a confusão, mas de qualquer jeito a minha resposta seria a mesma...eu não indico...compensa mais fazer um circuito especificamente para o que você quer...enfim...desculpa se falei alguma abobrinha...abraço.
Registrado
detona
Visitante
« Responder #106 : 05 de Junho de 2015, as 01:06:24 »

Olá pessoal!! desculpa ressuscitar o tópico, mas tenho uma dúvida.. posso ao invés do transformador usar o +12V e GND de uma fonte qualquer e usar esse circuito para eliminar ruídos e regular os +9V de saída?

Esse circuito faz a retifica da tensão alternada que sai do transformador a transformando em tensão continua e depois regulando em 9V filtradinhos com o regulador de tensão e os capacitores....então se sua ideia é usar tensão continua na entrada do circuito (substituindo o transformador por outra fonte) eu indico fortemente não fazer isso...o que você pode fazer é outro circuitinho bem fácil e parecido com esse para regular seus 12V em 9V, esse circuito seria basicamente o mesmo a partir do resistor e do LEd que mostra no circuito em PDF, eu até adicionaria um capacitor a mais de 0.33uF antes do regulador que ajuda a filtrar mais e inclusive é pedido no datasheet do regulador....até faria um esquema pra te mostrar mas não estou em casa...
OBS: se você quis dizer que quer só regular e filtrar sua fonte e sabe da diferença de tensão continua e alternada desculpa a confusão, mas de qualquer jeito a minha resposta seria a mesma...eu não indico...compensa mais fazer um circuito especificamente para o que você quer...enfim...desculpa se falei alguma abobrinha...abraço.

Vini, fiz essa fonte aqui :http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2875.msg63052#msg63052
agora que eu vi que não foi testada rs... deve ser por isso que não cabe um dissipador no 7809..

a minha ideia é exatamente a que o t.aquino teve.. pegar um fonte xing-ling e colocar um filtro Smiley

tenho duas fontes de 12V, uma de 1A e outra de 2,5A.. é claro que isso é um exagero.. mas depois de se queimar algumas fontes o fato de ser bivolt conta bastante né?

esse projeto ficou legal, mas teria mais algum filtro que eu poderia colocar?

outra dúvida a tensão que a fonte fornece é de ~12,20V sem carga, com uma boa carga ela cai para ~12,17V.. e a saída do 7809 sem carga fica em ~8,98V e com carga ~8,91V isso é normal? na minha fonte da landscape que foi dessa pra uma pior sempre ficava cravado em ~9,03V com e sem carga Tongue

desculpe as perguntas.. mas não custa nada perguntar né Cheesy
Registrado
Vini_Guitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 9


« Responder #107 : 05 de Junho de 2015, as 02:56:35 »

você pode pegar uma fonte xing ling e adicionar esse circuito pra transformar os 12V em 9V filtrados.

sobre a escolha da fonte, no seu caso é melhor usar a de 1A (mas pode ser a outra) ja que a corrente limite do 7809 é de 1A. O que você tem que por em mente é que a qualidade da fonte xing ling vai te prejudicar um pouco no final das contas....adicionar esse circuito PODE ser como colocar uma peça de BMW em um fusca....vou explicar melhor...para economizar, essas fontes baratas vem ,geralmente, com uma retifica de meia onda (dois diodos) e sem os capacitores necessários pra uma boa filtragem, entregando assim uma tensão continua mais porca e com o ripple mais alto que uma fonte com filtragem e retifica bem feitas...mas acho que você ja sabe disso e eu to chovendo no molhado...enfim, esse circuito que você mostrou vai sim dar uma limpada na sua fonte xing ling, só não espere uma alimentação perfeitaaaaa, mas consideravelmente boa...a única coisa que eu faria é colocar um capacitor de 0.33uF antes do regulador(pode ser colocado no lugar do capacitor de 100n ou em paralelo a ele, não acredito que iria prejudicar,eu faria assim), parece exagero mais um capacitor ,mas ajuda sim a filtrar mais a energia e as interferências RF do ar, e como eu disse antes até no datasheet do 7809 ta escrito pra adicionar esse capacitor Legal!

E essa diferença de tensão que a fonte fornece com carga e sem carga é completamente normal (é o conhecido efeito de carga) principalmente em circuitos mais simples...a sua fonte de landscape apresentava uma tensão mais cravada por ser mais bem projetada, mas pode ter certeza que se a gente testasse a fonte da landscape com um bom voltimetro de bancada você tambem veria diferença entre com e sem carga, mas com uma mudança na casa dos mili ou microvolts... espero ter ajudado Cheesy
Registrado
detona
Visitante
« Responder #108 : 05 de Junho de 2015, as 15:07:12 »

você pode pegar uma fonte xing ling e adicionar esse circuito pra transformar os 12V em 9V filtrados.

sobre a escolha da fonte, no seu caso é melhor usar a de 1A (mas pode ser a outra) ja que a corrente limite do 7809 é de 1A. O que você tem que por em mente é que a qualidade da fonte xing ling vai te prejudicar um pouco no final das contas....adicionar esse circuito PODE ser como colocar uma peça de BMW em um fusca....vou explicar melhor...para economizar, essas fontes baratas vem ,geralmente, com uma retifica de meia onda (dois diodos) e sem os capacitores necessários pra uma boa filtragem, entregando assim uma tensão continua mais porca e com o ripple mais alto que uma fonte com filtragem e retifica bem feitas...mas acho que você ja sabe disso e eu to chovendo no molhado...enfim, esse circuito que você mostrou vai sim dar uma limpada na sua fonte xing ling, só não espere uma alimentação perfeitaaaaa, mas consideravelmente boa...a única coisa que eu faria é colocar um capacitor de 0.33uF antes do regulador(pode ser colocado no lugar do capacitor de 100n ou em paralelo a ele, não acredito que iria prejudicar,eu faria assim), parece exagero mais um capacitor ,mas ajuda sim a filtrar mais a energia e as interferências RF do ar, e como eu disse antes até no datasheet do 7809 ta escrito pra adicionar esse capacitor Legal!

E essa diferença de tensão que a fonte fornece com carga e sem carga é completamente normal (é o conhecido efeito de carga) principalmente em circuitos mais simples...a sua fonte de landscape apresentava uma tensão mais cravada por ser mais bem projetada, mas pode ter certeza que se a gente testasse a fonte da landscape com um bom voltimetro de bancada você tambem veria diferença entre com e sem carga, mas com uma mudança na casa dos mili ou microvolts... espero ter ajudado Cheesy


Obrigano Vini!! vou colocar esse capacitor Cheesy essa fonte ficou legal hehe com menos ruido que a PS5 da landscape! (meu amigo tem uma igual a minha falecida Tongue )
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #109 : 05 de Junho de 2015, as 16:08:04 »

Você pode colocar três 7809, e suas saídas separadas na fonte de 2,5 no caso de alimentar vários pedais.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #110 : 05 de Junho de 2015, as 18:05:54 »

O melhor seria usar vários transformadores e vários reguladores para se obter várias saídas independentes. Esses dias comprei cinco transformadores, sendo três deles de 150mA e os outros dois de 250mA. Assim, além de evitar loops de terra, os reguladores trabalharão com folga e sem precisar de dissipador. Além disso, um possível curto circuito em um dos pedais não afeta os outros.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Dexter
Visitante
« Responder #111 : 05 de Junho de 2015, as 20:01:41 »

Sobre fontes chaveadas:

Um colega de trabalho (que já trabalhava com eletrônica enquanto eu borrava fraldas) disse que 99% dos problemas de ruído é provocado por filtragem mal dimensionada. Isto significa que, se você estiver usando uma fonte de 1 ampère nominal, primeiro ela tem mesmo que ser de 1 ampère, segundo se estiver introduzindo ruído o circuito de filtro dever ser revisto. Normalmente o filtro é constituído de indutor e capacitor após o diodo rápido do secundário do transformador (assim como na fonte linear) aumente a indutância e capacitância respeitando os limites de tensão e corrente. Fontes chaveadas realizam "regulagem" de tensão através de realimentação, a saída não depende da tensão de entrada e sim do valor de offset. Quando se entende o conceito fundamental da fonte chaveada, a correção de problemas se torna mais fácil.

Boa sorte.
Registrado
detona
Visitante
« Responder #112 : 06 de Junho de 2015, as 00:06:10 »

Sobre fontes chaveadas:

Um colega de trabalho (que já trabalhava com eletrônica enquanto eu borrava fraldas) disse que 99% dos problemas de ruído é provocado por filtragem mal dimensionada. Isto significa que, se você estiver usando uma fonte de 1 ampère nominal, primeiro ela tem mesmo que ser de 1 ampère, segundo se estiver introduzindo ruído o circuito de filtro dever ser revisto. Normalmente o filtro é constituído de indutor e capacitor após o diodo rápido do secundário do transformador (assim como na fonte linear) aumente a indutância e capacitância respeitando os limites de tensão e corrente. Fontes chaveadas realizam "regulagem" de tensão através de realimentação, a saída não depende da tensão de entrada e sim do valor de offset. Quando se entende o conceito fundamental da fonte chaveada, a correção de problemas se torna mais fácil.

Boa sorte.

eu tirei umas fotos dela:
https://drive.google.com/open?id=0B3zEllqf0GNYUEJySXlfYTJNOGc&authuser=0
https://drive.google.com/open?id=0B3zEllqf0GNYVllEWWRqWTRvVEU&authuser=0
https://drive.google.com/open?id=0B3zEllqf0GNYQnpQWHRuS3pRVzg&authuser=0

medi todos os pedais que uso e com todos ligados deu no máximo 120mA, testei essa fonte (xing ling+ o projeto que postei la em cima) e estão funcionando perfeitamente so faltou um conector para ligar o afinador.. ai 50mA a menos(quando ele está ligado) eu deixei um multimetro ligado na saida da fonte de 12V e a entrada do projeto.. assim eu poderia medir a amperagem total e ficou na media de uns 50 à 60 mA o 7809 nem esquentou Smiley
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #113 : 08 de Junho de 2015, as 08:17:44 »

Lendo este tópico me veio uma dúvida....aquelas fontes usadas pela NET também tem 9v 1A, alguem sugere uma filtragem externa para elas?
Usando elas(primeiramente deve se inverter a polaridade, pois no centro é +) notei que dão chiado, porem são bem estabilizadas(não testei com muitos pedais para ver se cai a tensão).
Devo ter umas 15 fontes ou mais destas comigo e gostaria de aproveitar.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #114 : 08 de Junho de 2015, as 10:36:39 »

GuitarCris

Eu uso fontes de 12v chaveadas que se usa em CFTV, uso um reguladores 7809 e capacitores de 100n nas entradas e saídas dos reguladores, funciona muito bem e mesmo com a modificação são muito baratas, as de 12v são ideais para esta modificação por terem uma tensão um pouco maior que os 9 volts pretendidos.

Para usar as de 9v seria necessário alterar a fonte para fornecer tensão maior que os 9v, deve haver um zener ou um resistor que regule a tensão da fonte.
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #115 : 08 de Junho de 2015, as 13:41:34 »

Olha vou tentar ver se com um capacitor cerâmico 104 na saída já melhora alguma coisa.
Vou ver se posto fotos dela aberta.
Obrigado
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #116 : 21 de Março de 2017, as 12:13:50 »

Olha minha porção coveiro aí, _!
Bom, tenho uma fonte chaveada de 14,5V 1.8A extraída de um alarme que torrou em uma tempestade, mas a fonte ficou intacta.
https://www.dropbox.com/s/ytsnlkswq0viv1m/20170320_013656.jpg?dl=0
Tenho dois questionamentos aos mais experientes:
1 - Usando um regulador 7809 será necessário utilizar um dissipador de calor devido a diferença de voltagem?
No datasheet diz que ele suporta até 25V, porém não consegui saber se há um aquecimento relevante ao ponto de ter que dissipar.
2 - Aparentemente não existe uma filtragem de ruído, então qual seria o melhor filtro, o huminator ou um filtro com indutores e capacitores, como o do Newton Braga?
Obrigado a todos!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #117 : 21 de Março de 2017, as 14:01:44 »

O que gera calor no regulador não é a diferença de tensão, mas a potência que tem de ser dissipada. Mesmo que tivesse 25Vdc na entrada do 7809 e não houvesse corrente sendo conduzida pelo regulador (isto é, a fonte sem carga), ele não vai esquentar. Então depende da potência sobre o regulador, que é a corrente de saída vezes a diferença de tensão de entrada e saída. Normalmente até 1 watt ou um pouco mais, os 78XX aguentam sem dissipador preso, caso contrário eles desligam pela temperatura alta.

Os 78XX só precisam de um capacitor de 100nF entre o pino de saída e o pino de referência (meio).
« Última modificação: 21 de Março de 2017, as 14:03:27 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #118 : 21 de Março de 2017, as 14:04:22 »

2 - Aparentemente não existe uma filtragem de ruído, então qual seria o melhor filtro, o huminator ou um filtro com indutores e capacitores, como o do Newton Braga?
Você tem que ter um filtro depois da fonte, para não ter ruidos no pedal. Esses filtros ai não servem.
Pode-se tentar um filtro RC antes do regulador.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #119 : 21 de Março de 2017, as 15:19:39 »

Obrigado Kem!
Eu vou pesquisar mais sobre o assunto e vou fazer um teste em protoboard para ver o comportamento dos filtros.
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Páginas:  1 ... 6 7 [8]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal