Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 12:24:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Captador MIDI para guitarra DIY [+ideia +discuss]  (Lida 3535 vezes)
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« : 03 de Outubro de 2012, as 15:13:26 »

Olá galera,

bem, vendo este vídeo postado no outro tópico (http://www.youtube.com/watch?v=_kDhpFaf4EY) me surgiu uma ideia de possiblidade de fazer um captador MIDI para a guitarra para controlar VSTi (instrumentos virtuais) no computador.

Antes de tudo, apesar de estar aqui já digo que meu conhecimento em eletrônica se resume a pegar um layout pronto e soldar as "peças nas plaquinha". Ou seja, nada...

O ideia seria a seguinte:
1- Usar captadores de piezo para cada corda da guitarra, a fim de conseguir uma saída isolada para cada uma.
2- Converter esses sinais de cada corda em sinal digital.
3- Traduzir este sinal para a integração MIDI, para que seja usada no computador. Neste estágio, ao inves de pensar em desenvolver algo muito complexo, daria para usar os ARDUINOS da vida. Já vi alguns projetos de controladores MIDI usando eles. Sem contar que são bem flexiveis.

Mas é claro, que isso me gerou muitas dúvidas. Alguem já tentou usar captadores de piezo para isso? No vídeo parece que eles funcionam muito bem. Acham que um projeito desses seria viável de realizar?

Bem, está aberto a discussão.

 
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 03 de Outubro de 2012, as 17:41:38 »

Possível é, com certeza! Inclusive já existem no mercado captadores sêxtuplos, tanto de piezo na ponte, Godin, por exemplo, quanto os famosos GK da Roland magnéticos com suas devidas unidades de interpretação e conversão para formatos internos de comando e/ou externamente, via MIDI. O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) não passa de um protocolo padrão para envio de dados com comandos específicos de forma serial.

Recriar a roda pode não ser a melhor coisa a se fazer de cara. Talvez se inteirar melhor dos métodos já existentes pode ser um melhor ponto de partida. Talvez melhorar o desempenho da roda com idéias e métodos handmade pode ser bem viável...

Eu já pensaria, já que terá de existir um captador sêxtuplo (hexaphonic), a possibilidade de agregar a este um grupo de seis drivers ara gerar um Sustainer polifônico. Uma cosa muito bem vinda no caso de um controlador MIDI: sustain infinito!
« Última modificação: 03 de Outubro de 2012, as 17:43:47 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #2 : 03 de Outubro de 2012, as 18:32:43 »

Possível é, com certeza! Inclusive já existem no mercado captadores sêxtuplos, tanto de piezo na ponte, Godin, por exemplo, quanto os famosos GK da Roland magnéticos com suas devidas unidades de interpretação e conversão para formatos internos de comando e/ou externamente, via MIDI. O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) não passa de um protocolo padrão para envio de dados com comandos específicos de forma serial.

Recriar a roda pode não ser a melhor coisa a se fazer de cara. Talvez se inteirar melhor dos métodos já existentes pode ser um melhor ponto de partida. Talvez melhorar o desempenho da roda com idéias e métodos handmade pode ser bem viável...

Eu já pensaria, já que terá de existir um captador sêxtuplo (hexaphonic), a possibilidade de agregar a este um grupo de seis drivers ara gerar um Sustainer polifônico. Uma cosa muito bem vinda no caso de um controlador MIDI: sustain infinito!

Hehe, sim, conheço estes captadores MIDI e sei quão poderosos são! O GhostSistem da Graphtech tambem é bem surpreendente e dá varias possibilidades. Mas, são bem caros! Sem contar que para cara marca de captador que voce compra, voce precisa ter sua própria unidade "decodificadora"/sintetizadores. Ou seja, o som chega "bem caro" ao computador.
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 03 de Outubro de 2012, as 20:21:11 »

Sim, mas são citados por funcionarem, mesmo apresentando cada um uma série de limitações. E aí entram fatores bem na onda do "balde de água fria": Esse tipo de coisa bem ajustada e bem feita ainda causa um monte de glitches (barulhos mal interpretados pelo decodificador/algoritmo de reconhecimento) e gera muitas notas fantasma e variações espúrias de afinação. Imagine então uma coisa de brincadeira!

Que tal dar uma voltinha pela rede procurando também por soluções e idéias handmade já testadas e aprovadas?

mas antes de tudo, aconselho a ler e entender como funciona o protocolo MIDI. Vai dar uma idéia geral do que será enfrentado ao longo do caminho.

-----
Mais uma coisa: estamos num fórum onde a informação tem o caráter, ou a pretensão de se tornar conhecimento.

Assim, redefinir alguns termos pode ser uma forma de gerar menos interpretações equivocadas.

Primeira coisa que acho confusa é essa idéia de "captador MIDI". O captador em si é apenas um captador com saídas individuais e analógicas de cada corda da guitarra, um captador hexafônico, pois contem o sinal de áudio de cada corda.

Se a idéia é basicamente ter uma interface entre esse captador e os instrumentos VST, talvez fosse até melhor abandonar a saída MIDI convencional e transferir os dados diretamente por uma porta USB. Claro que os comandos seriam MIDI.

Então teremos como blocos básicos:

O captador analógico hexafônico com suas seis saídas separadinhas.
Algum circuito de áudio (x6) para dar uma preparadinha nesses sinais.
Seis decodificadores A/D
Um processador para fazer a leitura de ataque e término da nota, dinâmica e que nota foi tocada e depois passe essas informações organizadamente para o padrão de comandos MIDI.
Saída USB.


-----
Se for possível, tentar fazer com que a unidade seja Class Compliant, que não precise instalar drivers no computador. Assim poderia ligar em tablets e iPhones por aí também.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2012, as 20:33:45 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #4 : 03 de Outubro de 2012, as 23:29:13 »


-----
Mais uma coisa: estamos num fórum onde a informação tem o caráter, ou a pretensão de se tornar conhecimento.

Assim, redefinir alguns termos pode ser uma forma de gerar menos interpretações equivocadas.

Primeira coisa que acho confusa é essa idéia de "captador MIDI". O captador em si é apenas um captador com saídas individuais e analógicas de cada corda da guitarra, um captador hexafônico, pois contem o sinal de áudio de cada corda.

Se a idéia é basicamente ter uma interface entre esse captador e os instrumentos VST, talvez fosse até melhor abandonar a saída MIDI convencional e transferir os dados diretamente por uma porta USB. Claro que os comandos seriam MIDI.

Então teremos como blocos básicos:

O captador analógico hexafônico com suas seis saídas separadinhas.
Algum circuito de áudio (x6) para dar uma preparadinha nesses sinais.
Seis decodificadores A/D
Um processador para fazer a leitura de ataque e término da nota, dinâmica e que nota foi tocada e depois passe essas informações organizadamente para o padrão de comandos MIDI.
Saída USB.



É exatamente isso que eu queria dizer no meu post de abertura. Reconheço que o ideal não seria utilizar MIDI para este fim, mas sim INTERFACE DE CONTROLE HUMANO.

Para quem faz "one man band", como eu, poder gravar faixas de baixo, violino, saxofone e outros instrumentos tudo a partir da guitarra é uma ajuda e tanto! Existem software que conseguem tranformar audio da guitarra em informações MIDI para ser usado em VSTi. Fazem isso "até que" muito bem (quem ja usou o MELODYNE sabe disso). Mas não tem como fazer isso monitorando o canal.
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 04 de Outubro de 2012, as 01:05:35 »

Eu escrevi decodificadr e o correto seria codificador, mas ok...

No iPad há um App para conversão direta de áudio para guitarra. Imagino que deva ser um algoritmo muito bem imaginado, assim como o da TC Electronics Polytuner, de reconhecimento de notas individuas num acorde. 

Curiosamente chama-se MIDI GUITAR. Eu não comprei a versão paga, pois achei sem uso prátio devido às limitações. Mesmo assim é bem interessante por discernir notas isoladas num acorde. Mas com algumas "dificuldades".
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, as 01:09:41 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal